Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Foguetes e macumba na madrugada de Assunção, em frente ao hotel do Atlético

O que escrevi na coluna de O Tempo segunda-feira está se confirmando aqui em Assunção: trata-se de “questão nacional” e tratam o primeiro jogo da final da Libertadores como guerra mesmo.

MEIACOPAHOJE

Para eles, a chance é hoje, de pegar a metade da Taça e concluir a tarefa semana que vem em Belo Horizonte.

HOTEL

A noite foi de foguetes e até macumba na porta do hotel Bourbon, onde está hospedado o Atlético.

GARRAFABONECA

A macumba visa principalmente Ronaldinho, que se for “amarrado”, segundo eles, o Galo não anda em campo.

PRATOCOMPLETO

A imprensa começou a cobertura pela TV às 5h30 da madrugada; as rádios mantiveram plantões; os jornais, todos, trazem mensagens de força ao Olímpia . . .

MANCHETE1

. . . e aprovam todo tipo de artifício que possa ajudar o time a vencer esta noite.

GOZADORESTV

Fazem gozações dos foguetes e da macumba!

Paraguaio que torce contra, é tratado como traidor da pátria! Caso dos torcedores do Cerro Porteño, maior rival do Olímpia, chamados de antipatriotas pela mídia.

Até o ex-jogador Romerito, um dos melhores da história do país, teve de se explicar e jurar que está neutro, mas que “detesta” o Atlético, pois torce para o Fluminense no Brasil, e que apesar de torcer pelo Deportivo Luqueño, aqui, gostaria de ver a Libertadores ficando com o futebol paraguaio.

ROMERITO

Isso porque ele deu uma entrevista à Rádio Ñanduti, domingo, dizendo que Ronaldinho poderia fazer diferença nesta final.

Na segunda-feira o jornal Crónica o colocou na capa com uma camisa do Atlético e ele teve que passar o dia dando explicações.

ESTADIO

O estádio Defensores Del Chaco é um Independência muito piorado, em termos de estrutura, mas o gramado parece que está bom.

Se for assim, e a polícia garantir segurança, basta o Atlético correr como o Olímpia correrá, que poderá conseguir um bom resultado.

O time deles é raça, vontade pura!


» Comentar

Comentários:
22
  • Francisco Barbosa disse:

    Quanto a macumba, temos de seguir o PRIMEIRO mandamento; AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS.

    Como diz o CHICO MAIA,”basta o Atlético correr como o Olímpia correrá, que poderá conseguir um bom resultado”.

  • Cassiano disse:

    É que diferença vejo nos comentarios dos Atleticanos, serenos e com muito respeito ao Olympia pois sabemos que a parada é dura. Ao contrario das smurfetes contra o Independente, cujo os comentarios eram de passar o trator por cima…….

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Valeu Xavier… com o Galo sempre!
    Com a babaquice, nunca!
    Torcer e amar um time não significa falar bobagens e mentiras para defendê-lo… assim penso.

    Abraço! Estamos na fé… estou muito tenso com este jogo de hoje, com temor que a coisa desande, mas torcendo muito pro Galão da Massa…

  • WELLINGTON CUNHA disse:

    É um turbilhão de emoções ….o momento é mágico demais….a dois passos do paraíso . Fé e futebol galo .

  • J.B.CRUZ disse:

    RODRIGO GALODOIDO, disse uma verdade; e eu acrecento: tudo que acontece na nossa vida vem do pisicológico….Se você der asas a imaginação e cultivar pensamentos negativos antes das coisas acontecer, fatalmente tudo de negativo se apodera de você…Sigo a linha do pensamento positivo, mesmo em alguns momentos da vida passar por sofrimentos e necessidades…Faz parte do ciclo da vida de todos nós….

  • Silvio Torres disse:

    Espero que o galo jogue com personalidade, sem tremedeira. E se houver qualquer tipo de excesso, que possa causar ameaça física a quem quer que seja da delegação ou torcida, que a diretoria tenha peito e tome as providências. Tô querendo dizer que é prá parar o jogo mesmo, saindo de campo. Prá depois não ficar no chororô com desculpas esfarrapadas como os amarelões que perderam pro Rosario nos anos 90.

