Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

A imagem de um médico cubano sendo ofendido acabou com o meu dia; a campanha de 2014 já faz vítimas!

Meus caros,

a campanha política de 2014 rola solta, já provoca vítimas, causa nojo e decepção.

O governo se aproveita da tragédia das péssimas condições da saúde pública nacional e faz da chegada dos médicos estrangeiros um palanque; a oposição se aproveita da irritação dos médicos brasileiros e usa muitos deles para também montar seu palanque, nem que para isso seja necessário humilhar os profissionais que aqui chegam para tentar diminuir um problema sério, crônico, principalmente em regiões distantes do país, para onde nenhum médico brasileiro se dispõe a ir.

A imagem deste médico cubano sendo hostilizado em sua chegada, por colegas e pessoas que apenas se aproveitaram do momento, acabou com o meu dia.

images_cms-image-000331138

Uma covardia que envergonha a qualquer brasileiro de bom senso.

Essa não é a forma correta de se protestar contra qualquer governo.

Menos mal, que, antes de desligar o computador, vi no twitter e fui ler este texto do amigo jornalista, mineiro, Sergio Utsch, correspondente do SBT, na Europa.

Ele dá um testemunho de como foi atendido em um hospital público de Londres, por um médico que não é inglês.

Vale a pena. Aqui, postei apenas os parágrafos inicial e final, mas é só clicar no link para ter a leitura completa.

* “OS CUBANOS DA ILHA DA RAINHA – serão os ingleses apenas mais educados?

medicos

* “. . . Tremia de frio e febre. Sentia dores e calafrios. Eram sintomas de uma infecção na garganta, que eu só começaria a curar depois de uma visita a um hospital público de Londres na noite de uma segunda-feira, que era feriado no país. Só fui por incentivo (e ordem!) de uma amiga. Sem querer, ela me trouxe alívio e inspiração pra esse post.

Antes de mais nada, não é o atendimento de primeiro mundo que muitos pensam. Esperei por uma hora pra ver o primeiro médico. . .

É muito difícil comparar dois países historica, geografica e contextualmente tão diferentes. Mas o comportamento do ser humano dá sim pra comparar. Por aqui e em alguns lugares, vaiar (no sentido de assediar moralmente) alguém pelo simples motivo dessa pessoa ter outra nacionalidade não é um simples e democrático protesto. Pode ser um crime e dá cadeia .  . .

Leia o texto completo:

http://sergioutsch.blogspot.com.br/2013/08/os-cubanos-da-ilha-da-rainha-serao-os.html


» Comentar

Comentários:
42
  • Ricardo disse:

    Ainda existem médicos abnegados mas , infelizmente, a cada dia diminuem..
    Acho que até podem aumentar bem o salário desses profissionais mas , eles continuarão chegando atrasado, saindo mais cedo ou faltando (não são todos que fazem isto, ainda bem) .Sugiro que DENUNCIEM , ao MP, as secretarias de saúde que fazem vista grossa a esses comportamentos. Denunciem, também a falta de infra-estrutura para , não só médicos trabalharem, mas dentistas, enfermeiros , técnicos ,,enfim, todos são profissionais da saúde e , NINGUÉM, merece ter tratamento diferenciado dentro de uma equipe de saúde ..

  • Antônio CATÃO Jr. disse:

