Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Continua no caminho certo e a razão dos ingleses

Para mim um dos poucos equívocos do Felipão é não chamar o Cássio, do Corinthians. Ontem ele confirmou o que penso dele: é o melhor goleiro do país. As defesas, principalmente no primeiro tempo, evitaram a vitória do Cruzeiro. Andou engolindo uns frangos recentemente, coisa de qualquer goleiro, mas na média, suas atuações são acima da maioria dos colegas de posição.

O Cruzeiro jogou como se estivesse no Mineirão e essa forma de jogar está fazendo a pena ver as suas partidas. Meu conterrâneo Luciano Rocha e o conterrâneo do Domingos Sávio Baião (Ponte Nova), Geraldo Gomes Pinto, cruzeirenses, pediram que eu escrevesse que o time do Marcelo Oliveira está jogando como a Holanda de 1974.

Recomendei a eles o que sempre recomenda o mestre jornalista Rogério Perez: “menos, companheiros, menos!”.

Está melhor que todos os concorrentes, em todos os aspectos, mas o campeonato é longo e não permite nenhum momento de relaxamento.

CRU

—————————

A charge do Duke, no Super Notícia de quinta-feira, mostra a realidade do atual momento do Brasileiro: a Raposa deitada em uma rede, enquanto os seus concorrentes ralam.

É só administrar, até que o título chegue, mas sem achar que já ganhou.

—————————–

E pensar que ainda há quem defenda a volta da fórmula do Brasileiro para a base do “mata-mata”. Cruzeiro e Corinthians empatavam; o Botafogo vencia o Bahia, no Rio, até os 37 do segundo tempo, quando tomou o empate e mexeu consideravelmente com a classificação, nas partes de cima e de baixo da tabela. Aos 44 os baianos viraram o jogo.

É preciso dizer mais alguma coisa?

Só se for por algum interesse inconfessável.

——————————————–

Sábado O TEMPO mostrou reportagem do The Independent, de Londres, valorizando o futebol mineiro, dizendo que Belo Horizonte é atual capital do futebol brasileiro.

Mostrou a campanha do Cruzeiro no Brasileiro e que o Atlético é o atual campeão da principal competição do continente sul-americano. Quando um dos principais jornais do Reino Unido destaca alguém dessa forma é porque o mundo está de olho. E com toda a razão.

Os ingleses só não disseram nessa bela reportagem é que Atlético e Cruzeiro recebem muitíssimo menos dinheiro que os seus concorrentes do Rio e São Paulo, nas cotas de televisionamento e publicidade nas camisas e estádios.

Nem que a diferença está na competência e correção dos dirigentes de ambos, que conseguem montar times melhores, com orçamento absolutamente menor.

———————————————————-

Neste contexto faltou incluir o América, que, por não ter ainda se consolidado na prateleira de cima do futebol nacional, não tem a mesma visibilidade dos seus maiores rivais no estrado.

Mas, apesar dos erros no futebol (contratação do técnico Vinícius Eutrópio em fins de 2012, por exemplo), essa diretoria americana operou milagres nos últimos anos.

É o clube que mais aumentou o seu patrimônio, que tem menos dívidas e que melhor negociou a sua participação na estruturação da Copa do Mundo 2014.

———————————————————————–

CAMFotos: Superesportes

O Atlético marcava um gol antológico contra o Vasco quando eu finalizava a coluna. Com qualquer resultado, não vejo motivo para tanta exasperação dos atleticanos. O time precisa se cuidar para uma competição que poucos clubes brasileiros tiveram o privilégio de disputar, em dezembro. A temporada europeia estará no auge, quando a nossa estará terminada. É preciso preservar os principais jogadores e evitar o rebaixamento no Brasileiro. Pronto!


» Comentar

Comentários:
0
  • audisio disse:

    Caro Anderson, se bem me lembro o cruzeiro não tem as mesmas lembranças de jogos contra o Bala Borussia!

  • Martens disse:

    Thiago , poderoso pra vcs, num liga nao o Vingador das Alterosa vai vingar por Minas !

