Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Parabéns Zico, 60!

Com esta foto, reproduzida pelo Kleyton Borges no facebook, a homenagem do blog ao Zico, que completa 60 anos neste dia 3.

ZICOLUXA

Quase me matou de raiva por tudo que jogava e fazia contra o Atlético naqueles anos 1980, mas trata-se de uma grande figura humana, um dos maiores jogadores do mundo que vi jogar!

Interessante a descontração dessa imagem, em carro aberto, sem cinto de segurança, sentado em local inadequado, que nos tempos atuais daria detenção do veículo e multa pesada.

Bons e velhos tempos.

Vanderlei Luxemburgo, lateral reserva naquele time inesquecível do Flamengo, rindo à vontade, á direita, no banco da frente.


» Comentar

Comentários:
45
  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Fred,
    Atlético e Flamengo eram os melhores times da década de 80.
    Eu estou falando de fatos e você de suposições.
    Você diz que: “será que o Flamengo não seria capaz de vencer o Atlético sem precisar de ajuda da arbitragem?”
    Enquanto eu digo: “Se a arbitragem não tivesse roubado descaradamente, o(s) título(s) estariam na galeria de troféus do Galo”.

    Está bem claro?
    Claro que qualquer um dos 2 poderia ser o vencedor, MAS O FATO EM QUESTÃO É QUE O FLAMENGO TERIA PERDIDO SEM A AJUDA DA ARBITRAGEM, pois foram lances capitais irregulares que ajudaram o time bandido do RJ.

    Zico não era o “mandante” do crime, tampouco jamais teve a hombridade de assumir o beneficiamento escuso ao seu time, logo, se não é bandido, santo jamais!!!

    PS.: Não é caso de torcer o nariz. Você bem sabe da idolatria da torcida cruzeirense pelo Flamengo e suas roubalheiras na década de 80. Se você não fazia parte, é outra coisa, mas que 90% da torcida azul amava as fanfarronices do time carioca e sua corja, isso é indiscutível.

    Abraço!

  • Frederico Dantas disse:

    Caro Dudu.

    Sinceramente, não penso como você. Querer jogar na conta do jogador Zico, mesmo como um mero cartão postal, como você disse, as cachorradas que podem ter ocorrido, é meio forçado.

    Mais a mais, você diria que o Brasileiro de 80, aquele que Reinaldo, mesmo com “uma perna só” ainda meteu dois gols no Flamengo em pleno Maracanã, num dos mais espetaculares jogos de futebol já havidos, foi roubado em favor do Flamengo? Como disse acima, o azar do Atlético e seu excelente time era ter pela frente um time tão bom quanto ou melhor.

    Quanto à participação na seleção brasileira, outros craques também não conseguiram conquistas pelo time nacional. Além do próprio Zico, Sócrates, Falcão, Éder, Cerezo, etc também não conseguiram. Cruijff nunca foi campeão do mundo. Assim como Di Stefano, Puskas, Platini e mais alguns que minha memória não me aclara agora. Citando, claro, seleções que poderiam ter sido campeãs mundiais, não aquelas de um craque só. Em compensação, o “craque” Viola ganhou uma Copa jogando numa final.

    Para fechar, ninguém é obrigado a aplaudir. Mas precisa torcer o nariz para quem aplaude?

  • Dudu GALOMAIO BH' disse:

    Zico, grande jogador… do FLAmengo.
    Zico, grande ídolo… do FLAmengo.

    Engraçado algumas pessoas acharem que os atleticanos teriam que adorá-lo, sendo o mesmo um dos maiores símbolos da safadeza do futebol brasileiro. Não ele em si, mas ele era o cartão-postal do Flamengo que nunca tinha ganhado nada e que saltou para vários títulos coquistados na “mão-grande”.
    Me contem as grandes conquistas de Zico na seleção do seu país, por gentileza!
    Não questiono sua capacidade técnica enquanto atleta, mas discordo absolutamente do Fred Dantas: não sou obrigado a aplaudi-lo.
    Aplaudiria muito mais um time inteiro do Coritiba, que contra tudo e contra todos, foi campeão brasileiro (eliminando meu Galo) do que qualquer jogador do time carioca que se abastou de ser ajudado pela podridão da CBF.
    Reconhecer o talento de um atleta rival é uma coisa (salve grande Tostão!). Ser cordeirinho de uma corja de safados é outra bem diferente…
    Aceitar mansinho perder roubado não é ser “desportista”, é ser “otário” mesmo!

    Saudações!

