Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Jornalista carioca sugere que o Galo seja a seleção brasileira na Copa do Mundo

Renato Maurício Prado, na coluna dele de sexta-feira, no O Globo:

“. . . E o time de Cuca joga por música. Dá gosto ver!
A ponto de, sinceramente, eu já começar a achar que ele pode até ser usado como alternativa para armar a seleção brasileira, caso o time de Felipão não consiga se encontrar na Copa das Confederações. Ter a base de um time forte e bem-sucedido sempre foi meio caminho andado para o êxito de qualquer selecionado. Basta lembrar, por exemplo, a Espanha, em relação ao Barcelona, e a Alemanha, com o Bayern de Munique.

Com a falta de tempo para treinar e os jogadores vindo cada um de um lugar, está realmente complicado para qualquer treinador achar a escalação ideal e dar a ela conjunto e padrão tático.

A idéia de usar esse poderoso Atlético como forma e modelo esbarra, porém, num problema sério: ele joga de forma tão ofensiva que é difícil crer que Felipão, um técnico apaixonado por beques e volantes, se disponha a encampá-lo.

Aí já surge outra questão. Será Felipão mesmo a nossa melhor escolha? Dependendo de como o Brasil for na Copa das Confederações e de uma possível conquista do Atlético na Libertadores, não me espantarei se começar uma grita por Cuca na seleção. Com ele, teríamos um escrete jogando no ataque, com um futebol altamente técnico, bem à altura de nossas melhores tradições.

Abre o olho, Scolari…

A maior dúvida

Se tivesse seus companheiros do Atlético ao lado, será que Ronaldinho voltaria a dar show com a camisa da seleção? Ou o que lhe facilita aqui é a marcação mais frouxa e zagueiros de pior qualidade?”

* http://oglobo.globo.com/esportes/rmp/


» Comentar

Comentários:
22
  • Jacqueline Costa disse:

    Concordo com o Alberto: cuidado com os holofotes. A mesma imprensa que apedrejava, agora deita elogios; com certa razão, o time está muito bem, mas já há um certo exagero. Que os jogadores do Galo não caiam nesse oba-oba. O time ainda não ganhou nada, pés no chão, faca nos dentes, sangue no olho e vamos matar um leão a cada jogo. A melhor forma de desestabilizar um time é o “já ganhou”.

  • Klang disse:

    Maldita desospitalização.

  • thales rosa disse:

    Carlos da Mata, o Kaka joga contra Pique, Puyol, Davi Luis, Lugano, Terry, Thiago Silva, Vidic e por ai vai…

    O Ronaldinho Gaucho joga contra Bruno, Leo, so vou falar dos dois do Cruzeiro pq o resto nem sei…

  • Alberto Calixto Mattar Filho disse:

    Pelo amor de Deus, gente, esse oba-oba só pode atrapalhar o Galo, parem com isso. Foda-se essa seleção. Vamos nos concentrar na Libertadores e arrebentar as marias no domingo. Chega!

  • Se esse jornalista tivesse sugerido que o time celeste é quem deveria ser a seleção brasileira na copa das confederações e na copa do mundo, com certeza nenhuma “testemunha” do radicado celeste mutante iria desconsiderá-lo… muito “simples”, não?

    – Parte da “torcida” azul está é com uma sensação desagradável ou penosa, causada por um estado anômalo do organismo ou parte dele, precisamente localizado em um dos antebraços, ou ambos, e é conhecido vulgarmente por “dor de cotovelo”!

    – Arrogância, vaidade, egocentrismo, sentimento de grandeza, orgulho, luxúria, soberba e avareza (além de outros que no momento não me lembro), são características próprias e eternas do radicado mutante celeste… dignos de dó, piedade, compaixão…

    – Eta povinho que nunca aprende, sô… saber valorizar o adversário jamais será uma característica celeste. Jamais!

  • J.B.CRUZ disse:

    Quanto a performance do galo neste primeiro semestre,tirando as elocubrações de alguns e a espolgação de outros; deve-se ressaltar o comentário de XAVIER como o mais lúcido..Futebol é entrosamento,motivação e salário em dia…E neste momento o galo sem dúvida é o time mais equilibrado de todos..Mas, aindo acredito no MAIOR DAS AMÉRICAS, pela estrêla (s) sorte de grande time que tem….CRUZEIRO SEMPRE !!!