  • Paulo disse:

    E quem gosta de amarelar em decisões p/ os argentinos e alemões é cruzeirin. Lembram dos enxertos: Donizete Pantera, Bebeto e Gonçalves?
    KKKKKK

  • Paulo disse:

    Pois é Audisio, esse levantando o site Supersportes NÃO faz porque se trata de Galo. Quando é cruzeirin fazem de tudo para levantar o moral dos azuis

  • THIAGO disse:

    Por favor prendam o cachorro raivoso que mordeu o Audisio, ele pode fazer novas vitimas como nosso amigo atleticano que já esta babando de raiva. Vai ver que e por causa da certeza da surra que levarão se enfrentarem o poderoso Bayern.

  • Paulo César disse:

    Torcendo muito para o Criciúma (claro, não contra o Galo…) e Lusa subirem de produção. Já pensaram São Paulo, Vasco, Flamengo, Fluminense disputando duas vaguinhas para o Rebaixamento?

  • Celio disse:

    Seria bom se o Atlético fosse campeão mundial e o Cruzeiro campeão brasileiro.O futebol mineiro ia super valorizar e o dois poderiam exigir igualdade de cota de televisionamento com o eixo Rio São Paulo.Dinheiro no bolso e com essas duas diretorias super competente, sinal de hemogenia no futebol,no minimo mais dois anos para o Estado.

  • Vinicius Campos disse:

    Ainda Bem que o Victor tem crédito. Muito Crédito!

    Tardelli está precisando fazer gols. Está aparentando estar inseguro. Mesmo assim ainda é muito bom jogador.

    O que é preciso no Galo é que o time pare de dar tantos chutões para o ataque. Enquanto o Galo jogou com bola no chão, simplesmente massacrou o Vasco. Poderia ter facilmente feito uns 4 gols no primeiro tempo. Porém como de costume o Galo deu aquela relaxada e passou a jogar nos benditos chutões. Isto acaba com o futebol do Ronaldinho e do Tardelli.

    O que eu não entendo é porque nossos zagueiros tem tanta ânsia de lançar a bola ao ataque. Por que não podem ficar tocando a bola até ter um espaço pra sair jogando fazendo a bola chegar no R10 e no Tardelli. Isto eu não entendo.

    Já entendi e compreendi que o time está se preparando para o mundial, porém é notório pra qualquer um que quando o Galo joga com bola no chão tocando e girando a bola em velocidade, o time envolve completamente o adversário. O Cuca tem que ver isto e corrigir. Temos um time técnico e veloz, mas que a maior parte do tempo joga dando chutões.

  • Anderson Palestra disse:

    Que isso Audísio! só time bala!

  • audisio disse:

    Não somos fregueses de alemães como alguns times da cidade!

  • audisio disse:

    Acho que está chegando o momento de um levantamento dos grandes jogos internarnacionais do Clube Atlético Mineiro para inspiração da sua torcida e dos seus jogadores.
    Me lembro desde criança de grandes jogos Internacionais do Clube Atlético Mineiro. Em particular contra.
    Só para se ter uma ideia da grandiosidade da participação do Galo em torneiros e sua inflência na Europa veja por exemplo esta excursão de 1986:
    No primeiro jogo da excursão, o Galo se vingaria do Borussia Dortmund derrotando a equipe alemã em seu estádio, o Signal Iduna Park, palco da Copa do Mundo FIFA de 1974, por 2 a1.
    Da Alemanha partiu para a Bélgica, onde disputou amistosos em Liège. No jogo de abertura derrotou no Stade du Pairay por 2 a 1, o RFC Liège. Fundado em 1892, no passado ganhou cinco campeonatos da primeira divisão e é um dos fundadores da Federação Belga de Futebol.
    Depois da vitória no primeiro jogo, o Galo foi goleado no Stade Maurice Dufrasne por 4 a 2 pelo Standard de Liège, clube que ganhou dez vezes o Campeonato Belga de Futebol. Um ponto alto da história do clube ocorreu um ano antes quando alcançou a final da Taça das Taças, em que perdeu para o FC Barcelona.
    Da Bélgica o Galo foi para a Suiça jogar o Torneio de Berna. O Estádio Wankdorf, onde seriam realizados os jogos, não trazia boas lembranças aos brasileiros, lá o Brasil foi eliminado pela Hungria nas quartas-de-final da Copa do Mundo FIFA de 1954.
    Mas o Galo Vingador não se importou com a mística negativa do futebol brasileiro naquele ambiente, foi campeão derrotando a dois dos maiores times daquele país: aplicou um 5 a 2 no BSC Young Boys, time que possui 11 (onze) títulos da Swiss Super League (campeonato nacional) e é, ao lado do FC Zürich, o único time suíço que chegou às semifinais da UEFA Champions League.
    Na final o Galo derrotou por 6 a 5 nos pênaltis (depois de empatar por 2 a 2 no tempo normal) o Grasshopper Club, clube que é o maior vencedor do futebol suíço, com o maior número de títulos conquistados no país. Duas passagens do Grasshopper Club pelo Brasil ficaram marcadas. Uma foi em 1952 quando o time suíço veio disputar a Copa Rio Internacional e a outra foi em 1993 quando venceu o Flamengo por 2 a 0 em jogo amistoso no Estádio da Gávea.
    Da Suíça, outra vez o Galo pisaria em solo italiano para disputar alguns amistosos. Primeiro, jogou contra dois clubes modestos do país: Unione Sportiva Triestina (participou 26 vezes da Série A) e Calcio Padova (participou 16 vezes da Série A), ambos derrotados por 2 a 1 pelo Galo.
    No último amistoso, enfrentou a um grande clube, o AS Roma, com quem empatou em 2 a 2, jogando no Estádio Olímpico de Roma. O AS Roma era o campeão vigente da Série A e da Copa da Itália.
    Isso tudo somente em 1986. Por isso digo que considero imensa a chance do Galo ser campeão mundial no fim do ano!

  • J.B.CRUZ disse:

    Caro Chico; ainda bem que você encerrou a coluna antes de terminar o jogo..Livrou-se de ter que comentar o frangaço do Vitor(ossos do ofício) e a recuada do time no segundo tempo quando o VASCO só não virou o jogo, por que este ano está ruim mesmo…

  • Cassiano disse:

    O campeão voltou!!!!! Rumo ao Marrocos……

  • Leonardo disse:

    Me lembro que o preparador físico do Galo falou que o trabalho no campeonato brasileiro ia ser feito de maneira diferente, pois o time deveria alcançar o ápice da forma física perto do final, tendo em vista a disputa do mundial em dezembro. O Galo só joga o suficiente em casa pra abrir vantagem e fora de casa tenta cadenciar o jogo. Não esperem mais que isso pessoal.

  • H.Almeida disse:

    quer dizer que o time azul passou de Barcelona das américas a Carrossel holandês!

    é muita vaidade pro meu gosto,quero ver quando o momento de instabilidade chegar,qual vai ser o limite de tolerância com o atleticano Marcelo!

  • ANTONIO disse:

    quando o a mistura de (ortigoza, farias, welington paulista) que se chama anselmo ramon (perneta) entrou em campo, eu vi que não dava para ganhar o jogo. ele contaminou o time no segundo tempo. ex: o gol incrivel que o junior batista perdeu.

  • kleber BSB disse:

    Bom dia Amigos do Blog,
    Chico concordo 100% com seu comentário sobre o Galão, tem que preservar os principais jogadores para a grande disputa no mundial em dezembro. Esse pra mim é o título mais importante da nossa história e também para nosso futuro.

  • Emilio Figueiredo disse:

    Gol antológico?

  • carlos santana disse:

    Cruzeiro vai ganhar com bastante facilidade o campeonato, Jefferson,Cássio,Cavallieri, Victor,Fábio, são todos no mesmo nível.
    Galo é somar pontos sair da degola, e dar a vida para tentar ganhar o mundial lembrando que antes do time alemão tem um jogo e que não existe time bobo.