    Amigos do Blog,
    Consegui agora, às 2:48h da madruga um pequeno descanso num plantão que se iniciou às 19h. Um paciente quase foi a óbito porque o desfibrilador está estragado (numa unidade de emergência!) e aguardando manutenção há DOIS meses. O carrinho que veio de outra ala com desfibrilador em condições de uso está com falta de medicamentos básico e quase infartou a enfermeira quando sua porta foi aberta e uma RATAZANA saiu de dentro do mesmo! Para não falar das goteiras e do mofo no quarto de descanso dos médicos. É assim para quem trabalha no serviço público de saúde.
    Apenas algumas considerações:
    1 – ERRADÍSSIMO vaiar ou realizar qualquer outra forma de agressão contra esses profissionais estrangeiros. Vaie-se o traíra do Padilha
    2 – Se estiver errado que o Stefano me corrija: em qualquer país o estrangeiro entra como turista ou a trabalho e para trabalho têm que possuir autorização especial. Em que condição de estrangeiros que eles estão vindo? Uma medida provisória não pode se sobrepor a uma Lei. E a Lei fala que para exercer a medicina no Brasil tem que ter Registro no CRM do Respectivo Estado de atuação. Não existe o registro médico provisório. Para se obter o registro no CRM o portador de diploma estrangeiro tem que realizar a validação do seu diploma e realizar teste de proficiência em Língua Portuguesa. A Lei está sendo cumprida?
    3 – Não somos contra a vinda dos médicos estrangeiros e até defendemos que eles venham para atuar nos rincões do país. Mas que cumpram a Lei, revalidem seus diplomas e mostrem proficiência no Português.
    4 – A UFMG que não realiza o Revalida mas tem um sistema próprio de revalidação de diplomas estrangeiros, menos rigoroso até do que o Revalida, reprovou, em 2012, 75% dos cubanos que fizeram a prova, ou seja a cada quatro, apenas UM passou. Sem essa prova de comprovação de qualificação técnica, a população (pobre e sem recursos diga-se de passagem) está correndo sérios riscos
    5 – Dos R$10 mil repassados a Cuba, os médicos aqui trabalhando, receberão no máximo 15% desse valor, tendo suas famílias monitoradas na ilha e caso peçam asilo político a família sofrerá retaliação por parte dos Castro, entenda-se Paredón ou Prisão com Tortura
    6 – Os médicos estrangeiros no Reino Unido têm plano de carreira e recebem em torno de 100 mil Libras Esterlinas anualmente, em torno de R$22 mil reais mensais, sem tanto imposto descontando como ocorre em terras tupiniquins
    7 – Não somos xenófobos! O melhor cirurgião cardio – vascular de BH, que por acaso é dono do Biocor, o Dr. Mario Oswaldo é COLOMBIANO. Um dos melhores cirurgiões de vias biliares, que infelizmente já realizou sua passagem e foi um dos melhores professores de cirurgia que tive, o Dr. Cabezas era PERUANO. O melhor cirurgião de Aparelho Digestivo, depois do Dr. Alcino Lázaro, é professor da UFMG, membro da Academia Mineira de Medicina e é ROMENO, o Dr. Andy Petroianu. O melhor Patologista que existiu por dentre essas serras era ITALIANO, o Prof. Luigi Bogliolo e nessa linha poderia enumerar outros tantos.
    Finalizando, a política do Governo Federal para a saúde e a seguinte: Médico de “Grife” do Sírio-Libanês e Mater – Dei para os Membros do partido e seus afilhados e apadrinhados políticos e os políticos em geral; Planos de Saúde (sUsNIMED, AMIL, etc.) para nós classe média; medicina rudimentar, com médicos de qualidade técnica discutível para o pobre.
    Vergonha, Brasil!

  • Tiao disse:

    O senador carioca (eleito por minas gerais) é um piadista.

    Ele é a favor da vinda do senador, fugitivo e criminoso da Bolívia, mas é contra a vinda dos médicos estrangeiros.

    MG merece esse estropicio…

  • Thomaz disse:

    Os jornais estão vendendo o almoço para comprar a janta, e o Partido lá vai encampando tudo… é claro, é evidente que médicos cubanos não farão proselitismo para o Partido. Nunca. Eles serão independentes. Alguém já procurou saber que tipo de curso eles estão recebendo no Brasil? Tem alguma informação ideológica? Trabalharão nas mesmas condições nas quais trabalham os médicos brasileiros que atendem pelo SUS – por exemplo – nas periferias? ou – como estão a serviço do Partido – terão atenção ESPECIAL? Serão estrategicamente distribuídos? Só tonto que não sabe a realidade do serviço público brasileiro desconhece a expressão: “Se vira!” Está nas escolas, estava ontem nas imagens do hospital que mostravam uma médica lavando as mãos com detergente de cozinha. Você só não tem que se virar quando o assunto é cobrar imposto. Aí, não. Aí e uma NASA tributária – pra lá de primeiro mundão – tudo informatizado, bonitinho, limpinho. Vivemos a maior desestrutura da nossa história moderna – qualquer cidadezinha do interior de Minas apresenta com relativa frequência crimes de latrocínio. E viva o Partido!

