Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

“La Stampa diz que mesmo novo o Engenhão tem cheiro forte de decadência no ar”

O jornal La Stampa, de Turim, um dos maiores da Itália, enviou o jornalista Marco Ansaldo para cobrir a seleção italiana durante a Copa das Confederações.

Na edição de hoje, ele escreve dentre outras coisas, que o povo brasileiro vive do futebol, recebe muito bem a Itália, mas isso não basta para sediar grandes eventos, e que o Engenhão, mesmo “reconstruído recentemente”, mostra sinais de decadência:

“. . .O Brasil encanta e recebe muito bem a azzurra. Infelizmente sediar grandes eventos, a paixão não é suficiente. O trabalho vai lentamente, ou ainda não iniciaram os estádios ou precisam reformá-los, mesmo depois de pouco tempo de concluídos.

Vimos a seleção treinar em instalações militares, ao lado do estádio em homenagem a João Havelange, reconstruído há seis anos, mas fechado por causa dos colapsos de cobertura: é a casa do Botafogo de Seedorf, que em 2016, sediará as finais do atletismo, mas agora apresenta um cheiro forte de decadência. . .”

images

Capa da edição de hoje do La Stampa: a campanha política em curso, sempre acalorada, é o principal destaque.


» Comentar

Comentários:
22
  • thales rosa disse:

    Saiu no jornal Otempo –

    Da serie absurdos da copa:
    ‘Principado da Fifa’ funciona plenamente e UFMG vai ficar ilhada durante o evento

    Há 17 anos, a emenda constitucional 15/1996 endurecia a farra da criação de novos municípios no país. Eis que, alguns meses atrás, para o bem geral e a viabilidade das Copas das Confederações e do Mundo, o Congresso Nacional aprovou uma lei que dá poderes a uma entidade internacional de intervir – mesmo que minimamente, em comparação com as atribuições de uma cidade – nas relações de consumo e nas rotinas de vida de moradores de diferentes municípios brasileiros.

    Exatamente a um ano da Copa do Mundo do Brasil, estão sendo criadas as “cidades-Fifa”, áreas de 12,5 km² ou de 2 km de raio ao redor dos estádios que vão receber os jogos organizados pela entidade máxima do futebol. Conforme previsto no Artigo 11 da Lei Geral da Copa, a Fifa tem o direito de impor restrições comercias e vias de acesso.
    Se as “cidades-Fifa” fossem um país ou uma cidade-Estado, por exemplo, cada uma delas seria seis vezes maior do que o Principado de Mônaco, o segundo menor país do mundo, com apenas 2,02 km². Dentro dos limites das cidades que são sedes da Copa das Confederações – Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador –, as “cidades-Fifa” já vivem um pleno desenvolvimento. O torneio começa no próximo sábado, com Brasil x Japão, em Brasília.
    Na capital mineira, por exemplo, todo o entorno do Mineirão “respira progresso” com ruas recapeadas, sinalizações turísticas reforçadas e toda uma estrutura logística montada para receber o evento. A linha imaginária passaria próximo ao Anel Rodoviário, englobaria total ou parcialmente seis bairros (São Luiz, São José, Liberdade, Aeroporto, São Francisco e Ouro Preto), além se apossar de famosos pontos turísticos, como a Igrejinha da Pampulha e a Casa do Baile.

    A “cidade-Fifa” belo-horizontina já nasce tão poderosa, que será capaz de parar uma das maiores universidades públicas do país. Atendendo à solicitação da entidade, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), por onde, diariamente, passam 50 mil pessoas, não funcionará nos dias 17, 22 e 26, quando o Mineirão estará em uso para a Copa das Confederações.
    “Não gostei, vamos perder aula. Nossa rotina mudou bastante de um tempo para cá. O portão de entrada da veterinária fecha mais cedo, e o ponto de ônibus agora é mais longe”, enumera a estudante de veterinária Laila Feitoza, que mora no bairro Ouro Preto, dentro do “raio” da Fifa.

