Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Rescaldo da ida da semifinal e perspectivas da volta entre Galo x Newell’s

Nem parece que o Brasileiro recomeçou para o futebol mineiro.

O assunto continua sendo só o Galo na Libertadores da América, como não poderia deixar de ser.

Secado pelos adversários, na berlinda para uma ala dos seus torcedores e com crédito com a maioria, que torce até “contra o vento”.

Tenho lido, ouvido e conversado com todo mundo sobre esta semifinal contra o Newell’s Old Boys, e faço um resumo do que penso de tudo:

– A defesa deles é muito fraca, principalmente o miolo de zaga e o goleiro. Nas poucas vezes que foi apertada pelo ataque atleticano, quase confessou.

– O meio e ataque deles são excelentes e desperdiçaram chances demais em Rosário. Poderiam ter goleado e liquidado lá mesmo a fatura.

– O Atlético respeitou demais este meio e ataque, se esquecendo da fragilidade da defesa. Com isso, optou por um tipo de jogo que os times dirigidos pelo Cuca não são acostumados: atuar defensivamente.

– Rafael Marques e Gilberto Silva foram muito bem, destaques no jogo de ida. Mas a falta que Réver e Leonardo Silva fazem, como atacantes, faz diferença no desempenho final do time. São opções a mais de artilharia que o Atlético tem, porém, fora de combate, pela contusão do Leo e irresponsabilidade do “capitão”.

– Leandro Donizete faz mais falta do que se imagina, para defender e armar.

– Individualizar as cobranças é um erro, pois este time do Galo é forte pelo coletivo. Claro que Ronaldinho é o “diferenciado”, mas não joga só e não pode ser responsabilizado sozinho.

– À exceção do Victor, Rafael Marques, Gilberto Silva e Pierre, todos os demais foram mal, quarta-feira; certamente por causa da opção pelo sistema defensivo, fora do padrão normal deste time.

– Não condeno o Cuca. Sem peças importantes, se mantivesse o time ofensivo e perdesse, como perdeu, seria criticado do mesmo jeito. Se tivesse tomado uma goleada que inviabilizasse a reação em casa, estaria já condenado.

– Realmente o árbitro foi desses “caseiros”, mas, para ser campeão é preciso superar este tipo de situação, pois sempre existirá. Por isso, o equilíbrio das competições. Quando se tem um time muito superior, as vitórias acontecem com menos dificuldade.

– O resto é “achômetro”, e já que todos temos o direito de achar alguma coisa, acho que se estivesse completo, o Galo teria vencido lá e aqui também. Mas jogou e jogará desfalcado de jogadores fundamentais.

– Para quarta que vem, tudo pode acontecer: o time vai com tudo para o ataque e poderá até golear, mas sob sérios riscos, pois o adversário é muito bom e pior: é argentino, que sabe jogar este tipo de jogo.

– A força da torcida poderá compensar as ausências do Réver, Leonardo Silva e Leandro Donizete. Só de incendiar Ronaldinho e Cia. já estará jogando junto.

atletico_independencia

– Quanto ao Brasileiro, time reserva contra o Criciúma, é uma medida que eu também tomaria, caso fosse o treinador.


» Comentar

Comentários:
25
  • Marcos 2013 disse:

    O Galo tem time suficiente para reverter a vantagem ao seu favor. Mas cuidado para não tomar gol do NOB no Independência!
    Uma coisa é fazer 3×0 no Cruzeiro que ainda estava montando time ou fazer 4×1 num São Paulo trapalhão. Outra coisa é jogar contra Tijuana(nesse dia os atleticanos viram a vó pela greta!) e Newells Old Boys aguerridos e aplicados no futebol!

  • Paulo Henrique disse:

    Excelente análise!! Concordo com tudo.

    Claro que é possível reverter, mas para isso é preciso reencontrar o bom futebol, que o Galo não joga, desde os 3×0, no time da torcida que estava sumida e deu o ar da graça de quarta-feira para cá.