  • tom vital disse:

    Chico os nossos médicos também não são nada bons: Minha esposa sofreu uma queda dentro de um coletivo,caiu sobre o braço e ficou reclamando de fortes dores…levei-a, a um médico do sistema público de saúde no mesmo dia da queda esse mandou tirar rádio X e interpretou que era apenas uma leve torção e improvisou uma tipoia…Dias depois como a dor continuasse ela procurou um médico particular que deu o mesmo diagnóstico,e assim por diante até que ela consultasse com o quinto médico particular,e como os outros ortopedista, filiado ao mesmo plano de saúde Unimed…Foi então que esse último quase dois meses depois que a minha mulher sofresse a queda…Teve a feliz ideia se não me engano de mandar fazer uma ressonância magnética que finalmente constatou que a minha esposa realmente havia quebrado o braço…E não que ela estivesse fazendo chilique…

  • elias pereira avelar disse:

    o maior problema brasileiro e o povo. ignorancia,prepotencia,arroganciaepreconceito sao nossos piores defeito.

  • André Corrêa disse:

    Meu comentário sobre a importação dos médicos teve opinião diferente da do post, mas foi escrito sob argumentos factíveis, sem qualquer forma de desrespeito e em alto nível.

    Lamento que tenha sido censurado.

  • Richard disse:

    O quadro político dá medo. Principalmente para quem tem filhos e netos, que são o futuro desse país (eu disse país?). Eu particularmente não consigo entender com clareza o que realmente está acontecendo, e assim me abstenho de dar uma opinião por absoluta falta de conhecimento do assunto. As “verdades”, que no futebol não duram 24 horas conforme dizia Nenem Prancha, inexistem na política tamanha a complexidade dos assuntos. Mais da metade dos políticos, desonestos, ladrões, lesas-pátrias, deveriam estar na cadeia, conforme o que vemos na mídia. As dessa semana, por exemplo:
    1.Newton Cardoso, nossa conhecida pústula, junto com MINISTRO DA AGRICULTURA (Toninho, mineiro de Vazante-MG que acobertava um MATADOURO CLANDESTINO de seu amigo Rogério Martins da Fonseca) TENTAM SUBORNAR chefe de laboratório do governo (Lanagro) em Pedro Leopoldo para substituir fonecedores juramentados por fornecedores do PMDB.
    2.Deputado petista oferece propina à conselheiro da Anatel pra eliminação de parte de dívida da Oi.
    3. Sérgio Cabral vai dar explicações por levar para Mangaratiba seu CACHORRINHO JUQUINHA JUNTO COM FAMÍLIA E A CABELEREIRA DA MULHER em seu helicóptero particular-governamental.
    4.Governador do Ceará anda de carro por fortaleza com seu NETINHO BEBÊ NO COLO sem cinto de segurança… e por aí vai.
    5.Encarregado de Negócios da Embaixada do Brasil na Bolívia, Eduardo Sabóia, arquiteta fuga do tipo CIA do senador Roger Pinto, causando o pedido de demissão do Ministro do Exterior Antônio Patriota.
    Fica difícil de entender quando, quem deveria dar exemplo não dá.
    Meu pai, quando ainda vivo, teve uma retenção indevida da Receita Federal (em 2003) Entramos na justiça, ganhamos na 2a. instância (ano passado) quando um juiz DETERMINOU O PAGAMENTO e até hoje ainda não vimos a cor do dinheiro. Do outro lado da moeda, o Galo vende o Bernard e tem parte da venda IMEDIATAMENTE bloqueada pela RF. Como entender essa situação de dois pesos e duas medidas?
    Então é melhor fazer vista grossa e nos restringir ao assunto que mais nos interessa no blog: o futebol das alterosas. Nesse campo, a cada patifaria da CBF e do colegiado de árbitros (árbitros?), somos milhões vendo ao vivo e a cores, e ainda com recursos da mídia que podem ser largamente comprovados. E sigamos assim felizes.

