Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Futebol: ciência inexata, onde todo o cuidado é pouco!

Os muitos anos de futebol ensinaram-me a ficar sempre com um pé atrás em todo início de competição na avaliação do desempenho de qualquer time.

A seleção brasileira do Telê Santana, de 1982, foi a primeira grande aula que tive.

Isso é recomendável para jornalistas, que vivem do dia a dia do futebol.

Já o torcedor pode e deve se empolgar sim, pois a sua alegria é a cada jogo e ele precisa curtir todo momento bom do seu time.

Esta é a primeira fase da Libertadores da América; difícil, porém o grau de dificuldade vai aumentando a cada fase.

Atenção à resposta do técnico Cuca à pergunta se uma ótima campanha nesta fase já apontaria o seu time como favorito ao título:

“- Eu acho que não. Vai começar o mata-mata e vamos ter as mesmas chances que os outros três. Não adianta favoritismo. Isso é coisa da mídia em cima de números. Nós que jogamos e trabalhamos no dia-a-dia temos que mostrar nosso melhor em campo; é ali que temos que mostrar que somos os favoritos.”

 

Pois é, todo cuidado é pouco, e os exemplos do passado devem ser sempre lembrados, principalmente para que erros fatais não sejam repetidos.

Esta declaração dele não tem nada a ver com o Atlético, apesar de a situação ser parecida.

Essa entrevista se refere ao Cruzeiro e foi no dia 16 de abril de 2011, quando ele dirigia a Raposa, ao portal R7, época em que o time era chamado de “Barcelona das Américas”. (http://esportes.r7.com/futebol/times/cruzeiro/noticias/tecnico-evita-rotular-cruzeirode-barcelona-das-americas-20110416.html)

Aliás, não foi o Cruzeiro quem se intitulou de “Barcelona”. Quem disse isso foi o técnico do Peñarol, do Uruguai, Diego Aguirre, mas a imprensa espalhou e os adversários ficaram mais atentos ao time, que se tornou o “adversário a ser batido” naquela edição do torneio continental.

E a eliminação foi contra um concorrente pouco conhecido, apesar de ter sido campeão da Libertadores em 2004, Once Caldas, derrotado na Colômbia por 2 a 1, mas supreendentemente vitorioso na Arena do Jacaré por 2 a 0.

Ou seja: um único vacilo, tirou o time de uma disputa onde ele tinha condições de ser campeão.

oncecaldas595

O mesmo pé atrás deve ser adotado em relação às perspectivas do Cruzeiro para 2013. Ótimo começo, porém, está disputando o Campeonato Mineiro, enfrentando adversários do nível que conhecemos. A vitória sobre o Atlético causou uma empolgação geral da torcida, mas clássico é clássico, ainda mais quando se trata do primeiro do ano.

É preciso saber se os contratados que chegaram vão render o que se espera deles contra uma sequência de adversários fortes.

Montar um time totalmente novo, como está fazendo o técnico Marcelo Oliveira é uma missão difícil, onde muitos fatores precisam se encaixar com perfeição.

Que o trabalho está sendo bem feito, está, porém, os jogadores é que resolvem em campo.

 

Quem eu entendo estar no caminho errado é o América, que começou antes de todos a sua preparação, em dezembro do ano passado, mas se equivocou na contratação do treinador, que indicou vários jogadores, desprezou promessas do próprio clube e com quatro jogos do Campeonato entrou em parafuso, sob desconfiança total.

A diretoria já viu que errou, mas está demorando a iniciar a tentativa de conserto da mancada.

Só pode estar havendo uma divisão de opiniões entre os “presidentes” do clube: uns querem a demissão já; outros preferem aguardar um pouco mais.

Aí, vai que o time vença o Nacional itinerante amanhã, e a ala que defende a permanência do Eutrópio fica fortalecida.

Se ilude com o famoso “agora vai”, e daí a mais alguns dias, conclui que o moço realmente não deu certo.

E começa tudo de novo!


» Comentar

Comentários:
40
  • audisio disse:

    Andrey,
    O Cruzeiro se classificou para a Libertadores de 2008 graças ao Atlético e voces só deram vexame! O Galo não fará esse favor novamente.
    Inclusive perdendo uma final em casa e depois sendo desclassificado pelo Once Caldas!

