Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Acusação de suborno em convocações da seleção e a ação inócua do STJD

O STJD anunciou ontem que vai investigar as acusações de suborno para a convocação de jogadores para a seleção brasileira.

Motivado por uma entrevista do presidente do Sport Recife, Luciano Bivar, que disse ter pago para que o volante Leomar fosse convocado em 2001, quando o técnico era Emerson Leão.

A ação do STJD não vai dar em nada, como quase sempre neste tipo de assunto no Brasil.

O que poderia dar em alguma coisa seria uma CPI, que pegasse a CBF e as suas tantas figuras suspeitas. Mas as CPIs têm sido desmoralizadas sistematicamente, pelo descrédito da classe política, e hoje já não provocam muitas consequências positivas para a sociedade.

Constantemente ouve-se falar que o treinador fulano ou cicrano recebe um por fora para indicar a contratação de jogadores, mas nunca ouvi nada neste aspecto quanto a Emerson Leão.

Aquela seleção montada por ele era composta por maioria da prateleira de baixo mesmo, por várias circunstâncias.

Entre a palavra dele e a dessa figura chamada Bivar, não há o que discutir. Leão é um profissional sério.

Luciano Bivar é figura manjada no Nordeste, político fisiologista, ex-deputado federal e candidato a presidência da república pelo PSL.

Falastrão e boquirroto deu entrevista à Rádio Transamérica, de Recife e achou que a comunicação atual ainda era do tempo dos aparelhos de rádio e TV à válvula.

O Uol jogou a entrevista em seu site, a Folha de S. Paulo destacou no sábado, dia 9, e o circo foi armado.

A reportagem e a gravação estão no portal Uol e site da Folha:

* “Dirigente diz que pagou por convocação”

SELEÇÃO
Luciano Bivar, do Sport, afirma que lobista ajudou a ‘empurrar’ Leomar para grupo de 2001; Leão nega

LEAOLeão e Leomar

O presidente do Sport, Luciano Bivar, afirmou ontem ter contratado os serviços de um lobista para “empurrar” Leomar à seleção brasileira em 2001, quando Emerson Leão era o técnico.

Pelo time nacional, o volante participou de seis jogos: um pelas Eliminatórias da Copa-2002, um amistoso e outros quatro pela Copa das Confederações de 2001.

“O jogador pertencia ao Sport, e nós pagamos um lobista para que ele fosse convocado. Se deu certo? Não sei. Se alguém da CBF levou esse dinheiro? Não sei. Mas ele jogou na seleção”, declarou Bivar à Folha, por telefone.

O dirigente se recusou a informar quanto e a quem pagou pelo serviço. “Isso seria exumar um cadáver de 12 anos. Mas posso dizer que não foi nada relevante.”

O técnico Emerson Leão reagiu com indignação às declarações de Bivar. “Ele precisa provar”, setenciou. “Eu era o técnico, Antônio Lopes era o coordenador, e a nós ninguém nunca sugeriu nada. Isso tem que ser investigado, é uma acusação grave”, completou o treinador, atualmente sem clube.

Na época, para justificar a convocação do volante, então com 29 anos, o técnico afirmou: “É um atleta regular, sempre nota 7.”

Ontem, a exemplo de Leão, Antônio Lopes se mostrou irritado com o fato de Bivar não entregar o nome do lobista. “Ele joga esse tipo de coisa no ar, mas não fala quem recebeu o dinheiro, é um absurdo”, disse o ex-coordenador.

“Se alguém viesse sugerir uma indignidade dessas a mim ou ao Leão, levaria um soco nos cornos e seria preso”, acrescentou Lopes, que também foi delegado.

Procurada por meio de sua assessoria de imprensa, a CBF informou que não se pronunciaria sobre o assunto.

Leomar também atendeu a Folha para falar sobre o caso. “Se isso fosse verdade, eu teria me recusado a jogar pela seleção. Se eu cheguei lá, se fui convocado, foi por mérito. É muita irresponsabilidade um presidente de clube afirmar que pagou para chamarem um jogador dele”, declarou o ex-volante, que hoje mora em Curitiba e atua como empresário de atletas de categorias de base.