  • Adalton disse:

    Penso que o problema de saúde no Brasil não é por falta de médicos. Falta muita coisa, principalmente no interior, bem interior. Poderia haver um concurso, para trabalho nesses rincões, aí, se não houver número suficiente de médicos brasileiros, as vagas seriam ocupadas por estrangeiros, concursados, tudo regularizado aqui, etc, etc.
    Agora, será que as outras profissões liberais aceitariam sem nenhuma chiadeira, que viessem estrangeiros para trabalhar aqui ? Não sei…
    Mas também os estrangeiros que vierem, merecem e devem ser tratados com dignidade.

  • Thomaz disse:

    Leiam Reinaldo Azevedo: http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/padilha-tenta-inventar-a-tese-da-xenofobia-e-do-racismo-para-esconder-o-obvio-ele-toca-uma-programa-que-escraviza-sem-preconceitos-brancos-negros-mesticos-homens-mulheres/. Ops, ou melhor, não leiam, pois o cara e da DIREITA e é EXPRESSAMENTE PROIBIDO QUALQUER PENSAMENTO CONSERVADOR NO BRASIL, somos todos chiques e de ESQUERDA. Dúvida cruel: empastela-se ou não o Alexandre Garcia?

  • roberto disse:

    Lamentavel…
    Falta de respeito…
    Um absurdo….
    Agora a respeito da seguinte frase citada nos post:

    “Antes de mais nada, não é o atendimento de primeiro mundo que muitos pensam. Esperei por uma hora pra ver o primeiro médico”. .

    Pobre vai ser tratado pobre em qualquer lugar do mundo,meu chegado, se a pessoa não tem condição de ser tratado diferente, de pagar vai ser tratado mal…isso não muda em lugar nenhum do mundo.
    pobre é mal tratado na China, EUA em qualquer lugar…

  • J.B.CRUZ disse:

    Quem não sabe enxergar pelo ponto de vista do outro; age como se estivesse sempre com a razão…É a miséria humana habitada entre nós..

  • Thomaz disse:

    Vejam como o artigo conduziu os comentários para determinada direção. Alguém assistiu ao programa do Caco Barcelos ontem? O banheiro de um hospital estava mais imundo que banheiro de rodoviária (daquelas antigas, que nem vaso tinham). Um respirador estava emendado com fita crepe. Raio-X quebrado pra cá, raio-x quebrado pra lá. Pacientes sem leitos, aos montes em situação pior do que nos campos de tratamento improvisados em “fronts” da Segunda Grande Guerra. Um paciente estava ligado a uma sonda e sabem para onde escorria o líquido que saía do corpo dele? Para uma garrafa pet. Amigo, não sou drone, não sou PT, sou Galo Doido e essa é a minha opinião.

  • Xavier disse:

    Atitude hipócrita destes médicos brasileiros, assim como hipócrita é a “solução” proposta pelo governo para resolver os sérios problemas da nossa Saúde.

    Será que não existe no Brasil ninguém sério? Alguém acha mesmo que importar médicos vai solucionar nossos problemas??

    O Brasil precisa importar é políticos de países de 1º mundo…

    Resumindo, tem hora que tenho vergonha do meu País…… Sem Mais!

  • Rafael disse:

    Caro Chico, esse programa é mais politico que real, no governo FHC fizeram a mesma coisa (veja no google as matérias com as mesmas criticas), mas o programa não foi pra frente não se sabe o motivo isso deveria ser falado pelo governo e alias cadê o PROGRAMA SAUDE DA FAMILIA que um governo diz que criou e ouro diz que ampliou era um programa extraordinário e não adianta falar que esses médicos irão para esse programa pq precisa de enfermeiros e demais profissionais que compõem o programa e os materiais. Agora é horrível isso que aconteceu, no mais aguardar essa iniciativa e a turma se informar e não ficar com o marketing

  • Esses médicos estrangeiros que estão dispostos à enfrentar sérios problemas para literalmente ajudar nossa população, deveriam ser recebidos como heróis pelos seus “colegas” brasileiros.

    – Agora deu para se ter uma ideia do nível de educação de parte dos médicos brasileiros, que jamais estarão preocupados com a capacidade profissional de seus colegas estrangeiros, mas tão somente com sua conta bancária.

