Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

As virtudes e medos de Atlético e São Paulo para esta noite

Expectativa geral para este São Paulo x Atlético no Morumbi.

A imprensa de cada estado realça, hoje, os pontos fortes e vulneráveis de cada time.

O fato de a arbitragem ser estrangeira, paraguaia, psicologicamente ameniza as preocupações alvinegras, mas não quer dizer muita coisa, já que a ruindade do apito não escolhe país.

O Superesportes destaca:

* “Com “quarteto 100%”, Galo inicia disputa com São Paulo por vaga nas quartas”

Alvinegro e Tricolor duelam nesta quinta-feira no Morumbi, pela Libertadores

CAM 

Ronaldinho Gaúcho, Bernard, Diego Tardelli e Jô. Esse quarteto é a grande esperança do torcedor do Atlético no duelo contra o São Paulo.

A partida de volta será na próxima quarta-feira, às 22h, no Independência.

Depois de cinco jogos, o quarteto ofensivo do Galo volta a atuar junto. Com ele em campo, em seis jogos, o Alvinegro só conquistou vitórias, quatro delas pela Libertadores: 2 a 1 no São Paulo, 5 a 2 no Arsenal e 2 a 1 no The Strongest (duas vezes); além de 2 a 0 no América-TO e 4 a 1 no Tupi, pelo Campeonato Mineiro. Na Libertadores, o quarteto é responsável por 75% dos gols do time. Cada um deles balançou as redes três vezes.

* http://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/futebol/atletico-mg/2013/05/02/noticia_atletico_mg,249294/com-quarteto-100-galo-inicia-disputa-com-sao-paulo-por-vaga-nas-quartas.shtml

 

Em São Paulo o Estadão destaca:

* “São Paulo precisa mostrar força contra o Atlético-MG na Libertadores”

Com mais de 60 mil pessoas no Morumbi – todos os ingressos foram vendidos antecipadamente -, o jogo de ida pelas oitavas de final do torneio é também uma oportunidade de o São Paulo mostrar que não tem receio de encarar um adversário brasileiro na competição sul-americana. Todas as últimas cinco eliminações foram para clubes nacionais: 2006 e 2010 para Internacional, 2007 para Grêmio, 2008 para Fluminense e 2009 para Cruzeiro.

Segundo o zagueiro Lúcio, muita gente no elenco tricolor nem sabia desse tabu na Libertadores. “Para mim esse retrospecto não diz nada. O que passou fica apenas como recordação e não vai influenciar nada. Não tenho qualquer tipo de superstição em relação a isso.”

O treinador não poderá contar com Luis Fabiano, que cumpre seu último jogo de suspensão. Para o lugar dele foi escalado Aloísio, que terá a mesma função do artilheiro. “Nosso time não terá muita mudança, será uma linha de quatro na defesa, dois volantes, três meias e um atacante de referência. Não tem segredo”, diz.

De qualquer forma, Ney fechou o treinamento desta quarta, mas garantiu que não está escondendo o jogo. “O Atlético-MG sabe como a gente joga e nós conhecemos o time deles também. Não escondemos o treino, apenas ensaiamos algumas jogadas de bola parada, foram apenas detalhes”.

Se o rival terá Diego Tardelli e Bernard, que não entraram em campo na última partida da primeira fase, o São Paulo também poderá contar com Jadson, que estava suspenso na ocasião. “São dois jogadores técnicos do outro lado, mas nós também ganhamos com um meia de criatividade e que pode decidir.”

SÃO PAULO X ATLÉTICO-MG

SÃO PAULO – Rogério Ceni; Paulo Miranda, Lúcio, Rafael Toloi e Carleto; Wellington, Denilson, Jadson e Ganso; Aloísio e Osvaldo. Técnico: Ney Franco

ATLÉTICO-MG – Victor; Marcos Rocha, Réver, Gilberto Silva e Richarlyson; Pierre, Leandro Donizete, Ronaldinho e Diego Tardelli; Jô e Bernard. Técnico: Cuca

Árbitro – Antonio Arias (PAR); Horário – 20h15 (de Brasília); TV – Fox Sports; Local – Morumbi, em São Paulo (SP).

SPFC

* http://www.estadao.com.br/noticias/esportes,sao-paulo-precisa-mostrar-forca-contra-o-atletico-mg-na-libertadores,1027526,0.htm


» Comentar

Comentários:
35
  • Antônio CATÃO Jr. disse:

    Carlos Castro, BLZ?
    Em um post meu há uns meses atrás falei a respeito do Victor, que as vitórias do GALO estavam apagando as falhas dele. Falhou nos dois jogos contra os Bolivianos e os Argentinos. Ele também não me inspira confiança. Por que o Grêmio o liberou tão facilmente e posteriormente contratou o Dida? Quem era Victor até aparecer no Grêmio? Tinha jogado onde?
    Acho que o GALO perdeu uma grande oportunidade de contatar o Gomes que estava “dando sopa” na Inglaterra.
    Saudações!

  • Rodrigo Galodoido disse:

    Meu palpite: 1 a 0 pro Galo. Com passe do Tardelli. Foi meu sonho com o jogo… Vamos Galo!!!!!

  • Ricardo Lemos disse:

    Mesmo com a parcial imprensa mineira, comandada pelos azuis, torcendo contra confio no time do Galo hoje.

  • Mário Cesar disse:

    O Clayton foi perfeito no comentário.

  • Fabio disse:

    Chico, por que acontece isto? Não quero uma imprensa puxando o saco do Atlético, mas puxando para baixo tambem é que não dá! É nitido e notório o que fazem com o Galo, mas…se você tem dúvida veja o sentimento de todo Atléticano, e isto merece o mínimo de credibilidade! Vc e o Lélio começaram a fazer um programa na TV que tinha tudo para mudar isto, por que não vingou? O Atleticano não suporta mais isto, e fica limitado e vendo acontecer!!! O que rola na verdade, é política? Por que dinheiro e audiência não é, qualquer banca de revista sabe que qualquer coisa do GALO vende mais…eu sinceramente NÃO ENTENDO!! Ajuda Chico a dar trasparência nisto tudo! Acredito que o Paulo tem razão, mas queria saber de alguém dos bastidores.

  • Clayton - Nova Vista/BH disse:

    A imprensa séria “geralmente” repercute “fatos”.

    E como vez ou outra estão explorando as grandes conquistas que o Cruzeiro já teve, isso acaba incomodando muito Atleticano…

    Mas a culpa nesse caso não é da imprensa. Quer ver seu time “bem explorado”, primeiro torça para que ele também construa uma história de grandes conquistas.

  • Silvio Torres disse:

    É, Chico, paixões clubísticas á parte, esse é um bom tema para ser melhor explorado por um blog de credibilidade. Está saltando aos olhos, com o inédito mal momento que o Cruzeiro vem passando nos últimos dois anos, a “força” que a imprensa, mesmo a nacional, faz para “dourar” a pílula para o time azul. Paralelamente, não conseguem esconder o quanto torcem contra ou partem para ironias e deboches quando o assunto é o Atlético. Há uma explicação?

  • Paulo disse:

    Fato claro de favorecimento da Imprensa ao cruzeirin e seus simpatizantes foi a questão do vergonhoso público pagantes e presentes no jogo contra o resende, pouco mais de 600 simpatizantes e o feioso do tal de péricles (Alterosa esporte) mostrou a imagem de alguns simpatizantes da máfia azul e entrevistando os caras. Esse repóter disse que os cruzeins eram maioria no estádio, MAS NÃO FALO DO PÚBLICO POUCO MAIS 600
    A rádio de “Minas” também agiu igual ao alterosa AZUL esporte!

  • Paulo disse:

    Fábio,
    É seguinte, desde a entrada dos irmaos porquinhos da Índia no cruzeirin que a imprensa passou perseguir o Atlético e nossa massa e proteger de forma Acintosao cruzeirin e seus simpatizantes. Os irmãos metralha Ainda continuam ditando as regras no clubinho azul e na Imprensa
    Sobre a Libertadores,no Sul toda imprensa gaúcha defende o Grêmio levantando o astral do time! Em São Paulo, a imprensa paulista defende os quatro participantes com tratamento equilibrado.

    Já aqui em Minas a imprensa faz o contrário, está levantando o astral do São Paulo. Falam que o São Paulo é um vencer, copeiro e que os Oswaldo disse isso aquilo e com propriedade e qua a torcida sãopaulina está empolgada etc…

    Mas também esperar o que de uma imprensa que criou o “dossiê do Galo” divulga problemas extra campo de jogadores do Galão! Bate boca de dirigentes e jogadores, dívidas, Briga de torcidas atleticana, Cambista atleticano etc…
    E o pior que ainda tem torcedores que defende certos repórteres e um traíra como é o caso do tal Dadá que mais uma vez fez média com os simpatizantes do cruzeirin deixando de votar no golaço do Leandro Donizete, para votar no gol do tal de Everton Ribeiro com o gol mais bonito da rodada.

