Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Itália transmite o Brasileirão e fica de olho nas curvas das baianas e cariocas

Estou em Roma, onde assim como em toda a Itália, Salvador-BA, é sonho de consumo de quase todo italiano que fala em conhecer o Brasil; em função das praias e das baianas. São Paulo é pouco conhecida e não conheci ninguém que falou em fazer turismo lá.

* Há chamadas para a Copa das Confederações em vários canais, destacando a estréia a seleção italiana contra o México, domingo no Maracanã.

Poucas imagens de futebol; muitas de carnaval e praias, especialmente das curvas e bundas das mulatas.

Aliás, propagandas de agências de turismo mostram só isso; chamada pouco disfarçada para o turismo sexual.

* Um dos canais de maior audiência da Itália é o Sportitalia24; só notícias de esportes, 24 horas, 80% futebol.

SPORTITALIA

Mostrou trecho de entrevista coletiva do Pelé, com propaganda do governo federal ao fundo, falando o de sempre: que a Copa das Confederações é apenas parte da preparação da seleção e do país para a Copa do Mundo.

* Mesmo com o passar do tempo Pelé continua com o prestígio intacto entre a maioria absoluta dos italianos. Segundo o Tiago Falcone, belorizontino que mora em Roma há quatro anos, ele só perde em Nápoles, para o Maradona, que fez milagres, levando o time local aos dois únicos títulos italianos, em fins dos anos 1980, com o Careca de centroavante.

Em Roma, Falcão continua “Rei”, seguido pelo zagueiro Aldair (ex-Flamengo) e Toninho Cerezo.

* Romanistas mais apaixonados destacam uma “nódoa” na passagem do Falcão pelo time: amarelou e não teve coragem de bater o pênalti decisivo na final da Copa dos Campeões (atual Champions) em 1984, no Estádio Olímpico, contra o Liverpool. Deixou para o Bruno Conti, que errou e o time inglês foi o campeão.

Falcão alegou que se machucou durante o jogo e não tinha condição de bater o pênalti.

* Outra rede de audiência gigante na Itália é a estatal RAI, que tem dois canais exclusivos de esportes: Sport1 e 2.

Finalmente comprou os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro e montou equipe com narradores e comentaristas italianos.

Mostra dois jogos por rodada, ao vivo.

Um dos principais comentaristas é o José Altafini “Mazzola”, que foi campeão do mundo com o Brasil em 1958 e depois disputou a Copa do Mundo de 1962 pela Itália.

* O investimento da RAI no Brasileiro se deve à volta de craques que marcaram no futebol italiano, principalmente os atuais, que retornaram recentemente: Ronaldinho Gaúcho, Pato e principalmente Seedorf, que tem um prestígio fantástico por aqui. Ganhou tudo que disputou pelo Milan e a mesma simpatia pessoal que tem demonstrado no Botafogo, demonstrava em Milão.

* Ouço de todo europeu a mesma pergunta: porque o Scolari deixou Ronaldinho Gaúcho fora da seleção que disputará a Copa das Confederações.

Só mesmo o Felipão para explicar!

* Como a Itália está baseada no Rio, a mídia daqui só fala dos cariocas. Das demais sedes da Copa das Confederações, nada.

Tiago Macedo, o “Tito”, que morou em Belo Horizonte durante seis anos, e trabalha no mercado de turismo em Roma, manifestou estranheza com promoção de preços do Hotel Ouro Minas, o nosso único cinco estrelas: R$ 200,00 para casal (70 euros) durante a realização de um evento como a Copa das Confederações: “é o que cobram hotéis de duas estrelas aqui”.

Também, com atrações como Nigéria  x Taiti, fica difícil.DUKE

Munição para o Duke arrebentar como sempre, com charges como essa, de ontem, no O Tempo, sugerida pelo Thales Rosa, lá de Curitiba.

* A Juventus continua faturando com o título da temporada 2011/2012, comercializando todo tipo de brindes alusivos a mais uma conquista. Tem a maior torcida do país.

JUVE

Propagandas como essa, de página inteira, estão nos principais jornais da Itália.

* Como a maioria das cidades grandes evoluídas, Roma tem metrô excelente.