  • Paulo disse:

    Boa, garoto… Gente fina é outro papo…

  • Rafael disse:

    Zico foi um grande jogador, só não precisava ter participado das palhaçadas com arbitragem a favor do Flam… como em 81. e O Luxa proxjeto jxá era nojxento naquela época hein?

  • Frederico Dantas disse:

    Caro Paulo.

    Não reconhecer que o Atlético é um dos grandes clubes do país e que atleticanos são milhões, seria uma estupidez de minha parte.

    Como você disse, contra fatos não há argumentos.

    Abraços.

  • Paulo disse:

    Frederico Dantas,

    Eu acho que consegui algo que nem queria muito: você reconhecer que somos, também, milhões e milhões de atleticanos, um dos grandes times do país, o que é muito digno de sua parte.

    De mais a mais, sobre o resto da discussão, lhe digo: você tem toda a razão, não tenho argumentos para debater ou rebater. Você finalizou com inteligência e elegãncia a discussão. Finalizou, repito. Contra fato, não há argumentos. Aliás, pensando bem, o Zicão foi craque mesmo…

  • Frederico Dantas disse:

    Paulo.

    Isso que você escreveu não é exclusividade de atleticanos nem de qualquer outra torcida. Todas são assim. Num universo de amostragem de milhões, como são as torcidas dos grandes times do país, você encontra tudo isso e um pouco mais, inclusive fascistas entre atleticanos. Ou você acha que não e acredita que são, verdadeiramente, diferenciados?

  • Paulo disse:

    Não, Frederico Dantas. Somos diferenciados, porque somos um grupo de várias opiniões e tolerância (entre nós, obviamente). Tem gente bairrista, inteligente, ignorante, crítica, autocrítica, apaixonada e racional do lado de cá. Um grupo verdadeiramente democrático. Non, fascista, capisce?

  • Frederico Dantas disse:

    Galistas, não balistas.
    Maldito corretor ortográfico.

  • Frederico Dantas disse:

    Tudo bem, Paulo.

    Achei que não precisasse dizer a maioria dos atleticanos ao invés de simplesmente atleticanos. É óbvio que 100% dos balistas não pensa do mesmo jeito.

    Mas note que você, no seu segundo parágrafo, incorre na mesma suposta generalização. Todos os atleticanos são diferenciados? (seja lá o que isso queira dizer).

  • Paulo disse:

    Caro Rodrigo Galodoido, depois dê uma olhadinha em alguns posts antigos que o glorioso Chico Maia comentou sobre uma figura emblemática da TV nos anos 70 e 80: Walter Clark.

    Foi diretor do Flamengo e da Globo no auge do Rubro-negro e, em sua biografia (“O Campeão de Audiência”),comenta, (e Chico Maia já citou várias vezes…) sobre compra de juizes no futebol.

    Quem tem mais de 30 anos no blog pode confirmar: desde a década de 80, as coisa nunca ficaram “em aberto”, infelizmente. Era ditadura do Flamengo nos anos 80, competencia inconteste do São Paulo nos anos 90 imposição paulista e corinthiana nos anos 2000, porque o “eixo” do poder econômico (e midiático), até então dividido com o RJ, se concentrou em SP.

  • Paulo disse:

    Frederico Dantas, não nivele todos os atleticanos ou todos os cruzeirenses. Não sou obrigado a achar o Zico este semi-Deus que alguns da mídia tentam impor.

    E só para mostrar que nós, atleticanos, somos sim diferenciados, lhe digo: da minha geração (e vi o Zico jogar), craque mesmo foi o Ronaldo Fenomeno que, no seu time, destruiu o meu. Sem bairrismo e sem paixão.

  • Clayton - Só Boleiro do Nova Vista/BH disse:

    Zico, grande jogador, um dos maiores que eu vi jogar. Vi pouco, mas ainda consegui ver alguma coisa no seu fim de carreira.

    Somente uma curiosidade… Sabiam que ele nunca fez um gol sequer no Cruzeiro ??

    Podem procurar saber por aí. Ele já declarou uma vez que a única equipe que disputa o Brasileirão que ele nunca fez gol, foi o Cruzeiro.

  • Henrique Ipatinga disse:

    Zico foi o segundo maio ídolo da nação rubro-negra. Só perde em importância para o José Roberto Wright.

  • Frederico Dantas disse:

    A torcida do Cruzeiro tem comportamento mesmo diferente da do CAM. Ainda bem.