  • Julio Cesar disse:

    Bom dia a todos ! Cuca não tem alternativa pra armar o Atletico consistentemente na ausencia de uns e outros. Não era o tal elenco ? Que ele mesmo avalizou ? Porque ele não põe Lucas Candido em prartidas como aquela contra o Coritiba ? Jogo tranquilo , pro rapaz adquirir confiança e jogando ao lado de R10. Lançar o jovem no segundo tempo !! Assisti ao jogo de Corintians X Cruzeiro. Realmente Marcelo Oliveira leva todos os creditos. Não vou cornetar nomes mas , tem jogadores ali , alguns ja ate estão sendo chamados de craques. Me lembrei do São Caetano, que disputou campeonatos chegando ate em final…Menos gente, bem menos !! Daqui a pouco compararam R10, D’Alessandro, Alex (do Inter), Alex (Coritiba), Seedorf com esforçados.

  • Martens disse:

    Dificil de aceitar mais este timinho vai acabar CAMpeao brasileiro, tambem com treinador Atleticano, ta jogando facil.
    Bom pra Minas terra do CAMpeao das Americas.
    Acabei de comprar a edicao de setembro do WorldSoccer e so da GALO.

  • Márcio Amorim disse:

    Caro Chico!
    Antes do injustiçado Cássio, há mais dois: o goleiro do Atlético/MG e o do Cruzeiro, possivelmente nesta ordem. São completos. Ainda que o “peru” do Víctor houvesse decretado a derrota do seu time hoje, ele já acumulou créditos suficientes para não ser execrado. E salvou o time mais uma vez.

    Quanto à sua lamentação de o artigo inglês não citar o América, a culpa é da diretoria pouco ligada na formação de times. Acumula patrimônio e o time nunca decola. O último erro foi submeter-se a influência e imposições de um empresário. E não aproveita nada. Hoje, exceções para o Claudinei e um pouco, muito pouco do Bady, o resto…

  • Alexandre Luiz disse:

    Se houvesse mais algumas rodadas o Atlético era forte candidato. Mas nossa meta é mesmo os 45 pontos. Não adianta nos iludirmos.

  • J.B.CRUZ disse:

    Mais uma vez, show de bola para paulista e o mundo ver..
    Faltam 15….rumo ao TRI…………

  • THIAGO disse:

    O Cuca ficou doido dizer que ainda pensa em ser campeão brasileiro tendo 20 ponto atras, ainda mais tomando sufoco do Vasco sem contar que o Cruzeiro terá que perder 7 seguidas. Realmente ele endoidou.

  • THIAGO disse:

    De novo pênalti a favor do Cruzeiro ( Borges) e o juiz amarelo contra o curintia. Gente eu tenho dó dos times que precisarem de ganhar pra escapar do rebaixamento se pegar os gambas pq a arbitragem e tendenciosa.

  • thales rosa disse:

    Time que quer ser campeão não pode colocar em campo um atacante do nivel do Anselmo Ramon. Com o garoto Alison no banco (podia ser improvisado no ataque) o tecnico me coloca Anselmo Ramon… pelo amor de deus, o Cruzeiro perdeu dois pontos hoje, poderia ter aberto 10 pontos do botafogo. A culpa tambem é de Julio Baptista que foi fominha e perdeu um gol feito, era so tocar para o Dagoberto…

    No mais a rodada ajudou o Cruzeiro que abriu mais um ponto do Botafogo, que perdeu…

    Cruzeiro rumo ao TRI do Brasileiro!!

  • Raws disse:

    Chico, enviei para você via email uma matéria sobre um drama que um time de futebol amador de Sete Lagoas está vivendo. Estive lá com o time do Jaraguá cujo responsável é o ex jogador Rômulo e esqueci de ressaltar o grande profissional que o mesmo se tornou com a meninada, diciplinador, dedicado e com aquele estilo “paizão”. Como seria bom se todas as escolinhas de futebol tivessem um profissional como ele…