    Os estacionamentos da UFMG também ficarão fechados, mas algumas áreas serão cedidas para uso da Fifa. Quem precisar entrar no campus tem que solicitar o acesso com antecedência na Pró-Reitoria de Administração. “Todos já estão sabendo. A coordenadora já passou recolhendo nomes e documentos, contou o funcionário do hospital
    Veterinário da UFMG, Narci Rocha. A unidade não vai poder fechar nos dias de jogos.

    Vizinhança. Os moradores do entorno do Mineirão já vêm convivendo com obras, mudanças na mão de direção e demais alterações viárias desde o início da reforma do Mineirão, em julho de 2010. Nos últimos dias, o que mais tem irritado os vizinhos são os gradis que estão sendo preparados para as Fans Walk (rotas especiais para pedestres). Ele têm tirado o espaço seguro para caminhar pelas calçadas.
    Não é novidade para os moradores locais a aglomeração de torcedores, carros, vendedores ambulantes e cambistas perto de suas casas. Com o novo Mineirão e o advento dos torneios internacionais no Brasil eles esperam, ao menos, que os impactos se minimizem.
    “Também não fomos informados ou chamados para conversar sobre as mudanças que vão acontecer daqui para frente. Quando se lembram da gente, é para as audiências públicas (na Assembleia Legislativa ou na Câmara Municipal). Parece que é de praxe que a Fifa só trate essas coisas com as autoridades maiores”, pondera o presidente da Associação dos Amigos da Pampulha, Flávio Marcus de Campos.
    A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTrans e da Secretaria Municipal Extraordinária para a Copa do Mundo, divulgarão hoje o plano operacional de mobilidade para os jogos da Copa das Confederações. A tendência é que as medidas adotadas para Brasil e Chile se repitam.

    http://www.otempo.com.br/superfc/cidades-fifa-est%C3%A3o-em-pleno-funcionamento-no-brasil-1.662161

  • Cassiano Tavares disse:

    Xiiiiiiiiiii…….. Agora fedeu de vez, as Neymarzetes não podem nem falar de ranking mais (iffffsssshhh, sulamericana inss…….. se bem, que inss elas podem, pois tem véio encostado pra caramba lá)

  • thales rosa disse:

    Thiago o Casemiro nas vezes que jogou pelo Real Madrid foi muito bem. Tanto é que foi comprado por 15 milhoes de Euros..

    Maikon Leite com certeza é melhor que o Anselmo Ramon…..

  • Thales rosa disse:

    Aurélio por aqui os governos perdoam bilhões de dividas dos clubes.. É pior ainda..

  • THIAGO disse:

    O Thales Rosa, trazer Casemiro, Maikon Leite, cê ficou doido.???Esses caras não são nem reservas em seus times, tem dó fi de Deus!

  • Aurélio Mendes disse:

    Chico, dá uma olhada nessa notícia. Málaga punido e está fora de competições europeias por descumprir parâmetros de gestão que limita endividamento dos clubes. E aqui a Conmebol passando a mão na cabeça dos clubes que tem torcedores que matam uns aos outros nos estádios.

    http://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/futebol/futebol-internacional/2013/06/11/noticia_futebol_internacional,253398/malaga-tem-punicao-da-uefa-confirmada-e-nao-jogara-liga-europa-em-2013-14.shtml

  • Walmar, ” … vamos mexer o traseiro ” é uma das várias “especialidades” da maioria do radicado celeste mutante! E o fazem com excesso de desenvoltura impressionante… É, gosto realmente não se discute!

  • Walmar disse:

    Uai Thales, o cru cru pra trazer jogador tem que mexer o traseiro? Tá explicado!

  • Cassiano Tavares disse:

    Gente vamos ter educação….. Pra que gritar aqui no blog????????????? (caps lock ativado)…… Dá uma preguiça quando vejo isso…..

  • Paulo disse:

    Chico e amigos, até que enfim o Kalil resolveu explorar a forte maca ATLÉTICO , mostrando a força do clube e da massa, pois se depender da imprensa -MG, especialmente a Rádio de “Minas” e TV alterosa, esses fatos jamais seriam divulgados.
    Isso vai matar as maricons de ódio:

    http://www.atletico.com.br/noticias/?p=17221

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    A lógica seria que quem construiu deveria reformar, mas se tratando de Brasil é perigoso tirarem dinheiro da saúde, educação, para colocar nessa bosta.

