Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Pontos para o Felipão!

Foi mais fácil do que qualquer um poderia imaginar. Tudo bem que a Espanha estava mais desgastada fisicamente, por causa da duríssima semifinal, com direito a prorrogação na quinta-feira, mas Felipão conseguiu encontrar uma formação que pode ser a ideal para a Copa de 2014. Além do mais ele sabe, como poucos, motivar um grupo.

E não só os seus comandados: soube puxar o apoio da torcida, com entrevistas humildes e respeitosas em relação ao público, pedindo apoio, realçando a importância dessa parceria da arquibancada com o gramado.

Conseguiu baixar a crista espanhola e devolve o Brasil para a prateleira de cima na bolsa de apostas quanto ao possível campeão do mundo ano que vem.

Essas charges do Duke também animaram o domingo:

DUKEPORRADA

No Super Notícia . . .

DUKEDILMA

. . . e no O Tempo.


» Comentar

Comentários:
31
  • Ricardo Lemos disse:

    Acho que as pessoas estão se confundindo um pouco. Uma coisa é uma seleção brasileira que não se compara historicamente com as seleções brasileiras que conhecemos. Outra coisa é negar favoritismo ao Brasil em uma Copa.

    O Brasil, apesar dos pesares, com certeza entraria na lista de favoritos da Copa mesmo se tivesse perdido todos os jogos da Copa das Confederações.

    Da mesma maneira, não podemos tirar da lista de favoritos para terminar entre os 4 primeiros: Alemanha, Argentina, Espanha, Holanda, Itália.

    Normalmente existe um azarão que termina em 3º ou 4º, o que significa que dos 6 favoritos, somente 3 devem chegar às semifinais.

    Entre os azarões eu colocaria Suíça, Uruguai, Portugal e Rússia.

    Agora, podemos, além de ficar com o favoritismo, também colocar a melhor seleção em campo. É isto que questionamos. Um goleiro mais completo, um meio de campo mais qualificado e o Tardelli no lugar do Hulk.

    Futebol arte e campeão! Se é possível, por que não então?!

  • wester fernando morais disse:

    MEU CARO CHICO NÃO E DESCULPA O CANSAÇO DA ESPANHA POIS ELES FIZERAM 1(UM) JOGO AMENOS QUE O BRASIL, POIS O BRASIL NÃO JOGOU CONTRA O TAITI,OU SERA QUE TODO MUNDO ESQUECEU DESTE FATO.

  • Raws disse:

    Cesar, obrigado!
    Pelo meu desconhecimento à regra de impedimento, eu pensava que para o jogador que antes estivesse adiantado, sair do impedimento a bola teria que ser adiantada para a linha do mesmo e não ao contrário.
    Nunca é tarde para aprender.
    Obs. Francamente, sou contra a regra de impedimento, com o preparo físico cada vez mais evoluído, se não existisse o impedimento, teríamos mais espaço no campo, imagine os atacantes abrindo pelas pontas lá na “banheira”, os marcadores teriam de ficar na sua cola e aí abririam espaços no meio, é lógico que é só uma hipótese, que não sei se seria melhor.

  • THIAGO disse:

    Vixi, tem gente que surtou, Retardelli melhor que o Fred, é pra acabar com o piqui do Goiás, é de doer!

  • Thomaz disse:

    Gosto da Espanha. Lembra-me 82 no aspecto “jogar na bola”. Tomara que não desistam de jogar bola e que nunca abracem o futebol de resultados, como o Brasil após 82. É bonito ver um time que tem toque de bola e que vai, de passe em passe, construindo a jogada que leva ao gol. Futebol de força e gols fortuitos costumam se dar bem em torneios mata-mata. No “toadão” que aí está ainda chegaremos ao décimo título mundial suspirando por 82.

  • luiz ibirite disse:

    o ricardo vou pegar carona no seu post, diria até que esta copa seria um campeonato mineiro de luxo, pois a seleção ganhou com sobras, mas, precisa de alguns reforços pontuais, um lateral direito, um jogador mais versátil que pelo momento seria o tardelli e um camisa dez pq Neymar joga com a dez so que ta mais para um segundo atacante inclusive a de se observar que talvez no esquema de jogo do felipao um camisa dez não é tao tradicional eu acho

  • Cesar disse:

    Raws,

    Quando se usa a expressão voltando do impedimento, é quando a bola é lançada com o jogador adiantado e ele volta e pega a bola atrás do marcador. O que ocorreu com o Neymar é que ele voltou saiu do impedimento e só apos ele sair é que o bola foi lançada para ele.