  • audisio disse:

    Manchete dos jornais mineiros na Sexta Feira:
    Chegada do Cruzeiro causa tumulto na rodoviária de VARGINHA!!!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

  • audisio disse:

    O importante é que o Cruzeiro tem chances de ganhar o Rural, mas vai ter que melhorar muito depois daquele futebol apresentado no Domingo!

  • Newton disse:

    Melhor time(pelo futebol apresentado atá agora) do atual futebol brasileiro está deixando muita gente desesperada…
    Rindo demais.
    E o ano só está começando, imagine ao final dele…

  • Amauri Alkimim: Nota-se pelo seu comentário que vc é sensato e sabe valorizar o adversário em comum… Parabéns!

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Fala Emílio… bão?
    Cara… tô normalzão. Sem euforia, sem felicidade exagerada. Apenas a satisfação de torcer para um bom time, sem dúvidas, opinião de praticamente todos que acompanham futebol em qualquer parte desse planeta.
    Acontece que, esse sentimento que vem da turminha azul, muito parecido com INVEJA (que vocÊs negam veementemente), faz parecer que quando sorrimos temos 64 dentes, ao invés dos 32 de uma dentição adulta normal (rsrsrs). É a chamada “multiplicação do desespero”… huahauhau

    Essa obssessão de sua turma sobre o time ser ou não ser campeão não nos atinge. Sabemos que o Galo é sim um dos melhores times da Libertadores e que seria justamente campeão. Mas caso não seja, paciência. Como disse sabiamente um dia o Andrés Sanches (ex-presidente do Corínthians): “…o negócio é se acostumar a disputar Libertadores que uma hora ganha.”
    Que merece, merece…

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    E a inveja só aumenta, a cada dia… rsrs

  • Andrey M Lage disse:

    Acho engraçado ver Atleticano falando que Cruzeirense esta desesperado por ver o time deles liderar a primeira fase da Libertadores !

    Se isso causa desespero,

    Tomar de 6 do rival causa o que?
    tomar de 5 duas vezes causa o que?
    Ver o rival classificar 4 vezes seguidas para a Libertadores causa o que?
    Saber que o rival tem dua Libertadores , causa o que?
    Ver o rival conquistar no mesmo ano o Brasileiro e a Copa do Brasil , causa o que?
    Saber que o Rival tem 4 copas do brasil e o clube que torce não tem nenhuma causa o que?

    Vai entender o raciocínio de um atleticano, a mesma torcida que desmerece a maioria dos titulos , e aquela que comemora e exalta qualquer simples vitoria

  • Clayton Batista Coelho ( "Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH" ) disse:

    Ahh… Rodrigo Galodoido,

    Já ia me esquecendo…

    Vc falou que o time tem que sempre respeitar o adversário, pois não existe Campeão de véspera. No que concordo integralmente contigo.

    Agora vem cá… Me diz uma coisa… Será que seu time não ganha nada há mais de 40 anos, seria por isso ?? Aí vcs aprenderam e agora vão respeitar mais os adversários ??

    O Cruzeiro já vacilou sim, claro. Mas já conquistou também né ??

    Jogo é jogado e lambari é pescado… O resto é choro de perdedor mesmo… Chora menos, quem pode mais !!!

    Abraços

  • Clayton Batista Coelho ( "Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH" ) disse:

    Caro Stefano Venuto Barbosa,

    Olha ali um duende !!! rsrs

    Aqui, cá entre nós, se incomodaria de me enviar por e-mail os números que serão sorteados na mega-sena desta próxima quarta-feira ?? Os preços das fraldas estão pela hora da morte… rs

    Vc viu né ?? Seu Presidente Kalil foi prever os próximos 10 anos e tomou logo uma cipoada pela cara a fora… rs

    Bom, eu gosto de comemorar e ostentar o que o meu time JÁ conquistou. Agora, se vc se empolga e vibra só com “probabilidades”, é um direito seu que eu respeito.

    Abraços

  • Clayton Batista Coelho ( "Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH" ) disse:

    Caro Rodrigo Galodoido,

    Eu falei que trazer jogador mundialmente conhecido é fácil, em comparação à conquista de uma LIBERTADORES por exemplo. Não que para isso, o Cruzeiro tivesse que também ter trazido algum jogador assim.

    Vários outros Clubes Brasil a fora fizeram isso.

