O fato serve como exemplo para todo brasileiro que gosta de discriminar algum patrício pelo fato de ter nascido em alguma região remota do território nacional.
Somos Brasil, e lá fora, no “primeiro mundo”, tratados por grande parte da mídia com a mesma indiferença e insignificância.
No caso, pela comunicação da Fifa, parceira rica do país na organização da Copa do Mundo.
Notícia da Folha de S. Paulo, de sábado:
* “Fifa usa foto de Macau como se fosse em São Paulo no site oficial da Copa”
A Fifa usou em seu site oficial a foto das ruínas de St. Paul’s, em Macau, na China, como se fosse em São Paulo.
A imagem veio acompanhada de outras três imagens que mostram pontos turísticos da cidade, como o Pateo do Collegio, o parque do Ibirapuera e a ponte estaiada Octavio Frias de Oliveira. A entidade diz que a imagem foi publicada por uma empresa terceirizada.
Mas não há somente esta gafe na página dedicada a São Paulo pela Fifa.
No texto de introdução, São Paulo é apresentada para o mundo como o centro financeiro e de negócios do Brasil, com atrações culturais, gastronômicas e turísticas. Ao lado do texto há um desenho que deveria ilustrar o estádio do Itaquerão, mas a imagem na verdade é da arena Fonte Nova, em Salvador, na Bahia.
Já na projeção em 3D do estádio do Itaquerão, com destaque na parte superior da página, aparecem as imagens do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ex-presidente do Corinthians Andres Sanchez no canto inferior esquerdo, em meio à torcida fictícia.
» Comentar