Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Hora de agradecer ao Ricardo Teixeira este bem ao Brasil

Estou na estação de Bordeaux, aguardando o trem pra Hendaye, na divisa com a Espanha.

De lá, Espanha e Portugal, onde termina essa viagem e eu retorno pra nossa Minas Gerais.

Desiludido com a não concretização do que seria o ponto positivo da Copa do Mundo no Brasil (obras de infra-estrutura), andei escrevendo que só restava sonhar que o evento servisse ao menos como palanque de luxo para manifestações populares diante dos holofotes internacionais que estariam sobre o Brasil neste período.

Pois não é que este “legado” está chegando bem antes do previsto!? Graças a Ricardo Teixeira, que foi o primeiro a cair, da poderosa cadeira chefe da CBF, em função da mídia sobre ele e suas tramóias.

DIRETODORIO

Deste as primeiras horas de segunda-feira, “só dá Brasil”, nos principais jornais, rádios e TVs de onde tenho passado aqui na Europa.

O melhor de tudo é que a imprensa europeia se aprofunda nos temas, convoca especialistas locais e estrangeiros a opinar sobre o país em questão e não deixa perguntas sem repostas. Inclusive os jornalistas enviados ao Brasil para a cobertura da Copa das Confederações.

O comentarista político mineiro, Rudá Ricci, BandNews FM, ocupa meia página, da 7, do Libération, de ontem, dando a visão dele dos protestos.

RUDARICC

Privilégio para poucos brasileiros na história da nossa imprensa.

CAPAREPORTAGEMLIBE

Os repórteres estrangeiros enviados ao Brasil não ficam apenas no tema futebol e entram nas questões políticas e sociais.  Como é o caso do Jéròme Toubul, do L’Equipe, da França, dos mais respeitados jornais exclusivos de esportes, do mundo. Da abertura da Copa das Confederações em Brasília, o correspondente do L’Equipe foi para Fortaleza, de onde escreveu na edição de ontem, dentre outras coisas: “o Brasil é a sexta economia no mundo, mas por apenas ‘um sétimo’ de euro no aumento dos preços das passagens em São Paulo, viu explodir manifestações em todo o país; vividas pela última vez há mais de 20 anos com a derrubada do presidente Fernando Collor, por corrupção”.

Dá uma derrapada quando diz que o salário mínimo dos brasileiros é de 650 “euros”; conta que a repressão inicial aos protestos em São Paulo foi o estopim da revolta contra os gastos exagerados para a Copa e Olimpíadas, já que a população é carente de serviços básicos na educação, saúde e infra-estrutura; “aliados à corrupção e inflação galopantes”, diz.

Jèróme Touboul cita frases dos cartazes dos protestos: “Copa para quem?”; “para quê?”, e ilustra a reportagem com uma enorme foto (Marcelo Casa/AP) da PM de Brasília jogando gás lacrimogênio nos manifestantes.

Sobre Belo Horizonte o enviado do L’Equipe escreveu que os jogadores do Thaití reclamaram que a segurança foi tão rígida que eles não puderam conversar com calma com a imprensa, pois não os deixaram permanecer o tempo suficiente na zona mista do Mineirão.

O analista do jornal Le Telegramme, Henry Lauret, diz que “caiu a máscara do milagroso Lula”, e disseca a política econômica do ex-presidente, que segundo ele, deixou uma bomba explodindo no colo da Dilma, a sua “delfin”.

Neste mesmo jornal uma charge com Pelé, de terno, fazendo embaixadas tendo um cartola fumando um charuto atrás e o povo mais atrás, descendo do ônibus, dizendo, “e nós ferrados”.

Chargista Nono, quase tão bom quanto o nosso Duke!

Jornais tradicionalíssimos como Le Figaro, Le Monde e Libération, apresentam mapas da América do Sul, mostrando onde fica o Brasil e dedicam na editoria internacional o mesmo espaço que estão dando ao encontro dos chefes de estado do G8, na Irlanda. Le Figaro pôs Obama, Hollande, Merkel e cia, na página 6, e na prestigiada 7, uma foto de quase meia página da nossa PM cercando um manifestante em Belo Horizonte com o cartaz “Não atire; ouça!”.

A correspondente do Le Figaro no Rio, Lamia Qualalou, ouviu José Dirceu, figura que continua mandando no PT e e ainda forte no governo, apesar de condenado pelo mensalão e ainda solto.

Esperto, ele usou velhas e estratégicas palavras: “. . . o partido precisa dialogar com as novas forças sociais; ‘democratizar os meios de comunicação’, apostar na educação, na cultura . . .”