  • Vinicius Campos disse:

    Stefano,

    concordo com tudo que disse, principalmente sobre a saída de Júnior Cesar. Até hoje não entendi. Ele é muito mais consistente na defesa do que o Richa. Não entendo como ele pode ficar no banco. Outro coisa no outro jogo contra o São Paulo tomamos dois gols oriundos da lateral do Richa. Nossos volantes vão ter trabalho.

    Mais vamo nessa pois jogando com raça eles não aguentam.

  • Alexandre Luiz disse:

    Pessoal tá exagerando com esse São Paulo. Sou muito mais Atlético.

  • Fabio disse:

    Caro Thales,

    Meu caro não trato nada por sonho ou devaneio, comentar tal assunto só vale se for atravez de fatos!
    O Cruzeiro nunca teve torcida ou consumidor de um grande clube, todos sabem que é a nível do Vitória, Atletico-PR, Goias e olhe lá! A verdade é esta. Tudo que você acredita nada mais é que a fantazia e a perfumaria que só a Imprensa Mineira faz para o Cruzeiro, caso contrário, vamos aos fatos:
    O Cruzeiro teve uma epoca de vacas gordas ($$)? sim teve, mas somente por negociação de jogador (venda), Em compensação o Atlético SEMPRE teve venda de produtos, audiência e publico em casa e como visitante.
    Quantas lojas do Cruzeiro tem na cidade? Do Galo salve engano com o lojão que abriu no buritis são umas 8 .
    Qual lugar de venda está os produtos do cruzeiro? Do Galo, sabe a camisa rosa, tão contestada, tirando a pirataria, foi a 2° camisa de treino mais vendida do MUNDO!
    Qual lugar de venda em Payperviw o Cruzeiro está? O ano passado o Atlético estava entre os 4 mais que vendem;
    Quantas vezes o cruzeiro teve a melhor média de público do campeonato Brasileiro? O Galo teve 9 (sem contar 2006) e só perde para o Flamengo!
    HOJE, o Cruzeiro com o Mineirão pode ter mais público em função de capacidade e consequentemente ter mais dinheiro de bilheteria, mas….meu amigo mais uma vez NÃO acredite em tudo que a imprensa te fala! Dinheiro de bilheteria é pouco perto do resto (publicidade, camarote, etc…) e isto o cruzeiro está longe de ter!!! Se bilheteria fosse o melhor ($$) do futebol, como a MINAS ARENA vai ganhar dinheiro, com o futebol??
    Sonhador meu caro, nesta história NÃO SOU EU! Fato é FATO.

  • Márcio Luiz disse:

    SUPER-GALO 2013 4×1 SPFC.

  • thales rosa disse:

    Fabio sonhar é bom rapaz. Deixa esse ano entra ali o dinheiro da renda do mineirão e nosso socio torcedor bombando e vc vai ver quem vai ser o lider de arrecadação em MG.

  • Ricardo Lemos disse:

    Estava dando uma conferida nos jornais paulistas. A imprensa lá está trabalhando pelo São Paulo. E a imprensa mineira parece que também está.

    Absurdo como a nossa imprensa é incapaz de fazer a sua parte. Em se tratando de confronto com time de outro estado, não há porque ficar imparcial e tirar o foco da Libertadores.

    A imprensa mineira deveria estar atuando em parceria com o Galo. Lá em São Paulo estão falando agora, que o juiz já está lá para o jogo, que a arbitragem foi comprada pelo Galo. Que o tricolor achava que seria juiz brasileiro, mas o Galo comprou juiz de fora.

    Ou seja, pura pressão que a imprensa de lá está fazendo. Também estão colocando distorcidamente a declaração do R10 de que o Galo brincaria com eles.

    Espero que o jogo seja decidido dentro de campo, onde o Galo é o favorito. Mas a imprensa mineira fez muito mal o seu papel. Como sempre, quando o assunto é Galo.

  • Rafael disse:

    Concordo com o Ricardo Lemos – é hora de Rafael Marques e Jr. César no time.
    Gilberto Silva contra os rápidos Osvaldo e Aloísio, sei não.
    E Richarlyson pode ter daqueles seus ataques de nervosismo.

  • Ricardo Lemos disse:

    Já eu voltaria com Júnior César e colocaria o Rafael Marques na zaga.

    Acho que o time tem tudo para voltar a jogar bola hoje. E acredito em um 2×0 ou 3×1 para o Galão da Massa! No jogo da volta, 3×0.