  • Rodrigo Assis disse:

    Xavier, belas palavras, temos que exorcizar essa ideia oculta em nossas mentes que o Atlético não é um time vencedor, que o Atlético nunca chega. Precisamos desse título até pra isso mesmo, pra enfim acreditarmos que somos capazes. BICAA!

  • Sávio disse:

    Minha oração: Todo despacho, toda macumba feita para amarrar e prejudicar os jogadores do Galo, tá amarrado em Nome de Jesus!! Que seja liberado sobre os jogadores do Galo intrepidez, alegria e futebol contagiante!! Deus abençoe o GALO!!!!

  • Xavier disse:

    Amigos do Blog,

    Há um bom tempo não comento, na verdade a adrenalina está tão alta que não consigo concatenar ideias para descrever tudo que estou assistindo.

    Audísio, seus comentários mais “pés no chão”, fizeram com que também eu segurasse a onda. Você está certo, me parece que és um atleticano das antigas como eu.

    Mas vou te contar uma coisa, tenho um filho de 20 anos, este sim, não viu nada para se orgulhar do Galo, porém é impressionante o DNA do cara, o otimismo e comentários lúcidos dele estão me convencendo que desta vez vai….

    Nós, mais antigos temos que exorcizar fatos antigos que logo vem em nossas cabeças. Somos uma massa marcada, onde quem apanha não se esquece, ninguém nos contou, nós vimos o que já fizeram com nosso amado clube nas décadas de 70/80.

    Mas como disse meu filho, temos que andar para frente, então façamos uma força e coloquemos a ditadura, o white, a globo, a CBF e até alguns dirigentes alvinegros do passado em uma caixa enterrada no quintal, bem longe de nossos corações.

    Clayton, parabéns pelos comentários no tom certo de quem, é lógico, está torcendo contra, porém com respeito e no fundo, assim com eu em 2003, reconhecendo que o adversário está num momento mágico até agora.

    Ao Thales, deve ser uma boa pessoa, porém só lamento seus comentários à respeito do Galo. Acho até legal, mas eu noto neste espaço comentários de atleticanos e cruzeirenses de muita sensatez, exceto os seus. Experimenta fazer comentários nos fins de reportagens do Globo.com. Pelos comentários idiotas que às vezes vejo lá, acho que seria um lugar mais apropriado para as besteiras que leio em seus posts sobre o Galo.

    Chico, leio suas crônicas todos os dias, e também todos os comentários, e posso te afirmar que com raríssimas exceções, a turma de americanos, atleticanos e cruzeirenses que colaboram diariamente com comentários enriquecem muito este espaço, com pitadas de conhecimento e bom humor..

    Dudu Galomaio, estamos juntos na fé que conquistaremos a América, parabéns por defender o nosso Galo de forma inteligente e educada desde tempos atrás, quando realmente não estava fácil achar argumentos a não ser a paixão pelo Alvinegro da Alterosas.

    Saudações Alvinegras!

  • Rodrigo Galodoido disse:

    O que funciona em macumba é o psicológico. Houve uma época que eu via muitos despachos de macumba na rua, no meu caminho pra escola, pela manhã. Chutava todos e tinha em mente que macumba não me pegava, como não pegou. Já se eu acreditasse, talvez minha mente trabalharia pra que eu sentisse que algo que desse errado era pela macumba, que eu havia chutado na rua. E, um dia, vi a macumbeira jogando o despacho e entrando no carro rapidamente. Era uma mulher bonita, que devia estar fazendo macumba passional. Só podia ser…

  • Ricardo Pinto disse:

    Vou pedir o reforço dos discípulos do Pai Ambrósio. Eu contribuo com a farofa e o charuto. hehehe

  • Leonardo Braz disse:

    Caro Chico:

    Como lhe disse anteriormente também acredito que estes artifícios não ganham jogo mas que ajudam ajudam. Nestas horas temos de ser os politicamente corretos e pagar na mesma moeda o que estão fazendo com a gente lá claro sem nenhum tipo de violência.
    Portanto quando eles vierem aqui temos que soltar foguete a noite inteira na porta do hotel, rezar e pedir a Deus que quebre os despachos feitos contra a gente, não deixar eles treinarem no Marião para não estragarem a grama e destruir os ninhos dos casais de quero-quero, fazer um corredor polonês para o ônibus da delegação, colocar o preço dos ingressos dos paraguaios a R$ 2.000,00, etc.
    Como sei que o que ganha título é sempre um conjunto de fatores (time bom, organização, estrutura, bastidores, sorte, competência, etc.) não custa nada utilizarmos de outros artifícios também.
    Abraços a todos os atleticanos e estou com o pressentimento que o nosso Galão vai contrariar a tudo e ganhar este título sem sofrimento: 2 X 0 para o Galo no jogo de hoje e 3 X 0 para o Galo no jogo de volta!!!!