    Enquanto somos apelidados de neymarzetes por aplaudir um jogador que acabou com o jogo destruindo nosso time, os atleticanos até hoje se ressentem da genialidade de Zico e insistem em querer diminui-lo. O CAM tinha um time muito bom na década de 80. Mas o Flamengo, sobretudo Zico, mastigava o galinho mineiro sem dó nem piedade.

    Seguindo a linha do choro, o Atlético nunca perdeu para o excelente Flamengo naquela década. Perdeu pra Globo, pro juiz, pra CBF, pros militares… Nunca aceitam uma derrota.

  • Paulo disse:

    Torço muito para que, um dia, ele seja eleito presidente do Flamengo. Vai conseguir bons patrocínios, levar suas aura de correto e bom moço ao clube, e, mesmo assim, não tirará o Flamengo da draga administrativa que se encontra. Em 6 meses, esta imagem chata e falsa de ídolo acima do bem e do mal se desconstrói e não precisaremos agüentar o lenga lenga dos 70 anos dele (vide Dinamite no Vasco…) daqui a 10 anos.

  • Rodrigo Galodoido disse:

    Pô galera, o Zico jogou muito, foi craque. Meu sonho de consumo na década de 80 era que o Elias Kalil contratasse ele pro Galo. Todo mundo queria o Zico no seu time. O cara era completo. Hoje seria quase, porque não marcava. E era um sujeito que cuidava da sua imagem. Mais que Sócrates, Falcão, Reinaldo e Éder (expulsos sempre). Por isso a Globo aproveitou mais o Zico do que os outros. Se o Rei não fosse tão lesionado e tivesse conquistado o que o Zico conquistou, driblando a arbitragem, é claro, ele poderia ser mais usado pela poderosa. Naquela época acho que as coisas estavam um pouco em aberto. Hoje o poder do eixo é maior.

  • Antônio CATÃO Jr. disse:

    Paulo,
    Faltou lembrar que ele até hoje não pode entrar na Itália, caso contrário será preso para cumprir a pena a que foi condenado por sonegação de impostos à época que atuava na Udinese.

  • O Luciano pegou pesado demais; “Barcelona” é apenas mais um cognome da equipe celeste, meu caro! Eternamente…

  • Rogério Perdigão disse:

    Caro Chico,
    permita-me discordar de você.
    Você realmente acredita que Zico, e os demais jogadores do Flamengo, não sabiam previamente o que os árbitros iriam fazer?
    Já vi, inúmeras vezes, esse mesmo Zico jogando a culpa nos adversários dele, por “erros” que o ajudaram a ganhar títulos…
    Lamentável que você associe a grandeza de caráter a um jogador que tem vários títulos questionados, não só por atleticanos, e que nunca, em tempo algum, reconheceu essa mancha…

  • Xavier disse:

    Claudio, perfeito seu comentário!!!!!!!
    Só complementando, Zico era o grande ídolo das Neymarzertis na década de 80.

  • Paulo disse:

    Pensei que eu fizesse parte de uma minoria beeeeeeeeemmmmmmm minoria, por não engolir e ver este tal Zico, bom jogador sem dúvidas, como craque ou cracaço. Comecei lendo o post do Cláudio, Erly, Marcos Almeida, Marcão de Varginha… E fiquei bem feliz. Pelo visto, a minha minoria não é tão minoria assim.

    Segundo quem o conhece, trata-se de bom pai, amigo, profissional e colega de trabalho (“obrigação” de todos, na minha opinião). De resto, como já disse em outro post, um pouco demagogo (não sou ingênuo em esperar que ele reconhecesse favorecimento do stablishment pró-Flamengo, mas atribuir o insucesso atleticano à catimba, nos comparando aos argentinos quando lhes falta qualidade? Patético, ridículo e lamentável).

    O “fator craque” da imagem, já comparado a Pelé, Maradona, Platini, credito à Globo e criativa mídia carioca. Para quem não sabe, ou não se lembra, o que fazem hoje em dia com o Corinthians, nos anos 80, o queridinho era o Mengão (conheço alguns cruzeirenses de bom senso que nutrem antipatia pelo Flamengo exatamente por causa disto…).

  • Reinaldo Schubert disse:

    Cria da mídia.

    Foi um bom jogador e nada mais. O resto é exagero da imprensa do RJ.

  • Endosso suas palavras, grande CM, ao afirmar (sic) “Quase me matou de raiva por tudo que jogava e fazia contra o Atlético naqueles anos 1980…”, mas é preciso analisarmos as circunstâncias em que as partidas pelo Brasileirão e Libertadores aconteceram…

    – Esse clube, dentre vários outros do “eixo”, ainda não se cansou de ser protegido da CBF, Comissão de arbitragem e “autoridades” diversas!

