Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

O enigma Paulo Autuori: prós e contras!

Ontem já manifestei a minha opinião, de que Paulo Autuori não seria o melhor nome para o Atlético.

A maioria dos que se manifestaram no blog e pessoalmente comigo, também.

Agora veem as ressalvas que precisam ser lembradas: quando assumiu a presidência do Atlético, Kalil contratou o técnico que quase 100% da torcida queriam: Emerson Leão, que foi um fracasso.

Depois apostou no Luxemburgo, também preferido da maioria absoluta, e deu no que deu!

Quando apostou no Cuca, teve muita gente contra, rejeição grande, e deu certo: Campeão da Libertadores!

Li dois comentários no blog que me chamaram a atenção, sobre os quais vale refletir:

* Frederico Dantas:

“Mas vai que o Autuori dá certo…
Que percentual da torcida do Cruzeiro torceu o nariz quando o Marcelo Oliveira foi contratado?”

————

* Christian Thomaz

“Chico,

Como sempre o jargão “Perú não morre de véspera” pode se enquadrar. A rejeição a Paulo Autuori é gigantesca, sou inclusive um dos que está contra a contratação. Acredito que teoricamente o Levir seria uma ótima opção.

Mas, eu não quero queimar o Autuori antes da hora não. Um técnico que já foi campeão do mundo e campão da libertadores 2 vezes, não pode ser uma coisa das piores. Muito se fala dos seus últimos trabalhos, mas, vamos analisar: Vasco? São Paulo? O Vasco não tem elenco nem pra brigar pra ficar entre os 4 da séria B. O São Paulo ficou o ano inteiro capengando, tem um goleiro extremamente líder que só sabe impor sobre as decisões dos técnicos e também não tem um elenco digno de disputa de título. Já no GALO, o Autuori irá trabalhar com um dos melhores elencos do pais, é um técnico respeitado e que terá respeito dos jogadores, além do mais importante já dito pelo Maluf e que pra mim foi o que mais deu certo nos 2 últimos anos do GALO: manutenção do elenco, com contratações pontuais.

O GALO esteve em evidência o ano inteiro e qualquer técnico hoje sabe de cor os jogadores e suas capacidades. O Autuori chega conhecendo bem o elenco e acredito que isso será um fator positivo para o GALO. OK, muitos irão dizer que o Levir Culpi também teria essas vantagens, mas, o custo do Levir hoje é irreal. O Kalil acertou muito mais do que errou em seu mandato e aprendeu bastante com os erros. Além do mais, ele não seria louco de contratar alguém sem o respaldo do Maluf, Carlinhos Neves e Chiquinho, que a meu ver tem muito mais capacidade de opinião do que nós torcedores e imprensa.

Sorte ao Autuori!”

———-

deciframekl3

Essa é uma boa imagem para usar com a famosa frase do Adilson: “Vamos aguardar!”


» Comentar

Comentários:
0
  • zécarlos disse:

    Paulo Autuori????? Eu NÃO acredito!!!

  • carlos santana disse:

    Chico ví uma retrospectiva sobre o São Paulo, o Rogério Ceni disse que os jogadores eram os maiores culpados do péssimo ano, alfinetou com classe a diretoria e o Nei Franco(evitou o nome), isentou de culpa o Autuori(disse que jogadores o mataram por incompetência )e ressalvou que se a postura deles não mudar o mesmo vai acontecer com o Muricy .

  • Marcos 2013 disse:

    Esse negócio de Paulo Autuori no Atlético é um sinal de que em 2014 o Atlético corre riscos de voltar à rotina de fracassos que o perseguia até há dois anos atrás. Esse treinador já é ultrapassado para o futebol brasileiro, mas se os cartolas atleticanos quiseram assim, não podemos questionar.
    Seria bom se o Cuca continuasse no alvinegro mineiro, mas é uma pena que não deu.
    Se 2013 foi tão bom para os atleticanos quanto o longínquo 1971, o mesmo não posso dizer de 2014. O clube irá passar por várias mudanças extra-campo e dentro das quatro linhas poderá penar para permanecer na primeira divisão do campeonato nacional. Ainda mais se o Ronaldinho, por exemplo, ir embora do Atlético.

