Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

“Bola no Barbante”; uma boa idéia!

Alguns dias antes de eu viajar recebi um exemplar de um jornal exclusivo de esportes que estava sendo distribuído em Belo Horizonte.

Uma idéia muito interessante, especialmente porque o foco era quase 100% em Minas Gerais.

Fiquei curioso para saber quem eram os empreendedores, já que não conhecia nenhum dos nomes constantes no Expediente.

De toda forma, uma iniciativa arrojada, pois o mercado editorial, especialmente impresso, passa por maus pedaços.

Uns dias depois recebi e-mail do jornalista Pedro Blank, ex-companheiro no O Tempo, sugerindo a leitura do novo periódico e contando mais sobre os empreendedores.

É uma gente nova, animada e boa de serviço. Torço pelo sucesso da empreitada e repasso aqui as informações que o Blank enviou:

… “São dois jornalistas jovens, formados Pela Fumec.
O responsável é o Thiago Hadad.
O editor é o Ramon Lopes.
Abaixo segue o texto que eles me mandaram sobre o projeto:

bola

– Chegou ao mercado belorizontino o BolanoBarbante, o mais novo
semanário especializado em futebol, publicado toda segunda-feira e distribuído gratuitamente na região Centro-Sul da cidade.
O jornal é um suporte ao site www.bolanobarbante.com e sua versão
impressa um suplemento de 12 páginas, tamanho tabloide de 27 x 40 cm e tiragem de 20 mil exemplares.

Cobrimos futebol mineiro, brasileiro e
os principais campeonatos internacionais, além das editorias entrevista, opinião (com charge exclusiva), história e uma página para
cada um dos três maiores times mineiros, América, Atlético e Cruzeiro.
Fazemos análises incisivas sobre os principais temas futebolísticos do momento, buscando ser referência como fonte de informação do torcedor mineiro em todas as nossas mídias. Nossas matérias são feitas para o
leitor que procura mais que apenas o factual, com o ponto de vista crítico capaz de interpretar os melhores e mais polêmicos lances da rodada dos principais campeonatos do mundo. Por ter a periodicidade de
uma semana e por trazer o porquê da notícia, grande parte do conteúdo impresso são matérias frias, o que garante a sobrevida de sete dias e não deixa o jornal “envelhecer”.
Com uma proposta inovadora no mercado, uma vez que não existem semanários esportivos gratuitos, o BolanoBarbante estará disponível a toda a população de Belo Horizonte que circule pelos pontos de
distribuição nos semáforos e calçadas. Inicialmente dispomos dos seguintes pontos: Praça Sete de Setembro; Praça da Estação; Avenida Alfredo Balena em frente à Fac. de Medicina; Praça Diogo de Vasconcelos; Avenida Afonso Pena com Avenida do Contorno; Praça Raul Soares; Avenida Brasil com Avenida Afonso Pena; e Praça da Liberdade.
Distribuímos também em expositores alocados em parceiros e atualmente temos um disponível no estacionamento Ville Park, no Vila da Serra, Nova Lima.

Estamos em busca de novos parceiros para expandir também essa forma de distribuição.
Entre em contato com nossa equipe:
Sugestão de pauta –redacao@bolanobarbante.com
Publicidade – publicidade@bolanobarbante.com
Telefones – (31) 3262-1580 / 3262-1583


» Comentar

Comentários:
6
  • Cida Marcatto disse:

    Parabéns à equipe do Bola no Barbante. Um tablóide de excelente qualidade, gostoso de ler. Sucesso!

  • Raws disse:

    Com relação a análise do Venilson sobre o NOB, acrescento o meu temor pelo nosso esquema tático adotado fora de casa, voltando a partida contra o Tijuana, estivemos muito próximos de tomar três gols ainda no primeiro tempo, o que poderia ser um xeque mate. Penso que em mata mata e jogando fora de casa, o primeiro passo é não levar gols e o que vier depois será lucro, essa tese de que o nosso ataque é muito perigoso e ainda volta marcando, não funcionou contra o time mexicano. Eu deixaria o Bernard no banco nesse caso.