    – Com “ajuda” extra qualquer clube seria campeão de tudo!

  • cesar mengão disse:

    .passando aqui para parabenizar meu maior idolo.eterno zico!! eh agradecer a deus por ele esistir e fazer parte da maior nação rubro negra,então felicidade au nosso idolo e muito suseso e que deus te ilumina sempre..!!!!

  • Marcos Almeida disse:

    Dez entre dez atleticanos não gostam do Zico.

  • Martens disse:

    Falando em jogadores que fazem a diferenca , olha este video

    http://www.youtube.com/watch?v=ND5ZRD-6Jko&sns=em

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    O público foi pequeno por causa da gripe suína.

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Reclamação do meu amigo Bráulio, antigo dono do Flor de Cana em Sete Lagoas “Bráulio Oliveira
    Gente, hoje fui levar meus filhos ao “Novo” Mineirão e foi um vexame. Não consegui nem entrar pra ver o jogo do Cruzeiro. Só tinha uma bilheteria para atender a 30.000 torcedores. Cheguei lá por volta das 3 horas, ou seja, não foi encima da hora e as filas já estavam quilométricas e não dava tempo de entrar antes do começo do jogo, assim voltamos pra casa decepcionados com a organização de um jogo contra um time do interior de Minas. Agora imagina na copa!!!!”

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Pior foi meu primo que arrancou com uma Van aqui de Sete Lagoas, não conseguiu comprar ingresso e voltou pra casa sem ver Diego Souza jogar o mesmo futebol que jogou no Galo, sono puro. Acabou a ilusão, o time é fraco e Caveirão é só tamanho.

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Hoje o cruzeiro mostrou sua cara contra a Tombense, torcida e time, só posso dar um kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • J.B.CRUZ disse:

    Parabéns ao ZICO pelos 60 anos e parabéns a você por resgatar tempos de um BRASIL realmente alegre,feliz e esperançoso no futuro..

  • sander Jones de Oliveira disse:

    Chico onde anda luiz Otávio Pena ?
    Adorava ouvir os gols do galo na sua narração

    – Itabirito Mg

  • Thales rosa disse:

    *zico

  • Thales rosa disse:

    É impressão ou esse no carro com o zinco é o Luxemburgo??

  • Junior Gam disse:

    Esse de vermelho encostando a cabecinha no ombro do motorista,heim?! Sei não!!!

  • erly disse:

    estão faltando nas fotos o WRIGHT, ARAGÃO E O ROSA MARTINS…

  • Cláudio disse:

    Prezado Chico Maia, boa tarde!

    Não compartilho com você de nenhum afeto ou admiração por este personagem. E não é pelo fato de ser Atleticano e tê-lo visto jogar, mas sim por ser parte importante no maior processo de manipulação de massas perpetrado pelo regime militar em conjunto com as organizações globo (em minúsculas mesmo).

    O flamengo e o personagem zico são produtos de um processo manipulatório que visava a manutenção do regime militar no poder e o domínio absoluto da mídia por parte da globo. Neste contexto estava o Atlético no meio do caminho, como sendo aquele que poderia contrapor-se ao produto de laboratório que foi gerado nos porões da ditadura militar. Não poderia ser mais previsível do que o emprego de todas as armas sujas que foram disparadas contra o Galo, ou alguém em sã consciência acredita que os títulos que este rapaz consquistou foram legítimos?
    Se quiser pode conferir a tese de doutorado da Dra. Marizabel Kowalski, titular do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Viçosa.
    Em sua tese ela detalha claramente o fenômeno flamengo e seu bando.
    Abraços Chico!

  • Márcio Luiz disse:

    Chico,

    nós e outros “coroas” aqui do blog que tivemos o privilégio de acompanhar toda a carreira do Zico somos uns sortudos. Ainda mais quando íamos ao Mineirão ou Maracanã para assistir ao clássico regional com ele, Zico, Junior, Andrade, Adílio, Leandro … de um lado contra REInaldo, Cerezzo, Palhinha, Éder, Luizinho… do outro; enfim…

    E com gramados de grama “São Carlos”.

    E todo mundo de chuteira PRETA. Vê se pode uma coisa dessas, rs???

    GOOD TIMES!

    Como escreveu um dia o Armando Nogueira (será que foi ele?): se o Zico nunca ganhou uma Copa, azar da Copa.

    Vida longa ao Galinho de Quintino.