  • uai,chico maia já que p atletico esta nadando em dinheiro como sempre diz o presidente alexandre kallil pq não uma proposta de 500.000 mensais para o marcelo oliveira,vc acha que ele recusaria?

  • Rodrigo Galodoido disse:

    Melhor elenco? Com Michel, Gilberto Silva, Pierre, Josué, Richarlyson, Júnior e Carlos Cesar, Alecsandro, Berola, Dátolo, Leleu e mais algum que eu esqueci.

    Pierre, Josué e Gilberto Silva já fizeram bons jogos, mas deu. Precisamos de volantes que saibam marcar e sair pro jogo, com qualidade no passe e no drible.

    Que venham laterais pra esuqerda e direita. Também um centroavante habilidoso e melhor finalizador do que o Jô. Quem sabe ele está no Galo? Tardelli.

  • Sagres disse:

    Atleticanos, não caiam na lorota. Vamos nos despedir do Cuca com alegria e dignidade. Ele merece. Nós somos os CAMPEÕES DAS AMÉRICAS. NÓS ACREDITAMOS E JAMAIS ESQUECEREMOS.

  • carlos santana disse:

    DUDU GALAMAIO: excelente!

  • carlos santana disse:

    Gostaria de algo novo, Cristovão,Ney Franco, Guto ex lusa ou técnico vindo de fora do país, mas vou torcer pro Paulo voltar aos seus melhores dias.

  • David Reis disse:

    O site do Lance ouviu dois jornalistas que acompanharam o dia-a-dia de São Paulo e Vasco na passagem do Paulo Autuori nesses times em 2013. Creio que podemos ficar otimistas com essas opiniões (chega de mamata no Galo!):

    COM A PALAVRA:
    Daniel Guimarães, setorista do Vasco pelo L!

    ‘Não segue a linha de técnico boleiro’
    “A figura de Paulo Autuori é totalmente oposta a dos “boleiros”, tão presentes no dia a dia do futebol atual. Sempre firme e bastante claro em suas entrevistas coletivas, o treinador evita falar até sobre um determinado nome, comentando apenas conceitos. Ao ser questionado sobre questões de arbitragem ou outras equipes, deixa sempre a ética em primeiro lugar e procura não se aprofundar muito. Assim, com essa linha de pensamento baseada em disciplina e sinceridade, e sendo parceiro dos jogadores, ele conquistou o respeito do elenco e da torcida do Vasco. A tendência é que consiga o mesmo no Galo.”

    COM A PALAVRA:
    Bruno Rodrigues, setorista do São Paulo pelo L!

    ‘Tricolor estava mergulhado em crise’
    “Ao contrário de 2005, quando assumiu a boa base deixada por Cuca e Leão e levou o São Paulo aos títulos da Libertadores e do Mundial, Autuori não conseguiu repetir em 2013 o sucesso de sua primeira passagem pelo clube. Com o Tricolor mergulhado na crise, já chegou ao Morumbi sabendo que a diretoria havia fechado uma excursão para o exterior, onde disputaram-se as Copas Audi, Eusébio e Suruga. O resultado da turnê foi catasfrófico e as consequências, piores ainda, visto que o acúmulo de desgaste físico da viagem – quatro jogos em oito dias – prejudicou bastante o desemenho da equipe na recuperação que era necessária no Brasileiro. Ficou pouco mais de dois meses e teve aproveitamento de apenas 23,8% dos pontos disputados.”

    (http://www.lancenet.com.br/atletico-mineiro/Setoristas-Vasco-Autuori-Carlinhos-Neves_0_1051094992.html)

  • Pedro Vitor disse:

    Chico, vou dar minha opinião. Aqui ouvir a Dimara dizer que o Tite não virá para o Atlético, por causa de grana. Não acredito nisso, porque foi o ano em que o Galo mais lucrou com venda de camisas, materiais esportivos, marketing, mídia, vendas de jogadores, bilheteria, fora arrecadações de sócios-torcedores e PPV. Para mim o Tite não vem por outros motivos, mas isso não quer dizer que ele nunca mais treinará o Atlético, quer dizer que não aceitou a proposta. Simples assim. Agora, Levir Culpi, que a maioria queria, não é a minha preferência. Mas o Levir, trocou o Brasil pelo Japão, lá a realidade é outra, pra mim o Levir seria uma boa aposta em 2009, quando o Atlético não tinha grana, não poderia escolher, tinha que contar com treinador que tinha identificação com o clube, torcida e mídia. Na época veio o Emerson Leão, aceitável, mas não deu certo! Agora Paulo Autuori, já esta contratado, o mercado não oferecia as melhores opções, o Abel Braga, que pra mim não tem perfil de pegar time pronto, não esta disponível, Muricy, talvez este seria o nome, esta no São Paulo recebendo 500 mil. Oswaldo de Oliveira, pra mim, é inferior ao Autuori, apesar de ter feito um bom trabalho no Botafogo, e Ney franco não tem pulso firme para lhe dar com um elenco de estrelas como é o Atlético hoje, Marcelo Oliveira esta muito bem empregado. Luxemburgo, acho que nem merece ser citado. Outros treinadores inexperientes também não merecem. Talvez a escolha de um treinador estrangeiro, como o Chico bem citou, mas o Autuori também tem currículo internacional, treinou o Perú, esteve no Japão, pegou o time do Cuca, em 2005, e levou ao título da Libertadores. Acho que pesa a favor este lado do Paulo, e sem contar que a comissão técnica do Galo aprovou, então não há o que questionar no momento. Tem é que contratar pontualmente certo, e corrigir as falhas cometidas em 2013, que na minha opinião foi defensivas, talvez um bom volante, pra jogar ali junto ao Pierre, e um bom lateral esquerdo, resolvam este problema, talvez um atacante velocista pra colocar uma sombra no Fernandinho ou Tardelli, e bora brigar temos grandes competições em 2014

  • Rafael disse:

    o centroavante André e o Fillipe Soutto voltam ao Galo ano que vem – será que ficam?

  • cam disse:

    uma coisa é certa , o Jo nao é centro-avante para o galo , o cara só sabe fazer a funcao de pivo..

  • Rafael disse:

    Vamos ver, dos últimos times que o Autuori dirigiu – Grêmio, Al-Rayyan do Catar e São Paulo, quem ele pode trazer para o Galo:

    Ele bem que poderia trazer o Mário Fernandes (zagueiro e lateral direito) que jogou com ele no Grêmio e o Felipe Mattioni (lateral-direito) que esteve para voltar pro Grêmio com Autuori lá
    Maxi López, atacante treinado por ele no Grêmio
    Rafael Marques – será que volta para o Galo?
    Fábio Santos, lat-esq. – treinado por ele no Grêmio
    Jonas – centroavante – seria um sonho

    Maicon – meia, São Paulo
    Osvaldo, atacante, São Paulo

    Será que foi ele quem indicou o atacante Nilmar ao Al-Rayyan? O atacante chegou lá depois da saída de Autuori

  • luiz ibirite disse:

    o chico, não concordo quando fala em rejeição do paulo autuori, na comparação do M. Oliveira achando que é mehor esperar dar resultado, pois o autuori é mais um daqueles que vem e não vai mudar absolutamente em nada, concordo com sua mesmice e digo mais quão será o valor da multa rescisória do cara, o M. Oliveira foi uma aposta que deu certo e assim como ele existem alguns por aí, (ney franco ex) o trabalho dele não surtiu no SP vide motivos ja ditos por vc, e olha no vitoria a diferença, deixaram o treinador trabalhar, assim como o M. Oliveira, e falar que o galo tem o melhor elenco do brasil na atualidade é pra acabar com a conversa.

  • Flavio disse:

    Parabéns Chico!

    Cuca não pode ser mais o bode-expiatório!

    E ainda querem colocar a culpa no Cuca?

    Toda a imprensa bairrista culpando o Cuca e livrando os jogadores.

    Disseram que a saída do Cuca no vestiário abalou os jogadores. hahahaha!

    E agora vem o Chico e diz que o Autuori já estava contratado.

    Que papelão dos comentaristas mineiros hein? Inventaram uma desculpa que não durou nem dois dias!

    hahahaha

  • francisco disse:

    Eu também não gostei, mas ja que está contratado a massa vai apoiar, afinal tudo que o galo ganhou até hoje não foi mérito de nenhum treinador e sim da torcida mais apaixonada do mundo. A frase do roberto drumont sempre foi e sempre será cumprida “numa tempestade o atleticano torce contra o vento” Então vamos aproveitar o vento que nos foi favorável em 2013 e o que foi de ruim, já virou passado.

