Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Ecos do Passado: o ano mais triste da história do América

Vinícius Eutrópio não caiu na reunião da diretoria do América, ontem, mas pode cair hoje.

Ainda há algum tempo para o clube reorganizar o seu futebol para a Série B do Brasileiro, mas todo cuidado é pouco.

Em fevereiro de 2007 o América demitia o treinador que não deveria ter sido contratado: o gaúcho Leandro Machado, invenção bem intencionada do então presidente Antônio Baltazar, que não deu certo.

Foi tarde, porque o Coelho conseguiu a façanha de ficar na lanterna do Campeonato Mineiro e ser rebaixado.

Vejam essa notícia que encontrei no portal Uol no ano mais triste da história do América:

* 11/02/2007 – 18h59
“América-MG oficializa nesta segunda-feira saída do treinador”

Da Redação
Em Belo Horizonte

Após a derrota para o Ipatinga neste domingo, que o deixou na lanterna do Campeonato Mineiro, o América-MG anunciará oficialmente nesta segunda-feira a saída do técnico Leandro Machado. O presidente Antônio Baltazar preferiu não confirma a demissão em respeito ao treinador..

“De maneira respeitosa, ele (Leandro Machado) dormirá como técnico do América. Não sei se a partir de segunda-feira ele será o técnico, penso que não”, disse Antônio Baltazar em entrevista à Rádio Itatiaia. Embora não tenha confirmado a demissão do treinador, o dirigente disse que América buscará “outro caminho”.

“O América precisa rever as suas condições, tem 11 dias agora para trabalhar, e amanhã (segunda-feira) cedo tenho um compromisso já dentro do América e vamos encontrar um caminho diferente do que está aí”, afirmou o presidente.

Em quatro jogos no Estadual, sob o comando de Leandro Machado, o América venceu apenas um – o Ituiutaba, por 1 a 0, na estréia – e perdeu três seguidas, para Caldense, por 2 a 1, em Poços de Caldas, Guarani, por 4 a 3, em Divinópolis, depois de estar vencendo por 3 a 1, além de Ipatinga, neste domingo. O time caiu para o último lugar na tabela com três pontos em 12 disputados.

“Eu reconheço que o Leandro é um moço trabalhador, digno, mas o futebol vive de resultados. Não vamos falar sobre o que está acontecendo em termos de competência porque as coisas não correram bem, estamos com nove jogadores no departamento médico”, observou o dirigente.

Leandro Machado mostrou-se conformado, após o jogo, com a possível saída do clube. “Não tem de dizer muito, tem a responsabilidade do treinador, o treinador que está errado, o treinador que tem de pagar o preço, e assim é o futebol. A diretoria já sabe o meu pensamento, sabe aquilo que eu estou pensando e a vida segue, e a gente não está aí para atrapalhar a vida de ninguém”, afirmou o treinador

LEANDRO

* http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas/2007/02/11/ult59u113135.jhtm

E vejam que a aposta do presidente Baltazar era em um suposto treinador “emergente” do futebol brasileiro, que tinha sido vice-campeão gaúcho.

Confira essa notícia do portal do jornal Zero de Porto Alegre, de dezembro de 2006, quando o Leandro Machado foi contratado. Ele falava até em ser campeão mineiro:

* “Gaúcho Leandro Machado é o novo técnico do América-MG”

Treinador esteve no comanda da Ulbra no ano passado

O América-MG confirmou a contratação do técnico Leandro Machado para dirigir a equipe em 2007. O anúncio foi feito nesta sexta pelo presidente Antonio Manuel dos Santos Baltazar e o contrato vale até o final do ano. O treinador gaúcho se apresenta na próxima terça, véspera da reapresentação dos jogadores.

Leandro, de 43 anos, começou a carreira em 2005 trabalhando no 15 de Novembro de Campo Bom, time pelo qual sagrou-se vice-campeão gaúcho. No ano passado, o treinador esteve à frente da Ulbra, também do Rio Grande do Sul.