Ô inveja danada, sô!

E nós nos iludimos tanto, pensando que Belzonte ganharia um trem desses, pra Copa do Mundo, né!?

Como diria aquela gordinha, excdelente humorista da Globo: “povo mineiro, isso não te pertence!”

METROROMA

Aqui, Turim e as suas arcadas características . . .

TURIMARCADAS

. . . e as ruas limpas e bem cuidadas!

TURIMVIA

Nem parece que é uma das maiores cidades da Itália.


» Comentar

Comentários:
27
  • bessas disse:

    Thales,

    Se tirar o clássico em que tinham metade de attleticanos a média do cec cai pra menos de 15 mil pagantes.

  • Fábio Lopes disse:

    Fora do país somos ridicularizados “samba, caipirinha e tudo que tenha baderna no meio”, foi um custo consegui alugar uma casa para meu irmão em Santa Cruz de la Sierra na Bolívia, por conta do preconceito em cima do brasileiro… E pensando bem tão certos pois a maioria realmente traz desgraça para a cidade.

  • Cassiano, tens razão. E bom gosto, pois, na Kátia só tem filé! Como a maioria azul “não gosta” de tal produto, sobra mais prá nós…

  • Silvio Torres disse:

    Reelegeram o cara no primeiro turno, agora guuuueeeeeennnnnntaaa!! E ainda tem cara de pau na “imprensa” mineira que fala todo dia que a culpa é do governo federal. O sorteio da Copa das Confederações mostrou a “força” dos nossos políticos…. E é ótimo ver que já caiu geral a ficha sobre o tratamento que o galo recebe da mídia, tanto a mineira quanto a de fora.

  • thales rosa disse:

    Andre COrrea para os atleticanos qualquer coisa é importante! Comemoram qualquer fato, voces tem titulo ate de maior torcida brasileira a ir para a argentina.. ja esqueceram?
    Bora fazer uma carreata!

  • thales rosa disse:

    Paulo quem costuma comemorar estatisticas a favor sao voces, atleticanos. Voces fazem ate carreata por esse tipo de estatistica..

    So compartilhei a informação, que comprova mais uma vez qual a maior torcida de MG…

  • JOAO disse:

    Numa boa!

    Até a calcinha do Mala Rosa deve ser do Galo.

    Eta paixão pelo Galo…

    O bobão Rosa do blog…….

  • Ricardo Lemos disse:

    Caro Dudu GALOMAIO BH, os celestes são mais realistas que o Rei!

    Venceram grandes equipes como Goiás e Atlético-PR. E este tanto de pênalti (muitos deles duvidosos) para conseguir certos pontos, fazem parte do jogo. Afinal, o quarteto fantástico é perseguido pelos adversários e as faltas sempre vão acontecer.

  • Ricardo Lemos disse:

    Caro audisio, por isto eu fico falando aqui que torço por uma final entre Galo e Olímpia.

    Se o tricampeão da Libertadores (e quem ganha três vezes ganha mais do que quem ganha duas vezes) perde de novo para o Galo em uma final de torneio intercontinental, qual será o argumento para dos celestes sobre a Conmebol?

    Será que vão falar que Libertadores e Conmebol não valem nada, que o que vale mesmo é torneio Disneylândia?

  • Ricardo Lemos disse:

    Estranho mesmo não veicularem nada aqui sobre este ranking dos melhores times que tem o Galo na ponta aqui na América do Sul.

    Principalmente porque repercutiram um outro ranking onde a equipe celeste lidera, ainda que 3 dos jogos que estão acima da média tenham sido clássicos (com presença das torcidas adversárias).

    Também só falam de arrecadação bruta em bilheteria e continuam ignorando a arrecadação líquida obtida nos estádios.

    Bom, mas fazer o que né?! O Galo está escrevendo história, mesmo que os enciumados não queiram aceitar.

  • Reinaldo disse:

    Boa tarde!

    Empresa com santa Edwige e outras, com suas manobras politicas dificultaram o progresso em nossa cidade.