    Aí poderemos até jogar a final do Mineiro contra o Palestra daqui treinando para pegar o Palestra paulista.

  • Paulo Ipatinga disse:

    Eu acredito na tríplice coroa das Cocotas , TRES DERROTAS SEGUIDAS PARA O SÃO PAULO…
    04.12.11 Eterno…

  • audisio disse:

    Repetindo meu comentário agora no assunto do jogo do Galo.

    Os cruzeirenses nem querem saber se o Cruzeiro jogou ontem. Porque? Porque o time deles é o SECA PIMENTEIRA FUTEBOL CLUBE que entrará esta noite com a camisa do São Paulo Futebol Clube. Se o Atlético passar de fase começa a fase de ajoelhar no milho…

  • Fabio disse:

    É disto que estou falando é que merece ser destacado:

    http://globoesporte.globo.com/platb/olharcronicoesportivo/2013/05/01/quadro-geral-das-receitas-de-2012/

    Minas atravéz do Atlético tem o potencial de estar no topo desta lista, basta nós Mineiros (imprensa e torcida), valorizar e lutar pelo o que é nosso.

  • Carlos Castro disse:

    vou cornetar: Eu prefiro o Rafael Marques que o Gilberto Silva. E vou falar uma coisa que provavelmente a maioria vai discordar, o Vitor é o único no time titular que eu não confio. Mas também, não temos outra opção melhor. Mas também é disparado o melhor atlético dos últimos anos. Bora Galo

  • Herminio disse:

    O Galo somente precisava de um empate contra o Arsenal e fez 5!!!
    Completa burrice!
    Bastava uma calculadora de aritmética.
    Não precisavam dessa partida de hoje;agora é vencer ou vencer.
    E não me venham com tradição, experiência em Libertadores tudo invenção de jornalistas!
    O que conta muitas vezes é a escalação dos árbitros,a pressão adversária muitas vezes ilegais ou imorais.

  • Fabio disse:

    Que jogão!!! Minas está com o GALO, é jogar com inteligência e impor o bom futebol.

    PAPO RETO

    Não gosto de falar do time de origem Italiana, que alguns poucos mineiro tem simpatia, minha intenção neste texto é alertar a cidadãos de bem a uma crítica sobre a a imprensa de Minas insiste em fazer:
    (claro que existe excessões, existem profissionais que não estão amarrados e não possuem o rabo preso, tendo o compromisso com a verdade):
    Tudo que é pesquisa de esquina é destacada pela imprensa Mineira desde que seja a favor do time Italiano: MESMO sabendo que não é verdade, pois Nunca os números se comprovaram no produtos e principalmente na roleta;
    Público dentro de casa e mesmo fora é uma vergonha, o clube azul não interessa e não puxa audiência (vide jogo de ontem);
    Mesmo com ações gigantes de MKT e imprensa do lago o Cruzeiro não consegue chegar perto de arrecadação do Atlético (que não tem MKT e muito menos imprensa);

    Até quando vamos ter que aturar a Imprensa vangloriando um clube, onde a audiência macisa NÃO é deste clube???

    Vale o destaque e a indiguinação do GALO que precisava ter pelo menos a Imprensa de Minas ao seu lado, para o abusurdo da descrepância de faturamento ao times de SP

  • “Ruindade do apito” jamais poderá ser confundido com “Apito amigo” ou “Apito caseiro”, coisa que os clubes do RJ-SP são expert e ainda possuem pós-doutorado no assunto!

  • Rodrigo Assis disse:

    BICA GALO!!

  • fernando rabelo disse:

    Sinceramente não acho que é jogo para Gilberto Silva que já fez uma lambança numa libertadores onde o galo saiu pro Corinthians.

  • clauber disse:

    Meu palpite hoje é Galão 2×1. E o coro vai comer hoje a noite.

  • Frederico Dantas disse:

    Hoje começa a bagaça de verdade.
    Agora é a hora de ver se o Atlético está preparado para se campeão de verdade ou se era mais um fogo de palha.

  • Henrique Ipatinga disse:

    Pra falar a verdade, estou preocupado.
    Defesa com Marcos Rocha, Richarlisson e Gilberto Silva… Tomara que o ataque compense.
    Placar: 1 x 1

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    O Galo se entrar com a cabeça no lugar ganha as duas, o problema de Cuca é não saber lidar com o emocional, precisa de mais alegria, ele as vezes parece muito sombrio. O Galo tem o melhor ataque do Brasil, eu só voltaria com o Junior Cesar, que até hoje não entendi porque saiu.

