Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Reação dos atletas tem as suas razões e pode despertar a categoria

Notas das minhas colunas de hoje no O Tempo e Super Notícia:

Este movimento dos jogadores contra o calendário da CBF é uma ótima oportunidade para se iniciar discussões mais profundas do nosso futebol. Aliás, surge tardiamente já que os atletas nunca se preocuparam com questões fundamentais da profissão deles, com raras exceções.

A única entidade de credibilidade no país é a Fundação de Apoio ao Atleta profissional – FAAP – entidade presidida por Wilson Piazza, que nasceu da união das Agap’s de cada estado. Piazza é um batalhador da categoria, junto com outros poucos abnegados, que sempre reclamaram a omissão da categoria, principalmente quando o jogador é jovem e está em franca atividade.

Só depois

Quando para e se vê em dificuldades é que procura pelas entidades, em busca de socorro. Quando tinha fama e espaço na mídia não tomava conhecimento e normalmente nem recebia as lideranças ou atendia aos seus telefonemas.

E por incrível que possa parecer, em torno de 80% passam enormes dificuldades, em todos os aspectos, depois que a idade os obrigam a pendurar as chuteiras. Este quadro não mudou dos anos 1970 para cá, quando o movimento classista e sindicalista começou a surgir no futebol profissional.

Reação

O movimento recém surgido, com a assinatura de 75 jogadores dos principais clubes do país, visa por enquanto, questionar o calendário de 2014, divulgado semana passada pela CBF. Ele obriga aos clubes a jogar mais, em menor espaço de tempo, por causa da Copa do Mundo, fazendo com que haja até três jogos numa mesma semana, para alguns.

Como os clubes cumprem seus acordos com a Globo e CBF, os atletas têm de reagir.

Bom senso

Os jogadores escolheram um bom nome para batizar a nova entidade que está surgindo, “Bom Senso FC”, e certamente eles mesmos não deverão ser incoerentes nas reivindicações. Não acredito que queiram exigir apenas um jogo a cada semana, por exemplo, já que nem a Europa se dá mais a esse luxo, em função das várias competições nacionais e continentais.

Esse tempo ficou nos anos 1980.

Planejamento

A qualidade do futebol de cada time e consequentemente do espetáculo está diretamente ligada à condição física dos atletas. Não tenho a menor dúvida que o Atlético “voou” na Libertadores da América e o Cruzeiro está “voando” no Brasileiro, porque as diretorias peitaram a FMF para que a fórmula do Campeonato Mineiro previsse menos jogos para eles.

Fôlego de sobra

Com a excelência dos seus equipamentos na Cidade do Galo e Toca da Raposa, da competência dos seus preparadores físicos, fisioterapeutas e médicos, foi possível cumprir um planejamento traçado pelas comissões técnicas ainda em 2012, que deixassem os jogadores em ponto de bala no momento certo.

Notem que o mesmo “fenômeno” dos jogos do Mineiro se repetiram e repetem em jogos cruciais da sequência da temporada: da metade do segundo tempo em diante os adversários da nossa dupla “morrem” fisicamente.

———–

DUKECUCA

E ainda essa “Verdade Verdadeira do Duke”, sobre o Cuca e os seus cálculos!


» Comentar

Comentários:
0
  • Os médicos recebem uma bagatela em relação aos jogadores, e olhe o tempo deles nos hospitais e clinicas, já os jogadores possuem altíssimos salários, praticam seu trabalho, jogar futebol, que além de ganhar muito dá alegrias, prazer, portanto os atletas, até pelo tratamento que recebem, diferenciado nos clubes, na alimentação, atendimento médico, exames, dentistas, habitação, convenhámos, querem trabalhar menos ? hoje depois de um cansaço pós jogo existem mecanismos de volta a calma rápidos, para finalizar, a globo anunciar antes da programação que veremos os melhores momentos de meu galo e Crciúma, so pode ta de brinacadeira, Marcos Rocha so passa para o adversário, Pierre e Josué entram de primeira iguais aos touros nas touradas, ai até o fraco adversário da olé, Leo e Rever amargam um péssimo momento que não termina, Jô faz falta antes da bola chegar, fica fácil até o péssimo juiz deixar de marcar, Fernandinho depois de uma semana de elogios da imprensa, esqueceu de fazer jogadas proveitosas, Dátolo anunciado nem entrou, Beróla sempre útil nas últimas ntradas sempre é esquecido pelo caseiro e amigão técnico CUCA, se estamos como alguns comentaristas dizem, estamos no abismo, estou com um medo danado da atitude de nossa equipe nas últimas apresentações, e depois assistir Bota e Fla, ninguém erra passes, correm, lutam e vão na bola, a comparação foi por ter visto na TV um após o outro, falta vontade, categoria, calma, traquilidade a maioria de nossos atletas, dai ser preciso a cabeça do timoneiro, veja os teipes do jogo Cuca, verás as entradas idiotas e faltosas de Pierre e Josúe, ensine-lhes a marcar e roubar e sair jogando, na bola e com a bola, Pierre chega ao ridículo de chutar no rumo do nariz, jogando no Galo ?e Jô porque não da lugar ao voluntarioso Beróla ? e da condição de jogo ao Cézar, lateral direito, ali tá uma avenida, no gol de ontem, o cruzamento saiu novamente dali.

  • Olá, Chico!
    Se os jogadores tivessem um mínimo de intelectualidade teriam uma percepção mais apurada dos fatos, consequentemente, não se submeteriam a tantas mazelas vindas das federações e Clubes. Aliás, os clubes que coloquem suas barbas de molho… Os tais dirigentes que insistem em gerir o futebol como se fosse uma “zona”, não terão vida fácil como em outros tempos em que se “prostituiam” com a receita, transformando os clubes em verdadeiras meretrizes, e os mesmos só não abriram concordata por causa do cliente “torcedor” que ainda “compra”.

  • mauricio souza - serrano disse:

    Sei não viu, mas este manifesto dos jogadores está me cheirando armação da globo com a cbf, senão vejamos.
    Para diminuir datas e ter jogo todas as quartas e domingos, só com a extinção de pontos corridos, coisa que a globo adoraria, pois os times do eixo não sairiam da sua grade.
    Com a extinção dos pontos corridos, os times ditos grandes, jamais cairiam, só se for por causa de muita incompetencia na administração, pois aí, teriam os juizes dos esquemas.
    Com mata mata, a audiencia é fantastica para a globo.
    Com mata mata, a chance de times grandes cair são poucas pois tem aqueles esquemas, dos juizes caseiros que na hora puxam para os mais fortes.
    Isso sem falar nos regulamentos que misturam times de segunda com a primeira e classifica quem ganhar no mata mata, tem a tal da repescagem, time do clube dos treze ficar em ultimo não cai, e por ai vai.

  • A prioridade do Galo é o Mundial, más não custa nada ganhar o Brasileiro.