Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Semelhanças na tradição, paixão, glórias e tragédias neste NOB x Galo

Na caminhada desta manhã nas margens do Rio Paraná, o técnico Cuca passou correndo feito um velocista em sua prática diária, que o mantém com peso e porte de atacante dos tempos em que era jogador do Grêmio e tantos clubes pelos quais jogou.

CUCACuca em entrevista ao Igor Tep (98,3 FM) e Fred, do Lance!

O treinador está animado, apesar dos desfalques. Não fala e ninguém tem a menor idéia do esquema que ele adotará para compensar os desfalques desta noite. Não pode fugir da tradição ofensiva do time que montou no Galo porque atrairia com tudo o adversário, que quer exatamente isso.

Não pode abrir e nem atacar demais porque além da categoria de jogadores como Rever, Leonardo Silva e principalmente, para mim, Leandro Donizete; utilizará substitutos completamente desentrosados: Gilberto Silva, Rafael Marques e Josué.

Todos sabemos que o Atlético completo é um, desfalcando de três, outro; mesmo com Ronaldinho, Tardelli, Bernard e Jô em campo.

Os jogadores aparentam motivação. Bernard, o mais animado; garante que voltará a ser esta noite o que arrebentou na maioria dos jogos deste ano e que o levou à seleção.

POSEAinda em Confins, Rafael Marques, Tardelli e Victor posam para fotos com torcedores

Não tenho dúvida que será o jogo mais difícil do Atlético este ano, mais complicado que contra o mexicano Tijuana.

Não só por ser um adversário argentino, mas pelo Newell’s Old Boys ser um clube especial, parecido com o Atlético na história, inclusive na paixão da torcida, que joga junto com o time, e de “tragédias” semelhantes em momentos de decisões que marcaram fundo na trajetória do clube.

O treinador é filho da cidade de Rosário, “prata da casa” desde os tempos de atleta; correu o mundo, dirigiu a seleção paraguaia que por pouco não tirou a Espanha na Copa de 2010, e voltou para o “NOB” mesmo tendo propostas melhores na época, pois o clube precisava dele.

Joga no ataque, sempre, e hoje mais do que nunca porque precisa de placar que faça diferença no jogo de volta no Independência. A fama de “Caiu no Horto . . .” chegou aqui, e a ordem é “matar aqui” de muito para “morrer” de pouco e sem problemas no Brasil.

Eles foram vice duas vezes da Libertadores e não querem perder esta nova chance de jeito nenhum. Caíram contra o Nacional de Montevideo em 1988 e contra o São Paulo de Telê Santana em 1992.

O time é muito bom, explora bem os lados do campo, com os laterais que avançam e atacantes que trocam de posição o tempo todo visando confundir os marcadores, em alta velocidade.

Esquema de jogo muito parecido com o do Galo, inclusive nas deficiências: o miolo da zaga é considerado lento, com veterano Heinze, 35 anos, e o jovem Vergini, 24, de 1,91 de altura.

HEINZE

Porém, a experiência de Heinze (seleção argentina, Valadolid, Sporting, PSG, Real Madri, Roma, Olympique, e o mais importante: começou no Newell’s), a liderança do capitão Bernardi, e o talento de craques como Maxi Rodriguez e Scocco, compensam e obrigam os adversários a ter cautelas defensivas.

O mais veterano é o volante Bernardi, 36, que figurou na seleção campeã olímpica de 2004 em Atenas e que perdeu a Copa das Confederações para o Brasil na Alemanha em 2005. Jogou no Olympique de Marselha e Mônaco e retornou ao seu “ninho”, o NOB.

Maxi Rodriguez tem o escudo do clube tatuado no corpo e voltou depois de sucesso no Boca, Espanyol, Atlético de Madri e Liverpool. Na seleção, esteve em 2004 e Copas de 2006 e 2010.

Scocco é o xodó da torcida, mas já com 28 anos, não fez sucesso na seleção, onde participou de poucos amistosos em 2005, 2008 e ano passado marcou o gol argentino contra o Brasil naquele jogo caça-níquel, batizado como “Clássico das Américas”, no La Bombonera.

SCOCCO

No exterior, jogou no Pumas do México e foi companheiro do Gilberto Silva no AEK da Grécia.

O adversário atleticano desta noite fará 110 anos de existência em 3 de novembro próximo e nasceu da paixão do inglês Isaac Newell, que veio para Rosário em 1884, e fundou o Colégio Anglicano. Em 1900 passou o comando da escola para o filho, Carlos, que em 1903, criou o time de alunos, homenageando o pai com o nome.


» Comentar

Comentários:
25
  • Rogério Perdigão disse:

    Engraçado é que as raposetes marianas tomaram 3 COCOS na final do ruralito e saíram gritando alucinadamente que dava pra virar no Marião, digo, no campo da Minas Arena…
    Êta povo desesperado, sô!

  • Os celestes estão garantindo a eliminação do legitimamente mineiro, mas “esqueceram” que ainda há mais 90 minutos de jogo, e que temos chances de revertermos a situação! Avante, Galo, prá cima e prá frente, sempre!

