Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

As consequências da ação marginal impune nos estádios

As conseqüências da ação dos marginais no Mineirão ontem estão na mídia nacional hoje: ao invés de a imprensa dar destaque ao título do Cruzeiro e ao jogo, o assunto predominante é a selvageria que impediu que a festa fosse realizada.

A outra conseqüência é mais grave e não é de hoje: muita gente não freqüenta mais estádios e o motivo número 1 exatamente este: a violência, que pode sobrar para qualquer um que não tem nada  a ver com isso.

Reafirmo: este tipo de gente não pode ser tratado como torcedor; não pode ser aceito nos ambientes do futebol; nem os clubes, nem a polícia, nem a justiça e muito menos a imprensa podem dar a menor guarida para estes marginais.

Destaco alguns comentários para o post de ontem aqui no blog sobre o assunto. Os primeiros são de cruzeirenses; os outros, de atleticanos.

imageFoto: Super FC

———————

Julio Celeste-Lagoano, que estava no Mineirão:

“Estava perto desses que brigaram aí, o que machucou o olho estava mais um, ou dois, brigando com o que está batendo, que também estava com mais um, e alguns que pareciam colegas tentando apartar. No inicio só foi troca de farpas e a torcida próxima ficou chamando a policia que estava poucos metros abaixo depois do poço preferiu ficar observando e alguns cinegrafistas filmando. O pessoal que estava separando conseguiu subir com o sujeito que aparece dando soco com mais o outro que estava na briga, mas quando os dois já estavam lá em cima voltaram de uma vez e começaram a bater nos outros que ficaram embaixo, e quando acontece essas cenas flagradas pelas câmeras, o barraqueiro dando soco e o outro saindo com o olho machucado. Depois disso tudo que a policia subiu pra intervir.
Falando a verdade esses arruaceiros e marginais estão tirando o prazer de ir ao estádio.”

Julio Celeste-lagoano

————————–

Lauro, que também estava lá:

“Chico ontem no lado de fora do mineirão foi uma vergonha a violencia mas vai continuar ou você tem alguma dúvida?
Enquanto não mudarem o código penal vamos continuar assistindo estes acontecimentos e nada vai acontecer,

a única coisa que vai mudar vai ser a quantidade de jogos que o cruzeiro vai perder como mandante, acho que daqui uns tempos o cruzeiro ao invez de ser punido por jogos vai ser punido por anos longe do mineirão pois é o único que recebe alguma pena dos tribunais quantos aos marginais estão livres , leves e soltos para continuar aprontando.

Lauro

—————————–

Fernando Vieira:

“O Cruzeiro tinha carta branca no STJD por causa de violência da torcida. Porém, com esse histórico dos últimos anos, a torcida está com fama de violenta e há grande risco de ficar marcada como as torcidas do Corinthiãns e Palmeiras. Aí, periga começar a tomar punições mais pesadas o que resulta em – mais do que merecidos – prejuízos financeiro e técnico.”

Fernando

—————————–

Stefano, que fala com o conhecimento que tem como advogado:

“O MP é culpado disso aí, foi negligente quanto à punição das torcidas, coisa que curiosamente não fez em relação à torcida do Galo. Enquanto não acontecerem mortes eles não vão fazer nada. Por isso, eu não vou mais ao estádio, não vou morrer por conta de futebol.”

Stefano Venuto Barbosa

———————————

Pedro Vitor

O Atletico foi punido com multa e mando de campo, porque a torcida adversária, destes indivíduos sem educação, que vestem camisas do Cruzeiro, por não dar segurança como mandante em seu estadio. E agora STJD? De quem é a culpa? E do Atletico? E do America? E do Cruzeiro? E da Federação? E do Prefeito, Governador ou Presidente? Como podem punir o Atletico por conta de uma briga de torcedores vestidos com uniforme do Cruzeiro? Deveriam responder, porque não há como entender.

Pedro

———————————-

Alexandre, que mora em Moçambique:

O pior é que provavelmente são esses mesmos marginais que também brigaram no Independência. Será que agora também vão conseguir arrumar um jeito do GALO ser punido junto com o Cruzeiro?

Alexandre (de Moçambique)

————————————

Dudu GALOMAIO BH:

“E dá-lhe hipocrisia!!!
Continuam defendendo o indefensável…

São TORCEDORES SIM. Toda torcida tem gente de todo o tipo. Dizer que não são torcedores é querer afagar o ego de doentes que acham que só há podridão no quintal dos outros. Assim como há torcedores de bem, há esses marginais, em todas as torcidas. Quanta hipocrisia… meu Deus!

Falando de futebol, estive no Maracanã sábado e queria parabenizar o pessoal da organização do evento. Fomos muito bem recebidos no estádio. Há cada 30 metros havia um funcionário que educada e respeitosamente nos indicava o local de acesso da torcida visitante. Haviam pelo o menos 3 mil atleticanos num jogo que não valia nada para a gente, a não ser a possibilidade de complicar a vida do FlorminenC e de certa forma nos sentirmos vingados por termos sido roubados escandalosamente no Brasileirão do ano passado, que eles nos tomaram na “mão-grande”.
Estando na divisa, zoei muito alguns pós-de-arroz lá, que quando viraram o jogo, fizeram todos os gestos obscenos pra mim, mas no final fui eu quem ri…

Tomara que caiam mesmo!”