    O que eu falei, é que, colocar o nome do Clube numa Taça LIBERTADORES, é que são outros quinhentos.

    O Atlético Mineiro está tendo sim uma boa projeção internacional, com méritos, não só pelo que vem jogando, mas principalmente pela tacada de mestre do Kalil, orientado pelo Cuca, de que poderia apostar no Ronaldinho Gaucho. Claro que não vou me negar a reconhecer o que está aí pra todo mundo ver.

    O que eu disse, é que, quero ver se vão mesmo conquistar o “caneco”, ou se será mais um ano de oba-oba, empolgação e no final, o mi…mi…mi… de sempre…

    Abraços

  • audisio disse:

    É até uma sacanagem comparar aquele time do Cruzeiro com o Galo de hoje!
    Quem seria por exemplo o Ronaldinho daquele time? E o Bernard? E o Diego Tardelli? Eo Rever? O Leonardo Silva é o mesmo!
    No mais é só dizer que este time do Atlético é infinitamente superior em entrosamento e valores individuais ao Barcelona das Américas. O Técnico é o mesmo, Cuca escaldado.

  • Chico, bela matéria! Concordo integralmente. O Atlético está jogando um futebol muito bom e bonito, fruto de dois anos de trabalho e manutenção do time e técnico; tem jogadores de qualidade e a sua torcida, compreensivelmente está empolgada. É preciso, entretanto, sempre lembrar de que os primeiros jogos, em quase toda competição, são mais fáceis (ou menos difíceis). O Atlético jogou muito contra o The Strongest, mas houve momentos em que seu sistema defensível demonstrou não está no mesmo nível do meio para frente e isso requer aperfeiçoamento e atenção, principalmente para a próxima fase que, como vc disse, é costuma ser bem mais difícel. É preciso não repetir os vacilos do ano passado (onde perdeu pontos para Bahia, Atlético-GO, para o meu fraco Cruzeiro naquela oportunidade, onde o Atlético poderia ganhar e não o fez e depois ficou chorando falta em Guilherme) e depois ficou choramingando, culpando CBF, arbitragem, imprensa, etc. Claro que houve erros e prejuízos, mas é preciso dedicação e concentração total exatamente para poder superar as dificuldades inerentes ao fato de está fora do “eixo” (Rio-Sampa).
    Já o meu Cruzeirão, Tipo Exportação (rsrs), a equipe no papel tem um elenco mais qualificado do q o do ano passado, mas tem que percorrer muito chão para se tornar um time com padrão de jogo, esquema, conjunto, etc (dá liga). Sei não, ainda estou muito desconfiado. Penso que precisamos, no mínimo, de um zagueiro melhor do que todos os q temos (Léo é pesado e lento) para formar dupla com Paulão (q ainda não foi testado verdadeiramente num jogo duro) e um volante tipo Maldonado em 2003, de imediato, para entrarmos no Brasileirão bem. Mas reconheço que é o tempo que vai nos mostrar o verdadeiro valor do Cruzeiro. O Atlético nós já conhecemos e sabemos q tem potencial para disputar títulos (se vai ganhar, é uma outra história – sempre é em qualquer situação. É o q penso (com toda minha limitação análitica).

  • joão reis disse:

    coitada das falidas azul de minas gerais,vivem tentando questionar a supremacia absoluta do galo,estas falidas,vem fazer comparação de publico,agora que largarmos o mineirão.nossa supremacia lá sempre foi absoluta, e prá quelas que dizem se tratar de toca 3,prefiro ver a verdade,o mineirão de hoje se tornou não a toca 3,mas sim a SENZALA azul,onde o feitor é a minas arena, o tronco é o senhor gilvan, os abolicionistas são kalil e sua cúpula. e o chicote é o grande time que o galo montou.

  • joão reis disse:

    é uma satisfação enorme para nós atleticanos,poder ver o cuzeiro e seu simpatizantes neste desespero todo,com relação ao time do galo , só uma deixa para os escravos da senzala 3,títulos no futebol se conquista com infraestrutura, e equipe forte,requisito este que hoje o galo tem até para vender.caiu no orto tá morto!!!!!!!!

