Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Fifa põe João Havelange pra fora!

Para não dizerem que foi posto pra fora, dizem que “renunciou”.

Já vai tarde!

Mas devolve alguma coisa, não!

Cadeia? Nem pensar, né!?

Nem ele, nem o ex-genro, que vive namabescamente na Flórida.

Por melhor que tenha sido para o futebol mundial em determinado momento, não pode ser absolvido pelo proveito ilegal que tirou.

Nem ele, nem ninguém!

Notícia do portal Terra:

 * “João Havelange renuncia ao cargo de presidente honorário da Fifa”

JOAO

Ex-presidente da Fifa, o brasileiro João Havelange, 96 anos, renunciou ao cargo de presidente honorário do órgão que rege o futebol mundial. O anúncio foi feito em meio ao escândalo de corrupção que mancha a organização por mais de uma década.

O juiz da corte de ética da Fifa, Joachim Eckert, disse, em uma resolução publicada pela Fifa nesta terça-feira, que Havelange renunciou em 18 de abril. A renúncia não havia se tornado pública até esta terça.

Eckert afastou o atual presidente da Fifa, o suíço Joseph Blatter, de participação no escândalo de corrupção, que envolve milhões de dólares em propina em contratos da Copa do Mundo agenciados pela ISL, empresa suíça de marketing esportivo que entrou em processo de falência em 2001.

Blatter afirmou ter recebido o veredicto sobre sua própria participação “com satisfação”. No entanto, ele reconheceu que, durante os 12 anos do caso que obscureceu parte de seu mandato, provocou “um prejuízo incomensurável à reputação” da Fifa.

Havelange, que presidiu a Fifa entre 1974 e 1998, e seu ex-genro Ricardo Teixeira, ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), foram considerados culpados “por uma conduta moral e eticamente reprovável”, conforme escreveu Eckert.

Eckert assinalou que, na época, não foi considerada crime na Suíça a atitude de Havelange, Teixeira e do paraguaio Nicolás Leoz, que recentemente renunciou à presidência da Conmebol: esses aceitaram propina entre 1992 e maio de 2000.

“Contudo, é claro que Havelange e Teixeira, como dirigentes do futebol, não deveriam ter aceitado propina e deveriam ter devolvido o dinheiro já que este estava em conexão com a exploração de direitos de mídia”, afirmou Eckert, que baseou seu julgamento em um documento investigativo de 4 mil páginas divulgado pelo procurador da Fifa, Michael J. Garcia.

Em 2011, Havelange já havia renunciado como membro do Comitê Olímpico Internacional (COI), também em decorrência do caso da ISL. São atribuídos pagamentos a contas conectadas com ele e Teixeira, em um total de US$ 22 milhões recebidos entre os anos de 1992 e 2000.

* http://esportes.terra.com.br/futebol/joao-havelange-renuncia-ao-cargo-de-presidente-honorario-da-fifa,f22cb0a0d4a5e310VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html


» Comentar

Comentários:
7
  • J.B.CRUZ disse:

    Como ninguém é perfeito; João Havelange prestou bons serviços ao futebol brasileiro, enquanto presidente da C.B.D .(C.B.F.), DEPOIS F.I.F.A..AaGORA

  • reinaldo disse:

    Esta fazendo hora extra na terra!!!

  • Paulo disse:

    96 anos de Canalhice, vagabundagem, corrupção, servegonhice….

  • Agora não vai adiantar ninguem criticalo ,tinham que queimar o filme dele era quando ele era presidente ,más acontecia exatament o contrario ,me lembro que todas as vezes que pareceu aqui em MINAS GERAIS as autoridade esportivas e a midia estendia até tapetes vermelhos para ele pisar.
    Agora que ele esta enfiando a viola no saco não vai adiantar nada ,o que ele tinha que fazer e roubar já fêz e não vai devolver o rpoduto do furto nunca.
    Alias os DIRIGENTES DO FUTEBOL BRASILEIRO sem nehuma exceção são todos espertalhoes e caloteiros,quem duvidar é só conferir a lista no INSS e na RECEITA FEDERAL.

  • alex disse:

    O post é sobre o Havelange e o audisio vem falar de Ronaldinho, dificil viu!
    Chico coloca um post sobre o jogo contra o São Paulo logo.

    Sobre o caso Havelange ,penso que o Blater deve ter a ficha tão suja como a do seu padrinho.

  • thales rosa disse:

    Chico esse vagabundo com seus 96 anos nem pode mais ser preso, pelo menos não no Brasil com nossas leis que beneficiam demais os bandidos. Esse ai vai acertar as contas em outro lugar pq aqui na terra resta pouco tempo e a unica coisa que um homem pode deixar, sua historia e seus feitos, foi manchada..

    Esse sim está fazendo hora extra aqui na terra.

  • audisio disse:

    Ronaldinho Gaúcho tem uma das maiores oportunidades de sua vida para voltar definitivamente aos holofotes. Esta chance passa por realizar uma partida muito acima dos mortais, como só ele pode. Tardelli tentará provar para os paulistas que ele é um dos injustiçados nesta fraca seleção brasileira. Bernard precisa parar de falar em contusões e pensar em ir para a batalha sem medo, de outra maneira deixará a impressão que está com medo do jogo. Se não está se sentindo bem, que fale com os médicos ou com o técnico e peça para ser substituído, o que não pode é ficar choramingando como um meninão dengoso. A tarefa dos volantes neste jogo será fundamental, pois Richalyson com sua inconstância e desequilíbrio emocional além de completo despreparo técnico deixará o trabalho de proteção da zaga sobrecarregado. Vejo muita fragilidade na atual condição do Gilberto Silva, lento, sem recuperação e sem capacidade de cabecear nas bolas altas. Rafael Marques e Junior Cesar me parecem em melhorem opções.
    Pela décima vez deixo aqui minha observação que a lateral e o meio da zaga do lado esquerdo podem ser brechas mortais para as pretensões atleticanas.

    Tem a chance de mudar a história do Atlético, que se passar desta etapa sairá extremamente fortalecido para as próximas fases.