– Construímos um nome no Rio Grande do Sul com muito esforço e muita dedicação. Passei 18 anos da minha vida trabalhando com futebol, trabalhei muito tempo como auxiliar de alguns treinadores conhecidos, até que achei que era o momento de começar a seguir a careira como treinador – contou.

O novo comandante americano admitiu que o time está atrás dos rivais em termos de preparação, mas mostra otimismo.

– É difícil, mas nada é impossível. Vamos trabalhar e primeiro buscar a classificação para depois buscar algo um pouquinho maior – comentou.

* http://www.clicrbs.com.br/especial/sc/horadesantacatarina/19,0,1380514,


» Comentar

Comentários:
24
  • Marcus Vinicius Bragaglia de Montenegro disse:

    Mario Cesar 100%, Abaixo aqueles que só sabem ofender.

  • Paulo disse:

    Caro Mário César,
    eu não tenho nada contra a torcida do américa. Eu simplesmente Não gosto do Clube e de certos torcedores arrogântes como os irmãos salun e o tal promotor!!!
    Além do mais esse clube é aliado ao nosso rival cruzeirin
    Não vejo nada demais eu achar o américa um timeco sem expressão, tradição e sem torcida. Essa é a minha opnião.
    abraço

  • Mário Cesar disse:

    Prezado Chico Maia.

    Em outros tempos eu não corria o risco em ter o desprazer de ler ofensas de graça de torcedores do seu ótimo blog.

    Neste link especificamente, aonde lemos abordagens de americanos e também com participações de lúcidos torcedores de outros times comentando a realidade do nosso América, me aparece o “leitor” Ivan Júnior chamando o clube de “timecozinho de merda”.

    Aí o americano reage, e somos taxados de arrogantes.

    Também tenho um blog. Quando aparece aberrações da algum infeliz cujo o único intuito é provocar conflitos, eu não publico. Assim, o convívio entre os torcedores de várias equipes nas postagens, ocasiona um bom debate, proporcional às ótimas postagens temáticas do blog.

    Fica o registro e a dica.

    Atenciosamente.

  • Marcus Vinicius Bragaglia de Montenegro disse:

    Caro Chico Maia,
    Comentários iguais o do Ivan e Paulo mostram o quanto uma educação desde pequeno faz falta.
    Podemos criticar, usar temos mais fortes sem ofender ou mesmo esculachar uma instituição centenária.
    Nem todos pais conseguem educar os filhos né? Vida que segue.
    Gostaria de pedir que os comentários desse naipe fossem analisados com mais rigor pelo moderador, pois o que queremos aqui é discutir o futebol, nossa paixão em um nível mais educado.
    Atenciosamente

  • Martens disse:

    Clayton
    Falou,falou e nao disse nada, sou GALO !!!
    Quantas caixas ??

  • Márcio Amorim disse:

    Caro Ivan!
    Se não se trata de bipolaridade, você teve uma recaída. Era outra a pessoa a quem dirigi alguns elogios, em outra parte deste blog, quando fez uma análise bem mais educada, correta e quase consciente da situação atual do América.

    Entretanto, se é o que faz você feliz, desmerecer o meu time e destilar estas bobagens acima que até você deve achá-las repetitivas – repertório paupérrimo – inúteis e, por isto, ridículas seja feliz!

    Diz um velho ditado, bem atual: “os cães latem e a caravana passa”.

  • ivan junior disse:

    A involução do America vem pelo seu nome atraves das decadas: America, ameriquinha, meriquinha, mequinha, melequinha, merrequinha, merdinha e, graças ao filosofo contemporaneo Roger Chinelinho, timecozinho de merda.

  • Márcio Amorim disse:

    Caro Chico!
    Devemos agradecer a lucidez dos comentários, incluindo de atleticanos e cruzeirenses. Significa que nós, americanos, enxergamos a mesma coisa que eles. Só a diretoria não vê.

    Já estamos praticamente no meio da semana, com jogo no sábado e, até agora, estão “pensando” se demitem o técnico e por quê. Deveria ter saído no domingo, ainda em JF, por volta de 20 hs. e 30 m.

    Qualquer outro que tivesse sido contratado já estaria trabalhando.