Em 2001, a Copa das Confederações não tinha a importância que tem hoje. Por isso, Leão levou praticamente uma seleção B -sem jogadores que atuavam na Itália e na Espanha ou em clubes brasileiros envolvidos na Libertadores e na Copa do Brasil.

Dos 23 convocados, só quatro compuseram o grupo que disputou a Copa do Mundo um ano depois, com Luiz Felipe Scolari no banco: Vampeta, Lúcio, Edmilson e Dida.

Leomar chegou a ser o capitão daquele time de Leão, o que gerou na época o jocoso apelido de “era Leomar”.

O time ficou em quarto lugar, após ter sido batido pela França na semifinal e pela Austrália na decisão do bronze. Leão foi demitido ainda no aeroporto de Narita, no Japão.

Nas seis partidas que fez pela seleção brasileira, o volante jamais foi substituído.

Carreira de volante nunca decolou

Leomar foi revelado pelo Atlético-PR e chegou veterano à seleção: aos 29 anos. Após a convocação, transferiu-se para o futebol da Coreia do Sul -foi defender o Jeonbuk Motors. De volta ao Brasil, teve passagens discretas por Atlético-PR, Náutico, Operário de Ponta Grossa e CSA. Com ele, a seleção teve outros nomes contestados como Gustavo Nery, Magno Alves, Robert, Carlos Miguel e Evanílson.

—————————————-

SELECAO

A seleção base do Leão daquela época 

————————————————-

A reportagem e o áudio da entrevista estão no Uol:

 

http://copadomundo.uol.com.br/noticias/redacao/2013/03/08/presidente-do-sport-diz-que-pagou-por-convocacao-de-jogador-e-leao-tecnico-da-epoca-nega.htm


» Comentar

Comentários:
20
  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Caro JB, leia novamente.
    Ninguém está falando de convocação justa/certa ou injusta/errada.
    Convocações questionadas é algo muito comum.
    A questão é: jogadores medianos/fracos convocados e vendidos caros para a Europa logo em seguida, por preços inimagináveis meses antes.

    Lógico, óbvio, sem discussão que é tramóia.
    Parem de defender o indefensável meus caros…

  • Com todo respeito à classe, mas como diz um conhecido aqui da cidade interplanetária, (sic)” “… em se tratando de justiça, há dois profissionais: o bos… do advogado, e o advogado de bos…”.

  • J.B.CRUZ disse:

    Ao longo de sua história, sempre houve discrepâncias nas convocações da seleção brasileira..Unânimidade; nem pensar!!

    A única que teve boa aceitação pelo torcedôr, assim mesmo com ressalvas, foi a de 2.006 (na Alemanha), quando saiu do BRASIL já campeã….E deu, no que deu!! VEXAMÃO de todas as COPAS…

  • João Carlos disse:

    Tem advogado do diabo no blog!

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    PQP… nosso amigo Chiabi agora se superou.
    Acredito que em toda Minas Gerais, além dos envolvidos nas negociações (ou tramóias?) citadas e seus parentes, MAIS NINGUÉM consegue ver lógica no que foi feito.

    Valeu Chiabi, por sua boa vontade, mas se eu não tivesse visto com meus próprios olhos e alguém me contasse, iria duvidar que você ainda tentou justificar a convocação dos referidos atletas.

    Abraço!

  • Emilio Figueiredo disse:

    Stefano, esse Antonio Melani ainda é vivo?

    Esse cara já colocou Cristiano Ronaldo, Messi, Guardiola e Drogba no Cruzeiro, porém nenhum desses vieram.

  • Emilio Figueiredo disse:

    JCDuarte,

    Respeito sua opinião. Mas, não concordo. Quem dera se o futebol, fosse bem certinho assim como você diz. E acredito que você não tenha as informações que eu tive, a respeito dessas negociações, na época. O que não vem mais ao caso.

    Sobre o João Carlos, então quer dizer que ele era ótimo no Cruzeiro. Mas só foi convocado depois de ir para o Corinthians? Estranho.

    O que você diz faz sentido, mas não muda a minha maneira de pensar sobre o assunto.

    Penso que acreditar que foi apenas mérito desses jogadores, é acreditar em papai noel.

    Abs.

