Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

O problema é essa memória fraca brasileira

Com a triste informação de um morto nas manifestações em São Paulo, as TVs de Portugal iniciaram a sexta-feira com seus noticiários sobre o Brasil. Imagens de Ronaldo tentando explicar o inexplicável, da bobagem que falou: “para uma Copa se constrói estádios e não hospitais”. Fenômeno de imbecilidade!

Gravações de brasileiros se posicionando via internet eram aproveitadas, inclusive a de um pai, mostrando a filha na cadeira de rodas e dizendo ao Ronaldo que se o país tivesse serviço público de saúde decente, ela não estaria naquela situação.

Sempre ele!

Pelé fala mais uma bobagem ao dizer que o que “importa é o amor à seleção”, e que a seleção “é a pátria”, “que os protestos deveriam ser deixados de lado”. Montou palanque para Romário arrebentar com ele e fazer discurso político, oportunista como era dentro da área adversária.

Mentirosos

Na campanha que a CBF e o então governo faziam para levar a Copa para o Brasil, Ricardo Teixeira (de péssima memória) e Lula diziam que teríamos uma organização 100% da iniciativa privada!

Pois bem: até transporte de graça para estrangeiros, várias prefeituras e governos estaduais estão dando.

Não é possível que, depois de tudo, vão querer dar também na Copa 2014!

Absurdo

Nunca, nenhum país que organizou um Mundial de futebol fez isso, nem ricos, com a Alemanha.

No máximo criaram facilidades, e linhas especiais, que continuam servindo à sua própria população.

Menos mal que, justamente o transporte foi o estopim desse momento histórico.

Olho nos votos

Os jornais portugueses informam que Dilma Roussef cancelou a viagem que faria ao Japão, e que há grande preocupação do governo com as eleições presidenciais que ocorrerão daqui a “seis meses”.

Uai, os portugas anteciparam o pleito de 2014!

Para não esquecer

Frases marcantes estampadas em cartazes mostradas pelas TVs e capas de jornais em toda a Europa: “Se o seu filho passar mal, leve-o a um estádio”; “Se quiser uma escola melhor e acessível, leve-o ao estádio”; “Queremos estradas ‘Padrão Fifa”; “Queremos transportes públicos ‘Padrão Fifa”; “Queremos segurança ‘Padrão Fifa”.

Retrato do país

Impressionantes as imagens que mostram o despreparo de um policial do Rio, que atirou nas costas de um manifestante que estava a um metro dele, correndo. Depois, meio desesperado porque outros manifestantes, revoltados, partiam pra cima dele, desandou a dar mais tiros. Não importa que sejam balas de borracha; machucam e dependendo da distância e lugar onde atingem, podem matar.

Para refletir

Igualmente impressionantes a cenas da Polícia Militar de São Paulo, que parou a repressão em determinado ponto da cidade e atendeu aos manifestantes, se sentando junto com todos.

Também aquela imagem do policial da tropa de choque paulista que se recusou a usar a violência, teve a arma recolhida pelo superior e mandado “pra fora”!

Para a história

Imagens que fizeram lembrar a queda do regime soviético e as conseqüências no mundo todo, com a queda do muro de Berlim e o fim de tantos regimes de força mundo afora.

De repente, o futebol está prestando um grande serviço ao país, ao mostrar que a democracia exige que se reivindique direitos. Ainda que para isso seja preciso recorrer às ruas e manifestações.

Consequências

O que não pode é haver acomodação e achar que tudo ficou bom da noite para o dia.

Jornais de Portugal estão dizendo que o “carismático” Lula ordenou que o PT vá para as ruas também e se una aos manifestantes. Uai, mas é a turma dele que está no poder, e foi ele quem brigou por essa farra de Copa no Brasil, junto com o Ricardo Teixeira.

No Rio e São Paulo as prefeituras recuaram no aumento das passagens, mas certamente só até a poeira baixa. Em Beagá, baixaram em cinco centavos. É isso mesmo? Cinco centavos? Ah, tá!

O problema é essa memória fraca verde e amarela!

image

Que o Duke definiu muito bem em sua charge de hoje, no Super Notícia!


