Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Parodiando a música do Chico Buarque: “toda quarta ele faz tudo sempre igual”

“Cotidiano”,

uma das músicas mais famosas do Chico Buarque, dos anos 1970, regravada agora pelo Seu Jorge.

Mas o assunto é a forma de jogar do Atlético.

Recebi no e-mail do Super Notícia, este interessante comentário do atleticano Hélio Alberto Ribeiro, sobre as últimas quartas-feiras com jogos do Galo.

No caso, hoje, quinta:

“Como sua coluna não pode mais ser publicada hoje, quinta-feira, pode ser depois do jogo, porque é sempre  a mesmice do respeitável Cuca.

Chego em casa quarta depois das 22 horas, ligo o aparelho e o Atlético já tomou gol por volta dos 20 minutos do primeiro tempo. Começam o desespero de Cuca, substituindo um volante por um atacante, e a debandada da zaga, na busca pelo empate. Com a Galodependência, o time consegue o empate no finalzinho, mas, fora de casa, a derrota é certa. Infelizmente, na prática, o romantismo do futebol tem sido derrotado pelo pragmatismo do feio, como Alemanha x Holanda de 74, Itália x Brasil de 82 e o Fluminense  x Atlético de 2.012 (quanto ao título).

Os times de Cuca sofrem muitos gols, por causa dessa falta de consistência na defesa e no ataque, enquanto até mesmo a Seleção Brasileira de Felipão joga com  três volantes, embora Paulinho ou Ramirez tenha facilidade para atacar. Contra o Coritiba, vai ser a mesmice de toda quarta-feira: o empate chorado no final e as lamentações de Cuca, pelos gols perdidos (geralmente, Jô) e pelos pênaltis não marcados, enaltecendo a qualidade do elenco e as perspectivas para o próximo jogo.

Com uma pequena diferença:hoje é quinta-feira (12/09/13)…”

Hélio Alberto Ribeiro

———————————————————

CUCA

E, a propósito da música, quem não conhece ou quiser ver e ouvir, com o próprio Chico, aí está:

www.youtube.com/watch?v=3ZW_keqnzD8

chico buarque ao vivo em paris le zenith.contracapaCD


» Comentar

Comentários:
0
  • OUTRO PONTO VULNERÁVEL.As Torres Trigêmas de que falo são Vítor,Leo e Réver.Mas há uma torrezinha baixinha por onde os “terroristas”sobem para atingir as maiores.Suas qualidades,porém,superam os defeitos.Precisa,contudo, de cobertura e treinar mais a marcação.Falo do baixinho conterrâneo de Chicão…

  • SERÁ QUE ELE LEU?Faz uns dois meses que palpito no sítio do Atlético sobre o esquema cuqueano da árvore oca,de raiz podre.Traduzindo,o time sofre tantos gols e perde quase todas fora por causa da falta de consistência na defesa e no meio-campo,isto é,marcação fraca.Cito sempre os exemplos da Laranja Mecânica de 74,do Ferrolho Italiano de 82 e do Fluminense de 2012.Podemos acrescentar os três volantes de Felipão contra o romantismo de Iniesta e companhia.Não assisti normalmente aos 3 a 0 sobre o Coritiba,vi parte do primeiro tempo na TV e todo o segundo tempo assisti no rádio.Um amigo disse que a zaga não subiu tanto e que Luan jogou mais na marcação do que no ataque.
    ***
    O próximo adversário do Atlético é outro exemplo:subiu de produção com Renato Gaúcho e o reforço no meio.Agora,Cuca,para não perder no Sul,use três zagueiros ou Réver de volante.Você indicou outro zagueiro-artilheiro,e aí mora o perigo.Um ponto para o qual chamo atenção é a debandada dos zagueiros para o ataque.A subida deve ocorrer,mas de forma organizada;quando um vai,outro fica.Se não for assim,as Torres Trigêmeas vão continuar sendo derrubadas por qualquer aviãozinho teco-teco,embora tenham nível de Seleção Brasileira.No ataque,sem querer ensinar o Padre Nosso ao vigário,só Ronaldinho e Jô.
    ***
    Não sou fã de Zagallo,mas ele lembrou aos 82 anos,durante Zico na Área,que Ronaldinho não recompõe o meio e que por isso deve jogar sem função na Seleção.Serve para o Atlético.Enquanto Donizete readquire a forma,palpito por três zagueiros ou Réver de segundo volante.Do contrário,vai perder no Sul.Para encerrar,meu respeito ao grande Alex Stival,que tem muitos méritos…