  • CHICO MAIA,gostaria que vc opinasse sobre a nova DETERMINAÇÃO DA FIFA de proibir o uso de TABACO indiscriminadamente nos estádios durante a COPA DAS CONFEDERAÇÕES,quem quiser fumar alguma COISA terá que faze lo em local isolado,vc já percebeu que torcedor de futebol ,aqui no BRASIL já habituou a fazer TUDO dentro dos estádios né?
    Será que irá aparecer algum atrás dos 15 minutos de fama ,querendo mover alguma ação contra a FIFA alegando direito adquirido,soberania ,usucapião,volta do REGIME MILITAR dentro dos estádios.
    Como vc sabe o BRASIL é o pais do PODE DE TUDO dentro dos estádios de futebol,

  • Rodrigo Galodoido disse:

    Prezado Clayton, trazer jogador de fama internacional não é fácil não. Se fosse, o Cruzeiro teria algum no elenco há algum tempo. E o Ronaldinho é mais famoso que o Cruzeiro. Revelar jogadores, que passam a ser conhecidos mundialmente é fruto de bom trabalho de descobrir ou formar estes jogadores. O Cruzeiro descobriu Ronaldo e apostou em Ramires. Foi por acaso, que o Cruzeiro se deu bem com o Fred, na troca pelo Gérson Magrão com o Feyenord. O Galo formou e revelou “por acaso” o Bernard e apostou no Gilberto Silva em 2000, pra ficar em poucos exemplos.
    Mas, contratar estrela não é fácil não, hein!
    O Galo hoje tem um time maduro, muito qualificado, que joga bola e não cai em provocações. Kalil, Cuca e Maluf já estão calejados. O momento é favorável, mas existem outros bons times. Campeão “de véspera” nunca levanta caneco. Sempre que for decidir com outro time, respeite-o e, para não dar vexame, Estudi antes.

  • Emilio Figueiredo disse:

    O Dudu tá feliz demais. Nunca passou por isso na vida. E olha que ainda não ganhou nada… rs!

  • Alguns estão é com uma sensação desagradável ou penosa, causada por um estado anômalo do organismo ou parte dele, precisamente localizado em um dos antebraços, ou ambos, e é conhecido vulgarmente por “dor de cotovelo”, pela presença do R10 para o eterno maior clube com raízes mineiras (o CAM, é óbvio!), o único em MG que possui uma verdadeira e apaixonada torcida, e isso é público e notório.

    – Pela sua tradicional inveja, egocentrismo, mania de grandeza, vaidade, orgulho e outros adjetivos peculiares, nota-se que o “grande” e invencível “Barcelona das Américas”, travestido de Íbis, voltou com àquela força total! Eta povinho que nunca aprende, sô…

    – Realmente, “testemunhas” do radicado mutante celeste, vocês são e sempre serão: “os dramáticos”!

  • J.B.CRUZ disse:

    Dez anos depois da primeira tríplice coroa; o CRUZEIRO vai bem obrigado!!!

    Rumo a bi-tríplice,tri-brasileiro e sulámericana….haja títulos!!

  • bessas13 disse:

    A diferença é que lá do outro lado impeou o salto alto naquele jogo contra o Once Caldas. Aqui não! O Galo está com os pés no chão. Nada de oba-a-oba!

  • joão reis disse:

    couada das falidas azul de minas,vivem tentando questionar a supremacia absoluta do galo,estas falidas,vem fazer comparação de publico,agora que largarmos o mineirão.nossa supremacia lá sempre foi maior, e prá quelas que dizem se tratar de toca 3,prefiro ver a verdade,o mineirão de hoje se tornou não a toca 3,mas sim a SENZALA azul,onde o feitor é a minas arena, o tronco é o senhor gilvan, os abolicionistas são kalil e sua cúpula,

  • Johnny disse:

    Marcos Almeida, provavelmente vc leu o que eu escrevi, e não entendeu nada. Foi isso mesmo que quis dizer. Qd começar o mata-mata, começa outro campeonato, e o time vai precisar ter pé no chão.

  • Paulo Cesar disse:

    Amigos de bom senso do blog, como atleticano, tenho o sonho de ver o meu clube com a história parecida com a do São Paulo, Inter ou Boca (só para ficarmos na América do Sul), que conseguiram, de uns tempos pra cá, sempre “beliscar” algo relevante.

    Uma Libertadores é importante para a história do clube? Óbvio que sim. Duas, então? Sensacional. Mas é igualmente importante que haja uma certa constância de títulos de primeira linha.

