Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Sindicato dos Jornalistas não se calou diante da truculência de seguranças e delegado de polícia

Fui informado pelo repórter-fotográfico Euler Junior, que a presidente Eneida da Costa, do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais, foi ágil em se posicionar, no mesmo dia, e colocar a entidade à disposição do companheiro Gladyston Rodrigues, inclusive em ação judicial por danos físicos e morais, contra os despreparados empregados da Xuxa.

No site do Sindicato foi publicada nota de repúdio, assim como foi feito na semana anterior, quando outro fotógrafo, João Miranda, foi detido ilegalmente pelo delegado de polícia civil Architon Zadra.

Muito bom saber, que pelo menos uma entidade de classe nossa está cumprindo bem com o seu papel.

Confira as notas:

* “Nota de repúdio contra agressão a repórter do “Estado de Minas””
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais repudia com veemência a agressão injustificada e violenta sofrida pelo repórter fotográfico do jornal Estado de Minas, Gladyston Rodrigues, na tarde de quinta-feira, 15 de agosto.

Gladyston Rodrigues, acompanhado do repórter Ivan Drumond, foi agredido pelos seguranças da atleta da equipe do Flamengo, Sasha Meneghel Szafir, porque fotografou a equipe que participava de campeonato de vôlei no ginásio do Minas Tênis Clube.

Os seguranças da filha da apresentadora Xuxa Meneguel e do ator Luciano Szafir, sargento bombeiro reformado, Ricardo Rocha de Souza e Magno Jesus da Silva foram para cima do jornalista ordenando que ele apagasse as fotos.O profissional se recusou. Os seguranças partiram para agressão, tentaram tomar seu equipamento, arrancaram a lente de sua câmera, deram joelhadas, socos e o ameaçaram.

Gladyston ficou ferido, está com suspeita de lesão na coluna, usa uma cinta lombar, ficará afastado do trabalho por dez dias. A ocorrência foi registrada na Polícia Militar que lavrou um Boletim de Ocorrência (BO).

O Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais entende que Gladyston estava exercendo o legítimo direito ao trabalho, que ele não violou nenhuma regra e agiu em conformidade com os preceitos da profissão e do Código de Ética dos Jornalistas.

O Sindicato exige respeito com os profissionais e vai tomar todas as providências cabíveis nesse caso, buscando na Justiça a reparação cível e criminal.

http://www.sjpmg.org.br/index.php/fique-por-dentro/noticias/1554-nota-de-repudio-contra-agressao-a-reporter-do-qestado-de-minasq

————————————————————————

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais repudia veementemente a ação truculenta e injustificada praticada pelo diretor do Departamento de Transporte da Polícia Civil, Architon Zadra, contra o repórter fotográfico do jornal Estado de Minas, João Gustavo Soares de Miranda, no início da noite desta quarta-feira, 7 de agosto.

O jornalista fazia cobertura na Câmara Municipal de Belo Horizonte, quando percebeu uma grande movimentação de viaturas policiais na unidade da Polícia Civil, que fica ao lado do Parlamento Municipal. Dentro do mais legítimo instinto profissional, João Miranda fez uma foto de veículos que serão distribuídos pelo governo estadual a várias unidades da polícia no Estado.

Nesse momento, Architon Zadra atravessou a via que separa seu departamento da Câmara Municipal e disse, aos berros, que o jornalista não podia fazer fotos, que ele estava invadindo área de segurança. Ao mesmo tempo, o policial segurou João Miranda pelo braço e o conduziu para o interior do prédio da PC, onde ficou detido por cerca de 40 minutos sob a vigilância de outro policial.

A ação praticada por Architon Zadra remete aos tempos da ditadura. O Sindicato entende que houve cerceamento do direito ao trabalho e violação dos direitos humanos e exige que os fatos sejam apurados com as devidas consequências e punições cabíveis.