  • ELEFANTE NUMA LATA DE SARDINHA.O Grande Kalil tem muitos méritos,mas, nesse quesito Galodependência,ele está diminuindo a torcida do Atlético.A finalidade do futebol é a torcida,mas.nos grandes jogos,a maioria fica fora do estádio.Não tem sentido.Até o Mineirão é pequeno para a multidão preta e branca.Nesse ponto,ele e Cuca têm algo em comum:o presidente despovoa os jogos do CAM e o treinador despovoa o time no meio,usando uma espécie de árvore oca da raiz podre.Qualquer bêbado pode derrubar essas árvores podres que às vezes precisam ser cortadas no centro da cidade.Torcedor,na minha opinião:Deus,escola,trabalho,família ,lazer e/ou futebol.Grato!

  • QUEIMEI A LÍNGUA.Felizmente,até no quesito Jô!Mas vamos aguardar a sequência fora de casa.Sou a favor de Réver como segundo volante e Jô na frente,com Ronaldinho.Vocês viram o que Zagallo (Zico na Área)disse sobre Ronaldinho na Seleção?Que o meia precisa recompor,e ele não faz isso.Espero continuar com uma língua de carvão durante todo o segundo turno!
    Amigos,escrevo dificilmente sobre futebol,mas continuo torcendo e jogando.Tenho outros valores,como Deus,escola,família e trabalho.O futebol é quinto ou sexto. É por isto que chego em casa depois das 22.Paz no coração de todos!Obrigado,Chicão!

  • QUEIMEI A LÍNGUA.Felizmente.Até no q

  • Leonardo disse:

    Vinicius tem razão! O Kalil é muito teimoso e burro! Se esse time tivesse jogando bem dentro do Horto , aí sim já daria pro gasto, pois esse campeonato está ridículo de fraco. Abaixa o ingresso pra lotar o estádio, contrata o wesley que está em boa fase e com ritmo de jogo. E ao Cuca, chega de gratidão a jogador e de amizades, pois queremos uma defesa sólida.

  • O estranho é que ano passado a zaga do Galo foi eleita quase de forma unânime a melhor do Brasil. O Galo fo ciampeão da Libertadores com essa zaga. Foi campeão Mineiro com essa zaga (há,Mineiro não conta!).

    O que mudou no Brasileiro desse ano em relação a forma de jogar do time. Será que a venda de Bernand e a contusão do Leandro Donizete foram suficientes para o time cair tanto de produção? A Verdade é que parte da torcida e da imprensa anda dizendo que o que importa para o Galo e a final do Mundial no Marrocos e que o Brasileirão só serviria para treino. Os jogadores cairão nessa falácia e agora para reverter a situação vai ser complicado.

    Lembre-se que o Palmeiras no ano passado foi campeão da Copa do Brasil e caiu no Brasileiro. Pior ainda vai ser ver seu rival ser campeão do Brasil…mas o que importa isso mesmo né,o Galo já está na Libertadores do Ano que vem!

  • Jonathan, qualquer time que disputa Copa do Brasil pode sagrar-se campeão com empates: basta empatar anotando gols na casa do adversário e segurar o jogo em casa.

    – Portanto, quando se ganha um campeonato do nível de uma Libertadores, por qualquer que seja a campanha do campeão, no final o que importa é o caneco conquistado!

    – Basta Cuca deixar de lado sua teimosia e mudar drasticamente o estilo de jogo empregado pelo atual campeão da Libertadores, para que possamos nos recuperar no brasileirão e viajarmos com confiança para Marrocos, onde disputaremos a partida mais importante da história do CAM. É difícil, mas quem sabe nosso time volte de lá ainda mais campeão, o que não impossível. Afinal, EU ACREDITO!

