Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Cruzeiro na briga; Galo entrou na disputa!

Eram 16 minutos do segundo tempo quando Luan perdeu a oportunidade de abrir o placar contra o Internacional em Novo Hamburgo. Menos de um minuto depois de o centroavante gaúcho Leandro Damião acertar o travessão do goleiro Victor. Grande jogo, entre dois times que querem algo mais no Brasileiro, apesar de não ocuparem os melhores lugares da tabela de classificação.

Só agora o Campeonato está começando a propiciar a torcedores e analistas, elencar listas de prováveis candidatos ao título e lutadores pela permanência na Série A.

Neste contexto, o Cruzeiro se credencia, principalmente depois da goleada sobre o Vitória, sábado, que abriu os olhos do país pela elasticidade do placar. Os 5 a 1 sobre o Vitória estabeleceram uma marca diferente: pintou um candidato real ao título. O goleado não foi um adversário qualquer. O rubro-negro baiano faz muito boa campanha; seria normal perder para o Cruzeiro em Belo Horizonte, mas não de goleada tão acachapante.

Mostra que além de time a Raposa tem banco, já que o técnico Marcelo Oliveira não teve como repetir o mesmo time, em todos os jogos e ainda assim o time mantém regularidade e se garante na primeira ou segunda colocação.

Diferença

Esta é a diferença do Campeonato Brasileiro em relação aos melhores e mais ricos campeonatos do mundo. O espanhol começou neste fim de semana e o mundo tem certeza que Barcelona ou Real Madri será o campeão. No Brasil, apesar da força econômica dos clubes do Rio e São Paulo, impossível apontar quem será o campeão ou será rebaixado, mesmo quase na metade do primeiro turno.

Quem garante que um São Paulo não reagirá na classificação?

Poder do grupo I

O Cruzeiro tem time e banco. Pouca gente se lembra que apesar da posição invejável na classificação e goleada sobre o Vitória o time não tem contado com jogadores como Dagoberto, e que o artilheiro Borges ficou uma temporada afastado por contusão, e que hoje briga pela condição de titular com promessas como o Vinícius Araújo (prata da casa) e Ricardo Goulart, excelente aquisição ao Goiás.

Entrou na disputa

Além da vitória convincente sobre o Bahia o Atlético fez um bom jogo contra o Inter em Novo Hamburgo. Cuca mudou o discurso infeliz, de que priorizaria a Copa do Brasil; passou a falar em título, também do Brasileiro, equilibradíssimo. Parece que os jogadores incorporaram o discurso e puseram fim ao espírito de ressaca da Libertadores.

O empate no Sul mostrou isso.

Poder do grupo II

Sem falar que o Marcelo Oliveira foi uma aposta do Gilvan de Pinho Tavares, um presidente que apostou em gestão própria, diferente do que a maioria de nós imaginava. Nove em 10 futebolistas achava que ele seguiria a cartilha do antecessor Zezé Perrella. Nada a ver! Métodos e filosofia próprias, começando pelo diretor de futebol, Alexandre Matos e treinador. Estrategicamente tolerou Celso Roth, no primeiro ano de mandato, de vacas magras.


» Comentar

Comentários:
0
  • Eduardo Braz disse:

    Vejam aí mais uma do profeta Rosa. Kkkkkk tenho que rir muito!!!

    “Thales Rosa disse:
    17 de agosto de 2013 às 15:11
    O inter tem um timaço, forlan, Scoco e damiao no ataque matam qualquer adversário…”

    Só que não. Qualquer adversário, Rosa, menos o Galão! kkkkk

  • Paulo disse:

    Erros de arbitragem e jogadores…. o futebol brasileiro tá com dinheiro só falta agora os jogadores conscientizar que são profissionais.
    Caro Chico começo assim pq já estou ficando de saco cheio com essa historia de erros de arbitragem e jogadores dizendo que não ganharam pq o arbitro não deu falta, pênalti e etc., a mais nova da bolerada é falar quando não tem lance polêmico afirmam que o arbitro parou muito os jogo ou falou que ia expulsar um de nossos jogadores e os dirigentes na mesma e a imprensa vai nessa dos jogadores, mas isso é normal o ser humano é assim quando não alcança seu objetivo buscar os erros nos outros nunca nele. Quem acompanham jogos da Europa se jogador ficar falando isso a torcida começa a vaiar, lá tbm não existe ressaca de titulo, e por incrível que possa parecer tbm tem erro de arbitragem e ainda tem apostas milionárias para ver que vai ganhar. No Brasil a empresa ajuda os jogadores a colocar a culpa em terceiros pelos seus erros.

  • Pronto! “Prá variar” alguns comentam, soberbamente, o time celeste por ter goleado a equipe baiana… se não tivessem perdido tantos pontos jogando no Marião, estaria liderando o campeonato.

    – Mas ser líder é muito diferente de levantar a taça, vaidosos!

  • Vinicius Campos disse:

    Paulo Cesar,

    na minha opnião não tem como deduzir melhor a situação como um todo como você fez.

    Moro aqui no sul a quase 10 anos e os Gaucho sempre miram a classificação pra libertadores onde em teroria não há tanta influencia da CBF e GLOBO. Ou seja, é onde nos temos mais chances de levar o título.

    Vejam bem o que a conmebol fez com o Curintia este ano. Nitidamente eles foram penalizados por querer enfrentar a conmebol e foram logrados escancaradamente. Kd a CBF e a Grobo nesta hora? conseguiram fazer alguma coisa? Não.

    E olha que na minha opnião a conmebol ainda quiz derrubar o Galo mas não conseguiu.

    Campeonatos nacionais, pode até ser que um time fora do eixo leve mais eu sinceramente duvido. Pra um time fora do eixo conseguir alguma coisa vai ter que jogar muito a ponto se engolir tudo inclusive os erros de arbitragem. Tem que ter muito volume de jogo para passar por cima de erros de arbitragem, cartolagem e tudo.

    Volto a repetir na propria libertadores a arbitragem teve erros grotescos contra o Galo, várias faltas invertidas, penaltis não marcados e o Galo só não se deu mal porque teve volume de jogo e sorte também.

    Então campeonatos nacionais, pode até ser mais acho difícil que não sobre para paulistas e cariocas.

  • leonardo disse:

    Excelente jogo do Galo. O time está se recuperando e vai ficar na parte de cima da tabela. disputar o título acho ainda distante.Está mais para o cruzeiro que terá que jogar muito pra vencer a arbitragem. Está na cara.Contra o Botafogo o juiz não deu aquele pênalti porque o time carioca estava na ponta da tabela.Meteu a mão dentro do Independência mesmo.

  • Thales Rosa disse:

    Sobre o campenato espanhol, o Barcelona ja estreou metendo 7×0 no levante….

  • Bruno Silva disse:

    Bom, primeiramente parabéns ao Galo que conseguiu um bom resultado diante de um bom time, mesmo com um jogador a menos. Ao contrário do rival no meio de semana, que usou este argumento para justificar o baile que levou do Grêmio. Fato.

    Outro ponto é minha tristeza de falar do penalty marcado a favor do Cotinthians. Um verdadeiro absurdo. E aí todos dizem: “Ah, mas eles erram para todos…” Ok, de fato sim, mas a cada 10 erros, 7 ou 8 são a favor de times paulistas e cariocas.

    Se o Cruzeirinho pensa em continuar lá em cima, aconselho a já se ligar no apito. O Penalty não marcado para o Galo contra o Botafogo, e o de ontem dado para o Corinthians, mostra que este ano a coisa vai ser “sinistra”…

    Qto ao Campeão da América,prefiro aguardar mais alguns jogos para ver se o time vai de fato “querer” brigar pelo título.

    Nota: o R10 mostrou que é disparado,o melhor jogador em atividade no Brasil.

  • Richard disse:

    Esse juizinho é da pior qualidade. E o Inter é um time chato, reclamão, ainda mais influenciado pelo Dunga. Nunca vi tanta choradeira. Queriam ganhar no grito e o juizinho foi na deles. Quem expulsou o Vitor foi o Damião, o Willians (que bateu uma barbaridade) e o Dalesandro.
    Uma pecado o Fernandinho ter perdido a cabeça. Ele vai ser muito útil ao Galo.Tenho certeza que o Jorge Henrique deve ter provocado bastante mas ninguém pode perder a cabeça e tem de dar o troco na bola. Era questão de tempo. Uma pena!
    Gostei muito da raça. O Donizete precisa voltar para melhorarmos o meio. O pior é que vai custar alguns jogos até conseguir o ritmo necessário. Mas acredito que a fase negativa está acabando.

  • João Amaro disse:

    O CAM é o time mais furtado do Brasil (e quiçá do Mundo) em todos os tempos. Se não fosse tão prejudicado, estaria entre os maiores times do Planeta também em títulos. Já são 3 penalidades máximas claríssimas não marcadas nos últimos 3 jogos. VERGONHA!!!

  • Ricardo Lemos disse:

    Prezado Márcio Luiz, melhor pedir a conta mesmo. Traz outra não senão complica ainda mais, kkkkkk…

    Tudo bem que o time melhorou consideravelmente, a ponto de podermos falar que não é um candidato a rebaixamento este ano e ainda formará uma boa base para as próximas temporadas.

    Mas título foi uma recaída do Chico. Sendo otimista, diria que deve ficar entre o 3º e o 7º.

    Para falar de títulos nacionais, não devemos NUNCA deixar de considerar o revezamento que já citei aqui. Apesar do líder ser um carioca que não foi contemplado ainda, eu apostaria que o título ficaria com o paulista que já aparece em 4º lugar e a apenas 4 pontos do líder.

    Não se esqueçam que os campeonatos nacionais atendem aos interesses da CBF e da Rede Bobo. Por isto eu imagino que o Brasileirão deva ficar com o curintias e a Copa do Brasil fica entre bostafogo e merdão.

  • Paulo César disse:

    É óbvio que paulistas e cariocas já tiveram força, técnica e competência em suas trajetórias, não sou tão obtuso. Mas quando um árbitro, de um lado, vê uma camisa colorada, tricolor, alvinegra ou azul, e do outro, do “eixo”, via de regra, prioriza este lado. Aliás, quantos títulos nacionais Minas teria se a arbitragem nestes 40 anos fosse somente 20% menos tendenciosa?

  • Vinicius Campos disse:

    Grande Resultado conquistado pelo Galo diante do Inter. Um advers´rio sempre dificílimo de ser batido em casa. Ainda mais com uma a menos o segundo tempo todo. Grande empate.

    A ressaltar a defesa do Galo que vem ganhando consistência e já vem de 3 jogos sem sofrer gols. Grande partida do Victor e do Rever, jogaram muito.

    O lado negativo e que deve ser citado e cobrado sim é a expulsão infantil do Fernandinho. Se ele estava com alguma rusga com o Jorge Henrique que a deixasse fora de campo, pois dentro prejudicou o Galo e por pouco não saímos com uma derrota.

    Nomais grande resultado.

    Quando a Curintia cinceramente eu não sei o porque do expanto. Todos já sabem de cor e salteado a cartilha da CBF/Globo. Eles vão ficar com algum dos títulos não tenham dúvida. Se algum time fora do eixo tiver pretenção de ser campeão, terá que passar por cima de tudo. Assim como em alguns jogos na Libertadores o Atlético só não saiu prejudicado pela arbitragem por que teve volume de jogo.

    Saudações Atleticanas.