  • André M. disse:

    Não seria surpresa. Afinal a seleção é baseada no lobby. O R10 não encanta na seleção. Só quando joga contra time desfalcado.

  • Emilio Figueiredo disse:

    Renato Maurício Flamenguista Prado?? Que isso hein blogueiro, não confunda futebol com fanatismo!

    Abs.

  • audisio disse:

    Nem pensar.

  • Gilmar Coimbra disse:

    Apesar de gostar da “ideia” do Galo representar o Brasil em 2014, acho-a um pouquinho exagerada. Ou pelo ou menos prematura para o momento!

    Se a seleção for mal na Copa das Confederações e o Galo faturar a Libertadores, e confirmar a ótima fase no Brasileirão, coisa que acredito muito, e somar os reforços Paulinho, Cássio, Diego Cavalieri, Neymar, Lucas, Ramires, Marcelo, Fred, Jean, Oscar, Lucas e Thiago Silva, com certeza a seleção ganharia a Copa 2014.

    Mas, se o Galo de hoje pudesse representar a seleção em 2014, com certeza a alegria de ver futebol ficaria ainda mais forte, a competência e a qualidade seriam confirmadas, e o Brasil aumentaria bastante as chances de ser Hexa!

    Como isso é quase que 99% impossível, melhor ficarmos só no sonho!

  • Flavio Henrique disse:

    Se isso acontecer,eu largo a seleção brasileira na hora…….Torcerei apaixonadamente pela argentina.

    Primeiro o Pelé vem dando ideia de base do Corinthians,agora essa do Renato…Aiaiaia

  • Carlos da Mata disse:

    Bom, não sei se fazer o Galo a base da seleção seria a solução, mas algumas convocações de jogadores do Galo poderia ser uma opção para o Felipão. Pois vejamos:

    – Ronaldinho Gaucho X Kaká: Não tem como nem comentar. Tenho acompanhado quase todos os jogos do Real Madri seja no Espanhol como na Liga dos Campeões e o futebol que o Kaká vem apresentando nem chega perto do que o R10 está jogando no Galo.

    – Tardelli X Hulk: Sou Tardelli com um perna só. O Hulk pode ser um bom jogador, mas não tem a eficiência tática que o Tardelli possui.

    – Jô X Damião Pato: Pelo o quem vem jogando o Jô merecia estar na seleção. O Damião a muito tempo não vem bem.

    – Bernard X Pato: Bernard, pelo que joga e também pela sua importância tática dentro da equipe. Lembro quando o Dorival Junior escalou o Bernard em alguns jogos como Lateral Direito no Galo, no inicio de sua carreira. Todos achavam uma loucura, mas hoje vemos que isso foi importante para o amadurecimento do Bernard. O Pato, falar o que de um jogador que conseque ser reserva no Corinthians para o Paulo Guerreiro e para o Emerson Sheik.

    Vou parar por aqui senão vai ficar chato. Isso sem contar que para mim o Rever deve ser convocado.

  • Xavier disse:

    Ainda preciso ver um jogo do Galo fora, com pressão de torcida e um futebol convincente.

    Contra o Sarandi, a torcida deles não fez pressão, a nossa foi até mais presente no estádio deles. Idem na altitude…

    Contra o São Paulo, sob pressão estávamos levando sufoco até que veio a expulsão do Lúcio. Particulamente acho que o Galo iria reverter o quadro independente da expulsão, mas ficou a dúvida…

    Domingo será um bom teste, apesar de achar a torcida do cruzeiro fraquinha, em termos de pressão.

    Caso faça uma bela partida e com autoridade no mineirão, passo a acreditar (ainda mais) em coisas boas para este ano.

    Abraço.

  • Paulo disse:

    Vale lembrar que o Atlético já representou a seleção Brasileira

    Clubes e seleções regionais que vestiram a camisa canarinho

    Dentre todos, apenas Atlético Mineiro, Corinthians, Internacional e Palmeiras foram as unicas equipes a representarem (vestirem) a camisa da Seleção Brasileira principal.