  • EDUARDO - BH disse:

    A iluminação na cobertura do maracanã chamou a atenção. Deu um brilho de beleza a mais no estadio. a TV nao se cansou de explorar este item da obra.
    Poderiam fazer o mesmo no mineirao. complementaria com riqueza o nosso estadio, que está bem mais bonito que antes. a esplanada no entorno ficou show, mas mais coberturas diminuiriam o impacto do sol sobre as pessoas que alí se concentram antes das partidas, afinal vivemos em um país tropical.

  • Klang disse:

    Pior coisa que poderia ter acontecido a esse time foi essa vitória, e como ela aconteceu. Vão sentar nessa taça e o time não será aprimorado. O time não foi completamente testado, ao não estar atrás no placar em nenhum momento, tendo de correr atrás do empate ou de uma virada. Times de Felipão não suportam estar atrás no placar. Essa copa foi um treino. E quando tá valendo, todos vão ver que esse time é fraco e não vai levar a copa de 2014. Quem viver, verá. Podem me cobrar. Quando tá valendo é que eu quero ver.

  • J.B.CRUZ disse:

    Palmas para o Filipão que conseguiu domar o EGO dos jogadores…Futebol é entrosamento,disciplina e,,,,,,,,,, salário em dia….

  • Bernardo disse:

    Ricardo Lemos, sou Atleticano, e acho que realmente o Tardelli é o cara que falta na seleção. R10 talvez na reserva ou disputando/alternando com Oscar. Mas Tardelli no lugar de Hulk é batata, só cego não vê que o Tardelli é perfeito para a posição e dá de 10 no Hulk.

    Infelizmente o Tardelli “não deu sorte na vida” ao ter ficado de fora do eixo, se tivesse feito o que fez no Galo 2009-2011 e agora em 2013, era “bola de ouro”… Até hoje vejo gente chamando ele de jogador de clube…

    O Galo sem Tardelli perde mais que se Jo, Bernard e Rever fossem embora juntos… Vamos ver se o Felipão descobre isto até a copa e chama o Tardelli. Ele merece. E esperamos que ele coma a bola no Galo no BR/Libertas2013, para ajudar!

  • audisio disse:

    Felipão provou mais uma vez que é técnico de copa. Copeiro!
    Adora jogar contra um time considerado superior o que lhe tira a responsabilidade da vitória. Pilha os jogadores unsuflando-lhes uma pseudo inferioridaade para que eles possam provar sua condição de igualdade.
    Velha fórmula! às vezes da certo, num campeonato fracassa sempre. Na Englaterra, fracassou redondamente onde tentou implantar sua retranca no Chesea.
    O problema desse tipo de técnico é quando enfrenta um time de menor porte, onde tem a obrigação da vitória suas equipes ficam atadas e travadas. Felipão adora o contra ataque, mas não gosta da iniciativa do jogo!
    Foi assim que tomou um vareo do Vasco em pleno mineirão. Não sabia atacar e o Euller fez a festa com o baixinho Romário. Felipão foi para o espaço e saiu do cruzeiro ganhando somente uma pífia copa sul-minas. Muito pouco para quem custou um caminhão de dinheiro na época. Fred foi outro que no Cruzeiro, pós 2003 não ganhou absolutamente nada. Teve sua oportunidade na Copa de 2006 e não fez nada.
    O time do Brasil marcou a Espanha o tempo todo. O Fred deve agradecer ao Jô por ter se movimentado mais, de outra maneira iria perder sua posição.
    Continuo achando o mesmo dos comentaristas da BBC. O Fred é um jogador comum. O Neymar realmente foi o cara que desequilibrou o jogo. O Diego Tardelli por exemplo é muito mais jogador do que o Fred. Mais habilidoso, ótimo finalizador e muito mais rápido e participativo.

