Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Mário Marra pede demais!

O grande comentarista lamenta a morte do garoto, atingido por um foguete atirado pela torcida do Corinthians e cobra uma posição dos dirigentes da Confederação Sul-Americana de Futebol!

É pedir demais, caro Mário!

A cartolagem que comanda essas entidades, e muitos dirigentes dos clubes, não estão nem aí para o futebol. Muito pelo contrário, detestam o esporte, assim como a maioria dos governantes e políticos.

Chegam a ter nojo de torcedor e os querem cada dia mais distantes dos estádios.

Desse mundo milionário da bola, só querem os milhões que ele rende, de dinheiro e votos.

Usam o esporte como um todo, mas o futebol é a galinha dos ovos de ouro.

Nas campanhas políticas prometem “desenvolver” o esporte para “tirar os jovens das drogas e promover a inserção social”.

Discurso demagogo, hipócrita, “bonitinho, mas ordinário”, parafraseando Nelson Rodrigues. 

Depois que passam as eleições o eleitorado nem presta a atenção aos secretários de esporte que são nomeados: ilustres desconhecidos do mundo esportivo, maioria absoluta sem nenhuma identidade com o setor. Às vezes nem sabem a cor das camisas dos times e se determinados esportes são jogados com as mãos ou com os pés.

Pastas como a do esporte são usadas para barganhas políticas, para acomodar derrotados nas urnas ou aliados que exigem que o apadrinhado de momento ocupe uma posição de destaque no governo ou nas casas legislativas.

É assim na maioria das prefeituras, estados e no governo federal! Ou não?

Pintam e bordam, fazem o que bem entendem, porque sabem que a paixão cega da maioria das torcidas, não está nem aí se eles roubam e aprontam. O cego de paixão só pensa no time dele e esquece que é cidadão, que paga impostos, paga ingressos, compra os produtos gerados pelo seu clube e até das gangs organizadas que se aproveitam desse mundo milionário também.

Aconteceu na Bolívia ontem, como ocorre em Belo Horizonte, São Paulo, Rio, Recife, Porto Alegre, enfim…

Para quem comanda, o importante é que o circo continue e que a grana entre em seus bolsos, chegue de onde chegar!

Cadáveres e feridos, pouco ou nada importam para essa gente!

E aposto que este post terá menos comentários que o anterior, onde falo da situação do Mineirão, onde os políticos não deixaram os nossos clubes construirem seus próprios estádios, dizendo que o novo seria deles, mas na hora “agá” mudaram tudo e deram uma rasteira neles e em seus torcedores.

Não permitiram nem que os clubes participassem do edital de licitação para a construção da  “nova casa do futebol mineiro”.

A crônica do Marra no blog dele sobre o assunto: 

* “Kevin Beltran morreu e a Conmebol não quis ver

Vamos lá.
Morreu um menino de 14 anos.
O menino saiu da cidade dele e foi apenas ver um jogo da Libertadores.
Não me importa se ele era torcida de A ou de B.
Não me importa mesmo.
O que importa, na minha visão, é que um cara que morreu no estádio.
Os culpados têm que aparecer e têm que pagar.
É torcedor do Corinthians?
É torcedor do San José?
Novamente não importa.
Não endosso o discurso fraco de que foi apenas um momento de inconsequência.
Na verdade, não importa nem mesmo o discurso.
O que me assusta nem é a violência no futebol.
O que me deixa indignado é que a Conmebol, que é quem organiza e lucra com o torneio, não é capaz de escrever uma linhazinha de solidariedade aos familiares do menino que morreu.

* http://www.blogdomarra.com/kevin-beltran-morreu-e-a-conmebol-nao-quis-ver/


» Comentar

Comentários:
32
  • Bruno Silva disse:

    Depois de tudo, acho que todos nós temos certeza:

    Que mesmo com relativo sucesso dentro de campo, o Corinthians se transformou no Câncer do Futebol Brasileiro.

    -Um estádio de quase 01 Bilhão de reais bancado por dinheiro público;
    -Um favorecimento descarado pelo fato do ex-presidente ser um torcedor do clube;
    -Tem constantemente sua torcida, ou parte dela, envolvida em casos de violência. Nem o principal aeroporto do Brasil escapou dos atos de vandalismo destes torcedores;
    -Esta mesma torcida acaba de envergonhar o Brasil com um ato vergonhoso e covarde de um de seus integrantes, que, com certeza fora bancado (sua viagem para o jogo) pela diretoria do clube;

    Bom, teria mais pelo menos 10 itens a ser citados. Mas chegou a hora de dar um basta.