  • thales rosa disse:

    Maikon leite esta saindo do Palmeiras para acertar com o Goias e o Cruzeiro parado com Anselmo Ramon e Borges!! PQP!! Alexandre Matos vamos mexer o traseiro e trazer esse cara!!

  • Factos Promoção Marketing e Eventos Factos Eventos disse:

    Prezados,

    Solicitamos endereço do IMDD para envio de material de divulgação do II Seminário Nacional de Direito Desportivo na Prática.

    Grata,

    Germana Vital
    Factos Eventos

    – Recife

  • gilton junior disse:

    TUDO BEM GENTE,MAIS VAMOS COM CALMA,TEMOS PROBLEMA SIM PORÉM VAMOS ACREDITAR,A COPA DAS CONFEDERAÇÕES FAZ PARTE DE UM TESTE PARA O GRANDE EVENTO QUE É A COPA DO MUNDO,LÁ NA EUROPA AS COISAS SÃO DIFERENTES TUDO JÁ ESTÁ PRONTO,VAMOS ACREDITAR QUE VAI DAR CERTO…SOU DE SETE LAGOAS É QUANDO ESTIVE NO MINEIRÃO,FIQUEI MUITO SATISFEITO FICOU LINDO,TENHO CERTEZA QUE DAQUI A POUCO ESSES GRINGOS VÃO COMEÇAR A COLOCAR DEFEITO,O MARACANÃ ESTÁ MARAVILHOSO A SELEÇÃO ITALIANA FICARA ENCANTADA QUANDO CONHECE-LO,NEM TUDO ESTÁ PRONTO O BRASIL PASSA POR UM PROCESSO ENTÃO UM PASSO DE CADA VEZ AQUI É BRASIL É EU ACREDITO NA MINHA PÁTRIA.

  • J.B.CRUZ disse:

    Com a TERCEIRIZAÇÃO,falta de CRIATIVIDADE e IRRESPONSABILIDADE de quem nos governa, fica difícil termos PRODUTOS e SERVIÇOS de PRIMEIRA QUALIDADE….

  • thales rosa disse:

    Chico a charge do Duke está muito boa hoje:

    http://www.otempo.com.br/charges/charge-super-11-06-1.661571

  • thales rosa disse:

    O Cruzeiro perdeu a chance de trocar o Montillo pelo Casemiro e mais grana com o São Paulo, agora o cara foi vendido para o Real Madrid..

  • thales rosa disse:

    Gostaria de perguntar a esse italiano que estadio ainda nao foi iniciado no Brasil?

    E gostaria de informar a ele que o engenhao nao esta decadente. O problema lá é de superfaturamento da obra. Usaram material de segunda para construir o estadio em algum esquema politico e ta ai deu no que deu.

    A corrupção na italia é igual ou pior qua a do Brasil….

  • Klang disse:

    Querem lugar espetacular pra treinar? Simples. Basta pagar ao Kalil.

  • Reinaldo disse:

    É uma vergonha nosso país, deputado saltando foguete em porta de hotel, cobertura de estádio caindo, estrangeiros morrendo em favela, temos que fazer alguma coisa, dessa forma não dar!!!!!

  • clauber disse:

    Infelizmente eles tem total razão. A nossa capacidade de mobilização em torno de melhorias é uma coisa triste. Mas existe sempre a esperança que o povo brasileiro pode começar a mudar as coisas a partir desses escândalos vindos desde fadada copa do mundo.

    Parabéns Chico em fazer o caminho inverso da cobertura futebolistica dessa copa das confederações e assim nos brindará com criticas positivas e negativas a respeito do nosso pais com a visão de nossos irmãos estrangeiros.

    Mas essas coisas escritas por visitantes me parece um tapa na cara e isso doe no nosso papel de cidadão que é de participar e cobrar melhorias.