Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

É claro que a Libertadores tem que ser diferente mesmo!

É claro que tem que ser!

Só o valor da cota de TV, na primeira fase, vale quase tanto quanto todo o campeonato mineiro, que é um dos três melhores do país. Em torno de R$ 10 milhões para cada clube.

Consequentente, a premiação aos ganhadores, por jogo e por fases, para participantes e jogadores é infinitamente maior que a de qualquer outra competição Sul-Americana.

Atualmente o Brasil tem o futebol mais valorizado das américas, onde se paga os melhores salários, além dos melhores refugos do mundo.

Sim, refugo é a sobra, não é!?

Jogam aqui os melhores “emergentes”, aqueles que estão na mira da Europa, e as “estrelas cadentes”, que jogavam lá, perderam espaço e o mercado que ainda paga salários que chegam perto, é aqui.

Por isso o bicho pega em uma disputa como essa.

Os adversários dos brasileiros entram em campo com motivação dobrada, porque têm duas chances de ganharem um bom dinheiro: os bichos por vitórias e conquistas; e a chance de serem vistos por um clube nosso que os contrate e que possa servir de trampolim para jogar no futebol europeu futuramente.

Com as voltas de jogadores como Roberto Carlos, Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho, e mais recentemente Alex, os olhos dos “hermanos” ficaram mais aguçados ainda.

O Grêmio é o clube que mais tem contratado para preencher todas as suas posições carentes, além de ter um treinador da prateleira de cima, Vanderlei Luxemburgo, que aprendeu com os próprios erros, vividos no Atlético. Retomou a carreira de treinador, adiando a de “cartola”. Candidatíssimo ao título, e na sequência, caso não seja atropelado por uma crise, em caso de fracasso na competição, também candidato forte ao Brasileiro.

As ressalvas são importantes porque nem sempre contratações de peso funcionam.

É preciso dar “liga”, que envolve o ambiente entre os jogadores e a competência do treinador para aparar vaidades e as inevitáveis “igrejinhas” ou “panelas”.

O próprio treinador precisa conter a sua própria vaidade, evitando que ela supere a dos jogadores, pois, sem isso, o fracasso é garantido.

Quando se enfrentam clubes como Atlético e São Paulo, tudo precisa ser levado em conta.

Rogério Ceni tem dito em todas as entrevistas que o time dele é inferior a Fluminense, Atlético e Corinthians, Grêmio; superior apenas ao Palmeiras, teoricamente o patinho feio dos brasileiros na Libertadores.

Um misto de esperteza e maldade do goleiro são-paulino, que nessa conversa mole, é candidatíssimo à conquista de mais um título internacional nessa disputa.

O São Paulo é comandado pelo mineiro Ney Franco; brilhante, não valorizado devidamente pelos nossos maiores clubes, que precisou fazer sucesso no Rio, Paraná e São Paulo; para, hoje, ter o reconhecimento dos conterrâneos. Da prateleira de cima, que tem o privilégio e poder de contar com um Paulo Henrique Ganso, no banco de reservas do seu time.

Precisa dizer mais alguma coisa sobre este adversário do Galo desta quarta-feira?

Cuca chegou à prateleira de cima dos treinadores brasileiros antes do Ney Franco e é cobrado pela falta de um grande título em sua carreira.

Aprendeu com os próprios erros e está em sua maturidade profissional nessa área.

Tem uma estrutura de trabalho e elenco, de qualidade rara no país.

Sabendo “mexer o doce”, como diz o presidente Alexandre Kalil, pode chegar aonde ele e a massa atleticana sonham.

Aí está a grande tarefa!


» Comentar

Comentários:
28
  • Clayton Batista Coelho ( "Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH" ) disse:

    Caro Ivan Junior,

    “C” tá bão né ?? rs

    Cumé que é ?? “Pai de Atleticano” ??

    Bom, só se pelas minhas “andanças” por aí, eu tenha plantado alguma sementinha errada… rs

    Abraços

  • ivan junior disse:

    Clayton gente boa e pai de atleticano. Este video que voce mostrou é um tapa na cara dos idiotas que brigam por causa de time e, pior, aqueles idiotas que estão neste lixo de programa que é o alterosa esporte (toledinho, bolivar, dada, jair bala, vibrantinho e principalmente o energumeno do nelber) que ficam incitando briga na tela da tv.

  • Márcio Luiz disse:

    Thales,

    o teu time não ganha nada importante há 10 anos e, que eu saiba, o Cuca não ficou por lá esse tempo todo não.

    Hoje tem “AR-13” no Independência, para desespero de muitos (as).

    Saravá.

  • Junior Gam disse:

    Com o Cuca é pouco provável que vá longe na Libertadores. O Atletico precisa de um grande Tecnico Urgente.

  • thales rosa disse:

    Márcio se tardelli é a cereja de seu bolo, volto a afirmar que é a cereja do bolo mofado. Cuca consegue rachar qualquer grupo, veja como ele deixou o Cruzeiro em 2011. Procure nos bastidores e vc vai saber a realidade, talvez seja por isso que nao ganha nada importante.

