Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Momento certo para dar um basta na violência nos estádios

Às vezes é preciso “desenhar” para que muitas pessoas entendam o que se quer dizer, então vamos lá: é óbvio que estes marginais que têm infernizado os estádios gostam de algum time. Até um filho de chocadeira torce por algum clube no Brasil, nem que seja apenas simpatizante.

Quando digo que estes sujeitos em voga não são “torcedores”, é porque o primeiro objetivo deles é defender os interesse das facções as quais pertencem; interesses comerciais, diga-se, porque no frigir dos ovos, toda briga tem como objetivo final o dinheiro, que infla egos e sacia a vaidade.

Há poucas coisas que fazem raiva nestes elementos: ameaçar os interesses deles e, no caso, dizer que não torcem pelo Cruzeiro, Atlético, América ou seja lá quem for.

Pelos lados do Atlético a situação se acalmou depois que prenderam, julgaram e alguns ficaram na cadeia.

No momento, como o problema envolve o Cruzeiro, chamar um baderneiro desses de marginal ao invés de “torcedor”, incomoda e muito a ele.

O clube tem papel fundamental no combate a esta situação. O diretor de futebol Alexandre Matos fez bem em atacar duramente essas duas organizações que desde o ano 2000 estão em guerra particular, que atinge a milhares nos estádios e chateia milhões de cruzeirenses mundo afora.

Dentre outras coisas, o dirigente pediu que eles “sumam,  desapareçam da vida do Cruzeiro”.

Uns poucos, causando um estrago danado.

Agora, que o Alexandre, como comandante do futebol, obviamente respaldado pelo presidente Gilvan de Pinho Tavares, proíba os jogadores que são contratados ou que já são do clube, de usar bonés e camisas dessas organizações. Quem paga direito de imagem a estes bem remunerados jogadores é o clube, mas quem fatura muito vendendo roupas e souvenir com as marcas alusivas ao clube, são essas organizações.

O momento para agir contra toda organizada violenta é agora, no calor do clamor público, quando a indignação é geral.

Se os torcedores de verdade querem, a polícia e a justiça querem, basta ao clube e a imprensa dar mais um empurrão para que o problema seja solucionado na forma da lei.

Vejam o que a imprensa está recebendo através de e-mail desde segunda-feira:

_ Caros Amigos,

Acabei de ler e assinar o abaixo-assinado: «Pelo Fim da Máfia Azul e Pavilhão» no endereço http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR60627

Concordo com este abaixo-assinado e cumpro com o dever de o fazer chegar ao maior número de pessoas.

Caso você concorde, agradeço que assine o abaixo-assinado e que ajudem na sua divulgação através de um email para os seus contatos.

Obrigado.
Admilson ramos de Almeida

Esta mensagem foi-lhe enviada por Admilson ramos de Almeida (admilramos@gmail.com), através do serviço http://www.peticaopublica.com.br em relação ao Abaixo-Assinadohttp://www.peticaopublica.com.br/?pi=BR60627

Ontem o Duke deu essa na canela:

DUKESEMNOCAO

Hoje, mandou essa . . .

DUKCAPETAS

. . . no Super Notícia.


» Comentar

Comentários:
0
  • Dudu GALOMAIO BH (Campeão da América) disse:

    O cara na sua classe da faculdade que avacalhava as aulas, arrumava briguinhas e até bêbado pra assistir aula já chegou é um aluno. Mau aluno, mas é.

    O funcionário que rouba a empresa, “morcega” o tempo todo, arruma atestado falso, etc… é um “trabalhador brasileiro”. É um péssimo funcionário, mas é.

    Respeito as opiniões divergentes, dentre elas a do Chico de que “esses caras ficam irados quando vc diz que não são torcedores”.

    Mas do tempo que frequentei Mineirão em quase todos os jogos do Galo no ano, lhes afirmo, após ter contato direto com esses tipinhos: a única coisa que importa pra eles é ter fama de arruaceiro e brigão e que ninguém tem moral pra impedí-los, (nem mesmo a polícia) segundo eles próprios. Não estão nem aí se vc disser que “não são torcedores de verdade”.