» Comentar

Comentários:
24
  • Marcos Vitório disse:

    Antes de nós povo pedirmos resposta nas próximas eleições deveriam sim pedir transparência das urnas. O sistema brasileiro de votação é muito suscetível à fraude e ninguém questiona. A informatização agiliza sim a apuração, mas facilita a fraude. Outros mecanismos como uma urna convencional que recebesse o voto impresso do eleitor para uma possível confrontação deveria no mínimo existir.

  • Álisson - Montes Claros disse:

    Acrescento: “Lula (de péssima memória)…

  • alex dias disse:

    Belo texto Anderson Palestra.
    Infelizmente a culpa maior eh da imprensa q fica babando ovo do cara. Ai o cara se acha Deus mesmo. Ta seguindo os passos do Pele, outro imbecil.

  • Márcio Luiz disse:

    Ingênuos, continuem votando.

    Ainda ei de ver uma eleição nessa porcaria de país com pelo menos 90% de votos nulos.

    Isso sim, seria a maior demonstração de indignação que o cidadão brasileiro poderia demonstrar.

    E hoje ouvindo o “Bastizeiro” gostei do que ouvi. Segundo o apresentador João Vítor Xavier há sim uma grande possibilidade de a Copa do Mundo 2014 ser levada para a Inglaterra. Tomara. Nossos governantes merecem este coice.

  • Thomaz disse:

    Muito mico para pouco galho.
    Tem mico maior do que ignorar que o governo tem maioria no Congresso?
    Tem mico maior do que ignorar que as leis que obrigam a todos são feitas no Congresso?
    Tem mico maior do que dizer a você que não exija de quem tem o poder político, pois, no final das contas, apuradas as responsabilidade, o responsável sempre é outro?
    Tem mico maior – MICAÇO – do que querer condicionar o protesto alheio em plena democracia?
    Nunca pensei que o poder fosse tão pobre e insignificante. Tadinho, nada pode?

  • Thomaz disse:

    Muito mico para pouco galho.
    Tem mico maior do que ignorar que o governo tem maioria no Congresso?
    Tem mico maior do que ignorar que as leis que obrigam a todos são feitas no Congresso?
    Tem mico maior do que dizer a você que não exija de quem tem o poder político, pois, no, final das contas, apuradas as responsabilidades, o responsável sempre é outro?
    Tem mico maior – MICAÇO – do que querer condicionar o protesto alheio em plena democracia?
    Nunca pensei que o poder fosse tão pobre e insignificante. Tadinho, nada pode?

  • luiz ibirite disse:

    o marcao c der tudo certo ano que vem tem a copa ai os protestos e as manifestações provavelmente serão bem maiores e terão a visibilidade e uma proporção estrondosa, ai pergunto a todos (eu repito a todos) o que vamos fazer nas urnas durante as eleiçoes pois estou tão desiludido com a gestão politica e financeira do nosso pais que se as eleiçoes fossem hoje estaria ferrado!!

  • Jorge disse:

    Ronaldo e Pelé são dois dos que mamam com a realização da Copa no Brasil.
    O que esperar de um cara que não sabe diferenciar uma mulher de um traveco? E convida Edmundo pra fumar um!
    O que esperar de um pai que não reconhece uma filha?
    Romário? Demagogo de mão cheia!
    Lula e PT, um retrocesso! Anos de atraso!
    Essas, são nossas ôtoridades!
    Está difícil votar nos tempos modernos, o importante é o povo ter consciência: se elegemos, podemos destituir!

  • THIAGO disse:

    Estão ameaçando acabar com a copa por causa das manifestações, sendo esta a manobra do governo, usando a FIFA para calar o manifesto. Chantagem politica mais sem vergonha e salafrária que esta não existe. Se tiverem coragem de fazer isto vão se encrencar mais com o povo pq ninguém está tolerando mais nada.

  • thales rosa disse:

    Ronaldo nao passa de um ignorante que deu sorte na vida e nao cai na real.