Dudu GALOMAIO BH


» Comentar

Comentários:
56
  • Dudu GALOMAIO BH (Campeão da América) disse:

    Tá bom, Thales. Realmente você não citou meu nome, após direcionar um comentário a uma opinião idêntica a minha e após eu ter comentado.
    Lhe adianto que eu já sabia desta sua tréplica de “se a carapuça serviu…”

    É um “modus operandi” muito comum quando se manda um recado claramente, ocultando o destinatário e deixando no ar, com a defesa pronta de que: “não citei seu nome”… rs

    Mas, tá tudo bem. Quero que saiba que apesar de pegar pesado com vc (a meu ver, merecidamente, pois só o que faz é provocar-nos) gostaria de ainda ver comentários sensatos da sua parte (o que acontece em apenas 0,00001% das vezes… rs).

    E não acredito que veja a bagunça azul com os mesmos olhos que vê a bagunça atleticana, DE JEITO NENHUM… kkk

  • Thales Rosa disse:

    Não escrevi nome nenhum no comentario que fiz, alias como sempre faço. Agora se voce, por si só, se enquadrou nesse adjetivo, não posso fazer nada. Nem me lembrei de voce quando disse o que disse.

    MEU ponto de vista é que temos marginais em todos os locais de convivencia da sociedade, sejam marginais na politica (traficantes, cafetoes, corruptos), marginais nas policias e marginais nos estadios e no meio das torcidas.

    Marginal é aquele que vive as margens das regras da sociedade, ou seja aquele que nao cumpre regras da sociedade. Se o cara é torcedor de A, B ou C pouco me importa, me importa é que são marginais e lugar de marginal é na cadeia.

  • “Imbecil” na essência da palavra é tentar justificar o injustificável, o do supositório!

  • Frederico Dantas disse:

    Dudu.

    Compreendo seu ponto de vista, apesar de ainda discordar dele.

    Do jeito que estas gangues que nasceram, sim, no seio de torcidas organizadas do Cruzeiro, estão, você pode tirar todos os jogos do Cruzeiro de Belo Horizonte que eles vão arranjar outro pretexto para se enfrentar aqui. Vão se enfrentar, por exemplo, na saída dos jogos do Atlético.

    Para torcedores bandidos que, claro, existem, a restrição de ir ao estádio tem boa chance de resolver o problema, por exemplo. Mas para estes caras? No nível que estão? Se os proibirem de ir ao estádio vão se enfrentar em qualquer outro lugar.

  • audisio disse:

    Thales nem vem com essa. O Atlético ganhou uma Libertadores, um título muito maior do que o brasileiro, colocou uma multidão muito maior do que a do cruzeiro nas ruas e não houve nem de perto a selvageria como a dos cruzeirenses! Não começe a colocar as farinhas no mesmo saco nem no mesmo helicóptero.
    Os cruzeirenses estão brigando entre eles já de um bom tempo! No Independência não houve um único incidente entre atleticanos e cruzeirenses, a não ser o que os cruzeirenses covardemente atiraram bomabas e outros artefatos buscando ferir os atleticanos abaixo, onde inclusive estavam idosos e crianças. Os incidentes de pancadaria envolveram cruzeirenses contra cruzeirenses. Vexame no Independência e vexame no mineirão!

  • Pedro Vitor disse:

    Chico, e pegando o comentário do Stefanuo. E negligencia mesmo, é a unica explicação. Comentei com uma amiga cruzeirense agora a pouco, e ela me a razão. Vou compartilhar: Existe o fato de haver briga sem explicação, e há omissão na hora de apontar o dedo, quando tem a explicação. Eu sou atleticano, em 2005, ano em que o Galo caiu, eu e muitos outros atleticanos, resolvemos fazer um protesto, contra a diretoria, na Epoca Ricardo Guimarães, Hissa Elias Moises, e Sergio Coelho. A gente fez caixões dos três representantes, e organizamos, muita gente comprou a idéia, lógico apenas 300 ou 400 realmente resolveram “tirar a cara do computador” e dá “ás caras” na manifestação. E na época, havia uma “richa”, como hoje há entre as torcidas do Cruzeiro. Eis que fomos da Praça 7 a Sede do Galo, cantando e se manifestando, quando chegamos a sede, quem recepcionou a gente lá ? A famosa Galoucura, o motivo nem sei, mas corria um assunto, que diretoria comprava o apoio pois time caia pra segunda divisão. Então era uma confusão sobre a situação do clube, foi superada. Mas e agora, com a torcida do Cruzeiro, o time foi campeão, não ha motivos para que haja confusão, acredito que a diretoria do Cruzeiro tenha sido negligente. Porque isso acontece há decada. Me lembro quando mataram um torcedor do Vasco, quem era a organizada? Mafia Azul, quando jogou bomba no Renan Ribeiro? E quando tacaram copos no classico no Independencia, só havia torcedores do Cruzeiro no dia, e o que foi feito de punição? E este quantas vezes houve tumulto dessas duas organizadas? Ou seja foge de uma situação emocional pelo clube, Cruzeiro ganhando ou perdendo haverá confusão, quem pode fazer algo, é a diretoria cruzeirense, que quando aconteceu o fato lamentável no Independencia neste ultimo classico, ao inves de manifestar seu descontentamento com a sua propria torcida, atacou ao Atletico, por não dar segurança dentro do estádio, jogaram a poeira pra debaixo do tapete, aí esta o resultado . E fico me perguntando, se o Gilvan, que não deu nenhuma explicação, que não se pronunciou sobre o assunto, já não tem um papel favorecedor as organizadas, porque todo mundo sabe que ele vai ser candidato ano que vem, e se ele soltar seus demônios agora, vai estar dando um tiro no pé, ao apoio nas urnas nas eleições do ano que vem….( me lembro na época, do manifesto em 2005, João Victor Xavier, era apenas reporter da Itatiaia, presenciou isso lá sede, mas a imprensa boicotou)