Quando fala em “democratizar” a comunicação ele quer exatamente o contrário, pois trata-se do maior defensor da aprovação de leis pelo Congresso que controlem o que a imprensa diz.

Se dependesse dele não sairia nada sobre mensalão, julgamento, impunidade e essas coisas.

Alguns editores ironizam nas manchetes e legendas, como o L’Équipe: “Le Brésil entre ballon et Batôn”.

Ou como o Le Télégramme, que escreveu que a população brasileira não recebe dividendos do país, “que é a sétima economia do mundo”.

Abaixo da manchete “Brésil. Le brasier de La contestation”, uma foto em meia página, de fogo ardendo na Assembleia Legislativa do Rio, e ironia máxima da imprensa francesas conosco: foto de caixa eletrônico do Itaú, arrombado no Rio, e a legenda: “distribuição de renda à brasileira”

O jornal Le Telegramme indica o site para que os leitores vejam imagens da “guerrilha urbana” no Brasil:  www.letegramme.fr

Trecho do que disse o analista econômico Henry Lauret:

Sobre os milagres do Lula na economia.


» Comentar

Comentários:
20
  • Betinho disse:

    Chicao, to delirando com seus posts!!! Simplesmente tudo que eu queria saber sobre a repercussão internacional desses episódios históricos vc ta nos falando!! Obrigado

  • Vinicius Campos disse:

    OBRIGADO RICARDO TEIXEIRA!!!

    Tenham certeza que está é a última frase que um dia pensaria em dizer na minha vida.

    Agora a digo com muito orgulho.

    OBRIGADO RICARDO TEIXEIRA. Obrigado por trazer a copa para o Brasil pois ela abriu os olhos de todos nós.

    Você entra para a história pois através de você o Brasil está mudando.

    Quem diria.

  • Marcus Cesari disse:

    Agradecer Ricardo Teixeira foi o fim-da-picada! Nem em ironia se faz isto.

    Jornalista europeu deve estar mostrando os protestos no Brasil apenas por falta de assunto. Os reporteres vieram, e os jogos do evento sao ridiculos. Melhor focar em outra coisa. Mas nao fizeram o mesmo na China.

    Pouco ligam para o Brasil. O evento acaba, e vao embora. Deixam algum rebento fruto do seu turismo sexual e voltam para desfrutar o que roubaram do Brasil por seculos. Se tivessemos deixado, seriamos colonia ate hoje. Pouco me importa a opiniao de europeu! Vao em breve estar guerreando de novo, pois se recusam a trabalhar e suar.

  • Raws disse:

    EU QUERO APENAS(Roberto Carlos)

    Eu quero apenas olhar os campos, eu quero apenas cantar meu canto,
    eu só não quero cantar sozinho, eu quero um coro de passarinhos,
    quero levar o meu canto amigo, a qualquer amigo que precisar.

    Eu quero ter um milhão de amigos e bem mais forte poder cantar,(bis)

    Eu quero apenas um vento forte, levar meu barco pro rumo norte,
    e no caminho quando eu pescar, quero dividir, quando lá chegar,
    quero levar o meu canto amigo a qualquer amigo que precisar.

    Refrão

    Eu quero crer na paz do futuro, eu quero ter um quintal sem muro,
    quero meu filho pisando firme, cantando alto sorrindo livre,
    quero levar o meu canto amigo, a qualquer amigo que precisar.

    Refrão

    Eu quero o amor decidindo a vida, sentir a força da mão amiga,
    o meu irmão com sorriso aberto, se ele chorar quero estar por perto,
    quero levar o meu canto amigo, a qualquer amigo que precisar.

    Refrão

    Venha comigo olhar os campos, cante comigo também meu canto,
    eu só não quero cantar sozinho, eu quero um coro de passarinhos,
    quero levar o meu canto amigo, a qualquer amigo que precisar.

    Refrão.

    Música antiga, atualizada e apropriada.

  • Raws disse:

    A LISTA DE SCHINDLER.
    Oskar Schindler um empreendedor polonês, em meio ao holocausto personifica a contradição, com sua omissão ao ficar alheio ao drama dos Judeus e esbanjando dinheiro com coisas supérfluas, deixaria a seguir de salvar mais vidas e consequentemente podando gerações.
    Com sua sensibilização e consequente ação, ele passa a direcionar seus recursos, antes desperdiçados, para um proposito nobre, ou seja salvar vidas e permitir as mesmas estender sua espécie.
    Lembrei-me desse épico, para fazer uma análise de como o ato de agir ou omitir, pode mudar a história de milhões de pessoas. Estamos vivendo um momento único, jamais presenciados por nossa geração.
    Se não pudermos fisicamente, que estejamos em orações, que estejamos em conselhos preventivos, que estejamos em opiniões positivas e sábias, mas não nos furtemos de estarmos…
    Fatos negativos estão acontecendo, é claro, também faz parte, assim como todo colheita tem sua quebra.
    Percebam que em menos de quinze dias brotou uma semente em um deserto escaldante, vamos irriga-la, ajuda-la a crescer e ter a esperança que um dia nossas gerações futuras poderão colher os frutos.
    Obs. A banda boa da imprensa da o ar de sua graça, e a banda podre “se vira nos trinta”.