  • Vanaldo de Assis disse:

    Este é um dos técnicos ultrapassados. Não transmite alegria e entendimento com o elenco, é cara fechada e sempre se estranha com a torcida e imprensa. É só fracassar na Libertas 2014 e será demitido.
    Quanta lambança da diretoria do Galo. Perder não é feio, pior são as mentiras. E ainda tem torcedor que fica brigando nos estádios. No cru cru pelo menos eles se blindam, impedindo a imprensa de lhe lançar crises.
    No Galo, quem ouvia a Itatizeiro nos últimos dias, percebia o ambiente ruim vivido pelo Galo. É mais um prenúncio de ano ruim. Como os grandes rebaixados estão voltando à Série B, te cuida Galo! A instituição é muito amada, mas infelizmente, de uns 20 anos para cá, o Atlético é vítima da sanha e da usura desmedida de empresários falidos de BH.

  • Dudu GALOMAIO BH (Campeão da América) disse:

    Amigos, essa charge não é do genial DUKE mas é uma verdade verdadeiríssima.
    A torcida do crucru é pequenina. A grande maioria é apenas de “anti-atleticanos”.

    http://www.hojeemdia.com.br/m-blogs/arte-hd-1.630/comemora%C3%A7%C3%B5es-1.203356

  • Vinicius Campos disse:

    Chico,

    aproveitando o comentário do outro post pois acho que ele se aplica bem a este.

    Independente do técnico o que eu gostaria muito de ver é uma postura diferente tanto nos técnicos como nos dirigentes em relação ao tratamento e prioridades dados a cada campeonato.

    É um absurdo um grupo forte e bom como o do Galo, ser campeão da Libertadores da forma que foi. Ter mostrado um grande futebol e simplesmente tira o pé dos outros dois campeonatos como a Copa do Brasil e o Brasileiro em nome de uma possível conquista baseada em dois jogos, que todos nós sabemos muito bem no que deu.

    Eu não consigo entender esta mentalidade tão pequena dos nossos times. Não dá. Por que não jogar com tudo cada campeonato que tiver pela frente? Por que clubes brasileiros tem que se contentar com tão pouco?

    O Atlético tinha um grupo perfeitamente capaz de brigar com o Cruzeiro pelo Brasileiro até as últimas rodadas. Tinha um grupo perfeitamente capaz de levar a copa do Brasil sim e não de novo ser humilhado pelo Bota Fogo.

    Gente olhe bem o que fez e o que está fazendo o Bayern München! Eles estão indo, contudo rumo ao quinto título conquistado em uma temporada, O QUINTO. Simplesmente ganhou tudo o que disputou.

    Quem assistiu a semifinal do Bayern contra o Guangsu? Pelo amor de Deus, aquele time somente pegava na bola para cobrar laterais ou tiro de meta, o Bayern ganhando de 3 a 0 e marcava no campo de ataque com um empenho fora do normal.

    Outro exemplo ruim para todos nós Atleticano, mas que é outro que deveria servir de exemplo foi o Cruzeiro de 2003. Ganho tudo o que disputou.

    Eu tenho certeza absoluta que se o Galo tivesse disputado com tudo este brasileiro e talvez até se sagrado campeão, mesmo que tivéssemos perdido Ronaldinho, Tardelli, Donizete, por lesão ou outro qualquer motivo, mesmo assim eu digo o time teria ido muito melhor.

    Além da enorme cagada que o Cuca fez de revelar esta porcaria desta proposta na hora da disputa mais importante de todos nós(e ainda querem dizer que ele agiu com honestidade. Não era o momento de ser tão honesto), nosso time estavam visivelmente fora de ritmo principalmente nossos dois zagueiros, completamente fora do tempo de bola. Se tivessem levado a sério o Brasileiro tenho certeza que não teríamos tido problemas com esta história de que o Galo só ganha no Horto. Que o Galo fora só deu vexame como muito bem dito pelo cruzeirense gente boa aqui do blog J.B.Cruz.