  • J.B.CRUZ disse:

    Afinal que tipo de PAZ buscamos??
    Falo da PAZ genuína..Do tipo que vale a pena viver neste PLANETA..
    Não apenas PAZ contemporânea, mas, PAZ o tempo todo..
    Os problemas são criados por nós, e podem ser resolvidos por nós..
    Afinal de contas, o nosso vínculo comum fundamental; é que todos habitamos
    este ‘pequeno” PLANETA dentro do UNIVERSO infinito..Todos respiramos o mesmo ar e zelamos pelo futuro de nossos filhos e netos..E todos somos mortais… Desejos,sonhos,alegrias,bem-estar,positivismo; tudo pode cessar a qualquer momento…Vamos vivê-los intensamente…Todos tem DIREITOS E DEVERES, mutuamente….

  • Dudu GALOMAIO BH (Campeão da América) disse:

    Jamais houve uma virada de mesa pra favorecer o Atlético-MG.
    Já o América-MG, foi beneficiado 2 vezes por golpes da CBF: foi “guinchado” da segundona pra série A em 1992 e 1999.

  • Dudu GALOMAIO BH (Campeão da América) disse:

    Há muitos anos, ainda no final dos anos 90, eu descendo a Abraão Cahram com 3 amigos, fomos perseguidos por um arrastão (muito comum nessa época, na saída do Mineirão).
    Os caras, a grande maioria com camisa da Galoucura, queriam nos roubar. Quando chegaram perto e viram que tínhamos pouca coisa de valor (nunca fui de levar muita coisa pro estádio), queriam simplesmente nos descer a porrada (eram mais ou menos uns 40 indivíduos).
    Eu pensei rápido e corri pro posto de gasolina que tinha ali no cruzamento com a Antônio Carlos, nos salvamos.
    A vontade que tive foi de ter uma metralhadora em mãos e fuzilar todos eles, tamanho ódio que fiquei da covardia deles para conosco, naquele momento. rsrsrs

    Mas, apesar de condená-los e achar que jamais deveriam ter acesso ao estádio, como posso dizer que não são torcedores? Que não torciam para o Galo? Baseado em quê? Na política de pensamento que de que sou civilizado e sou melhor que eles e, sendo assim eles não podem preferir um time? Não faz sentido… a marginalidade que os assola tem outras razões e não o futebol em si.

  • Dudu GALOMAIO BH (Campeão da América) disse:

    Tudo o que esses marginais querem é essa defesa involuntária que pregam por aí, dizendo que “não são torcedores”…
    Aí eles estarão sempre aprontando NOS JOGOS DO CLUBE, NOS EVENTOS DO CLUBE, NAS COISAS DO CLUBE… mas nunca identificado como um torcedor-problema.

  • Dudu GALOMAIO BH (Campeão da América) disse:

    Thales, coitado de vc pra me chamar de imbecil… coitado mesmo.

    Poderia até aceitar vindo de um ser pensante, mas de vc, fica impossível.
    Vc é, por muitas vezes, o cúmulo da imbecilidade COMO TORCEDOR, desculpe minha franqueza.

    Saiba que não estou lhe insultando e sim lhe fazendo uma crítica… se tem alguém aqui neste espaço que extrapola todos os limites do ridículo e inépcia é V. Sa.

    Fred Dantas e demais, DISCORDO de vocês.

    Esse pensamento “bonitinho” de que “não são torcedores” é um parecer elitista que deixa a entender que “verdadeiros torcedores não fazem isso ou aquilo”, como se vcs fossem capazes de determinar até onde vai a capacidade humana.
    Em todos os segmentos há gente de todo tipo. Por que querem determinar a “qualidade” de quem gosta de futebol?

    Isso é UTOPIA. Existem vários tipos de torcedores: o calmo, o educado, o babaca (tipo thales rosa… rsrs), o falastrão, o gozador, o delinquente, o agressivo, o bandido… etc

    Ninguém muda seu jeito por escolher um time pra torcer.

    Vamos pegar aqueles caras que tavam lá quebrando tudo e averiguar:
    aí descobre-se que o cara assiste todos os jogos do cruzeiro, vai sempre ao Mineirão, zoa sempre os atleticanos, tem uma dúzia de camisas do cruzeiro e vem vc me dizer que “ele não é um torcedor do cruzeiro”?

    Me ajuda aí amigo… rs

  • Teotônio Miranda disse:

    Leandro, em 2011 os atleticanos ainda não haviam sido julgados e condenados.