SINDICATO DOS JORNALISTAS PROFISSIONAIS DE MINAS GERAIS

http://www.sjpmg.org.br/index.php/fique-por-dentro/noticias/1546-nota-de-repudio-do-sindicato-dos-jornalistas-contra-prisao-arbitraria-de-fotografo-do-estado-de-mina

———————-

eneida-ferreira-da-costa-e-antonio-anastasia-durante-a-reuniao_g_g_box

Presidente do Sindicato dos Jornalistas, Eneida da Costa, quando foi recebida pelo governador Antonio Anastasia, que na oportunidade falou sobre as providências tomadas para apurar a morte dos repórteres Rodrigo Neto e Walgney Assis Carvalho, na região do Vale do Aço, que seria a principal prioridade do Sistema de Defesa Social do Estado.

Foto: Agência Minas


» Comentar

Comentários:
0
  • Antônio CATÃO Jr. disse:

    Chico,
    O único sindicato que não defende a categoria é o dos Médicos!

  • alex dias disse:

    O mais incrível é que essa menina, quando se tornar adulta, será muito fotografada e procurada pela imprensa, pois não tem como fugir disso.

    Veja o caso da filha do Silvio Santos, que apresenta até programa de TV.

    Não custa nada tirar foto da menina pô, qual o problema disso ? Ainda mais
    jogando Vôlei, que é um esporta saudável e até incentiva as outras meninas da mesma idade a se exercitarem, pois hoje em dia essas mesmas garotas estão se tornando mulher muito cedo e perdendo a juventude com drogas, gravidez indesejada e por prostituição.

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Chico, tem um trecho de um blogueiro que achei muito interessante se referindo a esse episódio:
    “Reaja, menina! E sirva de inspiração a outras crianças e adolescentes que, em vez de receberem o cuidado dos pais “famosos”, se veem presos numa armadilha de constrangimento e de cerceamentos e agressões inadmissíveis, cometidos em seu nome.

    De cá, fico na torcida para que sua vida seja muito feliz e você encontre seu próprio lugarzinho no mundo. Que a opção e a liberdade de escolha cheguem algum dia para você, antes tarde do que nunca”
    http://kikacastro.wordpress.com/2013/08/17/carta-a-sasha-meneghel/

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Chico,

    Estou meio cansado dessas manifestações de sindicatos, na verdade esse repórter precisa é de apoio jurídico, para meter um processo no Flamengo e na Sasha, notinhas de apoio não adiante nada, ainda mais com palavras tão suaves.
    Quanto a atitude dos pais da Sasha eu já me manifestei, a gente não protege os filhos do mundo, da vida, dos percalços, do “não”, isso faz parte da existência e nos fortalece. Se você Chico, parasse a cada dia que debocharam da sua origem simples, você não teria chegado ao patamar que chegou, um jornalista respeitado nacionalmente. Essa Xuxa é uma paranoica que não sabe mais o que é a vida real.

  • roberto disse:

    Bom dia,

    Eu só torço para que esse caso não acabe da seguinte maneira:

    A Xuxa molha a mão dos jornalista agredidos e de quem mais prescisar e o caso vai para de baixo dos panos.

    Vamos aguadar e torcer para um pais menos corrupto…porque quem aceita dinheiro para retirar uma coisa dessa é tão ou mais corrupto do que os politicos. Um afronto a honra do povo brasileiro.

  • Raws disse:

    Lembro de certa reportagem que li quando meu filho tinha seu dois aninhos, “crianças tem que comer terra”, se referia ao fato dos pais terem excesso de zelo com seus filhos os impedindo de criarem resistência aos micro organismos que habitam em nosso mundo.
    Nada de comparar a imprensa com esses micro organismos(apesar de achar certos paparazzis bem piores), o fato é que com esta superproteção adotada, além de prejudicar uma personalidade em formação, buscam ainda mais os holofotes da imprensa para direção da menina, atraindo inclusive os abutres de plantão.
    No caso da agressão ao repórter, é lamentável e abominável!