    – Em 1956, a Seleção Gaúcha representou o Brasil nos Jogos Panamericanos, realizado no México, e tornou-se campeão.

    – O Palmeiras vestiu a camisa Amarela do Brasil em um amistoso contra a Seleção do Uruguai no dia 07 de setembro de 1965 e venceu por 3×0 (gols de Germano, Rinaldo e Tupãzinho).

    – O Corinthians representou o Brasil em um jogo contra o Arsenal da Inglaterra, em Londres, jogando de camisas Azuis, no dia 20 de novembro de 1965 e perdeu por 2×0.

    – No final de 1968, o Galo representou a Seleção Brasileira em jogo contra a Iugoslávia, e venceu por 3 x 2, conseguindo uma grande virada após levar dois gols no começo da partida. >> veja o Poster

    – Em 1984 o Internacional teve os 11 jogadores titulares representando a Seleção nas Olimpiadas dos Estados Unidos, trazendo a medalha de Prata.
    Fonte: http://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_selecao_brasileira.html

  • Bruno Cabral disse:

    Renato Mauricio Prado? O mundo vai acabar é em 2013!!

  • Eduardo BH disse:

    Partindo de jornalista carioca e flamenguisra é surpreendente. Mostra que realmente o Galo tá jogando muito mesmo, nao sendo apenas julgamento de atleticano apaixonado ou cruzeirense despeitado. Alias, só crucrus radicais nao admitem esta realidade.

  • Flávio Seno disse:

    Se for para usar um time brasileiro como base deveria ser o Corinthians.

  • Ricardo Lemos disse:

    Quanto à dúvida, se for sua Chico, a resposta não é difícil.

    R10 jogou neste nível na Europa, contra os melhores zagueiros do mundo. Então não é “marcação mais frouxa e zagueiros de pior qualidade” que tem colaborado com o seu futebol não, é o time do Galo mesmo.

    E aí você pode colocar na conta a preparação física de todo o grupo, o entrosamento, o comando, os contratos sendo respeitados, a paixão da torcida.

    Se eleva esta base de jogadores do Galo e inclui Carlinhos Neves, Maluf e Kalil, pode esperar por show dele nas competições com a seleção também.

  • Gustavo disse:

    Acho que a seleção brasileira precisa de um belo “sacode”. Se o Felipão colocasse o Neymar no banco pro Bernard, por um jogo amistoso que seja, o Neymar passaria a render muito mais na seleção. Se o Felipão colocasse o Hulk no banco para o Tardelli, por exemplo, certamente o Hulk passaria a correr muito mais também. Se o Felipão colocasse o Fred no banco para dar lugar ao Jô, também, o Fred teria uma sombra e tanta para se preocupar.

    O problema da seleção é que quem escala é a Nike. Ai o Felipão, simplesmente, não tem como colocar o Neymar no banco… é complicado!

  • Ricardo Lemos disse:

    O segredo do time do Galo hoje é que é um time que tem uma capacidade ofensiva muito forte, mas que tem um ataque que marca muito também.

    Acho que se for para dar um padrão à Seleção Brasileira, levando este futebol tão encantador que o Galo tem apresentado, teriam que ser convocados: Pierre, Leandro Donizete, R10, Bernard, Tardelli e Jô.

    Estes jogadores sustentam esta forma encantadora do Galo de jogar. Também levaria o Réver por ser um zagueiro diferenciado. Os demais jogadores poderiam ser tirados de outras equipes que não alterariam o padrão de jogo.

  • Johnny disse:

    O Cuca atualmente é mt melhor técnico que o Scolari, e se mantiver esse crescimento na carreira, em breve poderá estar na seleção.

    Quanto ao Galo ser base, acho que R10, Réver, Bernard e Tardeli poderiam mt bem estar entre os convocados amanhã. Não devem nada a ninguem atualmente.

  • Julio Cesar disse:

    Chico, jogadores do Cruzeiro tentaram a meu ver, tulmutuar o jogo. Diego Souza e Dagoberto tentaram armar. Isso com a vantagem !! Imagina com a desvantagem que é bem maior que a vantagem inicial !!!

    – Belo Horizonte