    Há 30 anos, o Manchester não era “nada” fora na Inglaterra. Entrou numa fase de ganhar sempre algo de relevo, justamente quando a Liga Inglesa (assim como o Brasileirão atualmente) teve mais visibilidade mundial, e se tornou o clube mais valioso do mundo. Deixou pra trás, de uma vez, Liverpool e Arsenal. Não é o maior campeão da Inglaterra, Europa ou do Mundo. Mas é um clube consolidado mundialmente.

    Para ficarmos somente em um exemplo, vide o Santos, clube simpaticíssimo, porém com torcida (relativamente) pequena, bem menor que, por exemplo, Corinthians, que até o ano passado, tinha zero Libertadores. Santos tem 3 títulos. Mas, quando ganhará outra?

    Nenhum time fica 100% do tempo no auge, é óbvio. Mas alguns não ficam tanto tempo (não mais que 10 anos) fora das “paradas de sucesso”. E estes, eu respeito de verdade.

    Quero que o Galo coloque seu nome na Libertadores, mas quero também constância (questão de foco, administração e sorte, nesta ordem), coisa que poucos times da América conseguiram. Desculpa de perdedor? Não. Preocupo-me com a perpetuidade, e acho que o limite atleticano é o mundo, coisa que Minas ainda não conquistou.

  • Richard disse:

    O Strongest deu mais trabalho ao Galo do que o São Paulo. Time bem disciplinado, onde Reina é seu melhor jogador, raçudo e bom tecnicamente.
    Lá nas alturas vai ser osso. Resta aos Maricones ficar secando.

    Aos Maricones que vivem agora de contas: já é sabido de muito que as marias tiveram na época descrita muitos simpatizantes. A maioria das pessoas que compunham os públicos do levantamento não sabiam nem a escalação. Também é sabido que os torcedores do Galo são fiéis e amam o Galão com paixão, na alegria e na tristeza.

  • Nelson Henrique disse:

    Alguém poderia me dizer o público do time da enseada das garças em 2013 na Libertadores !!!!!! KKKKKKKKK
    A cada vitória do Atlético na Libertadores, a gastrite só aumenta!!!! KKKKKKKK
    Haja ansiolítico !!!!! KKKKKKKKK
    Imaginar a preocupação de alguns!!! Não tem preço. KKKKKKKKK.

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Claytinho vai tomar a sobra da sua cerveja a admirar a mudança dos tempos, daqui pra frente o Galo brilhará mundialmente e o cruzeiro no limbo será rapidamente esquecido.

  • Henrique Ipatinga disse:

    Cruzeiro tinha o melhor time da Libertadores 2011. O problema foi o clima de “já ganhou” que tomou conta de todo o elenco. Não acreditaram que poderiam perder de2 gols de diferença para o Once Caldas em casa. Quem não se lembra daquela expulsão infantil do Roger no início do jogo?
    O Galo tem que entrar focado jogo a jogo. Acho o próximo jogo, contra o The Strongest na Boívia, será o mais difícil da primeira fase. Vamos ver o que vai acontecer.

  • clauber disse:

    Putz o desespero azul ta aumentando a cada dia, estão entrando no assunto público no mineirão, fizeram um filtro chamado libertadores e veem que nesse quesito ganham do Galão da Massa e se apegam a isso com toda força, mas como diz minha vó “jacaré na enchente é tronco.”. Favor desfaçam o filtro e vejam que em publico total o Galão da Massa deve ter uns 2.000.000 (dois milhões) de pessoas a mais.

    O time do CAM está muito bem e estamos indo com toda força para os mata mata. Vamos caminhando a cada jogo e quem sabe dia 24/07/2013 faremos a maior e melhor festa já vista aqui no Brasil de um campeão da Libertadores.