  • thales rosa disse:

    Sidinei tem algo errado com essas informações, so o estadio de Brasilia custou 1,5 bilhao, o mineirao custou 600 milhoes, o Itaquerao custara 1 bilhao so ai ja foram 3,1 bilhoes e ainda faltam 9 estadios…

    Para nao perder a Piada: Os portugueses so estao justificando sua fama..

  • Thomaz disse:

    Repito: ótimo texto. Só acrescentaria a expulsão do torcedor comum dos estádios, aquele que levou durante décadas o futebol brasileiro à glória. Mas gostei do texto e da distribuição de responsabilidades. Se você tiver espaço, publique em um jornal ou faça uma síntese. Não resta a menor dúvida, chegamos ao colapso e, embora não saiba quando se dará o fim dos protestos, teremos que nos olhar no espelho, encarar nossos problemas, eleger prioridades e partir para a construção do país. Populismo e medidas populistas não se revertem em infraestrutura e, no fim, dá nisso aí que estamos vendo. Sempre não, não e não para qualquer protesto violento. Acrescento que a polícia também sofre com a falta de investimento tanto na sua preparação quanto na sua estrutura.

  • tom vital disse:

    Mas eu não vejo os sindicatos nas ruas…Eu não vejo os trabalhadores nas ruas…Essa é a hora ideal para lutar pelo fim do Fator Previdenciário.E não vejo ninguém levantar essa bandeira…

  • Anderson Palestra disse:

    O Ronaldo “leitão castrado” é a imagem da hipocrisia. Esse mamute posa de bom moço, posa de menino honesto mas é um aproveitador, um capitalista, um sujeito que só pensa em seu bolso. A imprensa brasileira fica endeusando um zero a esquerda que ele é. A população o lambe para onde ele vai, mas não raciocina que ele pouco se importa com ela. Tenho certeza que ele pensa como o Figueiredo, que preferia o cheiro dos cavalos ao cheiro do povo.

    Se há grana na jogada, esse porco logo aparece.

    Contudo, o que mais me impressiona é o espaço dado para um merda como o Neymar, que é o mais novo Ronaldo, posando de humilde, apoiando as manifestações. dizendo que veio de uma família humilde. Ah, Neymar, vá às favas, demagogo!

    99,99% dos jogadores vieram de classes pobres, não precisa desse discurso choroso de fim de noite de domingo da rede globo. Manifestasse antes, agisse antes, colocasse algo na caixa craniana que não fosse um funk de péssima qualidade, um pagode xexelento, um sertanejo chinfrim ou uma dancinha ordinária.

    Esses aproveitadores de plantão me causam tanto asco quanto os políticos ou os defensores de algum partido político. PSDBistas aproveitadores contra PeTistas e vice-versa, sendo que todos demonstraram o mesmo nível de corrupção, de compra de apoio, de pagamentos exorbitantes em publicidade e obras superfaturadas.

    Eu fui Petista, um dia. Eu apoiei, queria uma mudança, fui filiado, não frequentador do PT e me desiludi completamente.
    Militei no DCE e no DA de Direito da PUC e vi a maioria pensar em uma boquinha, como todos esses pelegos da UNE fazem.

    Eu tenho ódio de políticos, partidos, pelegos e aproveitadores de plantão.
    Adoro ver o circo pegar fogo, sou a favor da quebradeira de congresso, assembleia, câmara, palácios, bancos, seguradoras, telefonias e afins, mas sou absolutamente contra quebra e de saquear a loja do tio da esquina, a banca de jornal ou o mercadinho.

    Esse nosso país é excelente, governado por merdas, com aquiescência da população, que se sujeita a colher migalhas, carguinhos mixurucos com salários miseráveis e que aplaude os endinheirados e quer estar lá e, se não puder, quer pelo menos curtir estar próximo.

    Nunca haverá mudança profunda. Nosso país vai colher alguma benesse com essas manifestações, mas continuará a população a ser estuprada pela elite dominante.

  • Antônio CATÃO Jr. disse:

    Parabéns Chico, Excelente Texto.