    Bom que os torcedores dos adversários estão analisando os fatos como nós. Quem sabe param de falar que americano é isto e aquilo e tomem uma atitude.

    Atitude passa sempre pela demissão de técnico em primeiro plano. Aqui e em qualquer canto do mundo, menos no América.

    Na última vez em que esteve na séria A, esperou o time ficar nove rodadas sem vitória, para decidir demitir o tal Mauro Fernandes.

    Nove jogos sem vitória no Mineiro é Módulo II de novo e na certa.

    Falar em demissão desse Cepacol II e contratar MF ou FL é preferível mandar o mais velho (FJ) escalar o time, auxiliado pelo Felipe. Dará mais resultado.

  • Clayton - Só Boleiro do Nova Vista/BH disse:

    Caro Martens,

    Vc não entendeu a aposta não ??

    Tô numa preguiça de explicar tudo de novo… rsrs Mas faça uma busca aí no Blog ou pergunte pro Clauber, que ele te explica… rs

    Quer dizer então que vc não é Torcedor ?? rsrs Essa foi a melhor do ano até agora… rsrs

    Aí eu tenho de pedir licença ao Emílio, pra dizer: “Os comédias” !!! kkkkkkkkkkkk

  • Silvio Torres disse:

    O América tem que apostar alto! Tipo Adílson Batista. Se ele subir o time prá primeira divisão, leva um bônus daquele tamanho e um ótimo aumento de salário em 2014. E ainda condições para trabalhar um projeto encorpado e de médio prazo. Dinheiro tem. O que falta é usar e usar com inteligência e arrojo.

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    thales rosa, tem patrimônio, mas falta torcida e uma diretoria menos arrogante, aquele promotor que faz parte da diretoria é insuportável, lembro dele, representante da lei, invadindo vestiário para dar sermão no juiz, quando deveria dar exemplo. Daí eu tomei antipatia do Clube, não de seus torcedores, que em geral são pessoas educadas, mas por mim pode sumir do mapa, que não vai fazer falta nenhuma nem a história do futebol mineiro.

  • Paulo disse:

    Boa tarde!
    Acho que é uma perda de tempo da imprensa falar sobre esse clubinho inexpressivo.
    Gostaria de comentar sobre a entrevista do Dadá concedida ao site Uol
    Para aqueles torcedores que ainda tem o Dadá como ídolo!
    Ídolo não passa de clube em clube desenfreadamente!
    Ídolo respeita a INSTITUIÇÃO que trabalha ou trabalhou!
    Ídolo Respeita sua Torcida!
    Ídolo Não elogia, enaltece os adversários do seu time em respeito ao clube e sua Torcida!
    Ídolo não se vende por $$$ e nem por amizade!!!
    Ídolo Não faz papel de trouxa para que seu clube e sua torcida não sirvam de chacota Nacional, INCLUSIVE para o maior Rival!!!
    Ídolo defende seu clube e sua torcida com garra e personalidade !
    Portanto o Dadá não é e nunca será ídolo da mais vibrante, fiel e apaixonada torcida do Brasil!

    Trechos da entrevista

    UOL Esporte: Você tem um retorno dos atleticanos? E os torcedores cruzeirenses como o tratam nas ruas?

    Dadá: Eu ando na rua e sempre me param, todos torcedores de futebol, para conversar, para me cobrar e até para xingar. Estou vivendo um momento na minha vida engraçado. A torcida do Atlético me xinga quando eu critico o time. Sou chamado de invejoso. Antigamente, a torcida do Cruzeiro me odiava, andava na rua e me xingavam de tudo. Um dia, estava com o meu filho andando, um torcedor me xingou e eu fiquei quieto. Meu filho se revoltou e perguntou se eu não ia fazer nada. Falei para ele que ia conquistar a torcida do Cruzeiro. Um dia no programa, perguntaram quem era o melhor goleiro do Brasil e eu respondi que era o Fábio e que ele tinha de ser titular da seleção brasileira. Depois disso, a torcida do Cruzeiro passou a me respeitar, na rua me param e falam que gostam de mim. As mulheres cruzeirenses me beijam, abraçam, tudo mudou. Então, estou vivendo um momento que nunca esperei. Sou amado por grande parte da torcida do Atlético, odiado por alguns e também amado por torcedores do maior rival, é muita felicidade.