  • Marcio Martins disse:

    O Sr. Gilberto Santos tava até indo bem em sua mensagem mas só esqueceu de acrescentar neste grupo um pequeno detalhe, ou seja: ..¨ aqui em Minas Gerais(BH) existe leitores que escrevem para jornal tentando passar imagem de isentos ou imparciais, achando que conseguem esconder sua tendencia, mas não conseguem… nas entrelinhas deu p detctar que se trata de mais uma Maria…rsss

  • paulo roberto disse:

    sinceramente, não sou torcedor do corinthians, mas não concordo em punir o clube por ato de torcedor irresponsável, o que acho que deveria acontecer é proibir tais objetos de entrarem aos estádios e se detectar o culpado prender o mesmo e punição severa. A justiça boliviana já está dando um exemplo,fez a detenção de alguns culpados, se fosse no brasil já estavam livres esperando para responder o processo em liberdade, torcedor tem que saber que esporte é diversão, agora espero que nossa justiça faça o mesmo quando os argentinos ou outros torcedores vierem ao brasil e aprontarem por aqui.

  • Marcelo Sat disse:

    Sabem, as vezes fico pensando se toda estas demonstrações de violência não são estrategicamente fomentadas para de fato para afastar o torcedor comum dos estádios e cristalizar a certeza de que é melhor comprar um pay per view e assistir o time do coração no conforto do lar e/ou com amigos, cerveja gelada de livre escolha, quitutes variados e de qualidade e carro na garagem enquanto, durante a transmissão, vejo e escuto inúmeras propagandas que jamais teria acesso se fosse ao estadio…….

  • Marcio Martins disse:

    Chico, após a indisgestão que tive vendo a entrevista do presidente do Corinthians Mário Gobbi tentando convencer a todos de que o mais provável tenha sido ¨acidente ¨ mesmo diante da evidencia das imagens, pelo menos consegui ouvir uma postura mais séria e mais ponderada do excelente jornalista Antero Greco apresentador do Sportcenter da ESPN. Acho que ele resumiu tudo que penso a respeito. O que voçe acha deste comentario? Veja : http://espn.estadao.com.br/video/311562_antero-critica-passividade-da-conmebol-e-quer-justica-na-tragedia-ocorrida-na-bolivia

  • Marcos disse:

    quis dizer: estão esperando ocorrer fatos desta natureza em jogos organizados pela Fifa…

  • Marcos disse:

    A que ponto chegamos? E pensar que não haverá punição.
    Estão esperando o fato envolver jogos organizados pela Fifa para ter punição?
    O ‘bando de loucos’ mostrou que é realmente formado de loucos!

  • tom vital disse:

    Não são torcedores são bandidos!

  • lauro disse:

    quanto ao fato é so lamentar por esta vida de um jovem perdida quanto as torcidas organizadas não trazem nada de bom ao futebol ja esta do corinthians so tem marginal so ver seu historico policial, mas o interessante é a midia paulista como renata fan e comentaristas chorando literalmente em frete das cameras, so que na minha opinião é choro por interesse para seu corinthians não ser punido o que deve corretamente acontecer.

  • anderson santos disse:

    Na hora de vender camisa, o “bando de loucos” é parte do clube, é o maior patrimonio do clube. Na hora da merda, são só torcedores – não tem ligação com o clube. Conte-me mais sobre isso…

  • Ricardo Pinto disse:

    ¨Depois que passam as eleições o eleitorado nem presta a atenção aos secretários de esporte que são nomeados: ilustres desconhecidos do mundo esportivo, maioria absoluta sem nenhuma identidade com o setor. ¨ . Chico, aqui em BH tivemos o DESPRAZER, de ter como secretário de Esportes, o Alberto Rodrigues, conhecido radialista da Rádio Itatiaia, que narra os jogos do cruzeiro. Este quanto esteve no seu mandato, não fez nada de importante pro esporte mineiro. A lagoa da Pampulha, em toda a sua orla, se tiver um bebedouro, é muito. Eu fui usuário do local para prática de esportes. Corria todos os dias no local. E me causava indignação não, ter um bebedouro, funcionando. Isso tudo durante a permanência dele no cargo. Hoje ainda continua na mesma, mas me causa estranheza, que ele como entendedor do futebol e do esporte mineiro, não tomar conhecimento e fazer o básico para ajudar e favorecer a população de BH. Me causa estranheza, quando ele não é questionado, pelo que não fez, quando tinha oportunidade de tanto fazer pelo povo. Isso só nos leva a crer em uma coisa. Protecionismo, nunca li/vi ou ouvi uma entrevista dele quando atuava como secretário. Nuca foi questionado. No fundo a preocupação dele com esporte sempre se limitou no futebol, de onde tirou os votos para fazer carreira política.

    E para não ser injusto, repito que a situação se era ruim continua na mesma, se não pior. Mas me causa estranheza ele que sabendo e convivendo com esporte, teve a oportunidade de fazer história, deixou passar o bonde.

  • Márcio Amorim disse:

    Em tempo:
    Causou-me grande espanto, indignação e tristeza o fato de ter visto aqui, no seu espaço, às vezes democrático demais, pessoas condenando a condenação do Róger, no passado, por violência fora do lance, por imagens de tv e, recentemente, torcedores criticando a punição do Leonardo Silva, pelo mesmo motivo.

    Ambos desleais, covardes e… endeusados e ídolos.

    Alguns torcedores zelam pela imagem dos seus “ídolos” e clubes mais do que pela imagem dos próprio filhos. ´

    É complicado viver.

  • Márcio Amorim disse:

    Caro Chico!
    Lamentável você ter de publicar estas coisas e nós termos de comentá-las.

    Hoje parece que estamos diante de uma “nova raça”, expressão que aprendi lendo uma suposta entrevista do Fernandinho Beira-Mar.
    Na entrevista, ele afirma que a sociedade vai ser obrigada a conviver com o bandido que nasce no meio violento e cresce vendo na violência algo normal.

    E ainda acha que as consequências das suas inconsequências não devem ser punidas.

    Considero o FBM como suposto autor da afirmação porque pareceu-me algo muito inteligente e sério para vir de um bandido. Entretanto, inteligência não é sinônimo de escolaridade, haja vista o nosso último presidente: analfabeto e, nem por isto, burro. Esperto até demais. Tanto que é adorado por pessoas supostamente “inteligentes”.

    Se existe a obrigatoriedade de a Commebol, ou quem quer que seja, punir o Corínthians, que seja posta em prática rápido e exemplarmente.

    Porém, para nós civilizados, em que isto diminui o sofrimento da famíla? Por acaso, restitui a vida de uma criança, barbaramente assassinada?

    Estamos, sim, diante de uma nova raça! E viva o adorador de UFC social! Em breve, serão os donos do mundo e… coitados de nós!

  • CHICO esta bem próximo a época em que o TORCEDOR será obrigado a entrar no campo de futebol PELADO,já esta proibido com guarda chuva, sombrinhas,bengalas,muletas,radio,binóculos,bandeiras.
    E sem essa de culparem as autoridades que baixam portarias fazendo as proibições,no passado distante tudo isto era permitido nos estádios INDEPENDÊNCIA,ANTONIO CARLOS,JK,ALAMEDA, e os torcedores ainda entravam para assistirem os jogos juntos e misturados e não acontecia nada alem de bate -bocas inofensivos,nos últimos tempos o mundo apodreceu e os eles acompanharam a procissão e apodreceram juntos,tomaram que as autoridades policiais bolivianas ,”rasquem a chita ” em cima destes que eles prenderam por lá,só faltava esta,BRASIL exportar torcedores mortíferos, exatamente na véspera da COPA DO MUNDO

  • J.B.CRUZ disse:

    Sôbre violência nos esportes e de um modo geral em todos os setores da vida atual; o comentário do MÁRIO MARRA é mais um do mesmo assunto…Já o comentário do CHICO foi 10!! Esmiuçou a realidade..Não temos mais ideais para PAÍS,RELIGIÃO e ESPORTES…Estamos sob a DITADURA DO DINHEIRO…Quem tem, manda…

  • cassiano disse:

    Chico… Detesto falar de politica e politicos…….. o motivo? Me lembro muito bem…… Um tio meu, era diretor da Cooperativa dos cafeicultores de Tres Pontas, e me lembro que na época ele fazia campanha para um deputado o Sr. Carlos Meles, que era da banca ruralista e, teoricamente, defendia os interesses da cafeicultura…… o tal Carlos Meles elegeu, foi uma vitoria daquele meu tio, que com isso via aumentar a força dos cafeicultores na politica…… Mas, salvo engano, este deputado não chegou nem a tomar posse, pois, foi nomeado MINISTRO DOS ESPORTES….. Foi como se tomassemos um soco no olho e um pé na bunda…. Daí pra frente nunca mais votei……. Moro em Louveira SP há 11 anos e até hoje justifico meu voto….

  • Aurélio Mendes disse:

    É como você disse, Chico, vão acabar abafando isso e não vai dar em nada. Enquanto essa confederação existir apenas pra ganhar dinheiro veremos essas tragédias acontecendo.

  • Bruno disse:

    Lamentável, más enquanto o ser humano não acordar para a vida, será desta forma, não somente a futebol, más até mesmo com o nosso próprio semelhante. Infelizmente vivemos em um mundo em que o ser humano somente olha para seu próprio umbigo e o capitalismo está destruindo até mesmo o que Deus no deu de graça, ou seja: A vida.
    Bom dia.

  • Clayton - Só Boleiro do Nova Vista/BH disse:

    Tá caminhando pra chegar um tempo, em que os “torcedores” irão aos jogos, não para verem de fato o seu time jogar. Mas sim, pra provar que é mais “macho” que o outro torcedor adversário, pra brigar, pra matar…

    O jogo em si, será um mero detalhe, um pretexto…

  • Carlos da Mata disse:

    Chico,

    Discordo de você. Isso é caso de Policia! A Policia Boliviana tem que apurar os fatos e punir exemplarmente os culpados. E ainda mais, se for comprovado que a Conmebol como organizadora do evento não tomou as medidas necessárias para garantir a segurança de todos os torcedores no estádio, ela deve ser co-responsabilizada pela morte do torcedor também!

    Chega de tratar um morte ocorrida em um estádio de futebol diferente de outra morte qualquer. Assassinato é assassinato, seja aonde for!

  • Daniel disse:

    Esperar o que desse bandidos transvestidos de torcedores de torcida organizada. Cade a policia que nao colocam esses bandidos atras das grades, são sempre os mesmos, em todos os times temos esses bandidos infiltrados em torcidas organizadas, que a cada dia espantam as pessoas de bem dos estadios. Pra min passou da hora de acabar com as torcidas organizadas e deixarem os verdadeiros torcedores irem a campo so torcer pelo seu time do coração.

  • Adalberto disse:

    Mais um episódio horrível envolvendo a torcida brasileira. Será que os turistas terão coragem de vir para o nosso país na Copa/2014?! Fica a dúvida!

  • Prezado CHICO MAIA ,vc acertou na mosca quando disse “torcedor só se preocupa com o seu próprio time” é deste jeito mesmo que a coisa funciona ,principalmente se for aqui em MINAS GERAIS,ainda mais na região metropolitana de BH, aqui só acompanham CRUZEIRO e ATLETICO,não sabem si quer o nome de 2 jogadores de times como TOMBENSE,NACIONAL,BOA,VILANOVA,acrescente -se a isto o fato dos dirigentes dos 2 times ,ainda estarem a nível de torcedores de geral e arquibancada o do ATLETICO ,mesmo com o seu time estando há mais de 40 anos sem ganhar nenhum título expressivo,comemora VICE CAMPEONATO e distribuição de AGUA MINERAL em dia de jogos,o do CRUZEIRO comemora não TER CAIDO PARA A SEGUNDONA e assinatura de CONTRATO DE EXCLUSIVIDADE com estádio,tudo isto com a cobertura de uma emissora de radio que permite que os narradores dos jogos torçam explicitamente com os microfones nas mãos durante transmissões dos jogos do campeonato estadual ,depois ainda querem reclamar do excessivo numero de simpatizantes que os clubes paulistas e cariocas tem em nosso estado.