  • Tricolor disse:

    Cassiano ta se borrando…galo paraguaio.

  • thales rosa disse:

    Meu palpite é 3×0 para o SP.

  • Reinaldo disse:

    Atropelar esse time Galo!!!!!!

  • Cassiano Tavares disse:

    A imprensa paulista está colocando o sao paulo como favorito. Estão com a soberba em alta…..
    Eles estão esquecendo que no ultimo jogo o sao paulo jogou tudo e o Galo não jogou nada. Aguardemos as cenas dos proximos capitulos….

  • Mardel Cardoso disse:

    Artigo: A média de público e o tamanho das arenas
    A Mania de Grandeza brasileira não deve se refletir nas arenas.

    A Arenaplan divulgou nesta última semana um relatório (Novas Arenas dos Clubes após a copa)sobre as possíveis novas arenas que os clubes brasileiros podem construir. Este relatório comparou as médias de público de 10 clubes durante o período de 1971 a 2012. Se vocês observarem rapidamente pode parecer que o Flamengo, líder da pesquisa, e líder na média de público, com mais de 27 mil torcedores anuais poderia, pensar em ter uma grande arena própria. Porém a pesquisa também revelou a realidade. O próprio Flamengo teve uma enorme queda em sua média de público a partir da década de 90. Esta queda tem vários motivos, incluindo aumento da violência, falta de conforto e segurança, competição com outros meios de entretenimento entre muitos outros. Estes fatores também influenciaram outros clubes. E não será apenas com uma simples melhora no conforto nos estádios que vamos melhorar estes índices.

    A Europa e EUA estão 20 anos adiantados em relação ao Brasil, em relação à relacionamento com o torcedor. Não é somente na tecnologia dentro dos estádios. Mas o tratamento do torcedor como cliente. Este tratamento começa por segmentar o público alvo, o torcedor, em vários perfis diferentes, indo do nível de renda aos perfis de consumo. O Manchester City dividiu seus torcedores em 38 perfis e trabalha fortemente cada um deles, oferecendo produtos e serviços fortemente aliados com seus gostos e renda.

    Ao analisarmos os números de média de público fica claro que, o brasileiro só enche o estádio quando seu time está indo bem. E isso não vai acontecer sempre. O clube precisa entender que o estádio deve estar cheio mesmo o clube estando perto da zona de rebaixamento. Vejam que na Alemanha os estádios estão cheios na primeira e segunda divisão.

    O Flamengo não pode mais depender de um time fantástico para obter novamente 37 mil de media de público (Média da década de 70 e 80). Da mesma maneira o Atlético-MG recuperar sua média da década de 70 de 26 mil torcedores por jogo. Estas médias não podem ser somente para um ano. O Flamengo obteve em 1980 a média recorde de 66 mil por jogo. O Atlético-MG obteve em 1977 de 55 mil pessoas. Isso talvez se repita no futuro. Mas o Brasil mudou drasticamente desde então. E o negócio do futebol também.

    E por isso estes clubes devem pensar primeiro em recuperar 20 anos de atraso na gestão dos clientes, ou seja, dos torcedores. Quando estes clubes estiverem tendo, médias de público de cerca de 80% dos estádios em todos os jogos, eles poderão pensar em ampliar suasarenas ou até em construir novas arenas, fato muito comum nos EUA.

    É por isso que o Flamengo não pode pensar em uma nova arena acima de 50 mil pessoas. O Atlético-MG em uma arena acima de 45 mil lugares. O custo de operação é altíssimo. Uma arena precisa ter no mínimo 50 a 100 profissionais, dependendo do tamanho, para manter tudo funcionando. Um estádio é como um shopping center. E da mesma maneira tem custos altíssimos para operar. Agora imagine que um estádio, além da operação, precisa realizar vários eventos para gerar renda. É por isso que o volume de profissionais tem que ser alto.

    Leia o artigo completo em
    http://www.arenaplan.com.br/site/index.php/blog

    Márdel Cardoso é diretor da Arenaplan Consultoria. Especializado em análise financeira de arenas e gerente de projetos de tecnologia. Bacharel em Ciência da Computação pela PUC-MG, MIT-Master Information Tecnology pela Fiap-SP, Especialista em Marketing Esportivo, professor em Gestão de Projetos PMI pela Uninove de São Paulo, autor de 2 livros.
    Email: mardel@arenaplan.com.br
    Twitter: @arenaplan
    Facebook: http://www.facebook.com.br/arenaplanconsultoria
    Fone: (11)40631055/99449-4606

    – SÃO PAULO