Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Democracia à brasileira, mudanças a vista no blog e 22 anos do jornal SETE DIAS!

Obrigado ao Marcos Vittório que enviou o seguinte comentário ao blog nesta manhã de sexta-feira:

* “No Brasil ouvimos cada coisa antagônica que desanima qualquer um.

Defendem ferrenhamente uma democracia que não existe.

O cara se elege a custa da ignorância de muitos e vive uma vida de monarca com todas as regalias possíveis e impossíveis de se imaginar.

São seres humanos acima do bem e mal, que utilizam verbas publicas para quase tudo à custa do trabalho e impostos pagos por todos.

Ainda cometem crimes utilizando o dinheiro publico e quando descobertos ainda se consideram vítimas.

Mas tudo está dentro da legalidade, legalidade essa que eles mesmos escrevem, porém muito longe da moralidade.”

Marcos Vittório

Congresso

—————————-

E eu emendo: a falta de educação e cultura é de interesse da maioria da classe política, já que um eleitorado desinformado e sem capacidade de raciocinar elege e reelege bandidos de toda ordem.

O escândalo de hoje é encoberto pelo de amanhã, que fica esquecido pelo de depois de amanhã e assim caminha o Brasil!

Mandatos são comprados para todas as instâncias: de líderes comunitários a sindicais, passando por vereadores, deputados, prefeitos, governadores e até presidentes!

Com um povo sem educação e cultura fica fácil tocar essa ciranda!

Quem está fora do poder aponta os defeitos de quem está na cadeira, que por sua vez diz que é “intriga da oposição”.

Quando os papéis se invertem, os discursos também se invertem.

Mas nem situação, nem oposição ou eventuais “terceiras vias” ousam mexer nos privilégios que estes cargos têm; seja do executivo, legislativo ou judiciário.

Mexer neste “status quo”  que José Sarney batizou como “liturgia do cargo” é inimaginável, porque cortaria tetas demais.

O Brasil não tem nenhuma chance, pelo menos nesta e nas próximas gerações, de um ou dois séculos, de se tornar uma democracia tipo Austrália, Coreia do Sul, ou, para ficar aqui na América do Sul, um Uruguai ou Chile, onde se investiu em educação no passado e a população atual faz questão de manter e se preciso, vai às ruas para defender e garantir.

Este tipo de democracia garante a eles qualidade de vida, liberdade de ir e vir e prazer de ser cidadão, pagador de impostos e cumpridor de deveres.

Onde há justiça e transparência pública, há também mais oportunidades e menos violência.

O dinheiro público dá para garantir os direitos básicos do cidadão, previstos pela Constituição Federal.

A minha desilusão com a política brasileira é total e por consequência com o país.

Para os detentores do poder, o cidadão brasileiro só serve para pagar impostos, pois aí as mamatas estarão garantidas, para eles, seus filhos e demais chegados.

Terça-feira passada, no programa Rádio Vivo, do José Lino, na Itatiaia, entramos neste assunto e o exemplo do dia foi a situação do Gustavo Perrella, deputado estadual, candidato a federal em 2014.

Alguém duvida que ele será eleito com uma quantidade impressionante de votos?

O resto, é perfumaria e futebol, este esporte apaixonante mundo afora que serve para muita lavagem de dinheiro, enriquecimento ilícito e mutretas, difíceis de se flagrar, porque a maioria absoluta dos torcedores é cega de paixão e vê conspiração contra o time dele em qualquer crítica que é feita, por mais óbvia que seja.

Claro que há todo tipo de esquema no futebol, como na política e no mundo empresarial, só que é um mundo à parte, onde a justiça comum a todo mortal não tem os mesmos poderes de ação.

Por exemplo: para se comprovar a armação de um resultado, só usando os mesmos mecanismos que a polícia usa para desmascarar corruptos, traficantes de drogas, homicidios e coisas tais: escutas telefônicas, rastreamentos de movimentações bancárias, enfim.

Nas raras vezes que isso ocorreu no mundo da bola, jogadores, cartolas e árbitros foram apanhados com a mão na massa no Brasil.

Manchetes foram geradas, jornais e revistas bateram recordes de venda, audiências radiofônicas e televisivas se multiplicaram e o país se comoveu, pois futebol envolve a “segurança nacional”.

Passada a pseudo caça às bruxas, e daí?

Alguém se lembra da máfia da loteria esportiva dos anos 1970, ou da máfia do apito que bagunçou o Brasileiro de 2005?

Quem está preso? Quem devolveu o dinheiro fruto das armações?

Vivemos no país do “me engana que eu gosto”, ainda mais no futebol.

Tomemos como um dos exemplos os comentários neste blog. Felizmente, muitos, possivelmente a maioria, da melhor qualidade, que geram bons debates, mas também uma quantidade de idiotices, agressões gratuitas e injustificadas, que nos fazem duvidar da inteligência humana.