  • Dalmo Pick Costa disse:

    Uaaaaaaaaaiiiiiiii, óia os atreticanos ficando críticos!!!!!!! Sempre falaram que nós somos críticos e eles amantes incondicionais. Vivendo e vendo! Pelo menos para isto esta Libertadores servirá, ou seja, entenderão que nem só de um título vivem os torcedores. Bem vindos ao time irmãos.

  • Rafael disse:

    Caro Chico, em relação a como o Cuca armas os times que ele treina, não é novidade para ninguém ela não consegue ter dois esquemas táticos e é por isso que era ou é chama de azarado é só lembrar de como perdeu campeonatos, agora creditar a culpa só nele é fácil. Vamos lembrar que o Atlético quando ficou sem seus zagueiros titulares deve torcedor rezando para os reservar não errarem, o time não ganhou só na sorte a libertadores, pois seu elenco e técnico tiverem sim na segunda fase competência seja buscando o placar ou nas cobranças de pênalti. Outro ponto é depois do titulo teve jogador reclamando que não era hora de poupar jogador (terceira rodada depois do titulo), o técnico perdeu parte do jogadores que faziam seu esquema tático e não tinha treinado outro para usar e mais nessa hora mostra se o time tem elenco ou não e além disso é nítido jogadores reclamar nas entre linhas sobre o time (Tardelli disse no twitter que a torcida não sabe o que acontece fora de campo), Kalil não fala nada porque está com rabo preso com empresário ou jogador, e raríssima vezes vi jogador reclamar na imprensa que esta cansado e não quer jogar….. ingredientes não faltam para levar o galo para crise…. agora como pensar no mundial se o time começar a lutar para não cair, vai chegar jogar estourado lá pq irão ter que jogar direto.

  • Luciano Nogueira disse:

    O Cuca tem a seu favor, apenas, a vinda de Ronaldinho, Jô, Leandro Donizete, Dátolo, não tenho certeza em relação ao Pierre. Sem falar na colocação do Bernard na sua real posição. Ou seja, antes do Cuca nosso time era fraco, e com pouco dinheiro ele montou um senhor elenco.
    Creio que ele já está estudando outra forma do time jogar, mas se fomos vice-campeões brasileiros e campeões da libertadores, devemos sim muito ao Cuca.

  • Vinicius Campos disse:

    Agora uma coisa que a diretoria do Galo tem que parar é com este negócio de ficar de birrinha. Digo isto por causa do caso do volante Wesley do Palmeiras. O Galo entrou em negociação para ter este volante e as chances dele vir seriam muito grandes. O Palmeiras resolveu esperar até o final da janela de transferencias para ver se tinha alguma proposta melhor de fora do Brasil.

    Aí o que acontece? Vai o Kalil e o Maluf e ficam de birrinha por que o Palmeiras não quiz fechar logo o negócio e resolveu esperar. Isto se chama lei de oferta e procura. O Kalil no ficou esperando e esperando para ter a malhor proposta pelo Bernard? Pois então.

    Deveriam continuar e ter negociado o Wesley sim. Está jogando muito bem no Palmeiras e se enquadraria muito bem ao time do Galo. Agora estamos na dependencia de improvisções do Cuca pois os volantes que temos deixam a desejar. Na minha opnião vacilo da diretoria. Sçao muito rígidos com algumas coisas e muito flexíveis com outras.

  • Vinicius Campos disse:

    Vamos esperar empenho de nossos jogadores. É isto que tem que acontecer.

    Temos que confiar e acreditar que vamos nos recuperar a partir de hoje. Temos que estar com nosso time. Toda virada de turno em campeonatos brasileiros traz mudanças de comportamento. Vamos esperar que seja assim.

    O que tem que ser mudado para os próximos anos é a mentalidade de clubes brasileiros e da maioria dos técnicos que acham que se ganha a libertadores, tem que tirar o pé no Brasileiro, ou deixar de lado a copa do brasil.