    – Será se eles teriam a coragem e a ousadia de tratar assim os usuários de caríssimos planos de saúde, e àquela minoria que tem condições financeiras de pagar consulta particular e atendimento hospitalar?

    – Quando sem sua formatura os formandos em medicina fazem o famoso “Juramento de Hipócrates” que contém (sic) “… A saúde dos meus pacientes será a minha primeira preocupação. Respeitarei os segredos a mim confiados. Manterei, a todo custo, no máximo possível, a honra e a tradição da profissão médica. Meus colegas serão meus irmãos…”, e pelo que vimos, esses médicos brasileiros que foram “recepcionar” os profissionais cubanos se portaram de uma maneira, digamos, desumana (isso para não dizer “animalesca”).

  • audisio disse:

    Estamos agora precisando importar alguns jornalistas…

  • Julio Cesar disse:

    Boa tarde Chico ! Compartilho o sentimento de vergonha ! Temos, nos brasileiros, motivos de sobra pra nos envergonhar (criminilalidade desenfreada, politicos inescrupulosos, miseria, fome, etc…). Mas como se não bastasse, vejo um bando de imbecis vaiando medicos cubanos que eles (medicos brasileiros) ainda não se deram conta: estão aqui pra nos salvar ou pelo menos amenizar e tentar a cura de milhões de pessoas que não tem atendimento medico, enquanto assistimos medicos registrando o ponto e indo embora. Outra vergonha proporcionada por aqueles eram doutor isso e doutor aquilo. Costumava-se dizer que as pessoas mais importantes eram o padre, o delegador e o doutor da cidade. Mas, descobriram que são trabalhadores e tem compromisso a cumprir; não vivem de titulo (doutor), tem que trabalhar pra viver. Bemvindos medicos cubanos !!

  • Ricardo Lemos disse:

    Totalmente de acordo com ele.

    Já comentei aqui certa vez que os protestos não são para beneficiar a população. Existe sim é um corporativismo muito forte na categoria médica.

    Sei que existem médicos aqui (inclusive meu debate anterior foi com um). Mas o que nós podemos observar de fora é que a vinda de médicos formados no estrangeiro tem o objetivo de levar o atendimento às regiões onde os médicos daqui não querem ir.

    E não querem, como penso, porque não terão lá equipamentos que fazem todos os diagnósticos automaticamente ou, principalmente, por terem que assumir responsabilidades que não têm o menor interesse em assumir.

  • Que sejam muito bem vindos… e que relevem a revolta dessa classe que se mostra cada dia mais elitista. Primeiro inventaram que eram guerrilheiros e não colou,depois inventou se que eles não tinham formação e caiu por terra quando se viu como funcionava o sistema educacional cubano e a ficha deles. Depois falaram da Estrutura,estrutura essas que segundo estudos de orgãos de saúde mostram que o crescimento de médicos não acompanhou os investimentos em saude no mesmo periodo. Agora apelaram de vez chamando os medicos Cubanos de escravos. A histeria da “pseudo” burguesia brasileira, contra tudo que vai de encontro aos interesses das classes menos favorecidas neste pais, a cada dia deixa mais claro que a questão é de puro preconceito social… a caso alguem ouviu algum desses playboysinhos de jaleco branco dizer que as medidas do governo vão contra a população? A classe B que sempre se fez passar por elite neste pais, imitando a chamada classe A, a mais cafona do mundo… não suporta ver pobre em aeroporto, não aceita que sua empregada domestica, antes escravizada por gerações dentro da mesma familhia agora tenha carteira assinada, FGTS, ferias e hora de almoço. Essa pseudo burguesia não suporta ver que o carro novo é o mesmo do porteiro do condominio.. É exatamente essa gente que foi vaiar os médicos Cubanos. Pra eles tudo que eu digo é; Soy Cubano.

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Um vergonha os médicos destratando o cubano, fiquei envergonhado. Tenho muitas restrições com esse programa do governo, mas nada justifica uma atitude dessas.