  • Raws disse:

    Chico, começou a temporada de caça as bruxas, tem neguinho inventando insatisfação dos jogadores, tem lourinho diagnosticando que o calor e pressão da torcida do Galo exerce um fator negativo sobre os jogadores e tem um monte de pardinho imediatista e pessimista, chegando a conclusão de que o time não vai chegar, que os reservas não prestam, que os Argentinos jogam em qualquer lugar, que se não sair um gol no primeiro tempo tudo estará acabado e outras “coicitas” mais.
    Eu prefiro me apegar a uma frase que tenho repetido há quase um ano em memoráveis vitórias, QUE TIME É ESSE QUE O GALO ARRUMOU…

  • Raws disse:

    Faltam quatro dias para a virada histórica, vamo que vamo…

  • Raws disse:

    Estou achando que tem cruzeirense comentando aqui com disfarce de “atleticano”, me ajuda lá…

  • Hermano disse:

    O sentimento de derrota só se aproximou de mim quando o juiz marcou aquele pênalti aos 47 do segundo tempo. Eu também sou desconfiado, porém, após a defesa do Victor, em lance cara a cara, aos 24 do segundo tempo, no jogo contra a tia, passei a acreditar. Pensei: se não tomou esse gol, é porque será campeão. Quando houve a marcação do pênalti, pensei que o deuses da bola estavam de brincadeira: por que aquela defesa (aos 24 min)? Daí Victor pegou o pênalti e tudo voltou ao seu lugar. Ademais, o time do Galo não joga bem quando recuado. Quando joga por resultado, se dá mal. O time joga bem quando precisa do resultado, de ir pra cima. De preferência, depois que toma um gol. Me lembro bem da coitada da maria, que no jogo Strongest x Galo, comemorou o primeiro gol argentino no buteco. Depois teve que ouvir por 5 períodos diferentes “chupa maria”. Tadinho: chegou a pedir desculpas. Também no 1º jogo contra o cruzes, 3×0 ficou baratíssimo: 9×2 não dava pra repetir, mas cabia uns 7 ou 8. Já no segundo, jogando pelo resultado, derrota. Absurdo é torcedor dizer para focar no brasileiro. O time do cruzes está até razoável e sempre cabe mais um simpatizante. Eu vou acreditar SEMPRE. Já vi esse time se superar no Independência. Posso até usar uma derrota como exemplo: em 96 Kfouri disse que se o Galo vencesse o poderoso Palmeiras de Djalminha e Rivaldo, cortaria o braço. Me lembro da raça do time que fez o primeiro gol e, logo depois, Fabio Augusto fez um outro golaço de bicicleta. O time só perdeu o jogo porque o juiz anulou o segundo gol e isso desestabilizou os jogadores. Nós, torcedores, gritávamos: “A, E, I: o seu braço vai cair”. Depois desse jogo, Kfouri, que estava no Indepa, NUNCA mais desmereceu o time do Galo. Saudações.

  • Martens disse:

    YES WE C.A.M !!!!
    Como ja foi dito aqui, se fosse facil seria mineiro e o adversario seria as neymarzets.
    noVEADOis ETERNO !!!

  • thales rosa disse:

    Em sua estreia no horto em 2012 o atletico-mg ja caiu morto, pelo goias… quarta não será diferente.. tudo como dantes no quartel de abrantes preto e branco.. a 25 anos eu so faço rir dos atleticanos.. hehehheheh

  • Silvio Torres disse:

    Acho uma bela palhaçada essa de poupar titulares domingo. Os caras se escoraram na desculpa do cansaço, pararam um mês e voltaram no bagaço, como vimos com os vários contundidos e no ânimo demonstrado em Rosario. Já o seu balanço foi ótimo, viu Chico: não sou contra nem a favor, muito antes pelo contrário….rs

  • David Reis disse:

    O Cuca considera escalar um ou dois titulares contra o Criciúma apesar do risco de alguém se machucar.
    Acho que o plano dele é escalar o Richarlysson que não vai fazer falta nenhuma caso se machuque!! Aí ele pode colocar o Júnior César sem problemas…

  • Marcelo Souto disse:

    Ei cambada. Vamos deixar de ser pessimistas.
    Os jogos que o Galo teve necessidade de decidir aqui jogou bem. Aqui é história é outra por diversos motivos. Não tem como jogador ficar andando em campo. Aqui até o Ronaldinho corre. É a situação de jogo que o Galo mais tem se dado bem.
    Contra o Cruzeiro, os 3×0 ficou pouco. Resgatem ai nos comentários do jogo.
    Contra o São Paulo, os 4×1 ficou pouco. É só se lembrarem . Resgatem também os comentários deste jogo.
    Vai ser difícil pra nós sim. Mas pra eles também. E pode acontecer de tudo no jogo.
    Acho muito difícil o Galo dar os espaços que deu lá, aqui. Quando jogamos aqui, em cima, outros times não tem a mesma desenvoltura. O campo é mais curto. São metros que fazem a diferença na marcação, e quando a marcação corre mais fica mais difícil tocar a bola e fazer os lançamentos. O time conhece bem o campo. Tem as referências. Vai partir pra cima e marcar muito.
    E o time não desaprendeu ou parou de jogar não. É a condição do jogo. Entrou lá mais com medo de perder do que com vontade de ganhar. Aqui não vai ter outra opção.
    Já vi muito time correr atrás de 3×0, 4×0 e conseguir. E nós, com todo o histórico desse time, não vamos acreditar que podemos virar um 2×0? Essa baixa autoestima de uns aqui que me deixa puto.
    “Ah, mas o Galo sempre termina assim…é sempre a mesma história” vai pra PQP. Escolhe outro time ou esporte pra torcer.
    Pois digo ainda que mesmo com o histórico do Galo, e o Galo saindo da Libertadores, NÃO, NÃO é sempre a mesma história NÃO. As coisas mudam e já mudaram pro Galo. Para um clube que já viveu a tragédia de outras direções, o que tem acontecido com o Galo nos últimos dois anos já é um renascimento. Então vamos pra cima que isso é só o começo! E aconteça o que acontecer não podemos perder nunca o espírito de luta.

    GALO!

  • Thomaz disse:

    Ótimo comentário. Se der, bem. Se não der, devemos apoiar o Kalil e penso que o Cuca deve continuar. José Silvério da Rádio Bandeirante tem um comentário muito interessante sobre o Atlético no qual afirma que a paixão da torcida atleticana pelo clube tem uma intensidade que às vezes atrapalha, exercendo uma pressão excessiva sobre os jogadores e os técnicos. Isso não vai mudar, razão pela qual defendo que o Atlético mantenha um mesmo treinador por várias temporadas, pois leva tempo para o cara aprender a trabalhar com o amor do torcedor atleticano. Cuca é um cara sério, entende de futebol. Se tem uma fórmula que nunca dará certo em um clube como o Atlético é o imediatismo. Temos que aprender a ter paciência. E Victor, você é excelente, cara!

  • Marcio Borges disse:

    A verdade é uma só. Ficou muito mas muito dificil a virada e os proprios atleticanos ja estao se acostumando com a ideia. Acreditar que o ronaldo iria realmente levar o galinho a algum titulo era demais. O vice no brasileiro ja era um aviso afinal liderar como liderou e nao chegar….Alem do mais tem a mistica da falta de titulos em casa que o atletico tem. Nunca ganhou nada em BH, que valha a pena, e assim vai continuar. Mas, ja disse se quiserem ver a taça da libertadores compareçam a sede do cruzeiro….

  • clauber disse:

    Olha, já vi viradas de jogos difíceis e neste caso entre Atlético e NOB eu acredito piamente na virada. Facilidades nós não teremos, mas chances existem e vejo uma boa possibilidade. Se o time tivesse perdido de 1X0 a choradeira aqui também seria a mesma, os azuis estariam zoando da mesma forma.

    Vamos para a batalha final e quem não acredita que pelo menos faça uma forcinha positiva isso já ajuda.

    Sangue no Olho e Fé no Galão da Massa.