  • Leandro Vilas disse:

    menos de um ano depois do confronto que resultou na morte do cruzeirense, torcidas organizadas do Atlético, entre elas a Galoucura, entraram em confronto no clássico do Campeonato Brasileiro de 2011 com mando de campo do CAM, na Arena do Jacaré, resultando na proibição de uso de uniformes e exibição de bandeiras e faixas até o fim do certame.
    Isso sem falar os confrontos com a torcida adversária.

  • Thiago disse:

    Caro Chico. Temos que parar do politicamente correto. A ação não foi feita por ” meia dúzia de marginais infiltrados” e sim por uma grande parte da torcida azulina. Ficou comum nas comemorações do Cry , cenas da vandalismo e raiva gratuita. Que se puna o clube, pois este já mostrou ser conivente com essa , nada pequena, parte da torcida.

  • Teotônio Miranda disse:

    Thales, você acabou de matar a charada, talvez nossa torcida parou de aprontar mais, por causa da punição daqueles atleticanos, que, antes da morte do cru cru, haviam sido insultados, embora não justifique tanta violência. É o que todos nós atleticanos estamos pedindo: justiça, talvez assim diminua a violência, o pior, é que quando é torcedor cru cru, fazem vista grossa e os atos continuam.

  • Marcelo C M de Andrade disse:

    Muito cômoda e hipócrita a posição de diretor de futebol que vocifera pros microfones do futebol comercial da imprensa, pedindo que esses marginais sejam extirpados do esporte, sendo que é ele que mantém estas organizadas com promoção de ingressos a ambas. Ou ninguém sabe que as organizadas têm esses privilégios? Não citar isso como causa de tudo isso que vem acontecendo é no mínimo leviano ou desinformação. A imprensa tem sua grande parcela de culpa. O Ministério Público idem, por se fazer de morto sabendo de tudo que acontece. É complacente. Claro que há interesses financeiros do futebol comercial por trás, e também dos times, afinal, são os patrocinadores que trazem dinheiro aos programas. E quem atrái patrocinadores aos programas é a audiência. Imagina-se que meter o pau no time A ou B afugente os telespectadores, ouvintes ou leitores. Nós também somos culpados por manter esses incompetentes à frente do futebol comercial, alijando completamente que não tá nem aí pro que fala, como um José Luiz Gontijo e um Flávio Anselmo. Por isto estão renegados e não têm espaço na mídia. Pobres de nós. Um exemplo disso foi ontem, ao ouvir a turma do bate bola e o senhor emanuel carneiro (em minúsculo mesmo) dizendo que o cruzeiro não tem cukpa de nada, que foi feito tudo conforme manda o figurino e que a culpa era única e exclusivamente dos marginais. Hipocrisia. Meia hora depois ligo no MG TV e vejo representantes dos bombeiros e PM dizerem aos microfones da poderosa que eles não foram consultados para organizar o evento e mesmo assim deixaram que a festa acontecesse, ou ao menos tentativa de fazê-la. Ora, sr. emanuel, vamos fazer um jornalismo de qualidade, ouvindo os envolvidos e deixar que o povo julgue. O sr. é também culpado por tudo isso que está acontecendo ao desinformar o povo.
    Triste assim.

  • Frederico Dantas disse:

    Isso não é uma comum briga de torcida. Isso já tem precedente histórico no mundo e usa as ditas torcidas organizadas para se alastrar. Chama-se hooliganismo e é um problema que não pode ficar só na esfera da justiça esportiva.

  • Rogério Perdigão disse:

    Caro Chico,
    podem até me chamar de profeta do acontecido, mas tava na cara que isso ia acontecer!
    Chamar pra uma festa, movida a álcool, duas quadrilhas organizadas que estão em vias de se matar…
    Isso não começou no jogo do Independência, há anos tem essa rixa, todo mundo sabe, incrível como o MP e a PM não querem enquadrar os caras.
    E parece que tudo tem um objetivo político: manter o cidadão de bem acuado, em casa! De minha parte, já abandonei os estádios faz tempo, tenho uma filha de 10 anos e quero vê-la crescer! Como moro no interior, mais precisamente no Vale do Aço, também procuro evitar a cidade de BH, já que a BR 381 não é garantia de viagem tranquila. Vendo as cenas dessa barbárie proporcionada pelos cruzeirenses, fico imaginando a que ponto chegou a miséria e a desestruturação da sociedade da capital. As notícias que nos chegam fazem supor que na cidade impera o caos, provocado pelas drogas e desesperança no futuro de uma juventude sem escola, sem saúde decente, sem transporte digno, e desprovida de qualquer senso de valor e cidadania! Em 2010, ouvi alguém dizer que queriam tapar com tapumes ou outdoors as favelas nas entradas de BH para não assustar os visitantes durante a Copa…
    Grandes governantes nós temos… e olhe que os avós deles governavam meus avós, parece que os netos governarão meus netos também.
    Mas devo dizer que a região do Vale do Aço vive também uma das piores ondas de criminalidade de todos os tempos: os assassinatos provocados por uso ou tráfico de drogas passam de 100, somente em 2013, numa população de 350.000 habitantes, índice fora dos padrões de qualquer sociedade que se queira civilizada.
    Enfim, os políticos estão transformando nosso estado em pó, e estão se lixando para o povo que lhes remete cada dia mais dinheiro em impostos!