  • Paulo disse:

    Vergonha. Esse é o sentimento do povo Brasileiro devido a molecagem praticada pelos médicos brasileiros contra os médicos Cubanos

  • Silvio Torres disse:

    Não adianta tentar tapar o sol com a peneira, caro Chico. Qualquer tentativa de quebrar o monopólio da nossa “elite”, historicamente, sempre encontra esse tipo de reação. É o preconceito, racial, social, econômico, na sua mais pura e desavergonhada essência. Vc viu a moça que postou no Twitter que a médica cubana tinha cara de doméstica? Os engenheiros que chegaram e chegam de vários países são recebidos como vips. Todos branquinhos..

  • João Amaro disse:

    O Brasil é uma vergonha…

  • Anderson Palestra disse:

    Chico, penso que o corporativismo das classes mais atrapalha do que ajuda.
    Os médicos que achincalharam os Cubanos estão defendendo que os mesmos têm que fazer o revalida para atuar, já que os mesmos fazem residência, que é difícil passar, bem como o próprio vestibular e acham injusto alguém atuar no País sem passar por esse exame.
    A grosso modo, é pensar que alguém vai advogar sem ter a carteira da OAB, contudo, há previsão legal, que, caso não haja Advogado na comarca, alguém, conhecedor de leis, pode Advogar para o cidadão, é o denominado rábula.
    Fazendo o paralelo com os médicos, inicialmente eles estão certos, mas perdem a razão no momento em que não vão aos rincões e não querem que ninguém vá. As justificativas são pueris, uma vez que argumentam que o Estado não dá condições como materiais, hospitais, clínicas, etc…, não pagam aquilo que promete nos rincões. Porém, os Cubanos (não são só Cubanos) estão aí para ir a esses lugares que não querem ir.

    O cidadão está pouco importando se o sujeito domina ou não sua língua, se tem ou não condições dignas de atendê-lo. O cidadão quer é o entendido, o Doutor, que gerará toda segurança para ele.

    Não é uma questão de defesa da classe, é uma questão de saúde pública, é uma questão, sobretudo, HUMANITÁRIA.

  • Vinicius Campos disse:

    Bom dia Chico e amigos.

    Ontem a noite vi a reportagem sobre estes protestos e ofenças contra os médicos estrangeiros. Uma vergonha. Vergonha o governo querendo se aproveitar da situação para camapanhas e uma vergonha profissionais da saude brasileira ofendendo os de fora. Acho engraçado que na hora de mostrar amor a profissão e literalmente botar a cara a tapa trabalhando em regiões distantes e inospitas, não querem aí quando vem profissionais de fora dispostos a fazer isto querem bater no peito.

    A pratica de médico estrangeiros é comum no mundo inteiro, só na cabeça de alienados é que isto não está certo, que não precisa.

    Eu fico feliz e dou as boas vindas a estes profissionais que querem realmente exercer a profissão independente do local.

  • Thales Rosa disse:

    Essa agressão moral aos medicos cubanos foi um crime! Um absurdo pessoas que estudaram tanto se prestarem a esse tipo de atitude. O governo brasileiro está quebrando a cara dos médicos brasileiros e seu conselho de classe.

    O Governo fez de tudo para tentar resolver o deficit de medicos em nosso país, tentou abrir novas vagas em universidades e o conselho sempre reprovava, abriu vagas para medicos de vários paises e o coselho encheu o saco. E agora que o governo tomou um atitude para começar a resolver o problema da falta de medicos para os mais pobres o conselho organiza esse tipo de manifestação!!!

    Nao sou do PT, nem de partido algum!! Mas essa atitude do governo de trazer os médicos cubanos vai ajudar os mais pobres, que com certeza nao tem médico algum. Ate para quem tem plano de saude bom é dificil marcar uma consulta, imagine para quem depende do SUS la nos confins do Brasil!!

    Para completar ontem uma “jornalista” do Rio Grande do Norte falou que as medicas cubanas tem cara de Domestica!! Ora uma pessoa nordestina vem com preconceito contra outro ser humano? Logo um nordestino que é tao discriminado em outras partes do Brasil!!!

    Faço uma pergunta a essa “jornalista”: E Brasileiro tem cara definida? Somos uma mistura completa de raças! Domestica tem cara? E qual o problema dela ter cara de domestica???