  • thales rosa disse:

    Chico la em SP ja questionam a contratação de Montillo, segundo levantamento do site UOL ele custou ao Santos 39 milhoes de reais (Somando Henrique e todas as comissoes). O mesmo que o COrinthians pagou para ter o Pato. Ta ai Argentino ingrato, pensou que ia sair de Minas onde voce era Idolo e ia ter vida fácil, agora se vire. Segue o Link da materia:

    Santos paga quase um Alexandre Pato para tirar Montillo do Cruzeiro
    http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2013/02/13/santos-paga-quase-um-alexandre-pato-para-tirar-montillo-do-cruzeiro.htm

  • Márcio Luiz disse:

    O quêêê??? O Tardelli vai estrear hoje??? Mas, segundo meia dúzia de agourentos que passam por aqui “a cereja do bolo seria o Araújo pois o Tardelli não viria mais e o Kalil só sabia falar e falar”???

    Teve um maria afoito aí que até afirmou que “a cereja do bolo mofou”. Quá, quá, quá!!!

    Pelos comentários dos mesmos agourentos de plantão, o Galo nem precisaria entrar em campo hoje, tampouco na Libertadores pois “SERÁ ELIMINDADO na primeira fase” com esse time.

    Como diz um amigo meu: “Curuz” credo. Sai pra lá, urubu de ocasião.

    Esses daí são os mesmos que diziam que o Kalil errou ao liberar a “água” do tal de ANDRÉ, que anda matando de raiva o torcedor do Santos. Ouçam (Internet) mais a Rádio Globo e menos a “de Minas” e escutem a opinião dos comentaristas de lá sobre esse André. É uma espécie de “Guilherme II”.

    Na minha opinião o atual time do Galo não deve nada aos concorrentes dentro do campo, nosso problema está no “túnel”, com um treinador que além de limitado é um pé-frio do kct.

  • Carlos da Mata disse:

    Chico,

    E a coluna do Tostão hoje na Folha em?
    http://www1.folha.uol.com.br/colunas/tostao/1229842-dia-de-bom-futebol.shtml

    Fica subtendido que o Galo é inferior tecnicamente do que o São Paulo, por isso a escolha pelo Independência. E no final ele arremata:

    “Nada mais ultrapassado do que jogar todo compartimentado, com volantes para marcar, com um meia de ligação para dar passes decisivos, com um centroavante para fazer o gol e com um meia de cada lado, que vai e volta”

    Para um bom entendedor uma palavra basta!

  • Adalton disse:

    Eu penso que o Atlético está perdendo a grande chance de modificar sua história de conquistas, proncipalmente a nível nacional e internacional: o time precisava de 3 contratações de alto nível para se completar e entrar com chances grandes em todas as competições em 2013; infelizmente, contratou mal, com raríssima exceção e não acredito em sucesso em 2013; tomara que eu esteja enganado.
    Quanto ao jogo de logo mais contra o S.Paulo, penso que o SP é o favorito(jogou mais este ano); o CAM não pode entrar com o time ofensivo como está planejando…tem que entrar com forte marcação no meio-de-campo.
    PORTANTO, O TIME ANIDA PRECISA: DE UM LATERAL QUE MARQUE MELHOR, UM MÉDIO-VOLANTE E UM MEIA-ARMADOR PELA DIREITA.

  • Richard disse:

    Gosto muito do Cuca. Mas ele precisa arranjar uma forma de sair da armadilha imposta por adversários tecnicamente inferiores que adiantam a marcação e deixam o meio campo do Galo sem ação. Já vimos várias vezes este filme. Deve ter uma solução.

  • Ednei disse:

    Chico, sinceramente não sei porque você citou o Alex nesta aí, já que o Coritiba não está na Libertadores. Que hermano acompanha o futebol do Coritiba? Hoje o galo vai fazer o primeiro jogo que poderá ser comparado ao Mineirão em termos de renda. Vamos ver os resultados. Aparentemente me parece que deixará de ganhar um bom dinheiro.

  • luiz Ibirité disse:

    bom dia! acho que o time do atletico não se reforçou o suficiente e vai pagar caro, muito caro, como já está acontecendo ao não jogar no mineirão, o torcedor não teve nem o direito de escolha não ouvi se quer uma enquete junto a torcida sobre onde seria melhor jogar aí penso que é como ja diz o ditado toda arrogancia será castigada.

  • thales rosa disse:

    Cuca não tem condição de ganhar a libertadores. Em 2011 ele conseguiu ser eliminado pelo Once Caldas nas oitavas, o Cruzeiro foi o time de melhor campanha na primeira fase daquele ano, vinha com um time que tinha sido Vice Campeão Brasileiro em 2010. Na realidade o time tinha sido montado por Adilson Batista, mas o Cuca levou os méritos. Por Azar dele sempre pega times que estão mal das pernas! No caso do atlético não foi diferente em 2011 ele foi contratado para livrar o time do rebaixamento e conseguiu, ficou ai ano passado e conseguiu fazer um time que chegou ao vice campeonato graças a campanha do time no primeiro turno, onde os outros times fortes disputavam a libertadores e não podiam jogar com seus times titulares.

