Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

O mais transcendente, o mais importante de todos os atos humanos!

Está no livro “À sombra das chuteiras imortais”, do Nélson Rodrigues: “Ora, um tapa não é apenas um tapa: — é, na verdade, o mais transcendente, o mais importante de todos os atos humanos. Mais importante que o suicídio, que o homicídio, que tudo o mais. A partir do momento em que alguém dá ou apanha na cara, inclui, implica e arrasta os outros à mesma humilhação. Todos nós ficamos atrelados ao tapa.”.

Bibliotecadoesporte-Nelson-Rodrigues-640x480-Divulgacao


Escreveu essa crônica nos anos 1950 sobre a agressão sofrida pelo árbitro em um Fluminense x Olaria, na Rua Bariri.

Nos tempos atuais, a cusparada substituiu o tapa em termos de agressão mais humilhante e intolerável. Tanto que as redes de televisão deram quase o mesmo destaque para a cusparada do Willians, do América, que para a vitória consagradora do Cruzeiro, líder do Brasileiro, sobre o concorrente direto, Atlético-PR.

Certamente o jogador do Coelho será punido pelo STJD, alertado que foi por tantos reprises no fim de semana. E, convenhamos, ato impensado, desnecessário, assim como a reação intempestiva do goleiro Matheus, que iniciou toda a confusão, injustificada.


Por outro lado, o Cruzeiro continua revivendo o estilo Telê Santana nessa caminhada rumo ao título: poucas faltas, poucos cartões amarelos e vermelhos, e o mais importante: a triangulação, onde o time todo confunde os adversários numa troca de posições em alta velocidade que torna quase impossível a marcação eficaz. Marcelo Oliveira tem se mostrado um discípulo brilhante e montou um elenco altamente comprometido com o espírito de grupo.


Cada gol do Cruzeiro é comemorado como se fosse de um título; cada agressão sofrida por um companheiro mexe com todo o time, e o respeito ao torcedor a cada fim de partida, com cumprimentos e agradecimentos, de todos, às arquibancadas. Nisso, se assemelha ao Atlético de Cuca na campanha da Libertadores da América.

Companheirismo interno, jogo limpo e respeito ao torcedor são ingredientes que não costumam falhar.

O returno está apenas começando, mas pelo andar da carruagem e pela qualidade dos principais concorrentes, acho difícil alguém tirar o título deste Brasileiro do Cruzeiro.

Um Corinthians, que poderia incomodar, empacou: empatou com o Náutico e perdeu para o Goiás, em casa. O Grêmio era acuado pelo Atlético até o momento em que escrevi este post.

O Botafogo passou aperto com o combalido Santos, na Vila Belmiro, mas fez 2 a 0 e mostrou que está no páreo, apesar da limitação de elenco.


Quarta-feira o Cruzeiro dará um passo mais largo nessa corrida, caso vença o Botafogo, no Mineirão. Um jogo fundamental. É o principal concorrente no momento, que passa por péssimo momento financeiro e tem um grupo de jogadores que é a “conta do chá”. Contusão ou suspensão de um Seedorf é como tirar meio time de campo. Importante frisar a determinação do time e a competência do técnico Oswaldo de Oliveira.


Excetuando-se o descontrole emocional do goleiro Matheus e de alguns outros, o América fez um grande jogo contra o Palmeiras. Tem tudo para conseguir uma das vagas na Série A de 2014.

Uma partida animadora contra o Palmeiras. Caso mantenha o mesmo ritmo, que vem sendo implementado pelo técnico Silas, pode chegar lá.

Matheus é ótimo goleiro, jovem e importantíssimo, mas precisa aprender a se controlar.


» Comentar

Comentários:
0
  • J.B.CRUZ disse:

    O combalido SANTOS está a frente do galo na tabela com os mesmos pontos e 5 gols a mais……….rsrs.

  • carlos santana disse:

    O Combalido Santos empatou com Cruzeiro no mineirão, menos Chico, a bola ainda está rolando!