Aliás, vamos fazer muitas mudanças no blog e dentro de algumas semanas haverá muitas novidades, em todos os aspectos.

Uma delas, é que haverá um controle maior dos comentários, com o objetivo de elevar e incentivar o debate.

Muita gente não arrisca fazer comentários aqui porque sabe que, dependendo da opinião, soferá uma agressão indevida e gratuita.

Não busco audiência a qualquer custo e todo tipo de agressão será vetada.

Prefiro leitores e participantes sensatos, ainda que poucos, do que uma multidão de troglodistas e cabeças cozidas.

Quem quiser ofender e trocar ofensas que procure um dos incontáveis espaços da blogosfera por aí.

Este tipo de gente não me interessa.

—————————————–

Hoje é um dia particularmente muito feliz para mim porque o jornal SETE DIAS, que criei em Sete Lagoas e região completa 22 anos!

SD

Quantas empresas atingem essa idade no Brasil, principalmente na área da comunicação e ainda mais no interior de Minas?

E quem conhece o nosso jornal sabe da nossa linha: nunca nos misturamos com a politicagem ou grupos empresariais bandidos, desses que arrebentam com uma comunidade para atingir os seus objetivos comerciais.

Pelo contrário, essa gente sempre foi tratada no “bico da chuteira” pelo SETE DIAS!

Por isso é que nunca ganhamos e nem ganharemos muito dinheiro.


» Comentar

Comentários:
18
  • Luiz Fernando disse:

    PARABÉNS AO JORNAL SETE DIAS!!
    Parabéns Chico Maia!
    Orgulho de Sete Lagoas e de Conceição do Mato Dentro.

  • CHICO MAIA ,parabéns pelos 24 anos do JORNAL SETE DIAS,sei como é doloroso fazer jornal no interior principalmente sem prender o rabo com os políticos fui “dono” do JORNAL BOLA NA REDE em BETIM .

  • Martens disse:

    E ai Chico, acredito eu, ser um dos mais antigos seguidores do blogueiro Chico Maia online, desde os tempos do Jornal Hojeemdia pouco antes das olimpiadas de Sydney. Com o post acima do blogueiro lembrei-me de um fato ocorrido a mais ou menos 15 anos, quando num post Chico Maia classificou a Massa Alvinegra de cachorrada. Nao pensei 2 vezes e no que foi meu primeiro contato com o blogueiro enviei email pedindo que o mesmo se desculpasse pelo termo cachorrada.Diferente do blogueiro que respondeu ao frequentador do Blog, Cabrito, recebi uma resposta bem educada negando a se desculpar e explicando que cachorrada e bicharada era uma expressao comun usada para identificar as 2 torcidas de Minas. Que tais expresses nao seria considerada uma ofensa.
    Entendi perfeitamente agradeci a resposta e continuei como leitor de suas colunas, com o passer do tempo veio o blog e com ele os comentarios que no inico apenas como leitor , mais com o passer dos tempos , a mais ou menos ano e meio comecei a comentar tambem, e entrei na brincadeira como que em minhas idas ao Brasil tenho muitos e bons amigos Cruzeirenses, eu sou o sofredor eles as Marias, e tentamos desqualificar as conquistas adversarias, nada mais do que tentei fazer neste blog, logico que sei que a conquista cruzeirense foi merecida ( apesar de saber tambem que o nivel tecnico do torneio foi o mais baixo que ja vi ).Tudo que escrevi ate hoje foi por brincadeira, como acredito que grande parte dos “frequntadores”deste blog o fazem, muitos deles nao acreditam no que escrevem.
    Desculpe pelo desabafo no inicio seria so para pedir desculpas se ofendi alguem, principalmente aos cruzeirenses. E tambem a vc .

    As my last post

    Yes We C.A.M !!!
    Eu ACREDITO !!!

  • Raws disse:

    Toda mudança para melhor é mais do que bem vinda, só quero fazer um aditivo com relação aos provocadores de baixo nível, não falam palavrões, não ofendem diretamente e se disfarçam de santo. Fazem fofocas o tempo todo, adoram bisbilhotar o alheio e acabam por externar nos outros os “sentimentos mais primitivos”. Fazer o que? O blog, por mais que o Chico divida com agente, não é nosso, então, “vai comendo Raymundo”…

  • tom vital disse:

    Digo: Abraços!
    Uma sugestão é que tivesse a função editar,para podermos corrigir possíveis erros como o que cometi,ao iniciar uma palavra com letra minúscula depois de um ponto final.