    Agora, se fossem detidos, condenados e impedidos de ir a campo aí sim a coisa mudaria.

  • alex disse:

    Torcida Organizada sempre causa problema. Isso nao tem fim.
    Ja fui roubado varias vezes pela Galoucura mesmo sendo atleticano.
    Esse pessoal nao agrega nada a comunidade. Esses mosaico s q rolam nos estadios é a prova concreta q hoje em dia nao se precisa de TO pois as redes sociais cumprem bem esse papel. Essas ruas de fogo, mosaicos, manifestacoes em aeroportos buscando jogadores, tudo isso hoje é organizado via internet. É a torcida organizada do futuro.

  • Marcos 2013 disse:

    Mãos fortes do Estado e do Poder Judiciário precisam agir o quanto antes, caso não queiram ver o Estado de Minas sendo manchado com outro incidente mais violento do que o ocorrido depois do Cruzeiro x Bahia. Seja contra qualquer arruaceiro que se diz torcedor de Cruzeiro, Atlético, América, Flamengo ou qualquer outro. No último domingo o tumulto por pouco não causou uma carnificina.

  • XAVIER ,vc foi muito feliz quando disse,que inclusive a IMPRENSA adora quando os dirigentes falastrões e desmiolados como o KALLIL e o PERRELA vomitam asneiras nos microfones e instigam as organizadas a se digladiarem,os repórteres setoristas então só faltam chegarem ao orgasmo quando isto acontece,MINAS GERIAS perdeu muito por causa dos dirigentes com pensamentos a nível de torcedores de geral e arquibancada,acham que entupir os estádios de PMs significa estarem dando segurança e educação ao torcedor ,enquanto isto estamos correndo o risco de sermos obrigados a ver o estado de SANTA CATARINA com 3 times na serie A em 2014 e se duvidar Pernambuco terá 3 tb em 2015 ,basta o NÁUTICO e o SANTA CRUZ se livrarem da B em 2014.

  • Frederico Dantas disse:

    Obrigado pela deferência, meu caro Dudu.

    E olha que não concordamos hora nenhuma sobre esse assunto, hein? Abraço, meu caro.

  • Jacqueline Costa disse:

    O grande problema de se varrer o lixo para baixo do tapete: uma hora ele aparecerá, não é mesmo?. Tardou, mas agora está escancarado que há “demônios” do outro lado também. Até a pouco tempo, pelas informações veiculadas e pelas atitudes do MP, pensava-se que os problemas de mau comportamento dos torcedores mineiros eram exclusividade da Galoucura. Para piorar, a selvageria não é somente “coisa de torcida organizada”, como fica bem claro no vídeo que mostra torcedores do cruzeiro quebrando a loja do Galo. A estranha blindagem feita pelo MP e parte da imprensa em cima das “coisas azuis” foi estendida também à sua torcida e em conseqüência alguns se sentem no direito de aprontar o que querem, pouco se importando se estão prejudicando o próprio clube. Agora que o mostro está fora de controle, veremos quais as atitudes a serem tomadas pelas autoridades competentes. Outra coisa (com todo respeito àqueles cruzeirenses que sabem torcer pelo seu time): uma boa parte da torcida azul deveria rever os seus conceitos sobre o que é ser torcedor. A impressão que se tem é que o ódio pelo Galo é maior do que o amor ao próprio clube. Isto ficou nítido nas comemorações na Praça Sete; estavam mais preocupados em xingar o Galo do que em enaltecer o próprio título, a ponto do mico de jogadores celestes ter de pedir para “esquecerem do vizinho”. Óbvio que a torcida do Galo, aliás, todas as torcidas, zoam a rival, mas no caso de certa parte da torcida cruzeirense, a raiva pelo rival já está virando transtorno obsessivo.

  • Xavier disse:

    Gilberto Santos,

    Concordo com seu comentário, na hora que jogadores, dirigentes e profissionais da imprensa precisam, estas “organizadas” são formada de torcedores, quando o caldo entorna é filho sem pai.