    Dadá: Eu não tenho poderes no Atlético, não tenho amizade, na verdade, sou muito mais amigo do Perrella (Zezé, presidente do Cruzeiro) do que de dirigentes dentro do Atlético.

    Entrevista na íntegra:

    http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2011/08/05/dada-maravilha-vira-alvo-de-atleticanos-por-criticar-fase-ruim-do-clube-em-programa-de-tv.htm

  • audisio disse:

    Já escrevi várias vezes o que penso sobre este perfil de técnico!
    Mais um almofadinha Rolando Lero cheio de palavras difíceis tais como “Atletas”, “Mentalizado”, “Grupo coeso”, “Parcipação de todos na Marcação” e mais uma dúzia de clichés diretos da faculdade de euducação física mais perto da esquina! O resultado disso sempre é uma retranca bem postada!

  • Marcus Viniciu B de Montenegro disse:

    Caro Chico maia,

    Uma vergonha o que a diretoria americana está fazendo com sua torcida.
    Manter esse Vinicius Inventor Eutrópio no comando do time é uma indecência.
    Ele merece um útima chance? Nunca. Ele é sofrível. Tem que ser demitido imediatamente.
    Putz, nunca ví um diretoria que está igual vaca para a sua torcida.
    Não temos um canal para nossa reclamações, nossa assesoria de imprensa é uma vergonha, temos 9 presidentes e não temos acesso a nenhum para fazer os nosso questionamentos.
    VERGONHA, falta de comando, de visão.
    CHEGA DE SER A CHACOTA NACIONAL.
    DIRETORIA RIDÍCULA EM TERMOS DE FUTEBOL.

  • cassiano disse:

    O que tá acontecendo com o Deca hein?????????? Será falta de verba? Má administração? Não sei, só sei que tá feio o time este ano….. Tá dando calo nas vistas…….

  • Márcio Amorim disse:

    Caro Chico!
    Nem precisava ir a tão longe nem a uma triste história, que bem conhecemos.

    Não há necessidade de muita lenga-lenga quando o momento exige atitude urgente:

    RUA com muita gente sem muitas explicações.

    A explicação é a situação e fala tudo.

    Ou se toma uma atitude firme e corajosa agora ou… sei lá!

    Todo “sei lá” para americano é traumático.

  • sergio luiz disse:

    O pior de tudo é ver a mesma história todo ano: um novo treinador chega, só escala três volantes independente da outra equipe, indica vários jogadores mediocres e deixa a base de lado, desvalorizada. Nao me lembro de títulos recentes do América, sem ter a maioria do time titular formado por jogadores da base.

  • Isto é coisa típica do AMERICA é bem provável que anuncie a reação contratando NEY DA MATA,JOSÉ ÂNGELO, ROBERVAL DAVINO,IVO HORTMAN,FLAVIO LOPES,GIVANILDO,NEDO XAVIER,
    Inclusive eu gostaria de saber onde anda este LEANDRO MACHADO,será que vingou?

  • Martens disse:

    Ai Clayton estou vendo que tem uma aposta rodando por ai, vou ajudar a acabar com seu estoque de cerveja, quants caixas vc quer apostar ?
    So para lembrar nao sou torcedor, sou ATLETICANO !!!

  • Paulo César disse:

    Não sou americano, mas, como mineiro, tenho respeito pelo clube, e exceto quando joga contra o meu time, nunca torço contra. Não tenho qualquer sentimento negativo em relação ao América. Mas concordo totalmente com a sua análise, Chico:

    – o América é, digamos, perdulário ao contratar técnico. Um ano, faz uma escolha conservadora e previsível (Givanildo, Mauro Fernandes, etc), cuja previsibilidade, se não traz conquistas, pelo menos não incentiva maiores vexames, e no outro ano, aposta em gente obscura, desconhecida, sem tradição no futebol (Leandro Machado, o rapaz atual e outros) ou exótica (Antonio Lopes?).

    Neste caso, prefiro o conservadorismo e previsibilidade.