  • Julio Celeste-Lagoano disse:

    Concordo com o João Vitor, não existe somente a agressão física, há também a verbal e uma acaba puxando a outra. E os atleticanos que comentam aqui e acham que têm a torcida mais santa do mundo fiquem sabendo que vocês estão cometendo um ato de agressão também quando dizem que a torcida do Cruzeiro é sinônimo de selvageria, desordem e marginalidade. Então vocês querem dizer que somos todos marginais, que eu e os meus amigos que vamos aos jogos com o dinheiro do nosso suor somos marginais e, ou arruaceiros? Não concordo de chamar um marginal de torcedor porque torcedor é aquele que tem amor pelo o que torce e sabe comemorar e cobrar com civilidade e educação; o que anda na margem da sociedade independente dos resultados do clube vai sempre cometer os seus crimes.
    Em todo lugar tem os frutos bons e os ruins, tem é que saber fazer a separação.

  • thales rosa disse:

    O atletico so esta livre desse mal porque os caras da galoucura mataram um marginal travestido com as cores azul e branca e entao foram para tras das grades. Eram os chefes, donos, sei la oque da galoucura… e assim a torcida foi se acabando… atleticano tem memoria curta demais ate nisso..

  • thales rosa disse:

    Nao sei quem é mais imbecil: o marginal que saiu de casa ontem para causar tumultos e atrapalhar a festa de milhoes de Cruzeirenses ou aqueles que querem porque querem dizer que os baderneiros sao cruzeirenses e com isso denegrir o TRIcampeao Brasileiro…

  • Raws disse:

    Aos meus amigos atleticanos, permitam-me discordar.
    Antes de torcedores os mesmos são marginais com a certeza de inimputabilidade. Quando um sujeito sai para pescar em plena piracema, a sua intenção é criminosa mesmo antes de consumada e o autêntico pescador jamais pesca nessa época, porém o rótulo é de pescador sem consciência.
    É hora de todos assumirem suas culpas, os clubes pela omissão, a imprensa que por diversos motivos não coloca o dedo na ferida, nós torcedores comuns, que por muitas vezes supervalorizarmos a importância das organizadas(inclusive comprando seus produtos), a policia por sua incompetência no trato com esses bandidos, a justiça que mesmo com tantas brechas nas leis, se movimenta a passos de tartaruga e os outros poderes, haarr! Os outros poderes, é melhor deixar pra lá…

  • Julio Celeste-Lagoano disse:

    E outra coisa Chico quem tem uma parcela de culpa desta selvageria toda é a justiça que ao invés de arrumarem formas de punir os marginais prefere penalizar o clube porque é mais fácil e menos trabalhoso.

  • Teotônio Miranda disse:

    Chico, sou seu fã desde os tempos da bandeirantes quando você colocava o Flávio Carvalho e o Valdir Barbosa no bolso.
    Gosto somente de ler os posts, mas diante da situação não dá pra ficar calado.
    Outro dia arranjaram um argumento: sendo o galo o mandante, é culpado por não fornecer a estrutura adequada aos brigões azuis e fomos punidos. E agora? O Cruzeiro é o mandante e não vai ser punido, a culpa é da polícia. Todo jogo do Cruzeiro tem que chamar o exército, a aeronáutica e a marinha para manter a ordem.
    É o time do faz de conta e das mentiras ditas corriqueiramente pra ver se vira verdade. E na ânsia de vender seu peixe, contratam matérias pagas e acirram os ânimos do torcedor.
    O pó não é meu, a culpa é da polícia! Não são cruzeirenses são atleticanos infiltrados.
    Outra coisa, chamar um cruzeirense aprontador de Vândalo é uma ofensa ao povo bárbaro, que eram praticamente, irracionais. Não era só pobres e suburbanos na baderna, pelos vídeos, tinha Patricinhos também. A bagunça foi protagonizada por torcedores cruzeirenses!

  • À CBF e STJD: É uma grande oportunidade de punir novamente o genuinamente mineiro pela selvageria apresentada pelos torcedores (?) rivais! Não percam essa chance, ó membros “competentes” dessas instituições…

  • Marcos 2013 disse:

    Independente de qual time fosse, seja a torcida de Cruzeiro, Atlético, América ou de minorias que torcem para times do Rio e de São Paulo, o que se viu ontem no Mineirão não pode ter cabimento. O Bahia venceu o Cruzeiro mas poxa vida, era dia de jogo festivo, o time dos caras venceu mais um Campeonato Brasileiro! Mas esses caras resolveram aprontar novamente pra variar. A tragédia seria bem maior se esse jogo fosse de rebaixamento do Cruzeiro pra segunda divisão.
    Lembram-se dos 6×1? Se esses 6×1 fossem favoráveis ao Atlético e o Cruzeiro caísse de divisão haveria uma carnificina sem freio entre 7 Lagoas e BH.
    Muitos que se dizem torcedores do Cruzeiro estão cada vez mais agressivos e há um bom tempo não se fala em violência provocada por torcedores do Atlético. Cruzeirenses verdade seja dita, a civilidade nas arquibancadas trocou o Cruzeiro pelo Atlético.