  • 99% Dos dirigentes de times de futebol são trambiqueiros e querem levar vantagem de todos os jeitos,compram tudo ,trios de arbitragens completos,compram avulsos,compram olheiros de times adversários,compram familiares de jogadores jovens tidos como promessas para desvia-los de um time para outro,compram “profissionais” de diversas áreas para fazerem lobby ,principalmente de um montão de foguetes molhados que aparecem no futebol brasileiro constantemente,quem se recorda do MARCIO MEXERICA,CURÊ, CATANHA .
    ou do CARLINHOS BALA,REINALDO ALAGOANO, que passaram por aqui e foram super badalados,pelos jornais e emissoras
    Caras que fraudam a RECEITA FEDERAL,INSS,FGTS tem coragem para fazerem qualuqer matrifuzia.

  • Emílio Figueiredo,
    Discordo totalmente de você.
    João Carlos fez um campeonato brilhante com o Cruzeiro e foi negociado com o Corinthians por US$ 5 milhões mais o passe do Cris como contrapeso. O time paulista não iria pagar uma nota preta destas se o jogador não tivesse grande potencial.
    É o mesmo que ocorre neste momento com o Dedé do Vasco, que está cotado em 10 milhões de euros e foi chamado para a Seleção Brasileira.
    Fábio Jr. era jovem, recém saído das divisões de base do Democrata quando ao estrear no Cruzeiro fez 3 gols em menos de 20′ no maior rival em Minas Gerais. E fixado como titular num time que tinha Marcelo Ramos, Muller, Alex Alves, Paulo Isidoro entre outros não desafinou. Foi decisivo e artilheiro do clube no Brasileiro e despertou o interesse da A. S. Roma que pagou US$ 15 milhões por ele.
    Geovanni : Depois de um início avassalador num torneio internacional jogando pelo misto do Cruzeiro logo após a conquista da Libertadores 97, foi emprestado ao América-MG. E se destacou pelo time do Vale Verde, voltando ao clube.
    Levir Culpi não lhe deu muita pelota não, mas, Marco Aurélio encontrou uma forma para o Geovanni jogar. Porém a chegada de Luiz Felipe Scolari foi decisiva para o crescimento do futebol dele que se destacou não só na Copa do Brasil de 2000, fazendo gols importantes como o decisivo, mas, na Copa João Havelange de 2000 e Copa Sul-Minas de 2001, fazendo dupla com Oséas e Fábio Jr. A sua convocação foi mais atrasada e estudada do que a do Bernard agora, após um ótimo campeonato pelo time cacarejante emplumado.
    Evanílson : o tempo que ele chegou ao Cruzeiro e o que foi convocado pela Seleção foi curto, é verdade. Mas, também é fato que ele vinha se destacando demais pelo América no Mineiro, mais ainda nos jogos iniciais do Cruzeiro, inclusive contra os times de São Paulo e a convocação dele foi normal para a Seleção.
    Acontece que desde a saída de Jorginho, nenhum outro lateral conseguiu estrear tão bem na seleção quanto o Evanílson, que foi insinuante e caiu nas graças do treinador. E continuou a ser convocado mesmo após se transferir ao Borussia, só que deu azar de se contundir. E na volta, viveu má fase. É mais um que o KALIL tentou repatriar para tirar sarro do Cruzeiro e o cara não rendeu nada no time deles.
    Um abraço – JCDuarte

  • EDUARDO - BH disse:

    Antonio Catão Jr.

    Obrigado pela boa dica sobre o local para assistir ao show no Mineirão.
    Vou tentar a cadeira premium. Acho que o show do Mr Paul vale muito a ida, inclusive com toda a familia.
    Sds e muito obrigado !!!!!