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    De onde o Romerito tirou 13 milhões de torcedores pro FLORminenC?
    Não tem nem a metade dos 8 milhões de alvinegros… Vai mentir assim lá longe!

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Buzinaço e foguetório ainda vá lá… porque é óbvio que barulho incomoda e pode atrapalhar a descansar. Mas macumba? Bem típico de um país atrasado como o Paraguai…

    Espero que o Galo possa superar isso tudo. Vou dizer que continuo temeroso, porque assim tem dado certo… rsrs

    Chico, eis a matéria a qual se referiu: (a montagem do Romerito com a “playera” alvinegra)

    http://www.cronica.com.py/online/articulo/7784-romerito-ahora-apoya-al-atletico-mineiro.html

  • Raws disse:

    Com a fé que o Cuca tem, ele pode comer até essa maçã.

  • Márcio Luiz disse:

    Ultimamente o Ronaldinho não tá precisando de macumba pra ficar “amarrado” no jogo não.

    Ele tá devendo uma grande atuação desde o jogo contra as maria maricones nos 3 a zero valendo o título mineiro dois mil e Galo.

    Tomara que hoje ele volte a ser o que todos conhecemos, porque aí meu amigo, esse Olímpia num vai guentááá.

  • Reinaldo disse:

    Vamos fazer o mesmo aqui para eles!!!!! Bica elas Galo!!!!

  • Cassiano disse:

    Se macumba e despacho ajudasse alguma coisa. Na Bahia todos os times seriam campeoes. Balela, então chuta que é macumba……

    Chico, lá em 3 Pontas tinha uns pingaiada lá, que ia de encruzilhada em encruzilhada para beber os litros que se ofereciam nos despachos, pegavam até as galinhas (se tivessem frescas ainda e faziam de tira gosto), porem veio a crise, já não era oferecida mais galinhas, passou a ser oferecido caldo knor e as bebidas eram “refrigerecos” de 2 L……. Até hoje ainda vejo alguns desses pingaiadas lá………

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    E se macumba desse resultado, campeonato baiano terminava empatado.

  • geovany disse:

    Chico a final é 24/07 ou seja 2 + 4 + 7 = 13
    Cabalistico

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Pois é Chico, aqui como lá vale tudo. Foguetes, buzinas, apitos, macumba. O Futebol e a paixão que o envolve nunca foi uma coisa civilizada, fosse assim, na Inglaterra, onde impera a lei, a coroa e a ordem não teriam os Hooligans. Por isso, não achei estranho os torcedores incomodarem o sono dos jogadores do NOB em BH.
    Assisti uns 4 jogos do Olímpia e achei um time um tanto quanto limitado, mas tem razão, é um time raçudo e disciplinado, mas tem um problema sério com bola alçada, pois não tem estatura. E o goleiro, embora tenha feito grandes partidas contra o Santa Fé, se apertar entrega.
    O Galo ganha 2×1 ou 2×0, chutando macumba, muamba e foguetes.

  • Alessandro disse:

    Caro Chico,
    Eu fiz uma escalação do melhor Galo que eu vi jogar, mesclando o time de ontem com o hoje. Sei que o Galo ainda não ganhou o título, mas acredito muito nele, pois passar pelo que o time passou nas quartas e semi, creio que será difícil que Galo perca este título. Pelo menos assim espero. E por coincidência o presidente era o pai do atual presidente, que ficou na história e o seu filho entrou nela, independente ou não do Galo ser campeão. Veja a escalação e se concorda ou não: Victor, Orlando, Luizinho, Rever e Jorge Valencia; Pierre, Cerezo, Tardelli e Ronaldinho, Reinaldo e Éder. Alguém pararia este time?
    Um abraço.
    Alessandro

    – Belo Horizonte