  • EDUARDO - BH disse:

    O Felipao surpreendeu !!!
    superou desconfianças e mostrou mais uma vez que conhece os caminhos para montar uma seleção.

  • thales rosa disse:

    *tentando.

  • thales rosa disse:

    Duke podia fazer uma charge do Marin tentantou roubar uma medalha ontem…

  • Henrique Ipatinga disse:

    Essa charge do Luxa foi sensacional!

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Mesmo ganhando, para mim essa é a pior safra do futebol brasileiro até agora. Esse futebolzinho da Espanha é bem chato de se ver, tirando o Iniesta eles jogaram muito pouco.

  • Ricardo Lemos disse:

    Não podemos deixar de lembrar que esta “copa” é uma espécie de “amistoso para os estádios”. Sim, nenhum time, à exceção do Brasil, entrou de fato para vencer.

    Taiti tem um time amador (sem usar de força de expressão), Nigéria estava de greve e veio praticamente na hora da estreia, os jogadores de Itália e Espanha estavam de férias, Japão nunca foi teste para ninguém, Uruguai mal das pernas e México sem expressão.

    Se Itália e Espanha tivessem treinado (lembrando que eles não fizeram treinos, seus jogadores ficaram nas praias tomando caipirinha e recebendo visitas íntimas diversas nos hotéis), poderíamos ter testado a Seleção.

    Mas talvez a forma como a Seleção chegou ao título possa ter ajudado sim de alguma maneira na preparação para a Copa. Eu ainda escolheria alguém para o lugar do Oscar (talvez R10) e também colocaria o Tardelli no lugar do Hulk.

    Mas existem os acordos que precisam ser respeitados…

  • Maria Betânea disse:

    Passei quase quatro anos ouvindo e vendo os especialistas em futebol exaltar o futebol espanhol, ou o do Barcelona. Enquanto eles sempre disseram que aprenderam conosco. E eu me perguntando: por que então eles são os melhores, aí vi os 4xO do Bayern sobre o Barça . E vi agora Espanha e Itália, não vi nada demais no jogo da Espanha. E a Itália se tivesse Fred tinha eliminada a Espanha naquele jogo. Não seria impossível para o Brasil, totalmente possível. Então veio ontem, e juro, não achei nada demais o que o Brasil fez. A Espanha é que pela primeira vez enfrentou um adversário à altura. Todo time pode ser campeão. Nenhum pode dizer que é campeão ou melhor do mundo se não jogar contra o Brasil!

  • Raws disse:

    Chico, bom dia!
    Estou com uma dúvida com relação ao gol do Neymar, sem querer desmerecer a vitória da seleção, se eu estiver certo, ele participa do inicio da jogada fica em seguida em impedimento, volta para receber a bola(no caso está na mesma linha), só que todo dia vejo os árbitros marcando essa infração com a justificativa,” de que o jogador estava voltando do impedimento”. Estou comentando esse fato, por não ter ouvido nenhum comentarista de arbitragem analisando assim, agora se eu estiver errado que me desculpem.

  • Wladimir disse:

    Espanha desgastada? mas os europeus nao sao os supremos do futebol em tudo?

  • Hermano disse:

    Brincadeira como tem cruzeirense que se refere ao Fred como se ainda fosse jogador do cruzeiro. Como se ele não tivesse preterido o cruzeiro ao florminenC, onde está há mais de 2 anos. Como se o mesmo Fred não fizesse questão de enfiar gol toda santa vez que enfrenta o cruzes.

    Quanto ao Jô, este rendeu mais que o esperado: 30 minutos em campo e 2 gols. Não acho tão simples afirmar que teria sido pior que o Fred, se tivesse jogado o mesmo tempo. Acho que não cabe comparação.

  • Clayton - Nova Vista/BH disse:

    Realmente, o Felipão conseguiu calar a boca de muita gente.
    Eu mesmo achava que ele estava meio ultrapassado.
    Mas ele conseguiu algo até pouco tempo quase impossível. Ganhar a Copa das Confederações e resgatar um pouco da empatia da Seleção Brasileira com o povo Brasileiro.
    Evidente que ainda vão existir aqueles “anti-seleção”. Mas que todos devemos reconhecer o mérito do Felipão, isto é fato.
    Confesso que até essa Copa das Confederações, eu imaginava que a Seleção Brasileira ia fazer feio na Copa do Mundo, em plena casa. Mas agora, começo a achar que as chances melhoraram e muito.