  • Paulo César disse:

    Prezado Amaury Alkimim, usei o termo “time do Lula, do PT, da CBF, da Globo, da CEF, da Nike…” neste espaço na semana retrasada. E digo mais:

    A) São Paulo, infelizmente, não cai. Lobby já começou e tem sempre uma Ponte, um Lusa para ocupar este espaço (Náutico e Cruciúma quase garantidos);

    B) Minha modesta opinião: jogadores do Inter já querem a cabeça do Dunga, dado o destempero deste, conforme falado corretamente pelo Júlio César;

    C) Flamengo é um arremedo de time. Ontem, “implorou” para ser derrotado pelo SP no segundo tempo. Acho que o coirmão vence aqui e lá;

    D) Presidente, diretor, técnico de futebol… Esse povo até ajuda, mas quem decide se jogará ou não sempre é o grupo de jogadores. Vide Botafogo, com salários atrasados, porém os jogadores, literalmente liderados por Seedorf “querendo”…

    E) Por último, “resgato” uma reflexão que já escrevi aqui:

    Brasileiros: 13 do RJ, 17 de SP, 5 de RS e 2 de MG;
    Libertadores: 2 do RJ, 8 de SP, 4 de RS e 3 de MG;
    Mundiais: 1 do RJ, 6 de SP, 2 de RS e 0 de MG;
    Copas do Brasil: 4 do RJ, 11 de SP, 6 do RS e 4 de MG.

    (Contabilizo somente os brasileiros de 71 para cá e descarto o mundial de 2000 do Corinthians, senão a conta pró-eixo seria pior)

    Por que MG e RS têm bem menos títulos nacionais que o RJ, mas em termos de conquistas internacionais, empatam ou o superam? Pura coincidência? Um colega que mora em Porto Alegre pode confirmar: durante as décadas de 90 e a última, o grande objetivo da gauchada era chegar à Liberta. Ser campeão brasileiro era secundário. Bairrismo? Provincianismo? Questão de lógica.

  • Ricardo Lemos disse:

    Estou vendo que a ressaca da Libertadores acabou mesmo. Ontem o time do Galo mostrou novamente que resolveu entrar no Brasileirão.

    O Fernandinho foi estabanado e acabou expulso. Sinceramente acho que o juiz deveria ter aplicado o mesmo cartão para ambos os jogadores neste lance: ou amarelo para Fernandinho e Jorge Henrique, ou vermelho para os dois.

    Mas ele se mostrou caseiro. Tanto que depois não quis dar um pênalti muito claro em cima do Jô.

    O Galo, apesar de jogar praticamente um tempo e meio com um a menos, na minha opinião não correu tantos riscos, já que foram uns dois lances só de perigo nestas circunstâncias. E aí são Victor estava lá novamente para fazer a diferença.

    No próximo jogo deverão entrar Giovanni, Dátolo e Tardelli no lugar dos suspensos Victor, R10 e Fernandinho. Já no banco devem estar: Lee; Michel, Rafael Marques, Leandro Donizete, Richarlyson, Rosinei, Guilherme, Alecsandro, Neto Berola. E tem gente falando que falta elenco…

  • Paulo disse:

    Um fato interessante; Todos os times adversários do cruzeirin joga sempre desfalcados de 5, 6 e 7. jogadores, ex: Flu, Criciuma, Vasco, Coxa, Galo, Santos, Grêmio e o Vitória que jogou sem 5 titulares. E mesmo assim o cruzeirn perdeu alguns jogos.
    Ao contrário do Galo que além de jogar desfalcado, os seus adversários sempre tem jogadores voltando de contusão ou expulsão. Todos querem jogar contra o Dono das Américas

  • Junior Gam disse:

    Que arbitragem essa da CBF! Outro penalte a favor da galo não assinalado por essa turma de vagagundos da CBF.

  • Osvaldo Félix disse:

    Os queridinhos da cbf continuam se beneficiando com penais inexistentes. Curingão e São Paulo. Uma vergonha!