    O que os times deveriam fazer é saber priorizar so campeonatos. Me desculpem os amigos que gostam de campeonatos estaduais mais pra mim eles deveriam ser disputados com o time B. O Time principal deveria entrar em uma forte preparação para encarar os campeonatos que realmente interessam. Nossa pré temporada sempre é muito curta. O número de jogos que os clubes disputam são muito altos. Mas como eu duvido que isto aconteça.

  • Adalton disse:

    E para 2014, precisa reformular o elenco em umas 5 ou 6 peças…

  • Adalton disse:

    Eu penso que devem esperar somente umas 2 ou 3 rodadas…não dá para entender …Se o time estiver na zona de rebaixamento, precisa tomar atitude severa. A Diretoria , treinador e jogadores precisam entender que o CAM ficou muitos anos sem título importante e que a torcida está cansada de torcer contra rebaixamento…

  • Raws disse:

    Me desculpem os amigos, mas pedir a cabeça do Cuca em tão pouco tempo e depois de tanto mérito que o mesmo teve na maior conquista do clube, e’ no mínimo ingratidão. Mas e’ isso aí, “a mão que afaga também apedreja”.
    Obs. Nem Telê seria nesse momento seria garantia de sucesso.

  • Jonathan disse:

    Chico,

    Não entendo a devoção dos torcedores atleticanos com o Cuca. É duro, mas temos que lembrar que o Galo foi campeão da libertadores depois de duas disputas de pênalti, uma defesa de pênalti aos 48 do segundo tempo e sem nenhuma vitória fora de casa no mata-mata. Daí vem minha pergunta, onde está o mérito do técnico?

    Tenho pena dos jornalistas sérios de Minas Gerais que nunca puderam questionar o trabalho do técnico do Cuca, não sei porque…

    A fórmula de jogar do Cuca nos custou o campeonato Brasileiro do ano passado (vide o segundo turno, onde TODOS sabiam como o Galo joga) e nos custou este Brasileiro. Neste ainda está pior porque o técnico provou que não manda nada lá, pois os jogadores entram e jogam quando querem.

  • @cabrito2606 disse:

    Chico,

    Tenho respeito pelo Cuca e seu trabalho.
    Desejo sucesso para o técnico, pois, ele já faz parte do Nós Somos do Clube Atlético Mineiro….,
    Quanto ao atual trabalho, lembrei do Raul Seixas em….. http://www.youtube.com/watch?v=sccQBThiLyc

    @cabrito2606

  • Silvio Torres disse:

    É, o caldo entornou. Entrar em campo na estreia do returno na zona de rebaixamento dispensa comentários. Fica de novo a sugestão: Abel Braga, que inclusive já foi do galo, está por ai. O que salva técnico é vitória….

  • pedro disse:

    É fácil ser profeta do acontecido, mas eu já dizia aos meus amigos na é poca da Libertadores: a zaga do Galo não é boa, quem segurava a bronca lá atrás eram os dois volantes. Leonardo Silva e Réver são muito bons em bolas aéreas no ataque, atrás os dois são bem meia-boca. O primeiro chega sempre fazendo falta e o segundo comete erros constantes. Quando ligo o rádio e ouço o Berola entrando, eu desligo o rádio de raiva. Chega! Berola e Rosinei são muito ruins! Outra coisa: faz 2 anos que temos que aguentar o Guilherme ou contundido ou com raros lampejos de bom jogador. Mais uma coisa: Tardelli está jogando sem as melhores condições físicas? Então alguém (ou o Cuca, ou os preparadores físicos) estão errando. Por fim: se o Tardelli diz que somos ingratos e o Kalil diz que não está preocupado com o desempenho do time no Brasileiro (dando a entender que eles já cumpriram suas obrigações este ano), eu digo a ambos que nós atleticanos não queremos um time com momentos de time grande (como o título da Libertadores), exigimos um time que seja grande SEMPRE (ou QUASE SEMPRE). Infelizmente vemos um time acomodado com a conivência da diretoria. Será que vamos ter de nos contentar com a volta da mediocridade e do sofrimento dos últimos anos?