  • silvio disse:

    O Felipão é o melhor técnico para a Seleção..ele pode não ser bom técnico em times…mas é um disciplinador..e sabe gerir e motivar um grupo..como ninguem.

  • João Luiz Pena disse:

    Você não vai comentar nada sobre a sonegação milionária da Globo? http://www.diariodocentrodomundo.com.br/documentos-da-receita-acusam-globo-de-sonegacao/

  • @cabrito2606 disse:

    Chico, a vitória da seleção é derrota para o povo brasileiro, no momento de manifestação reivindicatórias.
    Sou atleticano e eles são inimigos. não somente do galo, como de Minas Gerais e do povo.
    Desliguem a Globo, já!
    A lavagem cerebral causa inveja ao Paul Joseph Goebbels.
    Liberdade ou Globo, Brasil!

    @cabrito2606

  • André Corrêa disse:

    Projeto do Pofexô. Haha!

    Quanto ao jogo, assisti à minha primeira e última partida pela Copa das Confederações. Achei que a seleção jogou muita bola, independente de qualquer argumento espanhol a respeito de cansaço, arbitragem, etc. Marcaram muito, pressionaram, encontraram em Neymar um desbravador de defesas e no Frederico um finalizador de qualidade. Aquele gol evitado por Davi Luiz, então, foi épico. Deram olé naqueles espanhóis arrogantes e isso foi o melhor de tudo.

    O grande propulsor desse futebol de qualidade foi a motivação dos caras. Deram o sangue do primeiro ao último minuto, dividiram todas, não faltou vontade em nenhum momento. Algo bem típico do que a gente andou vendo no Atlético de 2012/2013. É algo pra gente passar a reparar em nossos clubes e cobrar jogador que entra em campo naquela preguiça de muitos por aí.

    Por fim, espero que Bernard volte com essa mesma disposição de volta. Ele estava tirando o pé depois que foi convocado para a seleção e eu percebo que não haverá grande tolerância por aqui com esse tipo de comportamento.

  • thales rosa disse:

    Acho que a espanha estava cansada por motivos extra campo…
    Mas a seleção com felipão é outra, totalmente diferente daquela comandada por Mano Menezes. Mano tem um esquema onde ele convocava quem gerava lucros para ele e seu empresario por isso nao tinhamos um time, o cara convocou mais de 100 jogadores em dois anos! O cara ficava de birrinha com o hernanes…

    Deu gosto ver a seleção, principalmente com o Fred no ataque, o cara joga demais, é o matador nato! Na seleção falta o Ramirez e um goleiro titular! Julio Cesar nunca vai aprender a sair do gol, contra o uruguai ele saiu duas vezes errado e quase tomou um gol igual ao que eliminou o Brasil da ultima copa.

    Nunca vi esse timaço que todos falam que a espanha é na minha opniao jogam um futebol chato que tem paciencia para tocar a bola infinitamente ate o marcador se cansar…
    Acho que as “prateleiras das seleções estão assim:
    1° Brasil, Alemanha e Argentina
    2° Holanda, Italia, Espanha, Uruguai e França
    3° Inglaterra, Suiça, Croacia, Portugal, Rússia, Colombia e México.

    Acho que seria isso…

  • Juliano disse:

    Um absurdo o Fred ser substituído no final do jogo depois de ter feito dois gols e ter ajudado tanto o Brasil.

    Esse lobby atleticano na seleção já encheu o sak0!

    E ainda tinha a galopress torcendo para o Brasil perder só porque o R não foi convocado.

  • Sergio disse:

    Um absurdo o Fred ser substituído no final do jogo depois de ter feito dois gols e ter ajudado tanto o Brasil.

    Esse lobby atleticano na seleção já encheu o sak0!

    E ainda tinha a galopress torcendo para o Brasil perder só porque o R não foi convocado.

  • THIAGO disse:

    E tinha gente querendo colocar o Fred no banco pro jô, é brincadeira!