  • geovany altissimo disse:

    É Chico, o Zico mudou decisivamente a historia do Flamengo do Atletico, se não fosse ele talzez os papeis dos dois times hoje seriam inversos. Mas o glorioso ainda segue sua busca de grandes titulos, e nossa hora vai chegar.

  • Rochael disse:

    Prezado Chico, se voce me permitir gostaria de colovar um texto do Fred Melo Paiva do Superesportes, pois é como eu me sinto e também acho que é como a grande Massa de Atléticanos se sentem. Um abraço.

    DA ARQUIBANCADA
    Vocês que fazem parte dessa Massa
    Fred Melo Paiva – Estado de Minas
    Publicação:
    02/03/2013 08:36
    O Atlético começou a ganhar do Arsenal ainda no sábado passado, quando Ronaldinho deu aquela histórica entrevista ao Esporte espetacular. Daqui a 50, 100 anos, as novas gerações de atleticanos vão se emocionar vendo o mítico R10 chorar pela Massa do Galo. Eu já disse aqui que é chato esse negócio de dizer que eu disse. Mas, com o perdão pela autorreferência, faz 27 sábados que escrevi aqui neste espaço: “R49 ainda vai chorar por nós”. Chorou. Vinte e sete sábados são quase sete meses. Já tava demorando.

    Eu nunca vi o Pelé chorar pelo torcedor do Santos. Nunca vi o Zico chorar por causa do torcedor do Flamengo. Nem o Sócrates por causa do corintiano. Menos ainda Tostão, Dirceu Lopes, Ronaldo Fenômeno, Sorín, Alex. Mas que estranho fenômeno será esse? Eu vi Dadá chorar pela torcida do Galo. Vi o Cerezo chorar. O Marques, naquele momento em que arrancou a bandeirinha do escanteio e levantou na ponta do mastro a própria camisa (eu choro só de lembrar). Até o Júnior César já chorou por nós, sentado no gramado do Independência depois da virada épica sobre o Sport, ano passado. Ninguém suspeitava dele – mas tem hora que a paixão deixa de ser platônica porque o cara não se aguenta.

    Uma torcida que leva 3.700 pessoas de Belo Horizonte a Buenos Aires para assistir a um jogo de primeira fase de campeonato não é uma torcida – é uma procissão. Na Libertadores de 2009, 300 cruzeirenses foram à Argentina ver a final contra o Estudiantes. A baixa frequência se deveu ao surto de gripe aviária, que ameaçava se transformar em epidemia global. Com todo o respeito: se fosse o Galo, os mais de 4 mil ingressos à disposição do visitante não teriam dado conta da demanda. O atleticano ia viajar nem que fosse enfiado num escafandro, levando o próprio oxigênio.

    O time do Galo que passeou em Sarandí não venceu como venceu apenas porque é um timaço. O que é – um dos melhores do mundo, na minha nada modesta, mas verdadeira opinião. O time do Galo deu o baile que deu, e dará outros, porque tem aquilo que ninguém tem: jogadores que torcem de verdade para o time em que jogam, como havia no passado. Réver, Leonardo Silva, Gilberto Silva, Júnior César, Richarlyson, Pierre, Diego Tardelli, Ronaldinho e Bernard (esses já se pode ter certeza) são atleticanos pra valer, convertidos àquilo que, como bem disse R10, só quem vive sabe exatamente o que é. Não vestem apenas a camisa da firma. Vestem a dor e o amor do atleticano, esse palestino do futebol. Vão pedir pra se aposentar no Galo, como fizeram Marques, Gilberto Silva, Tardelli e até o Mancini. Vão pedir uma camisa do Galo sobre os seus caixões quando estiverem indo para o saco.

    Vocês que fazem parte dessa Massa – R10 e Bernard, mas também o Jô, que vem comendo a bola – jogaram em Sarandí um espetáculo para nunca mais se esquecer. Para “tirar o chapéu e contemplar”, como escreveu um jornal argentino. Vocês que fazem parte dessa Massa, e que lá estiveram nas arquibancadas depois de percorrer mais de 2.800 quilômetros, fizeram este atleticano aqui chorar na frente da TV. Eu tava parecendo o Ronaldinho Gaúcho – falou da Massa, a gente chora.

  • tom vital disse:

    Época de grandes jogos…Época de duelos de Titãs…Pena que o Galo tenha levado a pior,por causa da interferência da arbitragem.

  • luciano disse:

    O galo e o barcelona tem algum em comun o barcelona tem o Messi o galo tem Bernad e estamos na mesma colocação dos mais endividados em breve o galo será o melhor do mundo.

    – Sete Lagoas