  • Aldo Marques disse:

    Existe um tratado na psicologia humana do conhecimento do caráter de um indivíduo pelos seus hábitos, vestes, comidas, preferências e pelo que alguns poucos cruzeirenses escrevem aqui, essas reações da torcida azul não é novidade não. O monte de gente brigando e vem dizer que são uma minoria. São contumazes, se querem que a gente pense diferente, aprendam a se comportar e respeitar os direitos e as vitórias dos outros.

  • stefanie de souza @faninho.bh disse:

    O que aconteceu hoje é a prova que o Estado De Minas Gerais,está falido,hoje não temos nenhuma instituição capaz de assegurar a Paz em qualquer evento esportivo.musical ou manifesto por mudança e melhora na cidade.

  • Benedito Gonçalves disse:

    Culpar a polícia é muito fácil! A culpa é da diretoria do Cru cru que poderia ter feito a festa na hora certa, mas , na ânsia de zoar os atleticanos, deram volta olímpica antes da hora e muitas festas pra comemorar um título, deu no que deu. Enquanto não punir os torcedores cru crus que aprontam, tudo isso vai continuar. O clube também tem que ser punido, como outros clubes já foram. Todos os baderneiros usavam camisas do cru cru. Claro que a baderna foi por causa da derrota. É a única torcida no Brasil que tem dissidência. Os Sunitas venceram os Xiitas. Outros times comemoram título com pequenos incidentes, mas prevalece a alegria e não a arrogância. Pelo monte de baderna a pena do cru cru foi muito branda. Cadeia para os aprontadores!

  • audisio disse:

    Briga dos torcedores do cruzeiro começou ainda nas arquibancadas!
    E o STJD? Com uma confusão gigantesca que envolveu milhares de feridos e dizer que o cruzeiro não tem nada haver com isso?
    Houve falhas de todos os tipos. No comportamento dessas torcidas cruzeirenses dentro do estádio e na organização fora dos padrões de segurança!
    Na Europa já suspensão por um ano do campeonato!

    http://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/futebol/cruzeiro/2013/12/02/noticia_cruzeiro,270318/video-briga-entre-torcedores-do-cruzeiro-comecou-ainda-nas-arquibancadas.shtml

    E não me venham com a velha estória que não são torcedores? São o que? Estavam dentro estádio assistindo o jogo vestidos com camisas e decorações alusivas ao clube!
    São torcedores cometendo atos criminosos!

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Allan, é uma pena isso acontecer, o cruzeiro tem que tomar uma providência logo, porque na hora que acontecer algo sério não vai ter desculpas, a segurança dentro do estádio é obrigação do clube, não importa o que aconteça, por isso o Galo foi punido no caso das brigas dos cruzeirenses no independência, é o estatuto do torcedor. O cruzeiro vai acabar tomando uma pena alta por reincidência, que pode até mesmo terminar com uma queda pra segundona, jogar fora de casa não é fácil. Sinceramente, a cada dia que passa eu fico menos animado com futebol, ainda hoje vi as fotos de um torcedor que perdeu a mão quando ia atirar uma bomba caseira nos torcedores do mesmo clube, isso é muito triste. Os únicos que se beneficiam com isso, são as Tvs por assinatura, que cada dia ganham mais adeptos como eu.

  • Cassiano disse:

    Pois é Dudu……. a mariada não gostou do que viu e partiram para agressão…..
    Totosa….. dá um cardo heheheheheh

  • WELLINGTON CUNHA disse:

    Chico tenho 38 anos …e frequento Mineirão …desde os 3 anos . Hoje vou ao estádio uma vez por ano ….e cada vez mais tenho menos vontade de voltar . tudo ficou mais complicado …Tem muito “cacique” para pouco “índio”. Belo Horizonte a cada ano fica mais despreparada para promover qualquer tipo de espetáculo .

  • Allan disse:

    Fui ao Mineirão ontem com minha namorada, e fiquei assustado com o que vi em tantos anos frequentando o estádio.

    Ali na avenida que dá acesso ao Ouro Preto, logo após o McDonalds, vi na minha frente um ônibus lotado de “torcedores” e pessoas comuns, que deveriam estar voltando para suas casas no fim de noite sendo depredado por bandidos uniformizados de Máfia Azul.

    Sim, bandidos e não torcedores!!!
    Torcedor sou eu, que vou ao estádio para torcer pelo meu time, pago meu ingresso e volto em paz independente do resultado.

    Um vagabundo em pé dando chutes de dentro pra fora, com uma senhora que poderia ser a mãe de qualquer um simplesmente apavorada ao lado do bandido, que após quebrar a janela e o ônibus parar, foi lá na janela do motorista e tentou pegar o mesmo e agredi-lo!

    Ele e seus amiguinhos com uniformes da Máfia Azul.

    E antes disso, presenciei a barbárie que ocorreu em frente ao CEU, coisa que só vi parecido no confronto entre policia x vândalos nos protestos de junho.

    Foi uma tragédia prevista. Festa de graça, com cerveja de graça, misturando futebol ainda…só podia dar m…

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Vou dizer mais, tem que acabar com essa organizadas, impedí-las de se reunir, usar uniformes, bandeiras, só pra começar.

  • Marcelo C M de Andrade disse:

    Estou com o Dudu Galomaio: torcedores que aprontam em eventos do clube são torcedores marginais. Pessoas que praticam crimes nas ruas e eventualmente estão com a camisa do clube do coração são marginais torcedores. Percebem a diferença? Mas ambos são marginais e torcedores.

