Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Você sabia que o Brasil é o líder no ranking em mortes ligadas ao futebol no mundo?

Obrigado ao Dr. Stefano Venuto Barbosa que nos enviou:

Do ESPN/Estadão.

Vale a pena ler e ouvir:

TORCIDAS

* “Os bastidores das torcidas organizadas: como funcionam, a relação com os clubes e a violência”

Por Vladimir Bianchini, da Rádio ESPN

 

 “Ao conhecer a realidade das torcidas, nunca mais pisei em um estádio”. O relato é do jornalista Claudio Tognolli, que passou três meses infiltrado em diferentes facções.

O tema é atual e, infelizmente, recorrente no futebol brasileiro: como combater e evitar atos de violência entre os apaixonados por este esporte?

“O Brasil é o líder no ranking em mortes ligadas ao futebol no mundo”, aponta o o pesquisador e sociólogo Maurício Murad.

Para entender o universo das torcidas organizadas e buscar soluções para o problema, a Rádio ESPN promoveu um debate com especialistas no assunto. Além de Tognolli e Murad, participaram deste programa especial o comentarista Mauro Cezar Pereira e a repórter Gabriela Moreira, que recentemente revelou com exclusividade nos Canais ESPN a relação de algumas organizadas do Rio com as diretorias dos clubes.

PARA OUVIR CLIQUE NOS LINKS ABAIXO

Parte 1 – Conheça os bastidores por quem esteve lá dentro

Parte 2 – Histórias de torcedores que foram parar até na tela do cinema

Parte 3 – Relação da diretoria do Flamengo com as facções e o crime

Parte 4 – A violência e a criminialidade das torcidas no futebol

Parte 5 – Consequências da relação entre os clubes e as facções

Parte 6 – Violência no futebol: problema sem solução?
* http://espn.estadao.com.br/noticia/316509_os-bastidores-das-torcidas-organizadas-como-funcionam-a-relacao-com-os-clubes-e-a-violencia


» Comentar

Comentários:
20
  • Estão esquecendo que a OAB e Comissão de Direitos Humanos, além de algumas ONG’s, são eternamente protetores desses “infratores”, já que classificá-los como bandidos, marginais, vagabundos, criminosos é uma ofensa à sua dignidade!

    – Em vez de construírem e reformarem estádios de futebol com verbas públicas, porque não constroem cadeias, presídios e penitenciárias para abrigar esses “cidadãos”? Fora, Copa do Mundo e Olimpíadas no Brasil, os verdadeiros cidadãos de bem não precisam de vocês…

  • Reinaldo disse:

    Máfia azul quebrou um vagão de metro, a estação santa tereza, brigou com pavilhão, a punição e só para Galoucura.

  • thales rosa disse:

    Anderson Palestra otima ideia! Mas para abreviar as coisas é melhor dar granadas e metralhadoras para cada um dos vagabundos assim terminaria mais rapido!

  • Aurélio Mendes disse:

    Concordo com o Anderson Palestra, poderiam entrar em acordo com as torcidas organizadas, se comportem no estádio e depois do jogo abre-se o mineirinho pra eles se matarem (Só entra quem quer). Se alguém morrer ou ficar sequelado o problema é só dele.

  • Paulo disse:

    Emanuel raposa Carneiro, entregou o repórter carequinha, dizendo: “está chegando o thiago…muito contente com a vitória do cruzeiro, trazendo o noticiário…”
    Durma-se com um barulho desse!

  • CHICO MAIA.Em MINAS GERAIS os maiores incentivadores e responsáveis pela incrementação da violência entre as torcidas organizadas,foram os dirigentes ZÉZÉ PERRELA e ALEXANDRE KALLIL,inclusive dando subsídios para varias delas,a imprensa tb em determinadas circunstâncias incentivava as ações de violência indiretamente, dando destaque no noticiário esportivo ou botando lenha na fogueira com comentários dúbios.
    Algumas ações simples se fossem colocadas em pratica pelas autoridades acabariam ou reduziriam violência entre torcidas,manter a proibição de venda de bebidas seria uma delas,más já existe uma corrente inclusive na midia em MINAS,que pensa exatamente o contrario

  • Clayton - Só Boleiro do Nova Vista/BH disse:

    Prezado Thales Rosa,

    Boa essa… “Guerreiro dos Teclados”… Mais uma que aprendo agora.

    Essa expressão cai muito bem pra uns certos aqui do Blog…

    Polemizar, debater, tirar sarro, comentar, opinar, concordar, discordar, brincar, isso tudo faz parte mesmo. Mas até pra isso, temos que saber como fazer.

    Agora, aquele embate que vez ou outra a gente vê por aqui, de textos carregados com palavras chulas e ofensas morais a quem a pessoa nem conhece, isso realmente passarei a enxergar como coisa dos “Guerreiros dos Teclados” ! Vão ser “machões” assim lá numa Lan House viu… rsrs

    Abraços

  • Clayton - Só Boleiro do Nova Vista/BH disse:

    Prezado Cassiano,

    Concordo plenamente contigo !