    Nao desejo o mal para essa “jornalista” mas gostaria de ver ela em uma situação de quase morte e so ter a disposição uma medica cubana com cara de domestica… ai o preconceito dela iria embora para nunca mais voltar.

    As elites que governam nosso país me dão nojo!!!! O governo atual esta dando ao povo melhores condições de vida, tudo bem que o preço disso esta sendo muito alto (a corrupção corre solta nesse governo) mas nao se pode negar o governo federal esta olhando pra o povo.

  • Junior Gam disse:

    Muito feio. Uma vergonha. Se acham melhores que todos.

  • roberto disse:

    Lamentavel…
    Falta de respeito…
    Um absurdo….
    Agora a respeito da seguinte frase citada nos post:

    “Antes de mais nada, não é o atendimento de primeiro mundo que muitos pensam. Esperei por uma hora pra ver o primeiro médico”. .

    Pobre é pobre em qualquer lugar meu chegado, se você não tem condição vai ser tratado diferente…isso não muda.

  • alvimar disse:

    pois bem chico sou de funilandia mg e espero com bons olhos a chegada de médicos cubanos no brasil, a unica ressalva que faço não adianta o governo trazer sem dar condições de trabalho pros mesmos queria ver algum desses médicos aqui em funil para poder dar atenção as comunidades da região rural da cidade

  • Martens disse:

    Vergonha a Brasileira , ja vi um comentario no Facebook em que um medico Cubano e comparado com domestica pela aparrencia.
    VERGONHA BRASIL !!

  • Márcio Luiz disse:

    Fatos como estes é que vão esgotando os argumentos de pais de filhos ainda em formação, como é o meu caso, de que ainda vale a pena ficar e estudar neste país ao invés de sumir no mundo nos deixando a lacuna da saudade.

  • Rodrigo Resende disse:

    Chico, otimas observações. Acrescento: os cubanos também trabalham como médicos na terra da rainha. E o pagamento é da mesma forma que o Brasil está fazendo. A diferença principal, além da extrema grosseria tupiniquim contra quem foi chamado para ajudar, é que os médicos que atendem pelo SUS recebem salário bem abaixo do mercado privado. Já os nativos ingleses são valorizados.

  • Raws disse:

    Chico, meu dia acaba quando as 06:30Hs vendo o jornal do SBT com uma reportagem sobre médicos lotados no SUS(RJ), que batem o ponto e vão trabalhar em suas clínicas particulares.
    Meu dia acaba, quando vejo os twiters e constato que na cidade que moro, há todo momento tem um cidadão ficando sem seu veiculo.
    Meu dia acaba, quando na ida para Sete Lagoas(estrada velha), vejo imbecis, principalmente as monstruosas carretas, ultrapassando em faixa contínua com a certeza que não depararão com fiscalização.
    Meu dia acaba, quando ouço a notícia que o coronel Aécio quer de novo exercer sua ditadura.
    Meu dia acaba, quando revejo a triste imagem de um pai, tentando proteger sua filha em um local que deveria ser para o lazer, de animais hidrófobos medindo suas selvagerias.
    Meu dia acaba, quando fico sabendo que dois desses animais, que estavam presos, acusados de matar um adolescente em outro país, estão soltos e participando da rinha.
    Chico, infelizmente para os brasileiros de bem, que têm a dádiva da audição, da visão e sensibilidade, o dia acaba logo quando começa.

  • Thomaz disse:

    Achei seu texto meio torto. Ora, você começa criticando o governo, mas atribui as vaias às manobras da oposição. Acontece que o tema central do seu artigo é a ofensa. E mais, você fecha o texto com um exemplo positivo da importação de médicos pela Inglaterra. Não me parece que esse assunto seja tão simples assim. Precisava de tanto escândalo para importar médicos? Não era mais fácil fazer a coisa por meios administrativos, submetendo os médicos aos exames profissionais necessários que a classe médica exige para que se trabalhe no Brasil? Concordo que é feio vaiar uma pessoa assim, principalmente um profissional, mas esse é um daqueles que veio no pacotão cubano? Aliás, na Inglaterra, importa-se médicos dessa maneira? O governo tem o queijo e a faca na mão, portanto, deveria trabalhar direito.