    – Mas brincadeira sadia e secação faz parte… por exemplo, sempre torci e torcerei contra o radicado celeste mutante, e dá-lhe Portuguesa!

  • Paulo Ipatinga disse:

    Tomara que fique 3×1 mesmo Tom Vital… Hehehe
    #eternachacota
    04/12/11 Eterno…

  • THIAGO disse:

    Sem desespero gente ainda há esperança, a mesma que eu acredito que os politicos vão devolver o dinheiro público desviado.kkkkk

  • Thales rosa disse:

    Raws sua certeza é igual a que voce tinha que o atletico iria golear o tijuana com a mascara da morte lá no horto ne!? Sonho que se sonha…

  • Raws disse:

    Se tivesse ficado empatado ou um a zero para o NOB, seria difícil também, simplesmente porque é mata,mata, só que acredito perfeitamente que eliminaremos esse adversário, pelo que vi hoje, se o Galo jogar metade do que jogou contra o São Paulo, ele goleia esse time, na minha opinião o Tijuana é muito mais time do que esse Argentino, quem não jogou nada foi o Galo, R10 uma única jogada na partida, Tardelli, Bernard e Jô, eu não vou criticar pois acho(e não é de hoje), que o Cuca adota o esquema errado, sacrifica os atacantes em um esquema suicida, que só deveria ser usado dentro de casa ou no segundo tempo, se Tardelli tem de ser secretário de lateral, como o cara vai ter fôlego para também atacar e o pior acaba por não fazer bem nenhuma das funções. Agora falta mesmo fez foi o Leandro Donizete, o Josué cismou de ser camisa dez e ajudou demais o ataque adversário.
    Continuo com a mesma fé, vai dar Galo.
    Obs. Tinha muito foguete vencendo, e o Galo tinha de dar pelo menos um dia de alegria para os campeões dos EUA.

  • David Reis disse:

    VAI GANHAR O QUÊ COM ESSE MONTE DE PÉ-DE-MOÇA?!?
    Quis o destino que o Victor, salvador da pátria, falhasse no segundo gol deles hoje. E foi o único homem pra meter o pé na bola pra longe na hora do sufoco!!! O GOLEIRO!!
    Mas nem foi culpa dele o resultado.
    Agora é HORTO NELES!!

  • Thales rosa disse:

    Indo dormir depois de uma noite agradabilíssima! Amanha acordo as 5:50 para ir a academia num frio de 5 graus aqui em Curitiba com um sorriso no rosto e uma certeza: o sonho acabou para os atleticanos!

  • Thales rosa disse:

    GIlvan precisa contratar o Scoco.. O cara é craque! E esta jogando com o pé quebrado..

  • tom vital disse:

    O Galo Doido vai vencer 3 X 1 …E na próxima semana festa no Independência…

  • Paulo Ipatinga disse:

    Parei de ler nas glórias…
    04/12/11 Eterno…

  • Jorge disse:

    Ô menina recalcada!
    A desconfiança tradicional dos atleticanos é a falta de planejamento de diretoria e treinador. Nesta folga, nenhum amistoso e jogadores na folga e na balada, enquanto nosso adversário estava jogando. Jogando pra ganhar e não tem nenhum desfalque, enquanto nós, não fizemos nada e estamos desse jeito.
    Por outro lado, o presidente contratou mal e as peças de reposição não inspira segurança.
    É sempre assim, na hora da onça beber água, sempre temos que contar com os “Curês” da vida.

  • Richard disse:

    O negócio é jogar para fazer gols e vamos ver o que dá. Temos de confiar na dupla Rafa-Gil porque é o que temos. Josué tem de jogar muita bola, melhor que contra o Vasco (Meu Deus!!!!) R10, Bernard, Tardelli e Jô, vamos enfiar sacola. Essa é nossa chance.

    Thatá, com vc. nem cura gay resolve.

  • EDUARDO - BH disse:

    O Galo tem a melhor campanha até aqui na Libertas. Nao jogou completo em todas as partidas. teve desfalques importantes, mas mesmo assim calou a boca dos “seca pimenteira” de plantão e joga a semifinal. tá com os jogadores descansados(problema que atingiu em cheio o time antes da copa das confederaçoes). tem um ataque muito forte que sempre deixa a sua marca,e, preoculpa qualquer adversario neste planeta. ficou concentrado e se preparando para esta disputa. tem quatro jogadores de seleçao. isto mesmo quatro: – o Brasil inteiro queria o craque R10 lá. Isto para nao falar do tardelli que está numa fase muito melhor que o Oscar.
    Isto tudo é que pesa no jogo de hoje. Aposto no Galo !!!!

  • JOAO NUNES disse:

    Thales:

    O eterno…….Trouxa…..