  • Martens disse:

    Eu estava preoculpado pq o mandato do Kalil termina no fim do proximo ano, e ja estava pensando que o GALO ia cair na mao destes oportunistas novamente, mais so hoje tive a oportunidade de ouvir a entrevista dele para Itatiaia e ele garante que sai ,mais nao vai deixar o GALO na mao.

    VALEU KALIL !!!

  • Paulo César disse:

    Não é de hoje que eu falo: Coringón está chegando, e com ele, a arbitragem. O penalti que arrumaram aos 45 contra o Coxa nem merece adjetivo. Tão absurdo que até Juca Kfouri, em sua coluna, citou influência direta da arbitragem. Para se ganhar o título, não basta somente bola. Tem que torcer para o time deles desandar. Do contrário, o título já tem dono.

  • Márcio Luiz disse:

    “Os 5 a 1 sobre o Vitória estabeleceram uma marca diferente: pintou um candidato real ao título. O goleado não foi um adversário qualquer.”

    KKKKKKKkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!!!!!!!!!

    Garçom, a saideira pro amigo Chico, por favor.

  • thales rosa disse:

    Cheguei aqui em Curitiba e a grita é geral do taxista ao vizinho dizendo que ja começou a roubalheira no brasileiro, que o campeonato é do corinthians. Realmente meteram a mão no Coxa… o penal nao existiu,,,

    Vai ser assim, para um time fora do eixo RJ-SP levar o caneco terá que jogar contra tudo e contra todos.

  • thales rosa disse:

    fui ao mineirão sabado ver meu Cruzeiro enfiar 5×1 no vitoria, fiquei decepcionado com o Mineirão, esperava mais. Principalmente o tratamento dos funcionarios da Minas Arena com os torcedores, voce ia pedir informações e os caras tinham uma cara de B* danada…. má vontade.

    O estadio ficou bonito, mas ainda acho que poderia ser mais funcional, tipo ter mais entradas…

    O Cruzeiro fez um jogão, o time é candidato sim ao titulo. Precisa resolver o problema dos gols perdidos, talvez com a votla de dagoberto isso mude. Luan deve sumir do time, tanto é que ontem jogamos sem ele e enfiamos 5. Nao entendi o Vinicius Araujo no banco, acho que ele poderia fazer a dupla com o Borges.

    Em relação ao atletico ter entrado na briga, acho que não, nao entrou e nem vai entrar. Pode ficar ali entre os dez.

  • Rafael disse:

    O Galo poderia até ter complicado mais o jogo para o Inter, fazendo 1 ou 2 gols… tá certo que o Inter perdeu uns também, o Galo deu sorte com a bola no travessão.

    Time mostrou a mesma raça do ano passado e do time da Libertadores… coisa que há anos não víamos no Galo.

    Onde esse Fernandinho estava com a cabeça???

    E perguntar não ofende: será que se fosse o goleiro do Fla, Flu, Vasco, Fogo, SP, Curintia, Parmera, Santos que tivesse chutado a bola pra arquibancada depois do jogo ele teria sido expulso????? Duvido!!!!!
    Eta juizinho que quis aparecer! E claro, fazer o trabalho para outros times…

  • Chico, Boa Noite! Claro que to feliz pela goleada do Cruzeiro, mas não me iludo pq o adversário não é nenhuma brastemp. O time merece o reconhecimento pela posição que ocupa ao longo de toda a competição, mas continua demonstrando afobação na conclusão das jogadas e finalizações e isso contra times mais qualificados é nocivo. O Egídio tem qualidade e melhorado paulatinamente, mas tá faltando capricho e objetividade. O Marcelo Oliveira precisa ser menos previsivel e ter coragem para fazer as mudanças mais cedo, no intervalo ou com 10 ou 15 minutos nó máximo do segundo tempo, sacando os jogadores que não estão num dia feliz e rendendo pouco. Dedé tem qualidade (tbém, pela fortuna q custou), mas tá parecendo jogador que acabou de subir da base. Por fim, minha preocupação (como alguém já disse aqui neste blog) é com O TIME DO LULA, DA CAIXA, DA GLOBO, DA BAND…
    Amaury Alkimim – Montes Claros

  • Clayton - Nova Vista/BH disse:

    Vcs viram né ?? Contra o Vitória/BA, não jogaram “os tais” Luan e Souza e o time foi muito mais solto em campo. Fez 5 x1, mas poderia ter feito até mais.

