Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

O Ministro que fez um “gato” e o deputado que dá curso de compra de votos

Duas doses para a sua indignação diária

A figura do “gato” no futebol é comum; muitas famílias ou garotos que sonham virar jogar de futebol e adulteram a idade para ficar mais jovem do que realmente são.

Quando pegos, os sonhos viram pesadelos.

Li na biografia do Marechal Henrique Teixeira Lott, “O Soldado Absoluto”, que o General golpista de 1964, Castelo Branco, também usou deste expediente para ingressar na academia dos oficiais no Rio de Janeiro.

No domingo o “Estadão” publicou que um Ministro de Tribunal de Contas da União, também virou “gato” para usufruir de mais benesses na carreira.

O Galvão perguntaria “pode isso, Arnaldo?”

E tem também aquela do deputado mineiro cara de pau, que filmado dando aulas de como se comprar votos, disse que tudo isso é normal!

É na mão desse tipo de gente que o Brasil segue a sua vida e nós pagamos a conta.

Veja nos sites do Ministério Público e do O Globo:

Publicado por Associação do Ministério Público de Minas Gerais (extraído pelo JusBrasil)

O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Raimundo Carreiro conseguiu, na Justiça, alterar sua data de nascimento, tornando-se dois anos mais jovem, informou neste domingo reportagem do jornal O Estado de S. Paulo. No TCU há seis anos, Carreiro conseguiu mudar sua data de nascimento de setembro de 1946 para setembro de 1948.

Na prática, a mudança garante a ele mais dois anos de permanência no TCU, adiando sua aposentadoria compulsória aos 70 anos. Com isso, ele poderá tomar posse na presidência do tribunal para o biênio 2017/2018, o que não ocorreria se tivesse de deixar a Corte em 2016.

A eleição para a presidência do TCU é definida pela tradição: o escolhido é sempre o ministro mais antigo que ainda não tenha exercido a função. O mandato é de um ano, mas sempre com renovação por mais um ano. Desde já, sabe-se que a vez de Carreiro chegará em 2017, sucedendo ao ministro Aroldo Cedraz, que deverá ocupar o lugar do atual presidente, ministro Augusto Nardes, no biênio 2015/2016.

Carreiro foi nomeado para o TCU com as bênçãos do senador José Sarney (PMDB-AP), ex-presidente da República. Ele foi por muitos anos servidor do Senado, onde comandou a Secretaria Geral. Sua proximidade com Sarney nesse longo período lhe rendeu a indicação ao TCU. As indicações para o tribunal são políticas.

A decisão judicial que lhe permitirá mais dois anos no TCU foi obtida na Comarca de São Raimundo das Mangabeiras, no interior do Maranhão, onde Carreiro foi, inclusive, vereador. À Justiça, ele alegou que foi registrado com a data errada de nascimento, e apresentou como prova da verdadeira data a certidão de batismo da Igreja de São Domingos do Azeitão, que fica próxima ao pequeno município de Benedito Leite, onde o ministro nasceu.

O documento registra o nascimento de Carreiro, filho de Salustiano e Maria, em 6 de setembro de 1948. No cartório, porém, o nascimento foi registrado como se tivesse ocorrido em 1946.

O ministro se aposentou pelo Senado em 2006, usando a data antiga, de 1946, ao completar 60 anos (pelos documentos válidos na época). Mas, curiosamente, em 2008, recorreu à Justiça para corrigir sua data de nascimento. A decisão da Justiça do Maranhão saiu em 2009. O Ministério Público foi contra o pedido de Carreiro, que esteve no local pessoalmente e levou até padre, com livro de batismo junto, para ser testemunha.

Conforme O Estado de S. Paulo, com a mudança na data de nascimento, Carreiro passou na frente de outro político experiente na fila para a presidência: o ex-ministro José Múcio.

O GLOBO não conseguiu conversar com Carreiro no domingo. Ao jornal paulista, o ministro disse que entrar na fila para comandar o TCU não foi o objetivo de sua ação na Justiça. Pode ser consequência, não que o objetivo seja esse. O propósito foi restabelecer minha data no meu registro de nascimento, afirmou Carreiro.

O ministro disse que, como nasceu no interior do Maranhão, só foi registrado em 1965, apesar de ter nascido na década de 1940, e que isso gerou a confusão. Disse também que não mudou a certidão anteriormente porque nunca teve tempo nem dinheiro para isso.

Carreiro ainda negou mal-estar com os colegas da Corte por sua ação. Ninguém nunca questionou, garantiu ele. (O Globo)

* http://amp-mg.jusbrasil.com.br/noticias/100616048/ministro-do-tcu-muda-certidao-e-fica-dois-anos-mais-novo

MINISTRO

A cara do bitelo!

———————————————————-

* Em vídeo exclusivo, deputado ensina a comprar votos e difamar adversários

Globo.com

Em vídeo exclusivo, deputado ensina a comprar votos e difamar adversários. Aelton Freitas é deputado federal pelo PR de MG e reuniu um 

aertonA cara deste outro

* http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2013/07/em-video-exclusivo-deputado-ensina-comprar-votos-e-difamar-adversarios.html


» Comentar

Comentários:
10