  • Rodrigo Galodoido disse:

    O atendimento médico está péssimo, aqui nesse país-do-faz-de-conta. Sempre digo que a grande diferença, entre o médico (em geral) e o veterinário, é que o veterinário escolheu a profissão por causa do paciente. Nunca um veterinário pensou em status ou em ficar riquíssimo, ao escolher a profissão. Talvez, os médicos estrangeiros sejam competentes e humanistas, dando exemplo e tapa de luvas nos arrogantes “doutores” brasileiros. Escrevi doutores entre aspas, porque só é doutor quem concluiu o curso de doutorado.

    Na saúde privada brasileira, só falta dar a descarga. É uma latrina. Os planos de saúde são todos enganadores e o SUS… quem precisa de atendimento na infância, é chamado na adolescência…

  • Aldemario Filho disse:

    Essa parte preconceituosa da elite brasileira é de lascar. Quando é para dar incentivos fiscais para mineradoras, montadoras de automóveis e outras empresas poluidoras dos países centrais não protestam e até apoiam tal tipo de coisa. Mas quando vem médicos para atender os excluídos das regiões carentes do país e por isso mesmo nem ameaçam o emprego dos brasileiros agem de maneira truculenta, racista e xenófoba.

  • Rogério Perdigão disse:

    Chico, não só os políticos são culpados por essa barbaridade!
    “Jornalistas”, como o verme fascista do Reinaldo Azevedo, o degenerado do Augusto Nunes e a Eliane Tucanhede, começaram essa onda, insuflando os desavisados contra os cubanos, ao rotularem os mesmos como “escravos”!
    E teve uma ”jornalista” potiguar que publicou nota dizendo que os cubanos não tinham cara de médicos, mas se pareciam com empregadas domésticas!
    Lamentável assistir a cenas como essas, ainda mais contra pessoas que chegam ao Brasil para prestar assistência em lugares onde brasileiros não quiseram trabalhar…
    Mas me solidarizo com você, mesmo que seja na naúsea, ao ver tais cenas. Ainda bem que tenho em casa o sorriso e a alegria inocente da minha filha, 10 aninhos, pra me tirar da cabeça as imagens desse mundo cão…

  • ely disse:

    Tá certo que a estrutura de atendimento medico é muito precária, mas os médicos também tem uma má vontade danada. Será por quê eles não querem os estrangeiros? medo de que? Será que é de perder a mamata ou será que é medo de mostrarem que os cubanos são muito melhores do que eles? Outro dia levei minha esposa pra tirar uma ferpa aqui no pronto socorro de Divinópolis, sabe qual foi minha surpresa? Não tinha médico para atende-la, disseram que o medico de plantão não tinha preparo pra fazer isso, que somente fazia sultura. Fui no hospital São Judas Tadeu que também não tinha medico nem particular, então fui no santa lucia que através do plano de saude atenderam ela por sinal com muita presteza e atençao, mas o medico novo sem experiencia fez um baita corte no braço dela e não conseguiu tirar a ferpa, a sorte é que o pai dele estava de plantão e ai o Rapaz disse assim pra enfermeira: chama meu pai e foi ai que tirou a ferpa. Obs meu plano de saude é do hospital são João de Deus, que é o hospital de melhor estrutura de Divinópolis e que atende toda a região centro oste, mas está quebrado com uma dívida de 80 milhões, então nem adianta ir la porque não tem atendimento, não tem médico. Divinópolis a capital do centro oeste o hospital falido jogado as traças, dois deputados federais. Jaiminho Martins e Domingos Savio e um estadual tolentino e nada pra região, estão deixando o hospital morrer. Olha do prefeito nem é bão falar pois da asia em falar o nome do cidadão. A saude em divinópolis está morta. pra ter uma ideia foi inaugurada uma UPA (unidade de pronto atendimento) isso dois meses antes da eleição para prefeito. Mas a UPA só tem um Vigia, dois anos da inauguração e nunca funcionou, ou seja nunca atendeu nenhum paciente.