  • audisio disse:

    O ônibus do Bahia foi atacado e apedrejado pelos cruzeirenses!
    E o STJD? Vai punir o Atlético? Provavelmente se apegará à algum jota da lei dizendo que a briga não foi no estádio, apesar de haver denencias sobre vias de fato novamente na torcida celeste!
    Está pegando muito mal esta atituda da torcida do cruzeiro! Na véspera da Copa essa é a imagem de Minas Gerais que os torcedores cruzeirenses estão passando do nosso Estado para o mundo!
    Com todo respeito aos cruzeirenses mas está na hora de tomarem providências!

  • Thiago disse:

    Fornece ingresso, ônibus, mesada, passa a mão na cabeça, fala até que é atleticano e agora que a diretoria dos azuis “acha” que tem que prender?

  • audisio disse:

    O Dudu GaloMaio falou tudo!
    Já havia compartilhado aqui o mesmo ponto de vista! Não me venham com esse papo de cronista pano quente de que não são torcedores! São torcedores cruzeirenses. Estavam vestidos com a camisa do cruzeiro e das suas torcidas e provavelmente assistiram ao jogo! Agiram como criminosos mas são torcedores.

  • Dudu GALOMAIO BH (Campeão da América) disse:

    Cassiano, eu tava zapeando os jogos de ontem e quando coloquei no jogo do time azul pra ver o tempo que faltava, em poucos o Bahia fez o segundo gol e essa moça se empolgou e levantou a blusa. Estaria tudo bem se minha namorada não estivesse deitada do meu lado… rsrs
    Ficou tapando os meus olhos e mandando mudar de canal, nem pude ver o gol baiano direito… kkk

  • elio disse:

    Essa violencia absurda só acabará, quando o governo e justiça, adotá o tolerancia zero. Mas isso seria impossivel, pois a maior violencia vem de quem comanda, haja vistos parlamentares com avião entupido de cocaina sendo que já caiu no esquecimento. Então no brasil uma baderna camufla outras.

  • Thales Rosa disse:

    Temos que punir a policia incopetente que suga nosso dinheiro dos impostos. A policia paga 4000 reais para um soldado com nivel medio, fora os beneficios que tem um PM, como descontos pra todo lado, entrada de graça em boates, shows e jogos. almoço gratis em restaurantes e por ai vai.

    O comando da PM que sabia de tudo que ia acontecer e nada fez para previnir, onde esta a inteligencia da PM? o DI (departamento de instrução) ali no Prado é um estabulo de cavalos que nao serve para nada.

    Nao tem que culpar o Clube, tem que culpar a PM, comando da PM é omisso, so sabe chegar quando o circo ja pegou fogo, ai chegam jogando bombas em todos, inclusive nos inocentes.

    Se for culpar o Clube o melhor é nao ter mais vida para as pessoas, ouvi a PM dizendo que o culpado era o Cruzeiro que fez o evento, ou seja nao se pode mais fazer eventos na cidade porque a PM nao consegue controlar os vandalos vagabundos…. estamos lascados..

    Gostaria de saber quanto custa a PMMG por ano para o estado, so para saber mesmo e ver quanto dinheiro jogamos fora.

  • André Macedo disse:

    Ai vão extinguir as organizadas e vai acontecer o que? Os seus membros continuarão brigando, frequentando estádios, etc. Está na hora de punir os responsáveis diretos, é muito fácil identificá-los pelo número grande de imagens.

    Deveriam aproveitar e afastar a PM da segurança de eventos esportivos, pois sua incompetência para atuar nestes eventos já foi diversas vezes comprovada. Se isto houvesse ocorrido ontem, talvez tivéssemos mais PMs do lado de fora do estádio, evitando que a confusão tivesse tomado a proporção que tomou.

  • Márcio Luiz disse:

    Já viram a “verdade verdadeira” do Duke hoje?

    Fosse eu o chargista acrescentaria umas estrelinhas vermelhas saindo do lombo da raposinha.

    Chope aguado, festinha cancelada e ainda por cima com o lombo quente.

    Quá, quá, quá!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • João Vitor disse:

    Caro Chico.
    Agressões só refletem o que ocorre nos dia-a-dia.
    No domingo ocorreu agressões físicas e aqui no site agressões verbais… como pode um cidadão reclamar das agressões se no seu comentário ele agride verbalmente terceiros. Para a lei ambas a situações são agressões.
    Por isso que vamos continuar tendo violência seja física ou verbal, o brasileiro acha que só existe agressão física, mas esta em parte existe pq temos antes agressões verbais.

  • Paulo Santiago disse:

    Chico, pra mim um dos motivos dessa briga foi o excesso de comemorações no vã intuito de provocar a torcida do Atletico, como não funcionou o feitiço virou contra o feiticeiro, cansaram de comemorar e resolveram se agredir, onde se tem provocações e bebidas liberadas dá nisso. Até comemorações tem que ser moderadas.

  • elio disse:

    Eu acho que isso é premeditado, enquanto a imprensa dá enfase a briga de torcida, esque o avião dos Perrelas, lotado de cocaina.

