Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

A misteriosa morte do “mecenas” corintiano, ex-padrinho do dono do Chelsea, inimigo do Putin

Parece trecho de livro do escritor inglês Frederick Forsyth (O dia do Chacal, Dossiê de Odessa, O quarto protocolo . . .) ou de um dos filmes “O Poderoso Chefão”.

Como foi na sexta-feira, a notícia repercutiu pouco, por enquanto.

BORIS

A Folha de S. Paulo de ontem publicou: 

* “Inimigo de Putin, magnata da Rússia é encontrado morto”

Oligarca Boris Berezovski, que fez fortuna após queda do URSS, morreu aos 67 anos em sua casa na Inglaterra

Empresário era réu em ação da Justiça brasileira que investiga lavagem de dinheiro em operações ligadas ao Corinthians

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O empresário russo Boris Berezovski, que fez fortuna após a queda da União Soviética e se tornou crítico do governo Vladimir Putin, foi encontrado morto ontem em uma banheira de sua casa em Surrey, na Inglaterra.

A causa da morte do magnata de 67 anos ainda não foi divulgada, mas os jornais britânicos citam depoimentos de amigos seus dizendo que ele estava deprimido e que pode ter se matado.

Antigo aliado do Kremlin, Berezovski se tornou um dos homens mais ricos do mundo após fazer negócios durante a privatização de bens públicos no início da década de 1990 -quando o pequeno grupo de novos milionários da Rússia pós-comunista foram apelidados de oligarcas.

Tornou-se, depois, um crítico ferrenho do presidente russo Vladimir Putin após as eleições de 2000 e exilou-se na Inglaterra, que lhe concedeu asilo político em 2003.

No ano passado, o empresário perdeu uma disputa judicial contra seu conterrâneo Roman Abramovich, proprietário do clube de futebol inglês Chelsea, sobre uma suposta dívida de 3 bilhões de libras (R$ 9,6 bilhões).

Foi a maior disputa judicial na história do Reino Unido.

Berezovsky alegou que Abramovich o havia trapaceado em mais de US$ 5 bilhões e o “intimidado” para que vendesse ações em uma companhia russa de exploração de petróleo por uma fração de seu valor nominal.

INVESTIGADO NO BRASIL

O empresário era réu em ação da Justiça do Brasil que o acusa de lavagem de dinheiro e formação de quadrilha ao financiar as operações da MSI, ex-parceira do Corinthians entre 2004 e 2007.

Junto com seu representante no país, Kia Joorabchian, ele administrava o fundo que investiu dinheiro no clube na época e que trouxe ao Corinthians jogadores famosos como o argentino Carlos Tevez.


» Comentar

Comentários:
12
  • cassiano disse:

    ô Marcão muito obrigado pela explicação….. Sendo assim entendo……

  • Cassiano, o Thales não é louco, embora a maioria das vezes passa essa impressão… é que avareza faz parte do dicionário da maioria celeste desde o triste dia de sua fundação e posterior repasse provisório ao Brasil!

    – “Se todos os homens recebessem exatamente o que merecem, ia sobrar muito dinheiro no mundo.” Millôr Fernandes

  • André Corrêa disse:

    Hehe! Se você conseguir ter um milhãozinho guardado e algum patrimônio já tá bom demais, Cassiano. Ser rico como esse aí é muito difícil. E caro!

  • thales rosa disse:

    Cassiano nao disse isso nao! Depressao é uma doença seria que pode dar em qualquer um. Mas convenhamos amigo um cara bilionario, que so de respirar seu dinheiro rende. Um cara que pode ter ferrariS, iateS, jatinhoS, as mulheres mais desejadas do mundo. Pode dar a educação do melhor nivel aos filhos pode viver sem preocupações na vida, que motivo um cidadao desse tem para se deprimir??

    Cara acho uma hipocrisia nego dizer que dinheiro nao traz felicidade… Realmente ele nao traz ele manda buscar…..

  • Antônio CATÃO Jr. disse:

    Thales, André, Cassiano, BLZ?
    Estudos mostram que vêm aumentando consideravelmente os casos de depressão em executivos de grandes corporações, principalmente.
    Depressão é um mal global, que acomete em torno de 1,5% da população mundial e não faz distinção entre classes sociais.
    As mais abastadas não apareciam muito, pois havia até um certo tempo atrás dois fatos: a) subdiagnóstico ou diagnóstico incorreto (muitas vezes diagnosticado com transtorno de adaptação ou ciclotimia um caso de depressão não muito característico); b) preconceito de se procurar médico Psiquiatra
    Não considerando que a maioria dos casos de Depressão Leve (F32.0 da CID10) não chegam a ter que ir a consultório tendo resolubilidade espontânea.
    Agora é fato que os casos diagnosticados estão aumentando em pessoas que exercem cargos de relativa importância nas grandes corporações.

  • cassiano disse:

    O André!!!!! Queria tanto saber o que é ser pobre pelo menos um dia na vida…… pois todos os dias é osso….

  • André Corrêa disse:

    Sabe o que é mais engraçado, Chico? O silêncio da Globo! Por que não noticiaram a morte desse elemento?

  • André Corrêa disse:

    Thales, você não deve ter a menor idéia dasw pressões a que é submetido um cara com tanto dinheiro. O sujeito é obrigado a manter o rabo preso com gente de todo tipo. Ter dinheiro não é fácil.

  • cassiano disse:

    Uai Thalles, cê tá louco? Quer dizer então que depressão é doença de pobre?

  • Fabio disse:

    Uai Chico…vim no seu blog com uma esperança danada de ver uma coluna reservada ao clube mais amado do planeta? Algo que fale da nossa história da nossa torcida (que mesmo sem mídia, garfada, etc…só perde para a do Flamengo em presença) e de todas as nossas Glórias!!!

    De qualquer forma:

    PARABÉNS Clube Atlético Mineiro, GRANDE AMOR DA MINHA VIDA!!!!

    P.S- Chega ser ridiculo o que o site superesporte faz com o Galo, a coluna que publicaram hoje sobre o aniversário do Atlético, está na cara que a matéria não foi feita por “profissionais”, desculpe Chico mais tenho que falar: – Simpatizantes ridiculos!!!!

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    No futebol, praticamente todos os dirigentes cometem falcatruas e os clubes sempre são exemplo de sordidez, mas neste quesito o Cocôrínthians sempre foi insuperável. Este clube paulista e o Flamerda são sempre beneficiados por jogadas sujas, mas o “Timão” é insuperável por ser bem mais organizado administrativamente.

  • thales rosa disse:

    O cara era bilionario e se sentia deprimido?? Eu heim, isso ai tem cara de qualquer coisa menos suicidio. Bilionario nao tem motivos para se deprimir.