  • humberto disse:

    Chico, sou atleticano e vejo nestes últimos dias as reportagens sobre o jogo do galo, e sinceramente todos os programas que tenho visto e ouvido, já deram seu resultado da partida nas entrelinhas: derrota do galo. O jogo será difícil, lógico que sim, mas o NOB, não é o real madri, o barcelona ou mesmo o bayern de munique, merece todo respeito, mas do lado de cá também temos bons jogadores, parece que já estamos aceitando a derrota. Algum tempo atrás vi um entrevista do Raul, ex-goleiro do cruzeiro, e ele disse uma coisa que ficou gravada para mim: hoje em dia os times já entram em campo com medo do adversário, principalmente se for fora de seus domínios, ele disse, que quando jogava no cruzeiro e flamengo, eles não se preocupavam em jogar fora, pois segundo ele a grama era a mesma, o campo do mesmo tamanho e a bola erá redonda do mesmo jeito, por isso partiam para cima do time da casa, pois sabiam que tinham time melhor, e se vc, é superior não importa onde joga. Temo que os jogadores do galo entrem nesta paranóia de medo de pressão de torcida, desfalques e tudo mais e quando acabar o jogo venham com aquela baboseira de que, nós lutamos, nós vamos treinar mais, ver onde erramos e vai por aí. A torcida do galo não aceita mais estas desculpas esfarrapadas, que aconteceram muito ano passado, e culminou com a perda do título do brasileirão. No jogo de hoje acima de tudo, eles não podem ser apenas profissionais, tem que ser homens.

  • Nelson Henrique disse:

    OH geeeente, geeeeeente.
    Como pode sair tanta idiotice de uma cabeça só.
    E esta é á juventude brasileira.
    Dá para entender porque o pais é o que é!

    noVEADOis, desde 1927

  • Henrique Ipatinga disse:

    Thales anda muito amargurado. Também, o time dele tá numa falta de assunto danada.
    A tal viagem pra Disney não deu o menor ibope…

  • audisio disse:

    Thales convoca diretoria do Seca Pimenteira Futebol Clube.
    Acho que o Atletico tem um time melhor e com muita experiência.
    Grande chance de ganhar lá.

  • A questão que afasta o Galo dos titulos, não é o Cuca, não é o banco e sim as atitudes que diferenciam o atleta vencedor daqueles meros participantes. As semelhanças citadas pelo chico em seu otimo comentário, vem disso. Aqui todos nos sabemos do “trato” que a CBF costuma dar aos seus “apadrinhados” de Rio e SP, mas justiça seja feita, esses apadrinhados costumam fazer a parte deles. O Galo ficou 8 meses na liderança do brasileirão fazendo partidas memoraveis, mas na hora de decidir entregou pontos para times da zona do rebaixamento. Ai vem o diferencial principalmente em copas como a libertadores, ou alguem diria que o Estudiantes era mais time que o Cruzeiro no fiasco na libertadores em pleno Mineirão? Com um time bem mais modesto mostrou que o que determina na tal competição é gana, a raça mesmo, a vontade de ser campeão.. Falta isso ao Galo, falta falar disso aos jogadores que parecem se dar por satisfeitos antes das conquistas. Verei o jogo hoje de bandeira e camisa alvinegra, torcerei ferrenhamente como sempre, mas confesso que a confiança no bom resultado não é das maiores, não pela zaga e nem ausencia do Leandro Donizete, mas pela postura do time nesta temporada, muito mais parecida com segundo turno do brasileiro passado do que o primeiro turno. Que eu esteja engando e que o Galo cale a minha boca, mas tem faltado atitude de campeão.

  • Olá, Chico!
    Chegou a hora da onça beber água e mostrar ao que veio. http://www.euvistoacamisadogalo.com.br/

  • Cassiano disse:

    Novo companheiro de farro do Ronaldinho é esse aqui ó http://www.youtube.com/watch?v=O0QH6eRqlpg Esse sim é da farra e poe o R10 no bolso

  • thales rosa disse:

    E pensar que, um mês atrás, a Dilma ainda venceria a eleição no 1º turno, a seleção da Espanha era imbatível, o Felipão era ultrapassado, o Neymar era o pipoqueiro-mor da República, o reajuste da passagem de ônibus era irrevogável, a cura gay era a vedete de deputado Tucano, ninguém sabia quem era Edward Snowden, o Eike Batista era o futuro homem mais rico do mundo, a reforma política era só tópico das aulas de Política II, o vinagre não era arsenal de guerra, pneus Pirelli não explodiam, Le Lek Lek tocava mais que “sou brasileiro com muito orgulho” e ninguém mais se lembrava do Arnaldo Jabor…

  • thales rosa disse:

    Revelado o novo parceiro de farra de Ronaldinho Gaucho..


    Ou alguém acredita que o Corinthians vai recuperar os R$ 40 milhões pagos por Alexandre Pato, jogador que nunca se firmou em clube algum, e que agora está mais preocupado em sair para a balada com Ronaldinho Gaúcho do que em jogar futebol.
    ….

    http://blogdopaulinho.wordpress.com/2013/07/03/paulinho-pato-marquinhos-corinthians-perdeu-uma-fortuna-nesses-negocios/

  • thales rosa disse:

    Acho que o Cuca hoje vai ter a noite de horrores que ele tanto teme.. o cara medroso.. hoje comça a acabar o sonho…