  • tom vital disse:

    Chico,parabéns pelos 22 anos do Jornal Sete Dias.
    Quanto às mudanças no blog,tenho certeza que será uma coisa boa.
    Pois um blog como o seu deve ter a função de unir Atleticanos e Cruzeirenses,como,o atleticano Dudu Galo-Maia e o Cruzeirense Clayton
    Só Boleiro.(Que são pessoas da melhor qualidade,e que tive o prazer de conhecer através do seu blog.Isso é só para citar dois bons exemplos)E não para acirrar ainda mais a rivalidade entre as duas torcidas.abraços!

  • Vinicius disse:

    Caro Chico,

    A desilusão com os políticos no Brasil, termina na primeira eleição, os mesmos estão ai fazendo as mesmas falcatruas de sempre e os eleitores sempre comparecem com seu “votinho”, para isso basta uma promessa idiota qualquer que o eleitorado despreparado vota. Os protestos na época da Copa das Confederações mostraram um caminho, mas tudo já caiu no esquecimento, com políticos no poder com índices de popularidade altíssimos. Pobre Brasil!

  • geovany disse:

    parabens chicao, vida longa ao sete dias e ao blog

  • Nonato Ferraz disse:

    Falou bonito!

  • J.B.CRUZ disse:

    Parabéns CHICO pelas novas mudanças no BLOG e deletar comentários que não acrescentam nada ao bom debate e as gozações sadias..

  • Marco Tulio disse:

    Caro Chico, ao ver a foto do Rodrigo Couto ,”a baleia azul”, no Sete Dias, com a camisa do Bayern só pude pensar em uma coisa:”amor
    de pica é amor que fica”.Ficou claro que a mariada ainda não esqueceu FERRADA QUE LEVARAM DESSE CLUBE EM 76, e e se apaixonaram de verdade.Fico imaginando a saudade que devem ter desses alemães que não ligaram, não enviaram uma carta.uma só mensagem, email, nem mesmo um telegrama passaram , os ingratos.

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Aproveitando pra dizer, que não tenho nenhum tipo de sentimento negativo com ninguém aqui, a gente sabe que a maioria só defende a sua paixão e sabendo que colaborei algumas vezes com o baixo nível de alguns comentários, para pedir desculpas a todos que se sentiram ofendidos por algumas palavras mal colocadas e mais agressivas, principalmente os colegas cruzeirenses, pelos quais nutro o mais alto respeito e tenho vontade enorme de conhecer, menos o Thales rosa. Rsrsrs

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Mordaça na boca do Thales rosa e JB. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Thales Rosa disse:

    Otimo texto Chico Maia, alguns exemplos de escandalos que encobriram outros, para ficar so na familia Perrella, ninguem fala mais da merenda de escolas publicas superfaturada pelas empresas do Alvimar Perrella la no norte de minas, ou das quentinhas fornecidas pelas empresas do Alvimar Perrella para presos que tinham comida estragada…

    Nem falam mais do estadio construido em Nova Serrana para abrigar o time de la, que era “parceiro” do Cruzeiro, que deu grana para construir estadio e cedeu varios jogadores ao time naquele ano… Time inclusive, que, se nao me engano, ja saiu de nova serrana…

    E o pior, ninguem liga o fato de que a 3 anos atras, quando o Cruzeiro fez todos esses investimentos em Nova serrana, o hoje deputado, Gustavo Perrella foi o mais votado na regiao de Nova Serrana…. Coincidencia?????

    o povo esquece das coisas rapido demais… se houver muita pressao esse Gustavo deve renunciar e ano que vem ta ai de novo bem votado. So que ano que vem nao vai ter Cruzeiro para servir de trampolim, vai ter que por a mao no bolso, so que vai ser no nosso bolso. do Contibuinte…….

    A maquina esta rodando e beneficiando sempre os mesmos.. precisamos acordar!!!

  • Eugenio Costa disse:

    Parabéns Chico pelos 22 anos completados do Sete Dias e por tantos que ainda virão. Estenda este abraço a totós os membros da equipe

  • Thiago disse:

    Chico,
    Acho que faz mais de 3 anos que acesso o blog diariamente, e confesso que esta é a pior fase em questão de nivel dos comentários.
    Boa Sorte!

  • Flaviojr disse:

    Parabéns pelo Bom senso jornalístico Chico , voltarei a comentar mais no blog assim que essas mudanças forem implementadas , sinto falta das pessoa mais antigas daqui do blog ! Hj apenas leio as suas matérias e raramente comento algo , pois quando me dou ao trabalho de ler algum comentário na maioria das vezes e um xingando o outro e papos sem nexo sem acrescentar absolutamente nada !
    Parabéns pela iniciativa ! Uma pergunta ? Vc vai para o solteio da copa ? Se positivo queria que vc desse uma passarinha aqui no meu restaurante em salvador pertinho do aeroporto , para prestigiar os mineiros de longe ! Abraços !