  • Francisco Barbosa disse:

    Onde está a Bastilha?

  • Francisco Barbosa disse:

    Aqui no meu grotão tem um ditado que diz” UM DIA A CASA CAI “.
    Será a Bastilha ? ou não estamos na França de 1789.

  • Martens disse:

    e lendo tudo , a gente fica certo que o BraZil antes do PT era bom demais, e pelo andar das coisas o psdb do aecio vai voltar, ai nao vamos mais escutar de corrupcao. O paraiso do FHC vai voltar.

  • luiz ibirite disse:

    bom noite chico, não tenho nenhuma experiencia internacional, nem sequer sai do nosso amado brasil para passeio (mas um dia irei) estou muito atento a todas as noticias postadas aqui no blog por vc agora uma pequena pergunta (por favor responda) vc fez esta viagem com programação antecipada ou seu faro jornalistico é quem lhe tirou daqui devido aos acontecimentos e/ou manifestações atuais, pois pelo que sei vc sempre cobre eventos internacionais e ja que desta vez é aqui por que vc não está lá?

  • pedro disse:

    Chico, volta aí que o bicho tá pegando! Demorou, mas finalmente o povo está mostrando que a mentira tem perna curta. Chega! A imprensa fala de vândalos e eles tem razão, mas não podemos desconsiderar a revolta e a raiva acumulada contra esses políticos que temos. Os políticos não estão entendendo nada, também pudera: sempre estiveram em seus gabinetes bolando jeito de roubar mais um pouquinho. Reforma política já!

  • Junior Gam disse:

    Copa pra quem?

  • Thomaz disse:

    Só retocaria o título. Faltou o Lula, embora ele seja citado ao longo do texto com destaque para a análise do jornal Le Telegramme, feita por Henry Lauret, perfeita na minha opinião: “caiu a máscara do milagroso Lula”, e disseca a política econômica do ex-presidente, que segundo ele, deixou uma bomba explodindo no colo da Dilma, a sua “delfin”.

  • Gilmar Dantas disse:

    Gostaria de ter mais informações sobre o bem que a dupla José Maria Marin e Del Nero está fazendo para o futebol brasileiro. Há como saber?

  • Eduardo BH disse:

    Por esta ótica, o ricardo teixeira ajudou , como bem disse o chico.
    E deve estar dando boas risadas em seu “exilio” norte americano.
    E quando o governo e politicos acham que nao é com eles, nas redes sociais pipocam a lista de reividicacoes. Serve pros espertalhoes verem que esta midia é poderosa e o movimento mais organizado dos eles achavam.
    A globo atraves do jn apressou em dizer que estao mostrando tudo no telejornais, apos um grupo protestar na segunda feira passada em a sua sede paulistana. Ontem, mudou ate a escala de seus jornalistas. O popular bonner deixa a cobertura da copa e passa para o movimento. Sinais de um novo tempo.

  • mauro lucio peixoto disse:

    Simplesmente o gigante acordou, se tem dinheiro pra copa pra olimpíada porque nao tem pra saude,educaçao,saniamento basico…

  • Loreta DAmato disse:

    Agradeço as informações.
    Abs
    Loreta

  • J.B.CRUZ disse:

    “””CAIU A MÁSCARA DO “PODEROSO” LULA””‘
    Esta frase do analista do jornal Le Telegramme, Henry Lauret, sintetiza os 10 anos de governo petista…
    em dez anos de governo petista, o BRASIL atrasou 100 anos de desenvolvimento…

  • Loreta DAmato disse:

    Fico grata , pelas informações via mundo, e sinto que nossa mídia não nos passa com credibilidade e confiança.
    Abraços
    Loreta

  • Gilmar Dantas disse:

    Vi agora na UOL lista dos clubes com os maiores números de sócios torcedores: 1º – Internacional (100.069); 2º – Grêmio (72.101); 3º – Santos (52.685); 4º – Corinthians (52.354); 5º – Cruzeiro (28.637); 6º – Palmeiras (26.420 ); 7º – Flamengo (25.740); 8º – SÃO PAULO (21.677); 9º – Fluminense (16.660); 10º – Atlético-MG (15.516).