Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Jogo Brasil x Chile é o primeiro grande teste para 2014

Este Brasil x Chile vale como experiência tanto dentro como fora do gramado, para todos em Belo Horizonte.

Em campo a última prova do “vestibular” do Felipão para definir o grupo que disputará a Copa das Confederações e base da seleção em 2014.

Fora do estádio o primeiro grande teste para que a cidade volte a receber um jogo de Copa do Mundo depois de 64 anos, quando recebeu a de 1950, onde tudo era diferente, da região, Horto, ao estádio, Independência.

Desde zero hora dessa quarta-feira os moradores e quem passa pela região da Pampulha já sentirão os efeitos dessa partida, com as alterações no trânsito e limitações de áreas de circulação, à pé, de carro ou ônibus.

São medidas até exageradas para um simples jogo de futebol, mas que seguem determinações rigorosas da Fifa, visando a segurança de torcedores, delegações e demais envolvidos no espetáculo. Nada a ver com preocupação de brigas corriqueiras entre torcedores, que não existem na Copa, mas prevenção contra atentados, por se tratar de evento internacional que atrai os olhos da mídia mundial, numa situação propícia para a ação de terroristas.

BRACHIFoto: videoplayesporte.blogs

Brasil x Chile, eliminatórias da Copa de 2010, em Salvador

Inimaginável um perigo destes, também em amistoso entre Brasil e Chile, porém, oportunidade para as forças de segurança treinarem os profissionais e seus equipamentos com vistas à disputa que começa dia 15 de junho e principalmente a Copa de 2014, quando o mundo voltará as atenções para as 12 cidades sedes brasileiras durante um mês.

Com a aproximação da Copa o principal questionamento que era feito antes de o país ser confirmado como palco, volta a ser feito: organizar a competição é positivo para o Brasil? Continuo entendendo que sim, com a mesma ressalva que fiz anos atrás: era preciso conter a roubalheira e abusos de autoridades públicas e empresas aliadas.

Isso não foi possível e o que estamos vendo são absurdos em todas as cidades sedes, com gastos acima do previsto, orçamentos estourados e obras atrasadas.

 

Perdas e danos

Os erros já começaram com a quantidade de cidades sede: 12, onde 9 bastariam. Natal, Manaus e Cuiabá entraram na fita por questões políticas; Brasília constrói o maior e mais caro estádio, que se tornará também, o maior elefante branco do país; com dinheiro público que deveria ter destino de maior utilidade para a população.

A esperança que eu tinha quando a Fifa confirmou o Brasil é que fôssemos ganhar o que o país precisa: estradas, aeroportos e telecomunicações decentes; metrô e sistema viário condizente com as cidades sedes, como o sonho de todo belorizontino que pena no dia a dia em um dos piores sistemas de transporte de massa do planeta.

Em Minas, o então governador Aécio Neves convenceu seus aliados políticos, Zezé Perrella e Ziza Valadares a desistirem da ideia de construir estádios próprios para Cruzeiro e Atlético, sob a promessa pública que o Mineirão seria deles depois da Copa, como Internazionale e Milan fazem com o San Siro/Giuseppe Meazza, em Milão.

Obedientes e recompensados em seus projetos, os então presidentes dos nossos maiores clubes aceitaram e anos depois, o governo do estado não permitiu que Galo e Raposa sequer participassem da licitação, que teve “concorrente” único, o consórcio formado pelas três empreiteiras que constituem a Minas Arena, que ficou com a parte do leão.

Os clubes levam a torcida, mas a maior parte do lucro fica com os empreiteiros.

No Maracanã, a mesma coisa, onde Eike Batista, o filho do ex-ministro da ditadura militar, Eliezer Batista, está abocanhando o filé.

Os estádios estão ficando ótimos. O Mineirão, por exemplo, lá dentro, faz lembrar o Allianz Arena, de Munique, porém, inacessível ao povão, que não tem condição de pagar preço mínimo de R$ 60,00 por um ingresso para ver seu time.


» Comentar

Comentários:
18
  • Thales Rosa, ó grande mestrando em maquiagem: vc cedeu gotas de laxante para o J.B.Cruz (credo!)?

    – Para ele o clássico “… E o vento levou” é “Far West”, e não um romance dramático… aliás, “dramático” é parte das testemunhas celestes! hehehe

  • thales rosa disse:

    Sim Reiki entendi e agora sim concordo. O que foi falado e veiculado é quetrocaram o jogo e pronto.

  • Reiki disse:

    Thales, ao contrário do amistoso contra a França, a partida Brasil x Chile não é “data Fifa”, por isso pode acontecer agora. O confronto Brasil x França (data Fifa disponível) ocorrerá no dia 09/06 , véspera da Cop.das Confed., qdo o Mineirão já estará “entregue” à Fifa para qu a mesma possa aparelhar o Estádio cm as insígnias de seus patrocinadores, que por sua vez, são diferentes dos da CBF!
    .
    Pesquise !!!
    .
    Att,

  • luiz ibirite disse:

    nosso pais não está contendo nem a violencia e a quantidade de furtos roubos imaginem um atentado a bomba, será que estamos preparados?