  • luiz ibirite disse:

    bom dia! pessoal, o placar do jogo de sabado não refletiu se quer o que realmente foi o jogo, um jogo de um time só, e como perde gols esse Cruzeiro, agora quarta será um pedreira e tanto, espero que a casa esteja cheia em busca da 15ª vitória.

  • Thales Rosa disse:

    Pois é Marcio, aqui no trabalho (em Curitiba) ja ouvi que venderam caro a vitoria, que o Atletico-pr foi bem e bla bla bla… so pergunto pros caras: quantas defesas o Fabio fez???

    Ai eles param com o papo… heheheh

    Rumo ao TRI!

  • Marcio Borges disse:

    Quarta feira é a grande “decisão”. O cruzeiro pode abrir uma vantagem que nao sera facil de ser retirada. Mas tem que tomar muito cuidado com o botafogo que esta demonstrando ser um time muito bom e tambem com a arbitragem. Claro que contra esta nao tem jeito de ser previnir mas tem que ter em mente que na duvida sempre sera contra os times de minas.

    O que fizeram no sabado com o cruzeiro foi um absurdo. Nenhum dos jogadores estava impedido e a bandeirinha e o arbitro anularam o gol.

    Na verdade Thales estao dizendo que o atletico/pr foi o unico time que encarou o cruzeiro de igual para igual…onde isto??? Tomaram um vareio e, como voce disse, o Fabio na sujou o uniforme. Menos trabalho para o roupeiro pois vai poder utilizar a mesma camisa na quarta.

  • Márcio Amorim disse:

    Caro Chico!
    Lamentáveis em todos os aspectos: a atitude do “zero à esquerda”, o tal de Willians, e a repercussão exagerada de um ato insano que, infelizmente, é normal no Brasil.

    Coisa semelhante ocorreu na final da Libertadores, competição com muito mais exposição e não teve tamanha repercussão, muito pelo contrário, e nem punição. Pelo menos até agora.

    Pensaram que viriam aqui para “passear” no Independência. Pegaram osso, quebraram a cara e tentam passar a imagem de que foram prejudicados e que não ganharam por causa do empurra-empurra, tão comum, do final do jogo.

    Perderam quatro pontos para o América dos seis disputados. Único fato.
    Continuo achando que falta ao Coelhão um jogador experiente, com liderança e respeitado pelos árbitros, dentro das quatro linhas. Não é o FJ e nem o Alessandro. Quem sabe o Magrão?

    Nem precisa jogar muito, até porque o Willians não joga nada e está lá, cometendo desatinos e emporcalhando a nossa camisa.

  • Thales Rosa disse:

    O Alex fez um de bicicleta aqui no Couto Pereira hoje, de um ponto pro Coritiba… O cara é craque!

  • J.B.CRUZ disse:

    Faltam 17 ——- TRI–TRI–TRI–!!!!!!!!!!!!

  • THIAGO disse:

    Vamo simbora Cruzeiro, vamo que vamo pra cima do bota pra disparar na liderança, e eu já vou adiantar que contra as frangas já iremos colocar uma mao na taça. Estarei quarta ligado ouvindo o pequetito na globo minas quase infartando de emoção.

  • Leonardo disse:

    Pois é, boa vitória do Galo e continuamos em um campeonato de recuperação. Se de acordo com o planejamento do preparador físico esse time não está no ápice, então podemos ficar tranquilos que não vamos ter sustos e talvez quem sabe entrar numa disputa?
    Agora, o que Marcos Rocha e Réver gostam de entregar de gol, não é brincadeira. Dessa vez o Victor salvou nas oportunidades.
    No mais o Galo foi inteligente e começa a jogar com mais inteligência e seriedade.

  • thales rosa disse:

    O Crueiro precisou fazer tres gols para valer um, e tem gente aqui em Curitiba falando que o atletico-pr vendeu caro a derrota. So eles viram isso pois o Fabio não encostou na bola em momento algum.

    O Cruzeiro precisa melhorar a marcação pelo lado do egidio, de resto ta bom demais!

    O time caminha a passos largos para o TRI do brasileiro. Vencendo o Botafogo na quarta o maior adversario fica a 7 pontos.