  • Cassiano Tavares disse:

    Marcão, Marcão!!!!!! até tu Marcão………… Vai dar trela pra prosa ruim? É mais facil falarmos da tua bela cidade, com bons “botecos e excelentes tira gosto…… Falaremos da Katia, e que sabe daquela, do trevo ou a vizinha dela…… a Ana…… Abraço

  • André Corrêa disse:

    Thales Rosa,

    Estar entre os quatro melhores do continente – sendo atualmente a melhor equipe das quatro – para o atleticano é mais importante que ser campeão de média de público, vôlei, purrinha, etc.

    Mas eu vou te contar uma: eu não tenho nenhuma vergonha de perder nesse quesito para o Santa Cruz. Eles têm um estádio com capacidade para quase 60 mil pessoas e possuem uma das maiores torcidas do país, mesmo após tantos e tantos anos de ostracismo. Eu respeito aqueles caras!

    A liderança do seu povo só existe pela curiosidade de todos em conhecer o novo Mineirão. Se coubessem 60 mil pessoas no Independência pode crer que a média do Atlético estaria lá na casa dos 40, 45 mil pagantes por jogo.

  • André Corrêa disse:

    O metrô de Roma tem uma história interessante. O trem subterrâneo da capital italiana é um dos mais antigos do mundo e suas linhas cobrem a cidade inteira. Mesmo assim, ainda há obras de expansão.

    Há alguns anos essas obras esbarraram em um problema interessante: as escavações encontraram ruínas da Roma Antiga. Tais ruínas não puderam ser removidas e o planejamento teve que ser refeito em função disso.

    Outro dia descobri que Recife tem metrô (de verdade, subterrâneo). Recife! Já entreguei os pontos a respeito de BH…

  • “Ajuntamento de pessoas” não pode ser confundido com “torcida” ou “público”… admite-se somente como substantivo de “testemunha”! Fui claro?

  • O assunto “média de público” só pode ser discutido com inteligência e imparcialidade quando envolve o campeonato brasileiro. “Somente” isso…

  • Paulo Andrade disse:

    hahaha, Thales Rosa tá até comemorando título de média de público.

    Só não conta pra ele que os únicos jogos da tima dele acima da média de público foram os que contaram com os torcedores do Galo no estádio. Até pra comemorar título de média de público, precisam do Galo.

    Falando de números. Tirando os clássicos, a média de público para os jogos com mando no campeonato mineiro fica assim
    Atlético – 18091
    Vice – 14877

    Fica triste não, Thales. Pra relaxar, coloca o hino pra tocar. Ou então vai ler as notícias do voley.

  • Vinicius Campos disse:

    Dudu,

    isso é azar do Crucru, já esqueceu. Somente o nosso Galo é sortudo. É a pronta resposta deles. Demos azar!!!

    Pior cego é aquele que não quer ver.

    Saudações Atleticanas!

  • Luciano Nogueira disse:

    Vai ficar estranho se a diferença de pontos do nosso mistão para o timaço ficar em um ponto após cinco rodadas.
    Então: “bora torcer pro Santos”!
    Quanto a número de torcedores eu só aceito debater com cruzeirense o dia que a diferença de público baixar para menos de um milhão de pagantes.

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Hora de ser realista.
    Aos cruzeireiros que ficam aqui preocupados demais com o Galo, parem pra pensar.
    O desempenho do crucru nos jogos contra times grandes:

    2×1 Galo – 1º jogo do ano, Atlético sem pernas pra acompanhar o melhor condicionamento físico do cruzeiro (e com gol contra do Marcos Rocha).

    0x3 Galo – tomou uma lavada e poderia ser historicamente goleado não fossem os erros de arbitragem e os milagres do Fábio.

    2×1 Galo – foram necessários 2 pênaltis marcados pra balançarem as redes contra um adversário que tinha grande vantagem e estava só administrando. Fábio salvou-os de um vexame no 2º tempo.

    1×2 Botafogo – sem forças para encarar o time carioca no RJ.

    1×0 Corínthians – após os milagres de Fábio no 1º tempo, a salvação veio novamente de pênalti.

    2×2 Inter – mais uma vez os milagres de Fábio no 1º tempo e outra vez um pênalti marcado a favor evitaram a derrota.

    Isso não é gozação. É a realidade… mas tem gente que é cega né? Fazer o quê?