  • mauricio souza - serrano disse:

    Sou obrigado a concordar com o JB Cruz.
    Acho que o Cuca, estava acostumado a tirar times do buraco, aqueles times que não ganhava nada, a não ser lutar para sair da ZR (flu, cru-cru, galo entre outros) ou seja, estava acostumado a perder.
    Agora que ele ganhou a Libertadores, ele não sabe lidar com time que ganha.
    Conclusão: tem que mandar ele embora, pois ele não sabe lidar com grupo ganhador.
    Kalil, aproveite a hora e mande ele embora, junto com, Richarlyson, Michel, Carlos Cesar, Neto Berola, Pierre, Alecssandro entre outros.

  • Adalton disse:

    Poderia ter lutado para ser campeão brasileiro; ridículo, contentar-se com um título de 40 em 40 anos; o CAM precisa mudar sua mentalidade …

  • Adalton disse:

    Concordo e eu tenho dito isso aqui tem uns 2 anos; o time todo jogo toma gol muito rápido…Incrível, mas o treinador tem que mudar isso urtgent; Tem que entrar mais fechado, até para estudar o adversário; depois, se for o caso vai soltando o time;Outro ponto: Não vejo porque ficar agora poupando jogador nenhum…será que não enxergam, que o time está no rebaixamento?

  • Rodrigo Assis disse:

    Acho que essa critica esta exagerada, o Atlético não tem jogado tão mal…. só avaliar resultado leva a criticas exageradas. Espero que hj o time engrene de novo

  • Vladimir disse:

    galera, respeito a opinião de todos vocês, mas a única solução neste caso seria a troca de comando, tirar o cuca, fato que talvez possa agradar os jogadores mas que também pode gerar insatisfações.
    o maior problema e que poucos consideram é que o cuca não tem tempo de criar um novo sistema ou mesmo variações de jogadas, pois é refém do calendário brasileiro, tanto que depois que fomos campeões o clube (não jogadores) mas o clube atletico mineiro jogou sempre duas vezes na semana.

  • Ademar Júnior disse:

    É lamentável, mas concordo com o Hélio. Pior de tudo, tem coisas acontecendo no Galo que, nós, pobres mortais, não sabemos de nada. Tardelli: “…não sou de ferro”… O Burro do dinheiro e mordomias que esses caras tem e ainda pede pra não jogar. Com que motivação um assalariado, cheio de dívidas, vai trabalhar? O Atlético, hoje, é uma casa da “mãe Joana”!

  • J.B.CRUZ disse:

    É nas derrotas que se encontra o caminho do sucesso..
    TELÊ SANTANA DA SILVA, foi campeão brasileiro com o galo em 1.971 e depois hibernou por vinte longos anos..Passou por vários clubes(Palmeiras,Grêmio,voltou ao próprio ATLÉTICO, inclusive a seleção brasileira por duas vezes(82-86)) sem títulos…na década de 90, assumiu o SÃO PAULO e aí veio as glórias que o marcaram para sempre, como um dos maiores técnicos do futebol brasileiro de todos os tempos…
    CUCA é um dos bons técnicos do futebol atual..Ao longo do seu trabalho, tem se destacado como salvador de clubes que estão indo para o “buraco”(segundona;tirou o galo da reta em 2.011)…mas, como na vida há sempre uma segunda chance, teve sua redenção com a Libertadôres pelo próprio ATLÉTICO..

  • Mesmice. Foi perfeito este comentário.. muito embora eu mesmo já tenha comentado sobre a tal mesmice do Cuca e do time aqui. A mesmice não esta somente na forma que o time empata, mas principalmente na tatica do treinador que não apresenta nada de novo.

  • EDUARDO - BH disse:

    desculpe me : – manjada

  • EDUARDO - BH disse:

    É verdade. Durante a transmissao do jogo Brasil X Portugal pelo Sportv, o narrador mencionou a jogada tipica da defesa atleticana em chutar a bola para frente procurando o Jô. O Felipao repetiu neste amistoso. Tá mais que manchada !!!

  • Xavier disse:

    O Helio Alberto Ribeiro tem razão!

    Jogo do Galo é filme repetido desde o final da conquista das Américas….

    Todo mundo já percebeu isso, menos o mestre Cuca?????

    Haja coração…….