Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Seleção brasileira: “não chamem o Ronaldinho”

Amigos,

tenho a mania de ler edições antigas de jornais que não li no dia por algum motivo.

É muito interessante comparar o passado com o presente e o desenrolar dos fatos que estavam sendo narrados naquele exemplar de dias, semanas, meses ou anos atrás.

Hoje li uma Folha de S. Paulo do dia 2 de abril e deparei com esta ótima coluna do Lúcio Ribeiro, que escreve às quartas, no caderno de esportes do jornal paulista.

Ele ironiza os que eram contra a volta de Ronaldinho Gaúcho à seleção brasileira.

Confira:

RON10futeboliche.com

* “Não chamem o Ronaldinho”

Para o bem do futebol, deixem o Ronaldinho de fora da seleção brasileira. Por quê?

Felipão chama hoje para o amistoso de sábado contra a Bolívia, mais uma das mil tentativas de chegar perto de um time razoável para a Copa em casa. Já que a gente é chegado a uma campanha, aqui vai outra: “Favor NÃO convocar o Ronaldinho para a seleção”.

Claro, isso é uma brincadeira. E também é bem sério. Em nome do futebol, não convoquem o Gaúcho. É confuso. A seleção não se acerta, e Ronaldinho é quem mais se acertou no futebol brasileiro desde que foi para o Atlético-MG. Mas Ronaldinho não se acerta com a seleção.

Quando Felipão assumiu, a retórica era a de trazer a experiência para alavancar a nova geração. Experiência no comando, experiência em campo. No deserto de homens e ideias em que está o meio-campo brasileiro, olharam para Ronaldinho. O craque, que já foi o melhor do mundo e também já foi dado como acabado, foi utilizado e não teria agradado, porque, em amistosos fortes, contra Itália e Rússia, foi preterido em nome de “outros testes”.

Ok! Na seleção ele não tem jogado nada há tempos, seja lá de poste na esquerda, seja no meio com mais liberdade. Mas como ignorar seu presente iluminado?

Na Libertadores ou no Mineiro, Ronaldinho tem desequilibrado. Seu repertório de passes com o peito, olhando para um lado e tocando para o outro, batendo faltas ou orquestrando ataques e contra-ataques tem enchido os olhos, sem falar no “truque da água” aplicado em Rogério Ceni. Na vitória do Atlético sobre o Strongest, na Bolívia, o time venceu com um gol contra no final. Um narrador gritou: “Gol de sombra do Ronaldinho”. E foi mesmo. O zagueiro se assustou com ele e meteu para o próprio do gol.

Faz uns 12 meses que R10 encanta. No Galo, “sofre” de reverência explícita. É reverência nas arquibancadas e dentro de campo. O time todo corre por ele e é feliz com isso.

É reverenciado pelos inimigos. Em cena impressionante, o brasileiro viu um lateral do Strongest se curvar diante de si na hora do cumprimento das equipes, saudando-o como santo como fazem os torcedores do Atlético, como fez Neymar, como já fizeram até argentinos.

Aonde o Galo vai, no Brasil e fora, Ronaldinho mal pode andar de tanto assédio. Por jornalistas, gandulas, adversários. É engraçado a seleção não conseguir tirar proveito dessa “magia” quando aparentemente só um passe de mágica nos livra de um fiasco no Mundial-14.

Ronaldinho põe o Brasil em xeque. Como Felipão pode prescindir de seu “momentum”? Como botá-lo em amistosos bestas sem parecer um veterano em jogo de despedida? Para ser assim, melhor desencanar mesmo do Ronaldinho e deixá-lo se divertir no Galo e nos encantar.


» Comentar

Comentários:
13
  • Tony Soares disse:

    Chico, sera’ que eh soh eu que vejo os erros do Daniel Alves?
    Todas as vezes que ele joga pela selecao eh um desastre. Passes errados, perde a bola e soh complica.
    Veja as vezes que ele tocou na bola e o resultado…
    Serah que o Brasil nao tem alguem melhor que ele? Seria melhor jogar com 10 jogadores!

  • Sandro Americano disse:

    Sabem quais são os problemas?

    O Ronaldinho tem idade para a copa do mundo? Ele está atuando bem na seleção?

    Boa noite.

  • humberto disse:

    Chico, na minha opinião felipão é um técnico ultrapassado e totalmente perdido, acho que hoje a melhor opção seria sem dúvida o Tite, moderno, com idéias novas e com bastante comando de grupo. Jogadores do nível do R10 não se faz testes com ele, na hora de uma grande competição, se ele estiver bem, o convoca, isto sim é o certo. Do jeito que esta a nossa seleção, ganhar a copa, só se ela já estiver comprada, e que ninguém duvide disto, afinal tá tudo junto e misturado, cbf, fifa, governo, pt, globo.