  • Ricardo Lemos disse:

    Vejam a escalação do Coelho: NENECA; GEDEÍLSON (PATRICK), LULA, EVERTON LUIZ, WANDERSON; CLAUDINEI, LEANDRO FERREIRA, DORIVA, RODRIGUINHO (GIOVANNI); FÁBIO JÚNIOR e KAKÁ (ALESSANDRO).

    Se a diretoria insistir em pensar que este time aí tem que entrar para disputar qualquer que seja o campeonato (incluindo Copa Itatiaia e Torneio Corujão) para vencer, aí não demora a fechar as portas.

    Já sugeri que seja feita uma parceria com times grandes (de Minas ou até mesmo de fora) para colocar jogadores pouco aproveitados em atividade.

    Por exemplo, imaginem os jogadores que o Galo perdeu, liberou, emprestou ou não utilizou este ano: Renan Ribeiro; Patrick, Eron; Wesley, Giovanni Augusto; Jonatas Obina e Mancini. E ainda Rafael Cruz e Renan Oliveira poderiam entrar neste time também.

    Faltariam 2 zagueiros e dois volantes para entrar no time.

    Isto porque coloquei uma hipótese envolvendo o Galo. Mas poderia ser uma parceria mista com São Paulo e Fluminense, por exemplo. Cabe à pouca torcida que ainda resta ao Coelho cobrar uma mudança de postura da diretoria para não presenciarem o fim do clube.

  • Ricardo Lemos disse:

    Sobre esta situação do Coelho, eu já falei várias vezes que é preciso que os diretores lá entendam o real tamanho do clube e não o tamanho que eles acham que têm.

    Não adianta trocar de técnico e ficar com esta baba de time, ainda mais sem torcida.

    Até uns 50 anos atrás o América era um dos dois grandes de Minas. Mas aí começou a perder espaço para o emergente mutante celeste. Hoje o Coelho é só um time da capital que ainda disputa campeonatos profissionais. Só não sabemos até quando…

  • thales rosa disse:

    Não para entender um clube com o patrimônio do América não ter dinheiro para contratar um treinador de ponta (a nivel de serie B)!! Os caras tem shoping, tem torre de escritorios, tem inúmeros terrenos arrendados em BH. Tem CT próprio, tem estadio proprio que gera um capile mensal!
    O America ja foi o “celeiro” de grandes nomes em MG, Tostao, Fred, Gilberto Silva, Eder Aleixo, Euller o filho do vento, Palinha..
    E de nomes que não são craques mas fizeram sucesso por ai: Alex mineiro, Evanilson, Somalia, Alessandro, Ruy Cabeção, Wagner, Danilo
    O mais recente foi o Danilo vendido pelo santos ao benfica de Portugal. Com certeza estou esquecendo alguns grandes nomes.
    Enfim o América tem tudo para ser um dos Grandes Medios Clubes do Brasil, no nível de Coritiba, Atlético do Paraná, Ponte Preta, Portuguesa e etc..
    A estrutura do América é muito parecida com a do Coritiba que tem CT, estádio e terrenos. O Coritiba chegou em duas finais de copa do Brasil e esta se mantendo na serie A, o técnico era o Marcelo Oliveira hoje no Cruzeiro, que revelou nomes aqui no Coritiba. O America poderia seguir o mesmo caminho e voltar a revelar bons jogadores com um tecnico que saiba fazer isso.. Esse Vinicius Európio levou com ele todos seus jogadores de confiança, leia-se afilhados!!
    Se bobear América não vai para a segunda fase do mineiro e na serie B ele corre riscos.

  • EDUARDO DINIZ DE PAULA disse:

    Chico, tudo bem? Numa postagem você disse que o advogado Jarbas fez um estudo sobre a concessão do Mineirão e que daria prejuizo com público menor que 30 mil. Como ele explica essa noticia de lucro do cruzeiro?

    http://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/futebol/cruzeiro/2013/03/04/noticia_cruzeiro,243953/cruzeiro-arrecada-mais-de-r-560-mil-liquidos-em-terceira-partida-no-mineirao.shtml

    Abraço!