Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Juntos, os jogadores de futebol podem conseguir mudanças positivas para o futebol brasileiro

Do jornal Zero Hora, de Porto Alegre:

* “Em busca de mudanças

ZEROHORA

Em mobilização inédita, jogadores das séries A e B pedem reunião com CBF para discutir calendário de 2014

Nove atletas da dupla Gre-Nal assinam documento que pede o encontro

Em uma mobilização inédita, jogadores dos principais clubes das séries A e B do Campeonato Brasileiro divulgaram uma nota, nesta terça-feira, em que demonstram preocupação com o calendário de jogos divulgado para a temporada de 2014. Em um movimento de pressão à Confederação Brasileira de Futebol (CBF), os atletas afirmam que “Queremos ser uma parte mais efetiva deste movimento que se faz extremamente necessário e, para tanto, solicitamos uma reunião com a entidade que administra o futebol brasileiro (CBF) para tratar de questões propositivas e de comum interesse.”

Ao todo, 75 jogadores assinam a nota.

Procurada na manhã desta terça-feira, a CBF informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que ainda não havia recebido o documento, e que só irá se manifestar após tomar conhecimento do teor da manifestação.

Confira a íntegra da nota:

Nós, atletas profissionais de futebol, com representantes em clubes das séries A e B do Campeonato Brasileiro, vimos, de forma oficial, demonstrar nossa preocupação com relação ao calendário de jogos divulgado na última sexta-feira (20/09) pela Confederação Brasileira de Futebol para o ano de 2014.

Devido ao curto período de preparação proposto e ao elevado número de jogos em sequência, decidimos nos reunir, de forma inédita e independente, para discutir melhorias em prol do futebol e da qualidade do espetáculo apresentado por nós a milhões de torcedores.

Queremos ser uma parte mais efetiva deste movimento que se faz extremamente necessário e, para tanto, solicitamos uma reunião com a entidade que administra o futebol brasileiro (CBF) para tratar de questões propositivas e de comum interesse.

Estamos convictos de que dar esse primeiro passo significa caminhar na direção do profissionalismo, da transparência e da busca pela excelência no futebol de alto rendimento praticado no Brasil.

Contamos com o apoio de outros atletas e convidamos todos os profissionais do futebol e apaixonados pelo esporte a se unirem a nós nesta iniciativa em benefício do futebol brasileiro.

Informaremos ao público o andamento e os resultados desta nova discussão assim que possível

Sem mais para o momento,

Alessandro (Corinthians)
Alex (Coritiba)
Alex (Internacional)
Alexandre Pato (Corinthians)
Anderson (Paraná Clube)
André Rocha (Figueirense)
Arouca (Santos)
Barcos (Grêmio)
Bolívar (Botafogo)
Cássio (Corinthians)
Ceará (Cruzeiro)
Cícero (Santos)
Corrêa (Portuguesa)
Cris (Vasco)
D’Alessandro (Internacional)
Dedé (Cruzeiro)
Deivid (Coritiba)
Dida (Grêmio)
Diego Cavalieri (Fluminense)
Douglas (Corinthians)
Edson Bastos (Ponte Preta)
Edu Dracena (Santos)
Edu Schimidt (Sem Clube)
Elano (Grêmio)
Elias (Flamengo)
Fabinho (Criciúma)
Fábio (Cruzeiro)
Fábio Santos (Corinthians)
Fabrício (São Paulo)
Fahel (Bahia)
Felipe (Fluminense)
Fernando Prass (Palmeiras)
Gilberto Silva (Atlético-MG)
Ibson (Corinthians)
Jadson (São Paulo)
Jefferson (Botafogo)
Juan (Internacional)
Júlio Baptista (Cruzeiro)
Juninho Pernambucano (Vasco)
Kleber Gladiador (Grêmio)
Lauro (Ponte Preta)
Léo Moura (Flamengo)
Leonardo (Criciúma)
Lima (Portuguesa)
Lincoln (Coritiba)
Lúcio Flávio (Paraná Clube)
Luís Alberto (Atlético-PR)
Luís Fabiano (São Paulo)
Luís Ricardo (Portuguesa)
Maldonado (Corinthians)
Marcel (Criciúma)
Marcelo Lomba (Bahia)
Marco Antonio (Atlético-PR)
Moisés/Meia (Portuguesa)
Moisés/Zagueiro (Portuguesa)
Neto Baiano (Goiás)
Paulo André (Corinthians)
Paulo Baier (Atlético-PR)
Paulo Cesar (Sem Clube)
Rafael Moura (Internacional)
Rafael Sobis (Fluminense)
Roberto (Ponte Preta)
Rodrigo (Goiás)
Rogério Ceni (São Paulo)
Serginho (Criciúma)
Souza (Portuguesa)
Thiago Ribeiro (Santos)
Tinga (Cruzeiro)
Titi (Bahia)
Valdívia (Palmeiras)
Valdomiro (Portuguesa)
Victor (Atlético-MG)
Wendel (Vasco)
William (Ponte Preta)
Zé Roberto (Grêmio)

http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/esportes/brasileirao/noticia/2013/09/em-mobilizacao-inedita-jogadores-das-series-a-e-b-pedem-reuniao-com-cbf-para-discutir-calendario-de-2014-4279550.html