    Pegando o gancho à respeito de Kalil e Zeze Perrela, também os considero responsáveis pelo estado de intolerância entre as duas torcidas.

    Tenho achado o Gilvan mais consciente, gosto do Kalil pelo que fez pelo meu Galo, mas reconheço que quando abre a boca incita a violência, lógico ajudado pelos repórteres que querendo vender provocam dele as asneiras ditas, assim como faziam com o perrela.

    Todos temos amigos que torcem para o time rival, ano que vem teremos pela primeira vez os dois grandes de Minas em uma libertadores e acho que se os ânimos não se acalmarem de parte a parte, ainda veremos cenas lamentáveis de lado a lado.

    Cabe também à imprensa tentar criar um clima mais ameno entre as partes.

    O momento é de orgulho de Minas Gerais, vamos aproveita-lo para tentarmos ser menos rancorosos com o rival. De minha parte, prometo tentar rsrsrsrs…

    Saudações Alvinegras!!

  • CHICO MAIA esta turma é que defende venda de CERVEJAS e outras bebidas alcoólicas em estádios,até hoje eu não vejo nenhuma necessidade de existir torcida organizada,nunca vi em nenhum estádio do BRASIL torcedor acompanhado de seus filhos ou esposa se misturando com este bando de insanos,a maioria daS organizadas quando não recebem dinheiro dos próprios dirigentes como PERRELA e ALEXANDRE KALLIL .que aliaS foram os maiores responsáveis pela proliferação destas facçoes criminosas e quadrilhas que foram formadas em MINAS GERAIS,ficam esperando os jogos promocionais de 1,99,quando então são convocadas pelos próprios dirigentes que em determinadas circunstâncias até acharam bom,bonito e engraçado quando seus componentes entoavam cantos e refrões pornográficos achincalhando os adversários.,cansei de ver e ouvir ZEZE PERRELA e ALEXANDRE KALLIL enaltecendo estas organizações,isto ai falando só dos presidentes mais recentes,além deles inúmeros jogadores usufruíram destas organizações para tirarem proveitos e vantagens políticas ,ALBERTO RODRIGUES,MARIO HENRIQUE CAIXA,MARQUES,GUSTAVO PERRELA ,são os exemplos mais recentes do mal ,mais profundo que estas pseudos entidades provocam ao torcedor e ao povo em geral.

  • J.B.CRUZ disse:

    É impressionante como nossas autoridades atuais, não cumprem as ações que tem que ser tomadas para defender o estado de direito, para os que andam direito..As LEIS VIGENTES, são boas;basta cumpri-las..Para isso estão investidos de poderes para tal…

  • jean abreu neves disse:

    oi,parabéns pelo site,por favor me ajude,preciso muito saber o nome de um antigo locutor da radio Atalaia,geralmente as vinhetas de horas e tal eram dele,é uma questão de saudosismo afinal fez parte da minha infância ,valeu aguardo o contato abração!

    – contagem

  • Thales Rosa disse:

    Queria perguntar ao kalil quem realmente tem um elfante branco nas mão diante desses numeros, de bilheria do Cruzeiro, sem socio torcedor (materia do superesportes):

    Renda do Cruzeiro no Brasileiro supera em R$6 milhões a soma de todos clubes do G4
    Clube celeste arrecadou R$ 27.706.158,00 brutos com bilheteria na competição nacional.

    Enquanto isso o atletico arrecadou 6 milhoes, 21 milhoes a menos.

    http://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/futebol/cruzeiro/2013/12/04/noticia_cruzeiro,270448/renda-do-cruzeiro-no-brasileiro-supera-em-r-6-milhoes-a-soma-de-todos-clubes-do-g4.shtml

  • Ricardo Sol disse:

    Olá Chico,

    Minha opinião é comum à maioria, os marginais devem ser presos!