    Mesmo como Cruzeirense eu torço para que o atlético se de bem nessa libertadores, assim as coisas ficariam mais equilibradas aqui em Minas. Só o Cruzeiro trazendo para Minas os títulos importantes fica muito chato. Heheheheh

    Eu acho que o atlético terá dificuldades ate de passar da primeira fase, esta em um grupo com o São Paulo e dois times da altitude. Precisa falar mais?
    Abraços!

  • Alexandre Luiz disse:

    O Grêmio não deve passar. Tem bons jogadores, mas precisa dar liga – como foi dito no texto. Não é por ser atleticano, mas acho que temos boas chances; desde que Réver e Leo Silva coloquem na cabeça que são zagueiros. O São Paulo também é perigosíssimo, mas a defesa bate cabeça. Se o Atlético jogar sério, vence o jogo!

  • Andrey M Lage disse:

    Chico,

    Da onde vc tirou esse valor da cota de Tv da Libertadores?

    Não e esse valor mesmo !

    Ate o ano passado se pagava apenas R$ 140 mil por partida a cada clube!

    FONTE:
    http://noticias.bol.uol.com.br/esporte/2012/12/21/clubes-receberao-mais-dinheiro-por-cota-de-tv-na-libertadores.jhtm

  • Frederico Santos disse:

    Assisti ao jogo do Nacional (URU) x Barcelona (EQU), e nesse momento está no intervalo de Emelec (EQU) x Velez (ARG). Dois joguinhos ruins viu?! O Nacional, que era o mandante, só conseguiu empatar nos acréscimos e ainda foi beneficiado pela arbitragem. Dizem que esse time do Velez é o melhor argentino na Libertadores, se for verdade, essa Libertadores está uma teta, e ficará mais uma vez, no Brasil. Espero que sim, é que dê Galo.

  • Raws disse:

    Meu medo é o Cuca se lambuzar!

  • Antonio disse:

    Muito interessante, mas não citar o S.C.Corinthians Paulista em nenhuma linha do seu comentário, e de lascar…. último campeão da America e do Mundo, só isso!!!!!!
    E muitos destes refugos, acho eu, que jogaria em muitos times da Europa se quisessem.

  • Carlos Brito disse:

    Amigo Chico,

    Falando de treinadores, vejo o Cuca com uma Ferrari nas mãos, sem saber guiar na estrada longa.
    Prova disso foi clara no jogo contra o rival do Galo, onde o atleticano Marcelo Oliveira deu um nó simples no nosso Cuca e o resultado foi derrota.
    O esquema do Cuca depende do talento de R10 isto não é esquema vitorioso, claro.
    Contra os São Paulo e Grêmio, dois clubes de maior pegada na Libertadores, o Cuca pode dançar e dar prejuízo ao Kalil e a Massa.
    Cético!

  • Aldemario Filho disse:

    Boas colocações, a coisa é por ai mesmo, valeu!

  • J.B.CRUZ disse:

    Com a ida de BARCOS para o GRÊMIO, o time GAÚCHO passa a ter uma ligeira vantagem sôbre os outros clubes brasileiros na LIBERTADÔRES..Convenhamos, entre os seis brasileiros participantes desta LIBERTADÔRES, GRÊMIO e SÃO PAULO(copeiros) pela ordem, são os canditdatos ao título de primeira hora…..

  • Thiago disse:

    Sinceramente, acho que o Atletico consegue no máximo um empate com o São Paulo. Na Argentina não vai passar pelo Arsenal e na altitude contra o Strongest é provavel uma outra derrota, ou seja, conseguirá 1 ponto na primeira fase sendo sua desclassificação iminente. Motivo: time chega mal preparado e com pouca rodagem este ano, quando o time começar a engrenar já será tarde.

  • Clayton Batista Coelho ( "Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH" ) disse:

    A LIBERTADORES é mesmo uma competição diferente. Mexe com os jogadores e Torcedores.

    Já que esse ano o Cruzeiro está fora, o negócio é acompanhar de camarote e secar um certo participante Brasileiro… rs

  • Material humano ele tem,agora é só o Cuca colocar em pratica esse periodo todo de treinamento e essa grana toda investida,inicia-se amanha.

  • Carlos da Mata disse:

    de fora da área.

    Mas vamos torcer para um grande jogo e que o Galo possa sair um uma boa vitoria.

  • Carlos da Mata disse:

    Os elencos de Galo e São Paulo se eqüivalem. Vai ser um jogo difícil. A Torcida tem que jogar junto com o time. Vai ser o diferencial a favor do Galo.

    Gostaria ver este time atual do Galo sendo dirigido pelo Ney Franco. Nada contra o Cuca, mas acho o Ney com mais capacidade técnica. Com mais visão tática. Proporcionaria ao Time mais variações táticas e nao somente aquele jogo já manjado de jogar a bola no Jô para ele fazer o pivô ou tentar uma jogada aérea.

    Sinto falta por exemplo de jogadas onde os jogadores façam o arremesso

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Olha Chico,
    o Ganso na minha opinião deu terra. Teve uma grande fase no Santos, mas tem uns dois anos que não joga nada.