» Comentar

Comentários:
0
  • sergio drummond disse:

    Olá, boa noite! Eu espero, também, que os jogadores coloquem em discussão a questão dos horários dos jogos, principalmente, durante a semana…

  • Por falar em “endeusar certos elementos”, tem gente aí que ainda morre de amores pelo Alex, do Coritiba. Sim, àquele mesmo Alex que literalmente deu uma banana para a torcida (?) celeste que abraçou o pirulito da Pça Sete “exigindo” seu retorno! Vá entender…

  • Oliveira disse:

    Proponha reduzir o salário de acordo com redução de jogos e vamos ver o que eles acham . Se fizerem um levantamento de quantos minutos cada atleta jogou durante o ano de 2013 vamos ter uma grande surpresa com a grande maioria desta lista.

  • mauricio souza - serrano disse:

    Tem gente falando que os jogadores do Galo, não assinaram o manifesto. Agora, eu não vi o Pelé (o da lei pelé) que tirou os passes dos times e pôs nas mãos dos empresários, opinar, não vi o Zico (da lei zico) que ajudou os bingueiros em todo país, opinar, não vi o Kalil, o Gilvan o ZZ opinar. E outra coisa, não vi ninguem da imprensa, questionar isto. Interessante!!!!!!

  • Thales Rosa disse:

    Mandou bem Anderson Palestra, as pessoas endeusam certos elementos que não devolvem nada de bom a sociedade.

    Uma das coisas boas dos Americanos é a consciencia dos mais ricos de que a riqueza deles veio da sociedade e que eles precisam retribuir a sociedade de alguma forma essa riqueza. Muitos fazem fundações como a fundação MOORE (do Gordon Moore inventor do Chip de computador e dono da Intel) que preserva o meio ambiente, inclusive no BRASIIL.
    Ou a fundação GATES (do Bill Gates) que distribui alimentos e educação na Africa.
    Tem ainda a fundação CAPRIO (do Leonardo de Caprio) que tem trabalhos socioambientais na Africa.
    A fundação Bradley ( de tom Bradley maior jogador de futebol Americano) que ajuda Crianças carentes na Africa.

    Se pesquisar vai ver as diversas fundações que existem la nos EUA.. aqui alguns jogadores sabios montam fundações.. mas são muito poucos como Rai, Cafu, Guga…

    e como voce disse Anderson, estudo não é garantia de sabedoria.

  • Jonathan disse:

    Amigos, não podemos comparar o calendário europeu com o nosso.

    Todos se lembram apenas da quantidade de jogos serem quase iguais, mas o que todos esquecem é que a pré-temporada dos times de lá é muito maior e melhor planejada! Simplesmente por esse fato já descredencia a comparação.

    Outro fator interessante é que todos jogam a responsabilidade para a Globo, sendo ela a grande vilã da história.

    Temos que colocar em mente que a emissora vive de patrocínios, e esses patrocínios só anunciam suas marcas neste esporte porque existe um público potencial que consome o “produto futebol”. Pois bem, se o consumo do “produto futebol” diminuir (menos compra de pay per view, camisa dos clubes, menos audiência na TV), os patrocinadores irão estudar alternativas para a recaptação deste público. Assim que todos verem que o consumidor parou o consumo por causa das péssimas condições, estes patrocinadores exigirão adequações da emissora a demanda exigida pelo público.

  • Paulo César disse:

    Sei não… Está me cheirando a oportunismo. A maioria jogou na Europa. Lá, quase todas as semanas, é jogo no meio e no fim de semana. Estão fazendo este alarde todo por causa da maratona que Inter, São Paulo e Santos enfrentaram recentemente, exatamente por interesse dos clubes.

    E alguém aí falou que a grande maioria era de veteranos. Interessante reflexão. Por que Alex não dava esta “grita” quando jogou duas vezes por semana nos últimos anos na Turquia? Porque ainda era novo?

    Outra: esse Seedorf (que “ameaça” abraçar a causa) se mostrou um grande jogador, mas fora de campo é meio “mala”. Ontem, ouvi na Rádio Globo do RJ que ja tem gente no Botafogo de saco cheio pela ingerência dele na vida pessoal dos jogadores e seu autoritarismo. E não foi a primeira ou segunda vez que ouvi coisa do tipo.

  • Marcio Borges disse:

    Acho que tem que melhorar mas é muita reclamação. Os caras são ATLETAS profissionais. Vejam o exemplo do volei. Os caras jogam dia sim dia não, praticamente, quando tem um torneio importante e nao vejo ninguem reclamar. E as partidas antes duravam duas horas. vejam o tenis com duraçao de até tres horas com um atleta somente. Acho que então deveriam repensar tambem a REMUNERAÇÃO destes atletas e passarem a ganhar por produtividade. Tem jogador que fica um mes sem fazer um gol e nao deixa de receber em dia. Outros são expulsos de forma infantil, como foi o dagoberto e o fernandinho e nao deixaram de receber.