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Chico, Melane dá como certa a vinda de Josué para o Galo;
    http://www.dzai.com.br/blogantoniomelane/blog/blogdomelane

  • thales rosa disse:

    Bom seria se pudessem provar e assim pudéssemos defenestrar a CBF e seus gangster!!
    Os Clubes precisam se organizar, deixar a competição para dentro do campo, e fazer uma liga independente. É incrível como a CBF é usada para lavar dinheiro, outro dia li na folha de São Paulo o seguinte: A CBF fornece verba para os times viajarem no campeonato Brasileiro com suas delegações, cada time ganham o dinheiro de 30 passagens aéreas, porem as passagens so podem ser compradas na agencia indicada pela CBF, agencia essa que o Ricardo Teixeira é um dos sócios!!! Ou seja o cara tira a grana da CBF, que não paga impostos por ser uma entidade sem fins lucrativos, a grana da CBF vem de patrocínios da seleção Brasileira, ou seja Ricardo Teixeira ganha dinheiro com o nome do Brasil!!
    Alguém contrata a seleção por 5 milhões, a CBF recebe e repassa a grana para os clubes viajarem para jogos do Brasileiro, os clubes compram as passagens e hospedagens na agencia do Ricardo Teixeira. A grana vai para o bolso do Ricardo Teixeira legalmente!! E nos ficamos com cara de otarios!!!

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Caro Tom Vital, tú andas meio sumido. PRa você e para aqueles que gostam de frases e rimas (poesias e afins), segue algo que demonstra o atual momento das torcidas mineiras:

    SONETO LXX
    “Se te censuram, não é teu defeito,
    Porque a injúria os mais belos pretende;
    Da graça o ornamento é vão, suspeito,
    Corvo a sujar o céu que mais esplende.
    Enquanto fores bom, a injúria prova
    Que tens valor, que o tempo te venera,
    Pois o Verme na flor gozo renova,
    E em ti irrompe a mais pura primavera.
    Da infância os maus tempos pular soubeste,
    Vencendo o assalto ou do assalto distante;
    Mas não penses achar vantagem neste
    Fado, que a inveja alarga, é incessante.
    Se a ti nada demanda de suspeita,
    És reino a que o coração se sujeita.”

    William Shakespeare

    rsrsrs… não precisa explicar muito não é mesmo meus colegas?

    “A inveja vê sempre tudo com lentes de aumento que transformam pequenas coisas em grandiosas, anões em gigantes, indícios em certezas.”
    Miguel de Cervantes

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Emílio e Anderson já disseram tudo.
    Convocações de jogadores “fracos” sempre acontecerem, isso vai muito do momento, mas em todo caso, há casos estranhíssimos onde um jogador é convocado como surpresa e logo após é vendido para a Europa por cifras inimagináveis meses antes.
    Os 4 que o Emílio citou são o exemplo mais evidente.
    Anderson, além do tal senador, um tal profexô também teria muito o que explicar…

  • Paulo Koller disse:

    Nesta, provavelmente EL foi passado para trás. Usaram o seu nome em vão. Não recebeu um tostão (não discuto o caráter, náo o conheço pessoalmente) e foi “bucha de canhão” do lobista.

    É isso aí: um dia é do esperto, outro do espertalhão…

  • Henrique Ipatinga disse:

    Existem certas contratações também que ninguém consegue explicar.
    Por exemplo: Marquinhos Cambalhota e o tal Michel lateral do Galo. Com certeza é pra agradar algum empresário…

  • cassiano disse:

    Nessa eu concordo com o Emilio…..Não há surpresa nenhuma….

  • Anderson Palestra disse:

    Vai investigar nada não. Isso aí é para inglês ver.
    Contudo, se fosse levado à sério, um determinado senador (com s minúsculo) estaria enrolado.

  • Danielle disse:

    Tenho um bar do galo em guarapari praia do morro, gostaria muito que vc conhecesse um dia. http://www.facebook.com/photo.php?fbid=163979907087082&set=a.163979673753772.40335.148629548622118&type=1&theater

    – Guarapari

  • Emilio Figueiredo disse:

    Surpresa pra alguém por aqui?

    Alguém aqui acha que foram normais, as convocações de:

    * Evanilson, Fabio Junior, Geovanni e João Carlos?

    Obs: Todos negociados posteriormente! E isso eu estou falando só do meu time.

    É o tal negócio. Ganha o lobista, o comprador, o vendedor, o atravessador, o jogador, o empresário, o que passou o telefone de contato, o que escutou e tem que ficar calado, o presidente, o vice presidente, o diretor, o treinador (Luxemburgo é mestre, pelo que dizem por ai)…