  • Adolfo disse:

    Palavras ditas pelo diretor de futebol do clube: “Se eu pudesse, faria alguma coisa. Mas não posso. São as mesmas pessoas.”. Disse ainda que a polícia sabe quem são os vândalos. Pois é, ele não pode, mas o clube pode, podia e deveria ter feito algo, a tempos. Culpar a polícia é mais fácil. Era impossível prever que aconteceria algo? Será? Vamos esquecer anos anteriores, ficaremos nas lembranças de fatos de 2013: brigas entre as organizadas nos jogos contra São Paulo, Flamengo, Atlético, sendo que neste último jogaram parte da culpa no Galo, por ser o mandante. E mais, o Fubá, tradicional puxador da torcida celeste anunciou que se afastaria dos jogos da equipe, devido a violência das torcidas organizadas do clube. E o que foi feito pela direção azul para conter, ou tentar conter o “fogo amigo”? nada!! Alias, quase nada, porque, como já mencionado antes, se esforçaram para jogar parte da culpa do ocorrido no independência no Galo. E quanto a punição as facções de torcedores do clube? Como bem disse o diretor de futebol, “Se você for conversar com eles, são anjos. Ninguém fez nada. A culpa é do outro, ninguém vai admitir.” O problema é que a direção do clube se esforça para acreditar de são todos anjos mesmo. São coniventes por conveniência. Não tomam a atitude que deveria ter tomado antes que é banir, aniquilar e acabar. Acabem com o subsídio, com as ajudas, incentivos e as mamatas que dão as essas torcidas. Façam o que todos os dirigentes de clubes deveriam fazer. Como Atleticano, digo que TODOS OS CLUBES DE FUTEBOL SÃO MAIORES, INFINITAMENTE, QUE SUAS TORCIDAS ORGANIZADAS. Só não são maiores que seus torcedores, porque vivem em função deles. Esses, de bem, que gastam muito, tempo e dinheiro para acompanhar o time, e são prejudicados pela ação dos que têm benesses de direção, que agora tentar culpar exclusivamente o poder público pelo o ocorrido. Quanta hipocrisia. Hipocrisia esta compartilhada por parte da imprensa, que agora se diz horrorizada com o acontecido. Uai, cadê o Emanuel, pra dizer que “ a mão coça” quando a torcida adversária é colocada em um ponto do estádio independência acima da torcida GNV? Onde estão Dimara, João Vitor, Arthur, Júnior pra mandar o tradicional abraço ao “…. da máfia azul”. Por fim, veremos o que fará o MP, depois de mais um fato ocorrido com TO’s do time celeste. Se fosse do Galo… a se fosse do Galo…..

  • Bruno disse:

    Deveriam mesmo era mudar o código penal, construir mais penitenciárias ao invés de estádios que sirvam como elefantes brancos, e em segurança pública, saúde e educação. É notório também que a polícia em si, não dá conta de cuidar de toda a segurança pública. Creio que futuramente os clubes terão que ajudar na segurança pública em dias de jogos. Tenho plena consciência que já pagam milhões em impostos como nós, más não vejo outro jeito. Eu mesmo, fico preso em casa, em quanto o bandido está solto na rua.
    Obrigado pelo espaço.
    Bom dia.

  • Frederico Dantas disse:

    Outra coisa que me deixou intrigado foi o pronunciamento da polícia ao dizer que não foi avisada com antecedência devida pelo Cruzeiro que seria feita uma festa nos arredores do Mineirão.

    Ainda que não tivesse sido avisada pelo Cruzeiro, onde está o trabalho de inteligência da corporação? Todo mundo sabia que haveria uma aglomeração em via pública naquele local e que estas gangues estariam lá para seu encontro marcado. E olha que, pelo que sei, a cerveja mal foi distribuída.

    Discordo do Dudu e concordo com o Chico. Não são torcedores de futebol, gente civilizada da forma que conhecemos. São marginais que se aproveitam desta fachada que o futebol proporciona para fazerem o que fazem.

  • Frederico Dantas disse:

    O que mais impressiona nisso é que se trata de guerra de gangues com hora e local marcado para acontecer e… continuam acontecendo.

    Se há gente de bem no meio destas gangues, que preferem ser chamadas de torcidas organizadas por razões óbvias, deveria sair de lá rapidinho. Fica difícil não ser confundido com bandidos andando no meio deles.

  • J.B.CRUZ disse:

    Para estender muito o assunto que já está sendo recorrente de jogos passados; fico como minhas as palavras contidas nos comentários de STEFANO VENUTO BARBOSA…Acrescento que as LEIS VIGENTES são boas, só que não estão sendo postas em prática, justamente por quem deveria fazê-las cumprir que é o poder JUDICIÁRIO…

  • Cassiano disse:

    Chico, sabe o porquê das brigas das maria???????????? Não gostaram do que viram no Marião……. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    http://globoesporte.globo.com/platb/meiodecampo/2013/12/01/torcedora-do-bahia-se-empolga-com-segundo-gol-no-mineirao/

  • otavio neto disse:

    É uma vergonha,ver o vibrantinho na bancada do alterosa esporte,defedendo torcida organizada,falando de caravana e tudo

  • Cassiano disse:

    Que os atleticanos, aprendam com os erros das mariazinhas……e que o MP averigue todos os fatos….. Inclusive aqueles que já estão um pouco no passado…… Já pegaram quem depredou a loja do Galo????????

    Punição já………. Fim de todas as organizadas…..