    Tem que moralizar o calendario mas os jogadores tem que começar a dar uma resposta apos as mudanças ou entao vai ficar muito feio…

  • Márcio Veloso disse:

    Sou contra futebol as 22:00 horas por causa de novelas (detesto), mas jogador de futebol só quer mordomia. Ano passado, tiveram duas férias, em dezembro e durante a Copa das Confederações e ano que vem a mesma coisa. Não gostam de treinar, ganham salários astronômicos e podem muito bem jogar duas partidas por semana. Muitos deles, assim que termina uma partida vara a noite em baladas. Os campeonatos regionais, podem ser disputados com times mistos.
    Jogador de futebol podia cumprir a jornada de trabalho de um operário assalariado e assim perceber que vivem num paraíso.

  • Martens disse:

    A uniao faz a forca, que sirva de exsmplo para todo o Brasil so nao pode ser fogo de palha. Nos como torcedores poderemos sair ganhando com esta mobilizacao.

  • thales rosa disse:

    Duke o mestre fez uma charge sobre o devaneio do Cuca ser campeao Brasileiro…

    http://www.otempo.com.br/charges/charge-o-tempo-24-09-1.718235

  • Anderson Palestra disse:

    Reparem que a maioria é de veteranos ou mais novos que já estão apodrecidos de tanto dinheiro.
    Há um medo velado dos mais novos e dos menos afortunados.
    Um colega em outro post sentiu a falta de jogadores do Atlético, somente 2.
    Numa hora dessa que pergunto e faço isso sem paixão clubística, que merda de ser humano é esse Ronaldinho? É um egocêntrico, rico, famoso e acéfalo que está se lixando para os colegas menos afortunados.
    Em compensação tenho que elogiar o posicionamento do Vítor, o cara pode ter dado um tiro no pé em uma convocação para a copa do mundo, porém, mostra-se um cara centrado, inteligente e alheio ao próprio interesse indireto. o direto é a diminuição de jogo.
    O sujeito não precisa ter escolaridade, o Gilberto Silva trabalhava na lavoura de cana em lagoa da Prata, por certo não pode seguir nos estudos, mas de longe mostrou-se mais sábio que interesseiros e cabeças de vento.

  • J.B.CRUZ disse:

    O futebol virou comercio..Praticamente quem financia os salários milionários dos grandes jogadores é a GLOBO…Aposto um centavo, que na primeira reunião da C.B.F. GLOBO com os clubes e jogadores, todos sairâo com aquele sorrisão e o calendário de 2.014(com pequenas modificações) mantido conforme planejado pela C.B.F….

  • Paulo disse:

    Parabéns ao Jornalista Flávio Anselmo pelo profissionalismo e independência Essa matéria dele NIN GUÉM da imprensa tem ou terá a coragem de publicar, exceto o jornal Hoje em Dia:
    http://www.flavioanselmo.com.br/2013/09/juiza-federal-cassa-perrela-por-tres-ano.html#comment-form

  • João disse:

    Acho que esse movimento é bom para quem detém dos direito de transmitir os jogos que serão mais competitivos…. quero ver jogador ser profissional e parar de dizer que tal time perdeu rendimento pq tá de ressaca e o profissionalismo…. Chico quero ver clube como irão se portar.

  • Paulo disse:

    Mas como são caras de paus esses jogadores. A maioria desses ganham mais de 500 mil mês, fora os direitos de imagens, bichos, Luvas, Comem do bom e melhor, Viajam pelo mundo a fora de avião, se hospedam em Hotel 5 estrelas e eles querem jogar só uma vez Mês?
    Dida, Zé Roberto, Juninho Pernambucano, Juan, Tinga, Alex, Cris, Ceará, Dracena, Gilberto Silva, e outros mais Já passaram do 36 (TRINTA E SEIS) anos e Não largam O OSSO!
    Vão todos para o colo do capeta!!!

  • zécarlos disse:

    Em boa hora os jogadores mais esclarecidos se mobilizam pelo reconhecimento de sua condição de trabalho. É um pouco triste notar que apenas Gilberto Silva e Victor do Galo aderiram ao movimento.
    Gostaria muito que houvesse uma mobilização dos torcedores também para fazer valer seu direito de ver o time jogar. Os últimos jogos do Galo só passam no premier e quase nunca é reprisado nos sportv. Estamos colonizados.

  • @cabrito2606 disse:

    Chico,

    Será que a Globo vai conseguir aliciar tanta gente assim, tentando manter $eu$ intere$$e$ no calendário deste futebol dela, dando apoio para os atletas se candidatarem à cargos políticos nas próximas eleições?

    A CBF é uma cozinha da Globo, ou não?

    Quando os presidentes de Clubes fingem uma reunião para mudar o que não querem mudar, a Globo pi$a forte, distribuindo cargo$ público$ para uns, como os Perrelas e tantos outros iguais.

    Esqueceram do FLuC?

    A LIBERDADE deste futebol viciado passa pela derrubada da Globo.

    Liberdade ou Globo, Brasil!

    @cabrito2606