    Então Chico e Amigos do Blog. Mais do que a chegada de um novo técnico, eu queria demais é uma mudança drástica de comportamento e postura de técnicos, de dirigentes, de jogadores, de nós torcedores.

    Que está eliminação precoce e humilhante do Galo sirva de lição para todos nós que O CAMPEONATO MAIS IMPORTANTE É O DO MOMENTO. Não se abre mão de nenhum título em nome de um futuro distante. Sem desculpas de calendário, de poupar jogadores, de muitas viagens, de medo de lesão.
    Chega desta mentalidade pequena de todos os clubes brasileiros.

    Saudações Atleticanas.

  • Vinicius Campos disse:

    Tomara que tudo isto esteja certo e que dê certo. Vamos aguardar.

    Sorte ao Autuori e a todos nós.

  • Xavier disse:

    Futebol é uma coisa muito estranha.

    Quer dizer que o Cuca já estava fora e Paulo Autuori já contratado tudo em base de milhões?

    E quem fez dívidas, se apertou, investiu em uma viagem a Marrocos imaginando torcer para um time que o representasse de forma digna?

    Será que estavam mesmo focados em um título, ou o R$ prevaleceu nisso tudo mais uma vez.

    Coitado de quem coloca a paixão pelo futebol acima de qualquer coisa…

    Continuarei aqui com meus pitacos e provocações porque futebol está no sangue, mas tenham certeza, isso não pode passar de uma brincadeira para nós mortais.

    E já que a coisa não é séria mesmo, seja bem vindo Paulo Autuori.

    Saudações Atleticanas rumo ao Bi da Libertadores!

  • Rodrigo Galodoido disse:

    Vantagens de Autuori sobre o Ney Franco:
    – tem títulos importantes no currículo
    – tem comando. Rogério Ceni o respeita muito, já Ney Franco perde o comando para jogadores anjinhos como Ceni, R10, Jô e por aí vai.

    Sobre Levir:
    – em 6 anos no Japão ganhou milhões de dólares e lutou contra rebaixamento. Está milionário, deve estar mais chato e exigente ainda e sabe que pra ganhar muita grana não precisa disputar título. Só sair de rebaixamento…

    Jorginho (ex-Galo), Cristóvão Borges e até Ney Franco eram meus preferidos. Mas, agora torço para o Paulo ter muita Autuoridade e ser o melhor técnico do mundo.

  • alex disse:

    O Bayern foi campeão da champions com um treinador aposentado, o Cruzeiro ganhou a libertadores de 97 com o Paulo Autuori acertado com o Flamengo,ganhou a copa do brasil em 2000 com o Marco Aurelio demitido na espera pelo Felipão, colocar a culpa no Cuca é uma tremenda de uma sacanagem que vcs tão arrogantes depois da conquista da libertadores estão fazendo.
    Devem cobrar do Tardelli que não jogou nada, as Torres gêmeas que não jogaram nada, no melhor lateral do mundo que não jogou nada, do Jo que errou dois debaixo da trave.
    Ronaldinho apareceu duas vezes no jogo, no gol e ao final quando os jogadores do Raja tirou o uniforme dele.

  • adolfo disse:

    Depois da queda, o coice. A torcida, que foi da esperança à tristeza na quarta-feira, agora terminar a semana com o medo. Não sem por que. A não ser que aconteça uma dessas mágicas ilógicas, tudo aponta que a escolha do treinador foi horrível, um retrocesso. Ultrapassado, metido a sabichão, péssimo de grupo. Seus últimos trabalhos, não só os desse ano, foram improdutivos e deixou terra arrasada quando saiu. Kalil demonstrar toda a sua arrogância ao afrontar a torcida com uma escolha esdrúxula dessas. Como foi dito em comentário em outro post, isso não é pessimismo não, é realismo. E ilusão será apostar que dará certo.

  • thales rosa disse:

    O Kalil so pensa no Cruzeiro, meu deus como o cara adora algo que ja passou pelo Cruzeiro… Sendo assim melhor para o Atletico seria o Adilson Batista…

    Esse é um nome que eu espero ver novamente no Cruzeiro. Tem mania de perseguição, mas é um ótimo tecnico.