  • Vinicius Campos disse:

    Chico,

    acho que melhor explanação que sua não há. Não vai acontecer nada. Alguém pensa que a Conmebol vai punir o Corinthians? Eu duvido. Já não puniria qualquer outro imagina o Corinthians. Eu chico me sinto muito triste por mais esta situação como a de tantas que acontece quando tem jogos entre Atlético e Cruzeiro, quando não sai morte é lucro. Ao mesmo tempo me sinto um felizardo pois o mais próximo que chego de um estádio de futebol, é a dois metros da minha TV e assim permanecerei. Um família não tem o direito de sair para se divertir vendo um jogo de futebol porque estádio infelizmente não é local de diversão. É local de guerra, de marginalidade, claro que de uma minoria, mas é assim que é. Aos que se arriscam com está aventura que tenham muito cuidado pois disfarçados de meros torcedores estão aqueles que simplesmente querem ver o “Circo pegar fogo”. Infelizmente é assim. E a família deste garoto morto na Bolívia é melhor que estejam preparados , pois não vai acontecer nada além de mais um registro de óbito.

  • Rodrigo Resende disse:

    Sensacional seu texto, Chico. Maravilha mesmo. Irretocável.

  • luiz Ibirité disse:

    bom dia, o chico ate parece que voce não é voce, o mario t certo em cobrar afinal uma vida foi perdida, uma familia foi obrigada a conviver com esta lastima, bem provavel que um sonho foi destruido, e será que todo mundo vai se calar, então quer dizer que os relatos do mineirão foram piores do que a vida deste garoto que morreu na noite de ontem, e quanto será que vale a vida??

  • clauber disse:

    Olha, fiquei sabendo desse caso agora mesmo e lendo comentários na internet esse assunto bombou. As reflexões são demasiadamente apaixonadas e hipócritas. No ultimo clássico fui ao mineirão e minha família me obrigou a não ir com a camisa do Clube Atlético Mineiro por medo da violência.

    Esse fato lá na bolívia mostra que estamos longe de uma civilidade e que os campos de futebol viraram uma arena aberta e com uma diferença os torcedores estão se degladiando e não me lembro de ler relatos históricos desse tipo na roma antiga ou seja será que pioramos?

    Precisamos punir, concordo com o Marra e espero que a Chico não tenha razão em sua afirmação que esse tópico terá menos comentários que o anterior.

    Hoje vivemos com mazelas que se o poder público operasse corretamente estaríamos melhor e digo da Educação, uma nação somente cresce assim e a história mostra isso. Claro que não extinguiria com pessoas ruins pois isso para nós é impossível, mas teríamos melhores condições.

    Que cobremos de todos inclusive de nós mesmo pois toda mudança começa em si próprio e não nos outros.

  • Rodrigo Cerradão disse:

    Chico, parece que o atitude de alguns marginais pode fazer a coisa esquentar para o Corinthians. http://www.lancenet.com.br/corinthians/Punido-Timao-aguardara-apuracao-exclusao_0_869913021.html

  • Alessandro disse:

    Caro Chico,
    concordo plenamente com você o futebol é apenas trampolin para muitos politicos, a quanto tempo mesmo o presidente da Conferação Sul-Americana está no poder? No Brasil a frase, que creio ser do Nelson Rodrigues, “que o futebol é a coisa mais importante das menos importante”, no Brasil é o contrário, o futebol é menos importante das mais importante.
    Um abraço.
    Alessandro

  • Paulo Araujo disse:

    Vale lembrar que este clube é o que mais recebe subsidios do Governo federal. Isto mesmo, do jeito que o contrato deles com a Caixa foi feito é uma verdadeira ajuda. Sem contar um estadio quase de graça. Será que é pelo fato de em São Paulo nossa Presidenta ter menos Voto do que em outro lugar, e como se sabe lá é o maior colégio eleitoral.

  • Emilio Figueiredo disse:

    As coisas tem que parar de acontecer e ninguém fazer nada!

  • Andre Pelli disse:

    Prezados,

    Mais um lamentável ato de violência praticado por torcedores.

    Se fosse na Europa certamente veríamos sérias providências e punições…

    Lamentável a omissão das autoridades futebolísticas em todos os níveis. Não só as entidades, mas os clubes também têm que assumir sua parcela de responsabilidade.

    Vamos aguardar o desenrolar dos fatos.