  • Clayton - Só Boleiro do Nova Vista/BH disse:

    Vejam como são as coisas…

    Enquanto o Atlético Mineiro depende de um jogador pra ser conhecido mundialmente, lá no Cruzeiro é o contrário…

    O Cruzeiro que já fez com que vários jogadores se tornassem conhecidos mundialmente…

    Colocar jogador conhecido mundialmente no elenco é fácil…

    Quero ver é colocar o nome do Atlético Mineiro na Taça LIBERTADORES !!! rsrs

  • Vinicius Campos disse:

    Bela Matéria. E é a mais pura verdade. Favoritismo é coisa que a imprensa coloca. A fase de grupos é uma coisa, mata mata é outra. Cada time tem 50% de chance e é isto. Não existe favorito. Existe jogo sério e muito cuidado muita preparação e estudo. Todos os adversários devem ser muito bem estudados, seus pontos fortes, suas fraquezas, sua maneira de se impor. Futebol não é somente dentro das quatro linhas. Requer análise e estudo de todos principalmente dos jogadores. O envolvimento tem que ser de todos. Libertadores é um campeonato muito difícil e muito diferente de um campeonato brasileiro. Com certeza o Cuca tirou valiosas lições daquela eliminação para o Once Caldas e isto pode nos ajudar e muito.

    O jogo de ontem foi um ótimo teste de como são os jogos de libertadores . Jogo duro, que requer muita paciência. E conseguimos um grande resultado.

  • Paulo disse:

    O cruzeirin gostava de pegar uma vaquinha nos mata-mata!
    Deu sorte várias vezes. o “poderoso” Cristal pintou no camionho desse clube sortudo.
    Hoje as coisas mudaram. O cruzeirin não GUENTA o Arsenal!

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    E continua só dando Galo na América.
    Desta vez, até estão comparando R10 a Irving “Magic” Johnson:

    Superesportes

    — Após ‘show’ contra The Strongest, jornal compara Ronaldinho a Magic Johnson / Jogadas das lendas do futebol e do basquete são comparadas por diário argentino.
    Em sua edição digital, La Canchallena fez uma analogia entre as enfiadas de bola do meia e os passes de Magic Johnson, uma lenda do basquete. “Com sua magia, o astro brasileiro fez recordar o fenômeno do Los Angeles Lakers Magic Johnson, que tinha como característica as perfeitas assistências sem olhar”.
    “O Atlético tem um mago, que contra The Strongest, na Copa Libertadores, voltou a dar show como havia feito contra o Sarandí e, com duas assistências sem olhar, Ronaldinho foi a chave para o triunfo contra o The Strongest, por 2 a 1”, publicou o periódico. —

    Imprensa boliviana destaca vitória do Atlético

    La Razón: “Não é de hoje que o Atlético Mineiro tem formas de desequilibrar uma partida. Ronaldinho e suas assistências foram fundamentais para tirar o placar do zero e de causar uma penalidade, que ele próprio foi responsável pela conversão”.

    El Diario: “Os anfitriões dominaram parte do jogo com a posse de bola no meio-campo e criando jogadas perigosas que nasceram nos pés de Ronaldinho Gaúcho”.

    La Prensa: “O Atlético, sob o comando de sua estrela Ronaldinho, voltou a celebrar, vencendo o teimoso The Strongest, por 2 a 1, pela terceira rodada do Grupo 3 da Copa Libertadores, e deu um passo fundamental para avançar às oitavas”.

    Com os comentários, os nobres atleticanos.
    Com a arte de desdenhar, os cruzeireiros… huahuahua

  • Marcos Almeida disse:

    Ao johnny: mesmo o Atlético atual sendo melhor que o Cruzeiro de 2011, a cautela não deve ser deixada de lado.

  • Emilio Figueiredo disse:

    A diferença do Cruzeiro 2011 para o Atlético, é que o monotítulo está com um jogador que decide. Simples assim.

    Tomara que isso nao dê em nada!

  • luiz ibirité disse:

    competição dificil, onde conta muito o emocional também, e tem um grande detalhe, a defesa do atletico tem sido encoberta pelo que tem jogado o ataque, nos ultimos dois jogos ja demonstraram uma alto confiança muito grande e os erros apareceram e que o comandante do galo esteja atento pois quando começar o mata-mata niguem terá uma segunda chance, seja o ataque ou a defesa, já o cruzeiro tem de ter os pes no chão, ficar quietinho comendo o feijão com arroz (campeonato mineiro) procurar ganha-lo para poder ter uma boa sequencia durante o brasileiro, este ano é o ano de formar uma base sólida, devido as grandes mudanças, o que vier é lucro.

