Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Os bandidos que infernizam o futebol e a Constituição Cidadã do Dr. Ulisses

Nessa discussão sobre os bandidos que afugentam as pessoas de bem dos estádios de futebol, gostei muito do comentário feito pelo Delegado de Polícia Civil Walcely Antônio de Almeida, mineiro, de Teixeiras (perto de Viçosa), porém, trabalhando há alguns anos em Macapá-AP.

Ele inclui a imprensa no rol dos culpados da impunidade no Brasil que sustenta essa bandidagem.

Longe de ser corporativista, mas entendo que só através da pressão da imprensa é que incontáveis crimes são desvendados e punidos no país.

Estamos todos no mesmo barco, perigoso e injusto, chamado Brasil.

Entendo também que a maior culpada pela violência nacional é a Constituição Federal, que está completando 25 anos este ano.

Demagogicamente chamada de “Constituição Cidadã” pelo então presidente da Câmara, Ulisses Guimarães, ela passou a proteger e dar mais “direitos” aos criminosos, além de acuar as polícias no trato aos bandidos, em todas as áreas.

Vagabundo passou a ser classificado como “cidadão infrator”. Réu confesso é chamado de “suspeito” ou “suposto autor”.

Tratá-lo como assassino, ladrão, bandido, criminoso, vagabundo pode gerar uma ação por dano moral contra quem o chamou disso, seja policial ou repórter.

Os advogados dos bandidos passaram a ter mais brechas para mantê-los fora da cadeia ou tirá-los de forma rápida e rasteira.

Leis para punir até existem, aos montes, mas as que aliviam são mais eficientes, mais acionadas e por consequência, mais caras, rendem mais honorários.

Neste caldeirão, criminosos de alto escalão e pés de chinelo, se misturam e se beneficiam, em detrimento da maioria da população.

Por trás disso tudo há uma “indústria da violência” que garante bilhões de lucro à “indústria da segurança”, que vende equipamentos e serviços de vigilância e proteção para todos nós.

Em sua maioria os donos dessas indústrias são profissionais e ex-profissionais da política, polícias, justiça e também da imprensa, como parte dessa engrenagem perversa.

Tudo fomentado e garantido pela “Constituição Cidadã” do finado Ulisses Guimarães e daqueles que o então sindicalista Luiz Inácio chamou de “500 picaretas”, que até virou música de sucesso dos Paralamas.

Depois, Luiz Inácio virou presidente, e tudo continuou como dantes!

Confira o que escreveu o Dr. Walcely Almeida

* “Quando uma pessoa está doente precisa de médico, enfermeira, farmácia, hospital.
O Brasil e um país socialmente doente, diria quase em coma.
As pessoas não mais respeitam leis, regulamentos, nenhuma regra de conduta social.
Por isso, cada dia mais, se precisa da polícia, de advogados, da justiça.

Pode-se mensurar a gravidade da patologia pelos milhões de processos judiciais que tramitam, quase todos litigando contra todos.

Obviamente nos estádios não seria diferente.

O problema e bem mais amplo e de solução bem mais complexa.

Porém, não deixo de culpar a imprensa.

Em sua programação sensacionalista, o dia inteiro, se vê pessoas reclamando por seus “direitos”.

Hoje se fomenta a ideia de que existem direitos sem os respectivos deveres. Uma sociedade individualista e sem respeito coletivo.”

ULISSES

Ulisses Guimarães e a clássica foto com a “Constituição Cidadã”


» Comentar

Comentários:
0
  • ivan junior disse:

    Este ulisses era um dos maiores bandidos deste país. Esta constituição é dúbia sendo excelente em alguns pontos e pessima (para o povo) em outros pontos. Este senhor era tão ordinario que nem o corpo os bombeiros encontraram.

  • J.B.CRUZ disse:

    Concordo IPSIS LETERES, com o que disse o Dr. Delegado…A CONSTITUÇÃO é boa, as leis vigentes são boas, mas, os executores das lei são péssimos…Falta é responsabilidade e competência ás pessoas que ora estão investidas no poder….Todos nós sabemos distinguir o CERTO do ERRADO..

  • Paulo disse:

    Estive no Indepa e asssiti toda briga entre a bandidagem. No momento da confusão tinha apenas 3 Pms que também levaram empurrões. Minutos depois chegou reforços, una 10 pms e eles chegaram descendo a borracha nos bandidos que nem assim se intimidaram.
    A torcida Galo na veia sofreu com a outra parte da bandidagem que jogaram de tudo …E a PM não fez nada. EU não vi ninguém sendo pego.
    Comentei com meu primo que eu já tinha alertado a diretoria do Galão dias antes do jogo aqui no Blog e não deu outra. A bandidagem aprontou sem nenhum obstáculo!!!

  • Julio Cesar disse:

    Chico, diante das ultimas noticias sobre gravação telefonica em SP, constata-se que a culpa é de todo mundo. Corrupção nas policias existe e tudo mundo sabe !! Porque o governador de SP nem cara de espanto fez? E agora vai punir, vai tomar medidas energicas. Ta me cheirando a palanque: o “destemido governador”. Se a corrupção esta rolando solta é porque esta sendo permitido.
    Voltando ao futebol: “jornal diz que CBF conta com Diego Costa”. Que absurdo: o jogador nunca esteve nos planos de treinador algum de seleção e agora que ele pode se naturalizar e jogar a copa em uma seleções favoritas. Brincadeira !!!

  • Mais uma vez brilhante seu pensamento Chico… é claro que foi um resumo e que outras particularidades se empregam ao descaso em relação á violência.

    Ainda sou daqueles que vê a educação como a base de toda e qualquer sociedade… E você que roda o mundo atraves do esporte, tem bem um parametro de comparação com o nosso pais.

    A solução para a violência acaba por ser uma engrenagem envolvendo, educação, codico penal, constituinte, corrupção e sistema prisional.. este ultimo, uma verdadeira escola para o crime.

    A impunidade, que esbarra em alguns desses aspectos, sem duvidas estimula o aumento da violência a medida que o “cidadão” esta garantido pelo codigo vigente no Brasil.

    Qunato a imprensa, não a vejo como total colaboradora para o crescimento da violência. Vender noticia e informação é o seu papel e isso existe desde que a sociedade se organizou.

    Por outro lado a forma como alguns meios de comunicação abordam a criminalidade, satirisando e minimizando a violencia leva sim á criminalidade á um status de certo “glamour”.

    Acho que falta sim empenho e vontade para se fazer um pais melhor.. vejamos o caso da Colombia que reduziu consideravelmente a criminalidade em seu territorio.

    O Brasil não pode medir esforços, e tem que trazer parceiros experientes em combate a criminalidade para somar.

    Pode mudar constituinte, pode mudar o codigo penal e podemos até criar um sistema prisional eficiente… mas se não mudar o conceito, se não mudar o caráter nada vai mudar. E conceito e carater tem como base a boa educação.

  • mauricio souza - serrano disse:

    Volto a dizer, pela enésima vez, a Constituição, foi feita por Politicos, e a maioria dos políticos são bandidos, travestidos de deputados, senadores, e é por isso que a constituição, lhes dão tantas brechas na lei.