  • audisio disse:

    Dizem que os maricanos estão cancelando a viagem do cruzeiro porque o Cruzeiro vai sua principal atração: Caveirão!

  • audisio disse:

    O site footballdatabase.com traz o Galo como o primeiro colocado no ranking de clubes da América do Sul e 30º no mundo entre 1730 clubes.

    Atualmente o mais conceituado site mundial de formulação de ranking, com formulação verdadeiramente metodológica.

    Para aqueles que sempre apareciam aqui com essas bobagens de IRFFFRFFFHHHHHHHFFRR etc e tal…

    Com a palavra eles…

    Outra:

    Com a passagem do Atlético para a semi-final da Libertadores fica um pequeno lembrete de quais equipes participaram da Copa Comenmbol versão de 1992.

    Para os que adoram dizer que o Atlético não ganhou nada e sempre vem com aquele papo repetitivo de clubes que se apequenaram nos últimos 10 anos, que nem Rural ganham mais, seguem as equipes que participaram da Copa Comnembol de 1992.

    Deportivo Español
    Buenos Aires

    Gimnasia y Esgrima
    La Plata

    Vélez Sársfield
    Buenos Aires

    Oriente Petrolero
    Santa Cruz de la Sierra

    Atlético Mineiro
    Belo Horizonte

    Bragantino I (Vice Campeão Brasileiro de 1991)
    Bragança Paulista

    Fluminense
    Rio de Janeiro

    Grêmio
    Porto Alegre

    O’Higgins
    Chile

    Atlético Junior
    Barranquilla Colombia

    El Nacional
    Quito

    Olimpia
    Assunção

    Universitario
    Lima

    Danubio
    Montevidéu

    Peñarol
    Montevidéu

    OBS: Não vi nenhum Sporting Cristal por aqui!

    Faltam 4 jogos!

  • Paulo disse:

    Parabéns ao Site Terra. Somente órgão de imprensa de fora do nosso Estado que divulgam rankings e pesquisas que favorecem o Galo e Nossa massa.
    http://esportes.terra.com.br/futebol/atletico-mg-e-eleito-1-entre-melhores-da-america-do-sul,12d53de2b4c2f310VgnCLD2000000ec6eb0aRCRD.html

  • Como ainda não encontrei nenhum post enaltecendo a vitória de virada do eteno deca-campeão mineiro ontem no estádio da Ressacada tendo como “vítima” o Avaí-SC (de novo!), parabenizo o grande Américas-MG, o Coelhão! Dá-lhes, Coelho…

  • Paulo disse:

    Ouvi os programas esportivos de ontem, inclusive os da rádio de “minas” mas ninguém tocou na matéria sobre o Galo
    primeiro lugar do ranking da América e 30º melhor time do Mundo.
    Quando o cruzeirin foi apontado como tal…essa imprensa divulgou diarimante em todos os programas esportivos principalmente a rádio de “minas” alterosa esporte e site super esportes!!!

  • thales rosa disse:

    Infelizmente, nos paises em que estive, quando eu dizia que era brasileiro na cabeça das pessoas vinha o Carnaval e o Samba. E claro que eu respondia na lata: o Carnaval dura uma semana o resto do ano o povo trabalha para manter a 6° economia do mundo.

    Mas é isso ai, infelizmente la fora nosso país ainda tem essa imagem de país do carnaval, florestas por todos os lados e por ai vai…

  • thales rosa disse:

    Contra fatos nao existem argumentos. Mais uma prova de qual é a maior torcida de MG, Cruzeiro teve a maior media de publico do 1° semestre:

    1º) Cruzeiro – 24.532 presentes de média.
    2º) Corinthians – 23.887 presentes de média.
    3º) Santa Cruz – 19.318 presentes de média.
    4º) Atlético-MG – 18.261 presentes de média.

    Perderam para o Santa Cruz… vai ter gente falando da capacidade do estadio e tal.. mas consta que o indepedencia tem capacidade de 24 mil..

    http://br.esporteinterativo.yahoo.com/fotos/os-clubes-com-maior-p%C3%BAblico-nos-estaduais-slideshow/cruzeiro-torcida-photo-349403518.html