    Em tempo: somente agora, após alguns dias “offline”, que vi que esteve em Milão. Na próxima oportunidade em que lá retornar, não deixe de visitar a “Clinica del Lavoro” da Dra. Daniela Colombini, referência Européia em estudos e pesquisas a respeito do trabalho e Ergonomia.
    Saudações Alvinegras!

  • Raws disse:

    Com relação ao Edson, continuo com saudade do Pelé, Com relação ao Ronaldo, continua no chinelo do Romário, agora com relação ao Lula não tem paralelo, eu continuo com muita, mais muita raiva de mim mesmo, em ter gasto meu precioso voto, uma vez na vida, nesse sujeito.

  • Raws disse:

    Chico, pior do que os vinte centavos, que no caso das manifestações é irrelevante, foi a infeliz declaração do nosso prefeito dizendo que agora terá que adiar projetos de infraestrutura, só pode ser falta de alfafa.

  • Thomaz disse:

    Ótimo texto.

  • Andre Pelli disse:

    Chico, parabéns pela coluna e pela postura! Brilhante mais uma vez! Abraço!

  • Pelé, Ronaldo, Lula e assemelhados perderam uma excelente oportunidade de ficarem calados, no silêncio… cala a boca, Magda!

  • Se como disseram os “portugas” as eleições fossem este ano, provavelmente ainda estaria na mente da população, os desmandos, arbitrariedades e abusos dos governos para com o tão sofrido povo brasileiro, e assim aprenderiam à escolher na marra os melhores candidatos para nos governar!

    – “Não adianta sair às ruas como um leão, e votar como um burro na eleição” – cartaz presente em manifesto aqui na cidade interplanetária.

  • luiz ibirite disse:

    boa noite, primeiramente obrigado pela reposta do post anterior.
    Agora realmente estas manifestaçoes estão dando o que falar, a repercussão é total, infelizmente terá um preço alto como tudo na vida, torço para que não tenhamos mais vitimas fatais como as do atropelamento de ontem, realmente são cenas lamentáveis e assim que a copa das confederações acabarem as manifestações e reivindicações não deverão parar (tomara).

  • Sidney Braga disse:

    Sete dicas pra não pagar mico em tempos de manifestações:

    1- Não compartilhe o vídeo dos atores da Globo contra Belo Monte. Esse vídeo de 2011 está cheio de informações falsas. Inclusive alguns atores que gravaram o vídeo se arrependeram depois de descobrir que o que eles disseram não era bem assim.

    2- Não diga que foram gastos 30 bilhões em estádios. Na verdade, foram gastos 7 bilhões, que é coisa pra caramba. Desses 7 bilhões, grande parte é emprestado pelo governo federal, mas a maior fatia será paga pela iniciativa privada. Os outros 23 bilhões foram investimentos em infraestrutura, transporte e aeroportos. Inclusive, o investimento em transporte é uma das reivindicações dos protestos.

    3- Nunca peça pro governo gastar com saúde o mesmo que se gastou com estádio de futebol. Nos 7 anos de preparação para a Copa, foram gastos aproximadamente 7 bilhões com estádios. Neste mesmo período, foram gastos mais de 500 bilhões com saúde. Então se vc fizer isso, na prática vc ta pedindo pra reduzir consideravelmente os gastos com saúde. Gastos com saúde nunca são demais. Então cuidado pra não pedir a coisa errada.

    4- Não peça um presidente pra garantir que algum político seja preso. Isso é papel do poder Judiciário. O manifesto deve ser endereçado a este poder.

    5- Não peça um presidente pra impedir a votação de uma lei ou PEC. Isso é prerrogativa do Congresso. O manifesto deve ser endereçado aos parlamentares.

    6- Não peça um presidente pra cassar o mandato de algum deputado ou senador. Isso é papel das casas legislativas. Está escrito no artigo 55 da Constituição Federal.

    7- Não compartilhe aquelas informações falsas sobre o auxílio reclusão. O auxílio reclusão é um benefício pago à família do detento que contribuiu com o INSS, logo ele está recebendo um valor pelo qual já pagou anteriormente. O detento deve ser punido, não sua família.

    – Divinópolis