  • Cariogalo disse:

    Chico, Você sintetizou, com objetividade, tudo o que poderia ser escrito sobre a partida. Excelente texto! Abs

  • J.B.CRUZ disse:

    Sem dúvida que o NEWVELL,S é bem melhor que o TIJUANA..Já mostrou o cartão de visita no primeiro jogo com aquela vistosa “cipoada”..Ainda tem a tradição dos argentinos não ter medo de jogar em lugar nenhum do mundo..Já dá para prever quem vai cair ‘morto’ no horto desta vez…Sim!! É ele mesmo em quem vocês estão pensando…

  • vinicius campos disse:

    Eu já disse no post anterior. Até o apito final da próxima partida eu acredito. O ataque não jogou nada e por isso eu acho sim que temos condições de reverter o jogo. Torço muito pra que ao menos o Leandro Donizete volte pois este fez muita falta.

    No mais, Chico, tamo junto pois eu acredito na reviravolta.

    Pra cima deles Galo!!!

  • audisio disse:

    Ótimo comentário Chico Maia!
    Só que o histórico de decepções desde 1977 até hoje jogam contra. Por isso acho que as chances são mínimas. Gostaria e torço para que o Galo passe para a final, mas o meu lado racional me coloca com os pés no chão.
    Espero que os jogadores deem uma resposta dentro de campo por uma série de partidas ridículas que vem realizando. Já joguei a toalha com estes técnicos medrosos! Nunca funcionou esse papo de jogar com regulamento debaixo do braço. Quase perdeu para o Cruzeiro achando que os três a zero já lhe davam o campeonato. Colocar o Bernard e o Tardelli de laterais matou o ímpeto ofensivo e tirou a vontade de ganhar.
    O Atlético não tem nada a perder no próximo jogo, e seu histórico certamente jogará contra, principalmente com essa história de tomar gols. Só um cego não enxerga as avenidas Rocha e Ricky. A única e pequena chance será golear os Argentinos.
    OBS: Se conseguir os 2 x 0 não deve de maneira nenhuma ficar com medo de tomar gols e deve sim partir para ampliar o máximo o placar!

    Não acredito na classificação, estou pagando para ver e que o time me dê uma resposta dentro de campo! Virei aqui e reconhecerei os méritos e comemorarei com os fraternos atleticanos. Que o Atlético prove que estou errado!

  • Rodrigo Resende disse:

    São Victor é instável. Fez boas defesas mas não pode continuar tendo falhas infantis como a forma que arrumou a barreira na falta e outros frangos recentes.

  • Adalton disse:

    outro ponto importante: o elenco está precisando urgente de uns 3 ou 4 grandes jogadres. é preciso contratar .

  • Adalton disse:

    Penso o seguinte: o Atlético é habitual em perder campeonatos e não saber decidir; vamos falar francamente: em futebol tudo pode acontecer, mas as chances do NOB são infinitamente maiores. Portanto, o CAM não pode poupar ninguém contra o Criciuma, senão vai perder e ficar em situação dificil e lutar contra o rebaixamento. Entenderam? Agora é focar no Brasileiro, e o que vier na Libertadores será lucro.

  • Paulo Ramos disse:

    Chico, o que você achou das charges do Duke? Eu não gostei, mas acho que ele tem razão. Já estão surgindo as críticas ao R10. A casa caiu?

  • wanderson disse:

    Para os iludidos atleticanos (eu sou atleticano), ACABOU, parem de ter falsas expectativas, conhecemos esse enredo, isso se repetiu várias vezes na história do Galo… a medida certa a se tomar é aceitar e diminuir a dor que o fanatismo irá causar na quarta… GALO, mais uma vez fica para traz e o juíz é o grande vilão… PÁRA!!! Perdemos e ACABOU. Daqui uns 10 anos voltamos novamente.

  • Paulo Ramos disse:

    Uma pergunta. Parece que os times estrangeiros sempre dão sorte com árbitros caseiros. Eles só aparecem na casa dos adversários, ou podemos esperar por eles também no horto?

  • Rodrigo Assis disse:

    Minha opinião é a mesma.

    Estava dificil quando o Tijuana tinha um penalti a seu favor aos 47 do segundo tempo, aquilo era difícil.

    90 minutos pra fazer três no NOB é mamão com açúcar perto daquela dificuldade.