    Fico completamente indignado quando vejo uma pessoa ser eleita simplesmente por estar ligada ao futebol. Atualmente temos representantes do nosso estado no senado e no congresso ligados a este esporte. Alguns não levantam a bandeira de um time, por trabalhar na imprensa (rádio ou TV), mas estão diretamente ligados.
    Já que este pessoal foi eleito devido à ligação com o futebol, por que não tomam nenhuma medida para ajudá-lo? As eleições estão aí e quero ver quantos serão eleitos e reeleitos para continuar a não fazerem nada. Temos vários, vários assuntos mais importantes para serem tratados, mas este pessoal não conseguem propor uma lei ou ação nem por aquilo que eles se dizem “entendidos”, que dirá do resto…

    Li um comentário aqui no blog em que o comentarista põe a culpa da confusão na PM. Discordo, mas gostaria de entender a seguinte situação, imagino que todos já tenham ido a algum show musical que tenha tido briga. Nestes eventos, no meio da plateia, ficam os seguranças contratados pelo organizador. Quando há uma briga eles vão lá e pegam os sujeitos brigões e retiram do local e o show continua. Já presenciei até mesmo a PM tendo o mesmo comportamento. Por que a PM não tem o mesmo comportamento quando é em estádios e manifestações. Acredito que com inteligência e estratégia, dá para ir lá e pegar os que estão fazendo a confusão, mas ao contrário disso, saem jogando bombas de gás e espalhando todo mundo, daí os marginais ficam livres para continuar as confusões em outros lugares.

    Outra questão, para finalizar e para corroborar com o início do seu post, no exemplo que citei acima, nunca vi ninguém associar os baderneiros aos artistas…

  • Dudu GALOMAIO BH (Campeão da América) disse:

    O que insisto é: TUDO QUE ESSES MARGINAIS QUEREM É ESSE “ANONIMATO” DE DIZEREM QUE NÃO SÃO TORCEDORES.
    Isto feito, continuarão agredindo, matando, destruindo, depredando em “nome” do clube para o qual torcem. Da maneira errada, mas torcem…

  • Dudu GALOMAIO BH (Campeão da América) disse:

    Grande Chico Maia, eu fui um dos que bateram o pé pra que não se dissesse que “não são torcedores”.

    Desde o princípio entendi sua posição. A minha “birra” é com alguns lunáticos que agem da seguinte forma:

    _ATLETICANOS aprontam bagunça e o cara aparece aqui no blog e diz: “Vocês viram o que os torcedores do Atlético fizeram?”

    _CRUZEIRENSES aprontam bagunça e o sujeito vem com essa:
    “Isso não é torcedor do cruzeiro”.

    Tenha dó. É muita imbecilidade em uma pessoa só, atrás da doença por futebol. Nesta, excluo o sempre comedido e gente boa Fred Dantas.

    Abraço!

  • Olá, Chico!
    Muito confortável para as autoridades dizerem que é a minoria. Esses insanos se tornam meros coadjuvantes diante de uma justiça inoperante com a nossa. http://www.euvistoacamisadogalo.com.br/

  • Antonio Carlos disse:

    Caro chico abraços publique em seu site a radio Itatiaia de ouro preto comprou todos os direitos e facilidades para cobrir o galo campeao do mundo no marrocos. Apenas a Itatiaia bh e ouro preto vao transmitir o evento. sou seu fã.

    – Ouro Preto

  • Paulo disse:

    Chico e amigos,
    O repórter Rafael Martins do programa Balanço geral (TV Record) disse que ele e a equipe que fazia cobertura da selvageria da bandidagem azul foram ameaçados pela bandidagem. Ficaram presos num canto e o mesmo acontecia com um grupo de PMS que levaram pedradas, pedaços de paus, bombas etc..só depois chegou reforço .
    Lamentável foi a decisão da polícia que após os bandidos assinarem um tal de termo circunstanciado foram liberados.
    Ja tem notícias dando conta de que a bandidagem está organizando caravanas para o Rio, jogo contra o flamídia.
    Pode esperar que ter mais crimes e mais crimes….e ninguém vai ser preso.