  • Johnny disse:

    hahaha esse J.B.CRÔ não existe…

  • thales rosa disse:

    JB aprendi mais uma agora, dsde criança sempre ouvi FAROESTE, e mesmo morando nos EUA por um tempo nunca me toquei que o certo é FAR WEST ou oeste longiquo ou longe… hehehe

  • thales rosa disse:

    Reiki a parte do mineirão nao foi explicada direito nao.. Do maracana entendi que foi possivel porque adiaram um tal edital, seria o edital de “privatização” do maraca??

    A CBF e FIFA tem patrocinadores diferentes. O estadio tem que estar liberado 25 de maio, mas ainda sao 24 de abril, o jogo é hoje.. sinceramente li e nao entendi nada…

  • Johnny disse:

    Será que se for um caos, como foi nos outros 2 jogos com grande público anteriores, a rede Globo vai tocar no assunto?

  • Edu disse:

    Vai ser um jogo emocionante: De um lado dois jogadores do Galo titulares- R10 e Rever, e do outro, dois do cruz.(credo) – Dedé e Neymar, ops! rs rs

  • Marcos 2013 disse:

    Concordo com o Chico, o transporte coletivo de BH não atende aos usuários e sim aos bolsos de uma elite que quer a todo custo acabar com o sistema de ônibus e metrô da cidade. Uma pena ver uma cidade do porte de BH ser atendida apenas por ônibus ruins e metrô pequeno demais. A Dilma que se diz tão mineira prometeu metrô para BH e cadê o metrô?
    Isso vem acarretando o aumento da calamidade no trânsito da cidade, que consegue ser pior que o de SP que tem uma população cinco vezes maior.
    O povo mineiro vem sendo tapeado mas não se manifesta e o pior, o sábio eleitorado mineiro vota nos mesmos políticos que o açoita há anos.

  • Marcos 2013 disse:

    Se o Mineirão está apresentando problemas num joguinho de campeonato mineiro imagine então num jogo da seleção.
    BH se vangloria de ser a primeira cidade a entregar um estádio para a Copa, mas também está sendo a primeira a apresentar falhas graves.

  • J.B.CRUZ disse:

    Em jogos de seleção brasileira, aproveito para retornar aos bons tempos de ANOS DOURADOS( 56-61), para assistir a bom filme do gênero FAR-WEST..

    em cartaz no meu telão na hora do jogo:

    E O VENTO LEVOU………..

    CLARK GABLE.
    VIVEEN LEIGH…

    Bom divertimento,, para mim… e viva o CHILE….

  • mariio ribeiro disse:

    ChicoL

    Obrigado por falar do “Pensando Agachado” no blog. Fiquei muito honrado por suas palavras. Afinal, São Vicente e Sete Lagoas são irmãs de coração. E Baldim da Neide também. Grande abraço do Mário Ribeiro

    – bh

  • Thales rosa disse:

    Chico so esqueceu de falar que esse Brasil B x Chile B é um tampão pois o jogo teste mesmo seria Brasil x França que sera em Porto alegre para fazer media com o torcedor do Grêmio….

    O pai do Eike foi o primeiro presidente da vale e o responsável por mapear todas as reservas minerais em nosso pais… Ter o mapa da mina torna mais fácil a árdua tarefa de ficar rico nesse pais…

  • paulo roberto roberto disse:

    Caro chico maia, o wellington paulista que o perrella fez um longo contrato com ele, é considerado a pior contratação da europa e só jogou 2 partidas da equipe b do seu clube, e nem estava sendo relacionado para os jogos. Dá para entender o endividamento de nossos clubes.

    – governador valadares

  • otavio neto disse:

    olá chico.nao e todo dia que posso te escrever, mas quando tenho esta oportunidade nao posso perder, ate mesmo pelo o assunto que vou abordar.kallil deu uma entrevista na espn brasil, que fala sobre um estadio para o galo,no qual deixou a enteder que ja tem estudos e projetos.gostaria que voce fala se sobre o tema nas proximas colunas.
    uma amigo meu ex sargento aqui de minha cidade,esteve semena passada ai em bh ,e encontro sergio araujo ex galo,que o confidenciou,que,maicon ex cruzeiro,e tevez estariam prontos para vir, no meio do ano para o galo,que venderia bernad para o cyti.quem sou eu,para passar um furo desse para voce mas vale a pena conferir a informaçao. abraço!

    – caratinga

  • otavio neto disse:

    olá chico.nao e todo dia que posso te escrever, mas quando tenho esta oportunidade nao posso perder, ate mesmo pelo o assunto que vou abordar.kallil deu uma entrevista na espn brasil, que fala sobre um estadio para o galo,no qual deixou a enteder que ja tem estudos e projetos.gostaria que voce fala se sobre o tema nas proximas colunas.
    uma amigo meu ex sargento aqui de minha cidade,esteve semena passada ai em bh ,e encontro sergio araujo ex galo,que o confidenciou,que,maicon ex cruzeiro,e tevez estariam prontos para vir, no meio do ano para o galo,que venderia bernad para o cyti.quem sou eu,para passar um furo desse para voce mas vale a pena conferir a informaçao. abraço!

    – caratinga