Pois, então!
Fim de semana passado eu estava na Grande Diamantina e a vontade de estar lá de novo é total.
Como não é possível, nos próximos dias e semanas, divido com os senhores o prazer dessas fotos, informações e dicas para que possam desfrutar deste que é um dos melhores pedaços de Minas e do mundo.
Começou dia 18 e vai até o dia 2 de junho o IV Festival Tira em Tira, em São Gonçalo do Rio das Pedras, um paraíso da Estrada Real, na divisa entre Diamantina e o Serro.
Tira-gostos inacreditavelmente bons acompanhados de cervejas e aperitivos com raiz, de tonéis ou puros, de acordo com a preferência do freguês, por preços, igualmente inacreditáveis de convidativos.
São oito participantes, entre bares e pousadas: Bar do Pescoço, Bar do Ademil, Bar do Tião, Bar Arco Iris, Piazzaria Quero Mais, Bar Recanto Real, Pousada do Pequi e Bar do Tabajara.
Como o tempo era muito curto, só deu tempo de experimentar dois:
Este, do Ademil, “Nigussim”, com lombo de porco ao dedo de moça com geléia de abacaxi.
Bom demais da conta!
E este, da Pousada do Pequi, onde a Cleide preparou o “Temporão”, composto de maçã de peito ao molho de manga com mandioca na manteiga!
Sensacional!
O Ademil é parada obrigatória de todo mundo que vai a São Gonçalo. Semana passada ele viajou com a patroa e deixou a filha Daniela tomando conta, com a mesma gentileza do pai e essa beleza de figura que você está vendo na foto.
Mais informações sobre o festival e a região, com a Daniela ou Cida no 38 3541 6076 e com a Cleide no 38 3541 6100 ou 38 8813 7140
No Bar do Ademil, estão sempre gente boa como o Ratinho, o maior conhecedor da história da região que conheço, a dona dele, Lígia (centro) e a Adriene.
A grande novidade é que este roteiro está ganhando mais uma ótima pousada: é a Recanto dos Sicas, futuro empreendimento dos irmãos Braga (Café A Baíuca, de Diamantina) e Luciano Kaxalote (um dos fundadores da Banda Bat Caverna).
Em 2014 deverá estar à disposição do público, mas por enquanto, os amigos estão sendo convidados para um “test drive”.
Fica no número 200 da Estrada Real, no distrito do Vau, entre Diamantina e São Gonçalo.
O estacionamento da futura pousada é cercado por essas pedras, testemunhas do período colonial brasileiro, colocadas aí com o sofrimento de incontáveis escravos, nas margens de um dos poucos trechos originais da Estrada Real.
O casal Kaxalote e Denise, diante do número 200, o endereço do local que breve será muito divulgado.
Na varanda do fundo, espaço para churrasco e muito “chá com torradas”, com o rio Jequitinhonha como vista principal.
À esquerda, o Renato, consultor do Sebrae/MG, que deu muitas dicas aos empreendedores; à direita, o professor Walter, da Educação Física da Universidade Federal de Diamantina, já traçando trilhas e elaborando outras atividades de lazer para o local.
Este campo de futebol é o autêntico “Beira Rio” das montanhas mineiras, ao lado do rio Jequitinhonha, onde, quando a bola cai, aproveita-se para um mergulho e curtição das muitas praias.
E a fumaça que não para de sair da chaminé do fogão à lenha, que a todo instante solta caldos e comidas da melhor qualidade.
Enquanto a Pousada dos Sicas não é inaugurada, cinco quilômetros adiante está São Gonçalo do Rio das Pedras, onde há ótimas opções de hospedagem.
Já fiquei em duas, que recomendo:
a da Cleide, onde fico sempre.
E de onde costumo postar no blog, dessa varanda do café.
http://www.pousadadopequi.com.br
E a Pousada do Capão, do casal Peter e Márcia, onde também já me hospedei e gostei muito: