Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Nenhuma certeza e toda pressão sobre os apitadores

O futebol é desse jeito. Em 1998 o Paraguai encantava o mundo na Copa do Mundo, sendo eliminado pela anfitriã França, com todos os elogios ao técnico Paulo César Carpegiani, tido como um gênio pelo feito.

Pois sábado, o mesmo treinador entregou o cargo depois de perder para o Cruzeiro, dirigindo a Ponte Preta.

Desfalcado e jogando fora de casa a Raposa bateu a Ponte Preta, com as dificuldades naturais de alguém nessas circunstâncias. Venceu, e bem.

O time ainda tem Henrique, voltando aos poucos, e Julio Baptista recuperando a forma. Mais Dagoberto.

Dedé, vaiado com justiça na quarta-feira pela falha absurda contra o Flamengo, mereceu justos aplausos e a eleição como o melhor em campo, por emissoras de rádio e jornais. O futebol é assim.

O Atlético continua se mostrando dependente em excesso do Ronaldinho Gaúcho, e sem ele, passou aperto, de novo, contra a Portuguesa, no Independência. Mas tinha Tardelli, que mesmo voltando de contusão e fora das melhores condições físicas, fez diferença.

O Campeonato, mesmo se aproximando do fim do turno, é imprevisível; em cima e na parte de baixo da tabela de classificação.

Pressão e omissão

c Com a facilidade dos recursos tecnológicos os comentaristas ao invés de manifestarem, no ato do lance as suas opiniões, “preferem” aguardar o reprise do lance pela TV.

Ou então, mudar de “opinião” e dizer que foi ou não foi pênalti, depois de jogar o apitador às cobras.

Muito fácil

Normalmente a imprensa local é bairrista e em nome da audiência faz média com as maiores torcidas, em Minas e em qualquer estado do Brasil. No Atlético x Portuguesa, aos 23 do segundo tempo diziam nas rádios que “foi pênalti” a favor do Galo. Depois, revendo pela TV, disseram que o zagueiro defendeu com a barriga.

Mesma coisa no Cruzeiro 2 x 1 Flamengo pela Copa do Brasil. Viram um pênalti que, mais tarde, até o próprio jogador, “vítima”, disse que não foi.

Quarta e quinta

O nível de dificuldade de Atlético e Cruzeiro nos jogos de volta pela Copa do Brasil será o mesmo esta semana. O Galo jogará em casa, mas terá de fazer dois gols de diferença no Botafogo; um dos melhores times do país no momento. A Raposa joga por empate, porém contra o Flamengo no Maracanã, onde a pressão da torcida costuma fazer diferença.

Na luta

Novidade na série B foi a derrota do Palmeiras para o Boa, depois de 12 jogos de invencibilidade. Resultado que não incomoda ainda ao time paulista que tem 10 pontos de vantagem sobre o quarto colocado, o Paraná. Mas significativo para o itinerante time mineiro que passou em dois pontos ao América e passou a ocupar a 5ª colocação nessa briga por uma das quatro vagas da Série A.

O Coelho está em sétimo, com 27 pontos.


» Comentar

Comentários:
0
  • Thiago (Cruzeirense) disse:

    Realmente, a arbitragem está complicando aos poucos. No primeiro jogo do flamengo o Arnaldo flamenguista coelho, disse na transmissão que o critério do arbitro estava correto, ou seja deixar o jogo correr na porrada, não marcar faltas. Este tipo de critério atendeu mais a qual futebol jogado? O do Cruzeiro que tem bom toque de bola ou o Flamengo, que joga pra não perder? Tivemos um penalti claro e não marcado, sem contar que ele não amarelou os jogadores do Flamengo mesmo em entradas mais duras. Agora no jogo de volta tenho certeza que o critério será outro, com certeza aquele que atenderá as necessidades do time carioca. Vamos aguardar o desenrolar dos novos capitulos, times do Eixo versus o resto.

  • Antônio CATÃO Jr. disse:

    Por falar em pressão nos apitadores hoje vi a escala dos árbitros para os jogos de volta
    cruzeirenses abram o olho, o árbitro da partida de vocês será o Jaílson de Freitas, aquele mesmo que apitou GALO x Fluminense no Indepa pelo CB do ano passado e anulou o goldo R10 alegando falta na barreira.
    O do jogo do GALO também não fica atrás: sr. Wilton Sampaio, o mesmo que apitou GALO x Corinthians pelo CB do ano passado no Indepa e só marcava falta contra o GALO tendo feito “vistas grossas” para um Penalty do Castán no Danilinho e esse ano apitou a derrota do GALO para o SP no Morumbi, amarrando o time do GALO. Vai ser com sofrimento com certeza!
    Saudações Alvinegras!

  • Ricardo Lemos disse:

    Aliás, falando em desfalques, pode ser que o Vitinho também não jogue, já que foi vendido.

    Com isto, a marcação precisa ficar em cima de Seedorf, Rafael Marques e Lodeiro.

  • Ricardo Lemos disse:

    Prezado Carlos da Mata, também não acho que seja a escalação correta.

    Pelo menos não para começar a partida. Se o for caso, depois se o jogo perder a parte tática e virar ataque contra defesa (pela necessidade de fazer gols), aí eu concordo.

    Neste caso pode até jogar com Jô centralizado, Luan e Fernandinho pela esquerda, Tardelli e Berola pela direita, Guilherme e R10 no meio, Pierre, Leo Silva e Réver na defesa. Sairiam Marcos Rocha, Júnior César e Josué.

    Mas isto é para o “tudo ou nada”. Primeiro tira o Josué e entra com o Guilherme. Depois tira os laterais e entra com os pontas. Ainda mais que o lateral direito atrevido deles não deve jogar.

  • Ricardo Lemos disse:

    Prezado Thomaz, já disse várias vezes: o melhor a fazer é ignorar este ser.

    Não precisamos levar as nossas discussões lá para o mundo da Lua, em que pese o Galo ser um clube universal, como este próprio indivíduo consegue provar.

  • Vinicius Campos disse:

    A diretoria do Atletico tem que vir aqui pro sul tomar umas aulas com o Internacional sobre sócio torcedor, sobre lojas, sobre produtos a venda.

    Se compararmos friamente neste ponto o Galo está na idade da pedra. Infelizmente.

  • Carlos da Mata disse:

    Cuca está acenando jogar com o Juan como segundo volante no lugar do Josué para o jogo contra o Botafogo pela copa do Brasil.

    Péssima ideia! O Luan além de não saber marcar comete muitas faltas por conta de sua afobação.

    Não faça isso Cuca. Se não está contente com o rendimento do Josué que você entre com Rosiney ou até mesmo o Lucas Cândido mas não cometa essa heresia.

  • André Corrêa disse:

    Concordo, Adolfo.

    A diretoria cobra caro é pra incentivar o consumo do Galo na Veia. Só que estão achando que aqui é a Europa, onde o cara compra um carnê pra assistir o campeonato inteiro e garantir 80 mil pessoas por partida. Aqui ainda é Brasil; parece que esqueceram disso.

    No meu departamento teve gente que pagou R$ 4,8 mil, à vista, pra duas pessoas assistirem aos jogos no estádio. Por mais que possa pagar isso, eu acho um desperdício gastar essa grana com futebol.

  • Thomaz disse:

    Esse Thales é um drone que fica circulando sobre o Atlético como um urubu.
    Quem controla o drone? Difícil saber, pois alguém sabe se essa criatura, além da falta de esportividade e do talento para a grosseria, tem algum clube no coração? GALO, CAMPEÃO DAS AMÉRICAS!

  • Adolfo disse:

    Mateus, sou contrário a vaia também, que também considero burrice quando ocorre durante o jogo. Porém, na minha opinião, tanto Dedé quanto o Josué estão jogando mal em mais jogos do que jogando bem. Por isso, a cobrança das torcidas.
    André Correa, o problema do Galo abaixar o preço está em desvalorizar o GNV. Se a equipe estivesse na dianteira do campeonato, como está o rival, a torcida estaria comparecendo em maior número, como fez ano passado. Mas como o time demonstra desinteresse na busca do título do brasileirão 2013, isso desmotiva também o torcedor a pagar um ingresso mais caro, nos preços atuais. Porém, tornando o ingresso mais barato, como 20 reais em média, acarretaria uma desvalorização do GNV, pois indo à cinco ou seis jogos mensais em que o time serão mandante , como nesses meses de agosto e setembro, o gasto sairá quase um terço do valor do plano de fidelidade. E isso não é só com o Galo. Uma reportagem do superesportes, ou do jornal “o tempo’, não me lembro bem, mostrou que os preços praticados pela diretoria celeste subiram em torno de 300%, e explicou que esse fator contribuiria para o publico médio na casa de 20 mil pessoas, mesmo com o time em boa fase. Só que tanto uma diretoria quanto a outra, alías, a maioria dos clubes no Brasil, estão apostando na fidelização que, infelizmente para a maiorias das pessoas, é o futuro do futebol.

  • Thales Rosa disse:

    É Ricardo Lemos mande o Cuca colocar o time B para o Brasileiro e leve o principal para a intertemporada mesmo.. vai ser o primeiro clube do BRasil a disputar o mundial rebaixado para a serie B… Novamente ne.. pq de Serie B o atletico entende.

  • Eduardo BH disse:

    Caro Roberto
    Nao fui eu quem mencionou os preços dos ingressos.
    Mas, concordo que a diretoria deveria rever este preços e adaptá-los a este momento.
    Sds atleticanas!!!!!!

  • Ricardo Lemos disse:

    Prezados Mateus e kleber BSB, não acho que o Josué estivesse em uma tarde ruim. Ele cresceu bastante de produção, mas com o Pierre sendo o “cabeça de área”.

    Ontem o Cuca jogou sem o primeiro volante, fragilizando a marcação. Acho que ele deveria ter entrado com o Lucas Cândido ou optado pelo 3-6-1, colocando o Rafael Marques no lugar do Rosinei. Aí os laterais teriam melhor cobertura e o Josué não ficaria sobrecarregado.

  • Ricardo Lemos disse:

    Sem deixar de lembrar que o Galinho ontem eliminou o rival.

    Parece que os pênaltis foram exorcizados no Galo. Ontem foram dois lá em Sete Lagoas e o goleiro celeste não saiu nem nas fotos.

  • luiz ibirite disse:

    acho que como o campeonato tem jogo quarta e domingo (os jogadores e comissão reclamam a todo instante) ontem conversando com meu sogro para o torcedor é muito bom, falei para ele que a Raposa tem um elenco muito forte e tem banco para todas as posições e se ter elenco é um fator que pode vir a decidir o titulo do br13 no final do ano, realmente credencio o Cruzeiro a levantar mais este caneco pois o campeonato começa agora a mostrar sua cara, outro fator importante é que o cruzeiro não é tão dependente de algum jogador como é o caso da galo, do botafogo, coritiba, por ex; o botafogo ate tem jogado bem sem o sedoorf, mas, quando ele atua e não atua bem o time cai de produção, o que é o mesmo caso do galo, que sem o R10 se torna um “time comum” e se ele joga e joga mal o time sente, o campeonato não esta decidido, mas para aqueles que pensam que so se decide proximo ao final da temporada estão totalmente equivocados, se torna mais emocionante na reta final mas os pontos corridos deverá premiar a regularidade e neste aspecto acho que o Cruzeiro vai muito bem obrigado.

  • Ricardo Lemos disse:

    Sobre o Galo não acho que seja R10 dependência. Um dia ele joga e a dependência é do Tardelli. Outro dia jogam os dois e o time depende é do Leandro DonizeteSobre o Galo não acho que seja R10 dependência. Um dia ele joga e a dependência é do Tardelli. Outro dia jogam os dois e o time depende é do Leandro Donizete.

    Acho que falta é conseguir voltar a concentração do time do ano passado e da Libertadores. Minha sugestão ao Cuca é, confirmando a eliminação da Copa do Brasil, que faça uma intertemporada.

    Pega o time titular, da uma folga de uns 3 dias e depois leva para uns 10 dias de concentração e preparação física. Faz um amistoso e leva para uma sequência de 5 jogos no Brasileirão.

    Neste intervalo de descanso dos titulares, manda a seguinte formação para campo: Giovani; Michel, Rafael Marques, Emerson, Richarlyson; Lucas Cândido, Rosinei, Dátolo, Guilherme; Neto Berola, Alecsandro.
    Banco: Lee; Jemerson; Carlos César, Leleu, Élder Santana, Carlos (mais uns 2 ou 3 da base para completar o banco).

    Intertemporada: Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Réver, Júnior César; Pierre, Josué, R10, Tardelli, Fernandinho; Jô. Luan e Leandro Donizete (se sair do DM).

  • Paulo César disse:

    Ricardo Lemos, concordo demais com suas colocações sobre Boa e América, e acho até que a situação do Boa é pior que do time americano.

    a) Boa não tem raiz em Varginha. Tem a pecha de clube itinerante (“hoje aqui, amanhã ali, depois de amanhã só Deus sabe…”);

    b) Boa dá “azar” de jogar em uma cidade muito próxima a SP. Imagine neste ano (alguns cairão no próximo ano): fariam pelo menos 5 jogos com o estádio considerado “casa” contra (Corinthians, Santos, São Paulo – estes, fato – e talvez, Lusa e Ponte, que não chegariam a 90%, obviamente).

    c) Times itinerantes são coisa de investidor. Vê-se o lucro. Título? Reputação? Libertadores? Crescimento? Esqueça.

    Se, apesar disto, o Boa conseguir subir e ficar uns 2 ou 3 anos na Série A, terá feito um excelente papel.

  • roberto disse:

    Caro Eduardo BH,

    Concordo com vc o preço dos ingressos estão um absurdo.
    Foi o tempo que nós podiamos acompanhar nossos times.
    Hoje em dia não se vai mais no estadio para torcer e sim para passear. Nós reles mortais não temos dinheiro para ir aos jogos todos o finais de semana como no passado. Somos obrigado a ir uma ou duas vezes no ano pra passear mesmo.
    O pior é que a assinatura para poder assistir seu time em casa também está manopolizada e carissima.
    Acomponho os jogos do atletico bem dizer como meus avo fazia…atraves do radio.
    Essa é a evolução…para nós!!!! Estamos sendo descartados…

  • Bruno Silva disse:

    Bom, vitória sofrida, mas importante do Galo.

    Só gostaria de saber o porque do time tomar tantos gols. Dificilmente o Atlético passa algum jogo sem levar gol, até contra adversários mais fracos.

    É só observar os espaços que os atacantes adversários tem para contra-atacar.
    Se enfrentar um adversário com maior qualidade, pode se complicar, sendo atá goleado, como aconteceu contra o Botafogo.

    Com a palavra o Sr. Cuca;;;

  • Julio Cesar disse:

    Bom dia Chico e a todos ! Ontem 25/08 (um mes da conquista da Libertas pelo Galo) , por acaso li a coluna do Jaeci, coisa que raramente faço. Mas o comentario dele reflete o que tambem penso sobre o nivel do futebo brasileiro atualmente. Estou como atleticano , incluindo o Galo tambem, embora considere o elenco bom. Começando pelos lideres que revezam (ate Coritiba ja foi lider) nada impressionante, jogadores medianos mas entrosados. Inter: tem elenco mas sem treinador. Gremio: foi so o Luxemburgo ser demitido pro tambem bom elenco começar a funcionar e ja ta chegando. Atletico: pq Cuca não tem alternativa tatica pra esse time? Em 2009 Tardelli foi artilheiro , o segundo me parece, num time com Evandro de armador, Jonilson, Carlos Alberto, Renan Indio, Jorge Luiz, e hoje com elenco bem superior, Cuca não tem alternativa ? Porque não avançar Tardelli ? Não entendo de tatica mas como um time com jogadores mais talentosos não tem alternativa ? Mas sobre o que escreveu Jaeci, acrescento: facil confundir jogador diferenciado com aquele cujo adversario é tão fraco que fica parecendo que a “nova maravilha”. Fernandinho aplicou um chapeu no zagueiro do Botafogo e, se não leva a falta, o lance produziria “o cara”. Assim como o gol do Everton ! Como um jogador, com um minimo de bom senso (não precisa muita categoria, so bom senso) entra na jogada como aquele jogador do Flamengo: desculpe o termo, mas o cara tem que ser muito burro, pra não perceber que a unica alternativa para o adversario era tocar a bola sobre ele !! Outro detalhe importantissimo: o jogo Botafogo 4 X 2 Atletico, o time do Botafogo interrompeu todos os contra ataques do Galo faltosamente; destaque para Marcelo Matos ! Isso so vai acabar quando os arbitros e o regulamento forem mais rigorosos. É inadmissivel a quantidade de paralisação por conta deste expediente adorado po Felipe Scolari: o anti jogo ! E o pior: são dois peso e duas medidas. Mais profissionalismo, urgente !!

  • André Corrêa disse:

    João Paulo,

    O São Paulo está oferecendo ingressos a R$ 2 para seus sócios. Resultado: ontem tiveram mais de 55 mil pessoas no Morumbi. Fico pensando o que deve ser mais interessante: um Independência com entradas a R$ 60 e pouco mais de 8 mil gatos pingados ou um Horto com ingressos mais baratos e 20 mil vozes caindo pra dentro do adversário?

    Kléber,

    Victor foi expulso por ter chutado a bola na torcida do Inter, não pelos gritos.

  • kleber BSB disse:

    Concordo com o Mateus, vaiar jogador por uma partida ruim é sacanagem. Na minha opinião ele fez uma bela partida contra o Bota e nos ajudou muito na libertadores. Josué não é mais um garoto, precisa de mais ajuda na marcação. Como comentei anteriormente Cuca é maluco, não tem medo de perder. Antes estava com receio de que o Galão não conseguiria reverter no jogo de quarta, mas depois de ontem!!!!!
    Vamos rumo ao título da copa do Brasil

  • Ricardo Lemos disse:

    “O Mico” foi eleito o melhor em campo? Será que foi porque fez um gol ou porque os próprios celestes começaram a perceber que erraram no investimento?

    Se for pela primeira opção, na quarta em BH então quase que ele sai como melhor em campo. Se aquela bola não bate na trave o gol rubronegro seria totalmente dele!

    Sobre a série B, o Boa está impressionando mesmo. Ficar perto do G4 por tanto tempo e ser visto até como um dos times que devem brigar por uma quarta vaga é surpreendente.

    Mas tanto Boa quanto Coelho devem entender que, se conseguirem uma vaguinha na série A, a preocupação deve ser permanecer lá. Brigar por G4 na série B com toda a estrutura e torcida que eles têm em nada se assemelha brigar na ponta também na Série A.

    Se subirem, que se contentem em ficar uns 3 anos ocupando entre a 15ª e a 10ª colocação que já é lucro. Depois começa a pensar em ir melhorando gradativamente.

  • Márcio Veloso disse:

    Um jornalista, comentarista de futebol, que não sei o nome, disse ontem no Meio de Campo da Rede Minas: “…se o Galo não se recuperar logo, vai ficar mais 40 anos sem ganhar nada…” É mais um analfabeto do futebol…, Os veículos de comunicação estão precisando melhorar o nível de conhecimento de seus profissionais. Daqui a pouco, teremos que importar jornalistas estrangeiros. Filipon! Rsrsrsrsrsrs!

  • Paulo disse:

    Desfalcado? Ora Chico, todos os adversários do cruzeirin jogou desfalcados de 5 a 8jogadores, até a fraca ponte .
    O cruzeirin da sorte demais

  • Marcelo Silva disse:

    O Galinho eliminou a raposinha na Taça BH…

  • André Corrêa disse:

    Gilmar dos Santos Neves, bicampeão mundial, está morto. Em menos de 30 dias, já são três campeões mundiais de 1958 que deixam esse mundo. Parece que Vicente Feola resolveu reconvocar o time dele…

  • Rafael disse:

    Ainda bem que parte da impressa reconhece, meu caro Chico, a moda agora é quando não tem lance polêmico(pênalti) os jogadores falam que o arbitro desde o inicio falou que ia expulsar um jogador do nosso time ou marca muita falta (para muito o jogo), acho que se a imprensa e torcedores pararem de cair nessa e começar a cobrar os lances de gol desperdiçados. Poucas gente da imprensa toca nesse assunto principalmente aqui em Minas em relação ao Atlético.

  • André Corrêa disse:

    Outra: ouvi o jogo pelo rádio e pensei a mesma coisa que você. Condenar arbitragem depois de rever o lance 200 vezes na TV é muito fácil. O Caixa reclamou pênalti, Abras confirmou que foi, Jr. Brasil disse que o cara estava com o braço junto ao corpo e só opinou que não foi depois de uns três replays.

    Mais uma ressalva: disseram no rádio que Tardelli estava milimetricamente impedido, com uma diferença tão pequena que tínhamos que perdoar o bandeira. Não achei a diferença tão pequena assim, não. Tardelli estava uns dois passos à frente do último defensor. Dava pra marcar o impedimento, sim.

  • André Corrêa disse:

    Encher os olhos é ser simpático demais com aquela seleção paraguaia de 98, Chico. Gamarra teve o mérito de sair da Copa sem fazer nem uma falta sequer, além de ter jogado a última partida até a prorrogação com o ombro deslocado. Porém, tudo que aquela equipe sabia fazer era se defender. Todos ficaram com dó dos vizinhos, eliminados pela França no gol de ouro nas oitavas-de-final, mas não havia nada de brilhante naquele time.

    Já tá ficando séria essa graça do Cruzeiro no Brasileirão.

    Escrevi aqui na última quinta-feira levantando dúvidas sobre o futuro do Atlético sem Ronaldinho. O homem é a cabeça pensante desse time, o cérebro que articula todas as jogadas, que pensa e consegue fazer. Não há ninguém com esse perfil no time; não vai adiantar o Cuca insistir com o Guilherme, porque a característica dele não é essa.

    Guilherme, que, aliás, fez outra boa partida hoje. Ele e o imprescindível Tardelli. Dátolo também vem deixando boas impressões. Golaço que ele marcou, com o Jô brincando de ser ponta. Hoje ficou claro também que o Cuca terá que se preocupar com os volantes marcadores. A experiência com Rosinei e Josué não foi boa.

    Por fim, se o América na primeira divisão já é ruim para o futebol, imagina esse tal de Boa.

  • Mateus disse:

    Chico, sou fã do seu blog. Mas o “vaiado com justiça” é dose. Então jogador está em uma noite ruim, é justo o torcedor pegar no seu pé e consequentemente prejudicar o time. Aconteceu isso hoje no jogo do Galo, com o Josué. Vaiar o jogador que está em um dia ruim é falta de inteligência e não justiça. Abs!

  • thales rosa disse:

    O Cruzeiro fez sua obrigação ontem, time que quer ser campeao nao pode perder pontos para a ponte preta.
    Na quarta contra o Flamengo o Cruzeiro precisa começar em cima e marcar logo no inicio, se deixar o jogo 0x0 pode ter certeza que a cbf vai dar uma maozinha para ter um classico carioca na proxima fase da copa do Brasil….

    O atletico deu sorte demais, vi o jogo e a portuguesa poderia ter feito 3×0 no primeiro tempo…

    Sobre a derrota do palmeiras, o time jogou com os reservas se poupando para a Copa do Brasil.

  • Kleber Bsb disse:

    Ola amigos do blog, não entendi nada, depois daquele lindo gol que Datalo fez hoje e saiu comemorando aqui é Galo p….. e nem amarelo levou. Victor foi expulso semana passada pelas mesmas palavras. Falando do jogo não concordo com vc chico quando fala que o galo é dependente do Ronaldinho. Guilhrme esteve bem no jogo. Pode suprir bem a falta do R10. Detalhe esse Cuca é muito doido. Não tem medo de perder. Por tudo isso começo a acreditar que quinta iremos reverter. Abraço a todos e uma otima semana.

  • João Paulo disse:

    Chico, hoje fui ao Horto e presenciei mais um público ridículo, como tem sido regra no Brasileirão. Por favor, aborde esse assunto. Os preços estão absurdos e o estádio está vazio… Qual a lógica dessa estratégia? Os prejuízos são enormes e de toda natureza!

  • Eduardo BH disse:

    Sem o R10 o Galo vira time comum? Creio que nao. Mas, reforços de um ou dois da prateleira de cima manteria a equipe lá em cima por varias temporadas. É o que desejamos.
    Sds