  • Andrey M Lage disse:

    Chico apenas um levantamento sobre publicos de times Mineiros na libertadores

    Os 10 maiores publicos da Libertadores no Mineirão
    .
    13/08/1997 – Cruzeiro 1 x 0 Sporting Cristal – 95.472 – Final
    30/05/2001 – Cruzeiro 2 x 2 Palmeiras – 71.409 – Quartas de final
    07/03/1976 – Cruzeiro 5 x 4 Internacional – 65.463 – 1a fase
    15/07/2009 Cruzeiro 1 x 2 Estudiantes – 64.800 Final
    03/07/1981 – Atlético 2 x 2 Flamengo – 63.135 – 1a fase
    02/05/1998 – Cruzeiro 0 x 0 Vasco da Gama – 62.764 – Oitavas de final
    07/05/2008 – Cruzeiro 1 x 2 Boca Juniors – 61.759 – Oitavas de final
    21/07/1976 – Cruzeiro 4 x 1 River Plate – 58.730 – Final
    24/07/1977 – Cruzeiro 0 x 0 Internacional – 56.940 – 2a fase
    28/07/1981 – Atlético 1 x 0 Olimpia – 56.218 – 1a fase
    .

    CRUZEIRO 8 X 2 ATLETICO MG

    .
    Os 10 maiores publicos do Cruzeiro na Libertadores

    .

    13/08/1997 – 1 x 0 Sporting Cristal – 95.472 – Final
    30/05/2001 – 2 x 2 Palmeiras – 71.409 – Quartas de final
    07/03/1976 – 5 x 4 Internacional – 65.463 – 1a fase
    15/07/2009 1 x 2 Estudiantes – 64.800 Final
    02/05/1998 – 0 x 0 Vasco da Gama – 62.764 – Oitavas de final
    07/05/2008 – 1 x 2 Boca Juniors – 61.759 – Oitavas de final
    21/07/1976 – 4 x 1 River Plate – 58.730 – Final
    24/07/1977 – 0 x 0 Internacional – 56.940 – 2a fase
    23/02/1975 – 3 x 2 Vasco da Gama – 53.998 – 1a fase
    27/05/2009 – 2 X 1 São Paulo – 52.906 – Quartas de final
    .
    *Todos os publicos acima de 50 mil
    * 6 Publicos acima de 60 Mil

    .

    Os 10 maiores publicos do Atletico na Libertadores

    .
    03/07/1981 – 2 x 2 Flamengo – 63.135 – 1a fase
    28/07/1981 – 1 x 0 Olimpia – 56.218 – 1a fase
    18/05/2000 – 1 x 1 Corinthians – 55.789 – quartas de final
    24/09/1978 – 1 x 2 Boca Juniors – 50.017 – 2a fase
    02/05/2000 – 1 x 0 Atletico-PR – 43.262 – Oitavas de final
    31/07/1981 – 2 x 2 Cerro Porteno – 42.954 – 1a fase
    05/03/1972 – 0 x 0 Olimpia – 37.495 – 1a fase
    16/04/1978 – 5 x 1 Union Espanola – 35.612 – 1a fase
    05/04/2000 – 6 x 0 Cobreloa – 32.558 – 1a fase
    15/03/1978 – 1 x 1 São Paulo – 30.863 – 1a fase

    .
    *Nenhum Publico acima de 90 mil
    *Nenhum Publico acima de 80 mil
    *Nenhum Publico acima de 70 mil
    *Nenhum Publico acima de 65 mil
    * Apenas 4 publicos acima de 50 Mil
    * O Cruzeiro tem mais Publico acima de 60 mil do que eles acima de 50 mil

  • Junior Gam disse:

    Nesta competição não há de falar em favoritos, o time que tiver competencia, sorte e compromisso, pode ir longe.

  • Gilmar disse:

    Na libertadores cada jogo é uma final.

    Vemos nos jogos iniciais quem “parece” estar mais preparado e com fôlego de campeão.

    Mas, são nas fases posteriores que o poder e a força de cada equipe serão colocadas em xeque.

    O Galo está muito bem preparado, com poder, força e fôlego de campeão.

  • Johnny disse:

    Onda sempre vai ter, seja da imprensa que gosta de vender jornal e criar fatos, seja dos torcedores mais fanáticos. Importante é o elenco ter cabeça no lugar.

    Além do Cuca ser escaldado, o time do Galo é bem mais experiente que aquele do Crôzeiro que perdeu pro Once Caldas.

    Mas realmente quando começar o mata-mata, começa outra competição, zera tudo.