  • Gustavo disse:

    Já disse isso antes e repito, quando jogaram bombas na torcida do Galo a diretoria azul se apressou em culpar o Atlético e o advogado inclusive chegou a citar que o “Galo Doido” incitava a violência no Horto.Os senadores azuis ávidos por votos e média com a torcida atuaram nos bastidores pra aliviar o clube de uma penalidade mais dura.
    Resultado?Em TODAS as comemorações do titulo do Cruzeiro houve baderna,saques,violência,quebradeira. Uma demonstração clara de que a impunidade reinava e a violência era coisa normal.
    A diretoria azul só resolveu dar um basta quando o bolso foi afetado e não tinha ninguém pra culpar a não ser a própria torcida.Colheram o que plantaram! Talvez agora não tenha nenhum cruzeirense rindo da destruição da loja do Galo!

  • Xavier disse:

    “Quick da máfia azul….

  • Xavier disse:

    Chico,

    Acho que estes torcedores são todos do bem, todo dia Arthur Morais e João Vitor Xavier mandam abraços e mais abraços para o tal de Quick (nem sei se é assim que escreve), além de divulgar suas pacíficas caravanas Brasil afora.

    Estou cheio de hipocrisia…

    Abraço Chico, e parabéns pelo trabalho. Tem colega seu que já esqueceu tudo assim como já estão esquecendo o Helipótero.

  • Rodrigo Resende disse:

    Algo me chama a atenção nisso tudo. Vi imagem da briga dentro do estádio. Pareceu-me briga entre torcedores comuns e não briga entre gangues rivais das TO. De qualquer forma, criminosos.

    Não vi nenhuma imagem de briga entre estas duas TO fora do estádio no domingo. Vi apenas correria generalizada depois que a polícia agiu para dispersar os torcedores.

    Sou totalmente contrário às TO e não pertenço à nenhuma. Mas não é possível que não tenham registrado uma imagem sequer destas duas facções se digladiando.

    Tudo muito estranho.

  • Thales Rosa disse:

    Isso ai Chico, esses caras não são torcedores são vagabundos. Vou falar sobre o que vi esse ano no jogo Coritiba x Cruzeiro aqui no Paraná.

    Estava lá toda a TORCIDA do Cruzeiro com familias, pessoas de bem esperando jogo começar todos bem acomodados no esáço destinado a torcida visitante. Faltando uns 10 minutos para o jogo começar chega uma Torcida Organizada (tem o o nome de Mafia Azul), estende uma faixa na grade de proteção e tampa todos aqueles torcedores que chegaram antes e queriam apenas ver o jogo.
    Rapidamente chegam os seguranças do Coritba e mandam tirar a faixa pois ela tampa as placas dos patrocinadores que ficam na arquibancada. Pois a tal torcida depois de muito discutir tira a faixa e resolve estender ela nos degraus da arquibancada, com os marginais ficando em pe nas pontas e no meio da faixa para deixa-la esticada. e ainda ficaram la no meio da arquibancada. resultado quem estava atras da faixa teve que ficar em pe ou mudar de lugar, pois os marginais tinham que mostrar ali sua marca (mafia azul) e tinha que ser ali no meio pois sabiam que a torcida iria ser filmada.
    Ocuparam 30% da arquibancada com a faixa, nao deixavam ninguem sentar na frente nos 5 degraus abaixo e quem estava atras nao via nada. Um absurdo completo. eles chegam depois do jogo iniciado e saem antes do jogo terminar, de onde esse tipo de marginal tira dinheiro para viajar e acompanhar o clube? um ingresso no couto pereira custa 90 reais….

    esses marginais se julgam os donos do time, eles que se fodam para la e deixem o Cruzeiro em paz, nao precisamos de voces baderneiros!!!

  • Paulo César disse:

    Chico, veja o link sobre transmissão da Liberta 2013.

    http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2013/12/04/globo-descarta-fla-para-paulistas-e-deve-ignorar-libertadores-em-sp.htm

    Os caras preferem colocar filme, Ponte Preta ou qualquer outro programa para São Paulo a transmitir, inclusive, um Flamengo, ou o Galo, Grêmio e Cruzeiro.