  • Williann A. disse:

    Ma só faltou analisar analisar o mais importante. A atuação do jogador na seleção. Esta foi a grande falha da coluna.

    Ele está tendo sim a chance de jogar na seleção. Mas na ele não encanta, erra pênalti.

    E se ele fizer na seleção as faltas que ele faz como jogador do atlético ele vai ser expulso na primeira partida da copa.

  • J.B.CRUZ disse:

    Seleção brasileira, chame o RONALDINHO!!!!

  • Márcio Luiz disse:

    Não tenho a menor paciência pra ler “testamento”.

    Mas parei pra ver mais essa obra de arte do Batistão; sem dúvida o maior caricaturista do Brasil.

    Seguido de perto pelo nosso mineiro Quinho.

  • Rodrigo Resende disse:

    Boa crônica.

  • Gui disse:

    O cara joga mt bola no Galo e jogou no Barça, mas na seleção não tem mesma efetividade, será q não seria a seleção o problema???
    Veja o Messi. Falavam a msm coisa. A seleção era uma bagunça com Maradona e tal, agora entrou um cara q convoca certo e escala certo, o cara vem arrebentando.
    Em 2005 na copa das confederações ele arrebentou com Kaka em forma Adriano tb e td mais, ja na copa do mundo Kaka estava bichado, Ronaldo gordo, Adriano já não era mais imperador de mais nada, começava seus conflitos com Mancini treinador da Inter e o R10 vinha de uma temporada desgastante com o Barca em q fora campeão do Liga dos campeões.
    Ele eh craque, mas a selecao nao tem a velocidade do Galo e o tecnico nao eh Cuca q se mostra um dos caras mais atualizados e dedicados no futebol brasileiro atual.
    Bom p nos q ele fique por aki se diverta e traga os holofotes p nos Mineiros.

  • Gilmar disse:

    Muito banaca esta postagem! – Parabéns!

  • Raws disse:

    Depois de escrever um comentário de mais ou menos 15 minutos sobre o tema e perde-lo, e por isso estar irritado, eis o resumo;
    R10 é gênio e quase nunca foi o mesmo na seleção, quem o critica é por que espera dele sempre o máximo.
    Os técnicos que o escalaram nunca souberam aproveitar o seu potencial, seja no posicionamento ou na blindagem com seus companheiros.
    Seleção brasileira, com sentido coletivo e ou objetivo interpessoal, é coisa rara e R10 foi prejudicado nessa geração.
    Coloque Ronaldinho por exemplo, em uma seleção japonesa e vejam como o Japão inteiro correria, marcaria e se mataria por ele. Isso se chama disciplina, humildade, reconhecimento do diferencial e busca pelo mesmo objetivo.
    Quem não viu Reinaldo jogar, aproveite os 30% de R10 e quem não puder ver, Reze pelos lampejos dos que virão…

  • José Tolentino disse:

    A escalação de arbitragem do exterior e não de trio brasileiro foi uma conquista do Atlético. O presidente Alexandre Kalil desejava árbitro de fora do Brasil para as duas partidas das oitavas de final, sendo atendido pela Conmebol.

    O mandatário atleticano esteve na sede da Conmebol na terça-feira da semana passada, dia 23 de abril, em companhia do presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Maria Marin, e o seu vice Marco Polo Del Nero. Segundo oBlog do Perrone, a visita irritou a diretoria do São Paulo, que temia uma influência do rival na decisão do árbitro.

    O dirigente atleticano enviou para a CBF uma carta, com data de 23 de abril, quando pediu para a Conmebol escalar um árbitro estrangeiro para o duelo da Libertadores. De acordo com o Blog do Perrone à caneta, José Maria Marin acrescentou: “respeitosamente ao presidente da Conmebol” e encaminhou a carta à Confederação.

  • Carlos Castro disse:

    Por essas e outras é que ainda continuo acreditando no jornalismo, ou nos jornalistas.

  • Julio Cesar disse:

    Boa tarde Chico ! Li que o “comentarista” Junior disse que o Lucio “chegou atrasado no lance” e foi expulso !!!!!!!!! Quantos pontos de exclamação terei que por !!! Lucio foi pra arrebentar o Bernard !!!! Aquilo que todo o mundo viu !!! Eu disse a um amigo uma hora antes do jogo: Bernard vai tirar um defensivo do São Paulo, principalmente se for o Lucio encarregado de correr atras do “moleque”!!! E não deu outra..!!! Ele foi pra quebrar o Bernard; e se fosse juiz brasileiro daria cartão de credito…

    – Belo Horizonte