    Continuo achando que, se o Marcelo Oliveira ( fraco ) não atrapalhar, vai dar pro Cruzeiro conseguir pelo menos uma vaga na LIBERTADORES do próximo ano.

    A outra prova de que o Marcelo Oliveira é fraco e faz uma leitura do jogo exclusiva dele, foi nesse último jogo ter mantido em campo o jogo todo, o Ricardo Goulart, que além de não criar nada, estava era atrapalhando o ataque do Cruzeiro.

    Os pontos bobos que o Cruzeiro perdeu por culpa do Marcelo Oliveira, já estão fazendo falta…

    Mesmo assim, o time está bem. Fazendo sua parte em pelo menos figurar ali na parte alta da tabela. Até quem sabe, a arrancada final para o Título. Isto claro, se o Marcelo Oliveira não atrapalhar…

  • Alexandre Luiz disse:

    Falta de respeito desse Fernandinho com os outros jogadores que tiveram que correr por ele quase 90 minutos. Muito boa partida do Ronaldinho. Será que ainda dá?

  • Silvio Torres disse:

    É com PH….O galo controlava o jogo, tinha tido a chance mais clara de gol, a torcida e o time do inter já começavam a se desesperar e esse Fernandinho me faz uma idiotice dessas! Mas valeu, o espírito das últimas três partidas foi o de: o campeão voltou. Tomara que seja assim no primeiro confronto da Copa do Brasil.

  • Julio Cesar disse:

    Chico, estou assustado com o destempero do Dunga ! Contra o Botafogo, pensei que o cara fosse enfartar e hoje tambem contra o Galo ! Apostei Inter candidato ao titulos e talvez agora nem entre os 4 ficaria. Tem elenco mas não tem treinador. Dunga foi chamado pra seleção pra ser “sargento”. Nunca treinou nada e esta mostrando isso no Inter. Muita gritaria e exigindo “força” aos jogadores. Mas esquema mesmo, não vi nada! Quem “encontraria” Felipe Melo pra ser titular da seleção ??

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Esse time do Inter é do meio pra frente, isso no papel, muito bom. O Galo está jogando bem, o empate foi heroico. Como é bom ter um goleiro decisivo, agora quero ver a CBF punir o Inter por atirarem objetos em campo, porque se não punirem vai ficar clara a discriminação com Galo e cruzeiro.
    É o Corinthians chegou a e CBF deve ter começado a mexer os pauzinhos.

  • Julio Cesar disse:

    Boa noite Chico e a todos ! Preciso comentar e desabafar (embora não seja a primeira vez que posto sobre isso): nunca, mas nunca engoli a historia de erros de arbitros. São exemplos infindaveis de lances clarissimos onde não ha erro e sim intenção de prejudicar algum time qdo do outro tem outro em eles não pensariam necessariamente em ajudar.
    Agora leio as manchetes: timão vence jogo com penalti polemico !! Polemico ?!?! Depois o arbitro declara que vendo o lance novamente reconhece que “errou”. E todo o esforço que um time faz vai agua abaixo. Simples assim !!
    Quanto ao jogo do Atletico, Fernandinho na sua estreia prejudica o time com aquela atitude estupida. Multa, logo de cara !!

  • Eduardo BH disse:

    Mais um penalty nao marcado contra o Galo, que nao justifica o empate.
    Resultado justo pela raça demonstrada em campo pelo seus jogadores.
    Teremos muitos desfalques para a proxima partida. E o banco nao tá lá grandes coisas. Se esforçar um pouco mais, vai dar para colar rapido no G4.