  • André Corrêa disse:

    Boa análise, Venílson!

    Eu assisti aos jogos do NOB na Libertadores e há pouco tempo publiquei um estudo parecido com o seu.

    Concordo com suas definições sobre defesa e ataque deles. Ainda acrescento que, fora da Argentina, eles não tem jogado bem. Isso pode ser um trunfo a favor do Atlético, que fará um jogl de vida ou morte na primeira partida.

    Esse confronto tem tudo pra render dois jogaços. Duas equipes de natureza ofensiva, que jogam mais em favor de seus ataques do que das defesas.

    Eles jogam até 30/06; o Atlético para um tempo. Antes eu achava ruim, hoje penso que a parada pode ser benéfica.

  • Giovanne disse:

    Foi o Chico Maia quem indicou o site Doentes por Futebol, logo no seu lançamento.
    Hoje o acompanho e gosto bastante. Tomara que esse jornal (especializado em Minas) seja também um sucesso.

    Abraços.

  • Venilson Fonseca disse:

    Caro Chico,

    O assunto não é sobre o “Bola no Barbante”, mas sim sobre o Newells Old Boys, que ontem venceu por 5 a 0 o já rebaixado Union – perdôe-me, mas não tenho o seu contato.

    Fiquei impressionado com o estádio Marcelo Bielsa, o Coloso del Parque. Não sei o público presente, mas aparentava estar lotado, com a hinchada cantando 105 minutos. O NOB abriu 3 pontos de vantagem sobre o River e precisa fazer 4 pontos em 6 para se garantir como o campeão argentino. Será uma parada duríssima para o Galo.

    Ontem, Maximiliano Rodrigues – Maxi Rodrigues – abriu o marcador numa jogada aérea forte, de escanteio: bateu na bola de cabeça livre de marcação, passando por trás dos zagueiros. Um gol muito semelhante ao que o R10 fez no SP na capital paulista. Scocco fez o segundo ainda no 1o tempo. No 2o tempo, Maxi Rodrigues novamente, Urruti e Heinze decretaram a esmagadora vitória.

    Algumas ponderações: eu me preocuparia severamente com Scocco, Maxi, Urruti e Perez. Os gols do NOB saíram em jogadas rapidíssimas de contra-ataque, chegando em bloco com até 5 jogadores na área adversária. Scocco e Maxi são muito rápidos, penetram em diagonal pela defesa e tem excelente toque de bola.

    Perez cadencia mais o jogo, quando necessário, mas as investidas dos laterais é uma arma mortal. Jô, Tardelli e Bernard terão que se desdobrar para marcá-los, porque, do contrário, deixará a defesa absurdamente desguarnecida. O goleiro não me inspirou confiança, muito menos a zaga, apesar de Cáceres estar em boa forma.

    Penso que as partidas entre o Atlético e o NOB serão nervosas e com muitas oportunidades de gol: todavia, defesas fortes e bem montadas podem ser o diferencial contra eles, já que não conseguiram vencer o Boca e se classificaram na 1a fase pelo saldo de gols.

    Se o Galo conseguir solidez e força na defesa, poderá vencer em Rosário inclusive, pois tenho certeza de que seus defensores não são páreo para o ataque fulminante alvi-negro. Mas, por outro lado, Marcos Rocha e Ricky costumam bater cabeça na marcação, principalmente quando jogam sob pressão e isso pode comprometer uma partida e uma eventual classificação.

    Tenho certeza de que a Comissão Técnica atleticana sabe de cor e salteado o que deve fazer, mas sugiro uma preparação muito bem orientada e com todo o foco possível na 1a partida: acho que ela definirá a classificação de um ou de outro.

    No mais, Geraes.

  • André Corrêa disse:

    BolaNoBarbante traz à lembrança nosso grande Willy Gonzer! O jornal especializado em esporte também faz lembrar o Jornal dos Sports, de Mário Filho, que era irmão de Nelson Rodrigues.

    Boa sorte aos empreendedores!