    Abraços

  • O problema é a generalização. Se eu conhecer um jornalista, advogado ou médico que é picareta, posso afirmar que todos da classe são tembém?

    Faço parte de uma “desorganizada” e posso afirmar que em momento algum esse universo que é reportado é o que vivo.

    Concordo que as organizações criminosas, disfarçadas de torcidas organizadas, devem sim acabar. Mas as pessoas que se unem em prol de incentivar seu time, fazer bandeiras, tocar instrumentos, etc, não devem acabar.

    Cabe ao poder público investigar quais organizadas facções são criminosas e acabar com elas. Generalizar é fácil. Pensar se torna difícil pra quem adota a generalização como forma de resolver os problemas.

  • Paulo disse:

    Aqui em Minas Bandidos de torcidas organizadas continuam espalhando terror por ande passam e ninguém faz nada.

    P.s. Uai, porque será que o site super esportes que antes publicou na manchete principal do site: ” cruzeuiro terá 80 % da torcida em Varginha, não publicou o público pagantes e presentes do joguinho Boa de ruindade x cruzeirin? Porque o público foi muito pequeno?
    De acordo com as imagens da Globo, o público foi muito pequeno e as torcidas estavam iguais.
    E agora site Superesportes falar o que ???

  • Anderson Palestra disse:

    Tenho uma solução simples.

    Fecha-se o Mineirinho, entreguem um pedaço de pau e uma pedra aos torcedores organizados que quiserem entrar na briga. Só uma agremiação pode sair viva. Como prêmio pela façanha cada um ganha um tiro na testa. Pronto, tá eliminado o câncer.

  • thales rosa disse:

    Clayton outro dia li uma expressao que retrata aqueles machoes da internet sao os: guerreiros do teclado. Com coragem somente aqui no mundo virtual.. Na verdade sao uns otarios….

  • cassiano disse:

    Clayton. Tem os machões por tras dos teclados e tem os machões que se infiltram num “bando” para brigarem, pois não são homens para sair no mano a mano. São covardes, que usam de artefatos para se tornarem “machões”. Rivais sim inimigos nunca…….
    “Enquanto os clubes se duelam os homens se confraternizam”

  • Clayton - Só Boleiro do Nova Vista/BH disse:

    Infelizmente não me espanto.

    Se num simples Blog alguns Torcedores demonstram toda sua ira e intolerância com o Torcedor rival, imaginem esses mesmos Torcedores num estádio em dias de jogos ou nos arredores dele. Excluindo é claro, aqueles que só são “machões” mesmo no anonimato e escondidos atrás de uma telinha de computador… Porque esses, chegam a ser bem piores…

  • Johnny disse:

    Não existe jeito de acabar com Torcida Organizada. Pode banir a organização, proibir camisas, que os integrantes estarão presentes no estádio do mesmo jeito. Acabar com organizadas é papo furado, hipocrisia.

    O indivíduo que vai aos estádios para cometer crimes, brigar, roubar e matar que deve ser preso, e na esfera esportiva, banido de frequentar os estádios. Simples.

  • cassiano disse:

    Deve-se acabar com todas as torcidas organizadas…… Direta ou indiretamente. O Cruzeiro, aí em Minas, é o que está mais proximo de extinguir as organizadas, se conseguirem colocar cada torcedor na sua cadeira numerada, eles deixam de atuar juntos e vão perdendo a motivação. E quem vai frequentar os estadio são os verdadeiros torcedores e não bandidos com uniformes de organizadas.

  • thales rosa disse:

    O ideal é manter aqueles que arrumam confusao longe dos estadios, mas isso no Brasil seria considerado uma afronta aos direitos humanos, seria perseguição…

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Sou a favor da extinção de todas as organizadas, é sabido que o comportamento humano, quando em grupo se altera, as pessoas fazem coisas que normalmente não teriam coragem se sós. O grupo acoberta o bandido, o covarde, protege o sujeito naturalmente violento, que não sai de casa para ver futebol, mas para descarregar suas frustrações e desesperanças.

  • Bom dia Chico,

    Em meu blog publiquei o seguinte texto: http://feriasdoclark.blogspot.com.br/2013/03/subprocuradora-geral-deborah-duprat.html

    Pois é!

    Estou tentando lutar contra esse parecer exdrúxulo que vai limar uma das principais armas contra mais esse ranking de mortes, mas estou barrando na falta de divulgação. Preciso de ajuda para divulgar a petição.

    http://www.avaaz.org/po/petition/Contra_o_parecer_de_Deborah_Duprat_que_impede_a_punicao_ao_motorista_que_nao_quiser_assoprar_o_bafometro/?cNiAXdb