    Tomara que fiquem uns 10 anos fora do torneio (impossível, eu sei). E que alguns entendam finalmente: rival é o clube da cidade; “inimigo” é o clube do “eixo”.

  • Marcos Antonio disse:

    Chico, o que tem de ex árbitros, aposentados que apitaram em décadas passadas, relatando casos de suborno num tá escrito. Outro dia um comentou um benefício ao São Paulo em detrimento à Ponte Preta. No globo.com, hoje, outro fala de sua amizade com Eurico, inclusive num jogo contra o Cruzeiro. Mas como Vasco e Cruzeiro sempre foram amigos, tudo é festa.

  • Thiago disse:

    Mas uma vez discordo. Não vi uma foto de baderneiro de domingo com camisa ou boné de Máfia Azul. Vi todos com boa aparência vestidos de camisa do Cry. Assim como quem incentivou levar milho e outros objetos para jogar na torcida GNV no clássico, não foi a máfia azul e sim a tal da Fanaticruz( basta ver no Twitter oficial dessa torcida que é, supostamente, composta por pessoas “abonadas”). Não foi a Máfia Azul que quebrou a vitrine, saqueou e urinou na porta da loja do Galo na Savassi. Foram mauricinhos com tênis de marca( foi filmada a ação). Ano passado no clássico com mando do Cry jogaram de tudo no árbitro e no banco do Galo, fato que culminou com a perda de 4 mandos do Yale, vindo esses objetos do setor mais caro do estádio, não da máfia azul. Para finalizar: no fatídico jogo de 2011, em Sete Lagoas, mesmo ganhando de 3×0 , jogaram um rojão no goleiro Renan Ribeiro vindo do setor dessa dita torcida de “pessoas de bem” que é a Fanaticruz. Então, não estou aqui defendendo essa Máfia Azul que é ,sabidamente, um mal ao futebol, mas mostrando que atos de vandalismo e violência vêm sendo algo comum em grande parte da torcida do Cry. Nesse caso, a ” minoria de meia dúzia” me parece ser a maioria da torcida azul. Ou seja, não basta punir um ou outro. Que se puna o clube e acabe com essas torcidas “de bem”.

  • carlos santana disse:

    Chico acho que o que incomoda é a passividade da imprensa quando o assunto não é agradável ao cruzeiro, mas concordo com sua tese.

  • Paulo Araujo disse:

    Pois é Chico ate entendo a sua preocupação em tentar demonstrar que, “são poucos marginais que estão aprontando na torcida do Cruzeiro.” Acontece que logo após a conquista do titulo na Bahia o que vimos foi bem diferente. Imagens, principalmente contra a loja do Galo, mostraram que foram também torcedores comuns que aprontaram aquelas quebradeiras e saques no centro e também na Savassi. Vendo as imagens fica difícil defender estas torcida.
    Ate Imagino que de tanto verem os verdadeiros marginais agirem sem punição, ficaram iguais a eles. Mas como já tinha dito em comentários anteriores esta violência algum dia voltaria para eles próprios, é o que vemos agora. Na verdade acho que a diretoria deste time só tomou alguma atitude porque estão sentindo na própria pele os atos de violência de sua TORCIDA.
    Culpar apenas os marginais a meu ver é tentar tampar o sol com a peneira, mais uma vez.

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Dessas confusões tiramos duas conclusões. A primeira, o sistema de monitoramento por câmeras dos estádios não tem nenhum sentido, se os baderneiros contumazes não forem identificados, punidos e proibidos de entrarem nos estádios. Basta fazer com que apresentem em determinada delegacia no dia do jogo e permaneçam lá até bem mais que o final do jogo, se desobedecerem, abra logo um processo de crime de desobediência de ordem judicial e cadeia neles.
    Segundo, o que todos sabemos, sem o fim das organizadas nada vai adiantar, porque são elas que fomentam a violência, basta observar os cânticos dentro dos estádios, todos encharcados de provocações.

  • Cassiano disse:

    Bom dia. Esse abaixo-assinado não deveria ser apenas para as torcidas das smurfetes não……. Deveria ser todas as torcidas organizadas do Brasil……