Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

A minha rua desabou e os donos da obra riram

Felizmente o fato não ocorreu comigo, mas poderia ter sido, assim como com qualquer cidadão mineiro ou brasileiro.

No Brasil as autoridades só nos tratam cidadãos quando é para nos cobrar impostos. Até nos chamam, hipocritamente, de “contribuintes”.

Pois, achacados é o que somos!

Anteontem falei aqui dos absurdos da BR-040, no trecho que mais ando nela, de Beagá a Sete Lagoas.

Nos centros urbanos outras aberrações são cometidas contra as pessoas diariamente. Como aprendemos a conviver com desrespeitos de toda ordem no dia a dia, só reclamamos quando a situação fica insustentável.

Por essas e outras é que torço para que a Copa do Mundo seja porta voz da indignação nacional, assim como foi a Copa das Confederações em junho deste ano.

Que os protestos sejam maiores, mais intensos, que reúnam muito mais gente, nas grandes, pequenas e médias cidades.

Que o mundo veja como o cidadão brasileiro é tratado pelas classes dominantes.

A impressão que tenho é que políticos e grandes empresários, em sua maioria, se unem para meter a mão no bolso da população, que só tem deveres. O direito é relativo. De modo geral, só é concedido para aliados!

Vejam o e-mail que recebi do Samuel, um dos atingidos pelo desabamento da Rua Cabo Verde:

“… minha motivação maior para te escrever agora é um fato que vem transtornando a vida de muitos vizinhos, a minha, e sobretudo aqueles que tiveram que evacuar seus apartamentos depois que a maldita obra que estão fazendo na esquina fez a rua Cabo Verde desabar.

Veja este vídeo no link abaixo para você ter noção do que está acontecendo:
http://www.alterosa.com.br/app/belo-horizonte/noticia/jornalismo/ja—1ed/2013/12/26/noticia-ja-1edicao,103357/construtora-de-obra-na-rua-cabo-verde-e-a-mesma-do-shopping-plaza-anc.shtml

Eu apareço interrompendo a entrevista do engenheiro dono da obra, que por sua vez, argumentava cinicamente que a construtora era isenta de culpa, pois entendia que a rua era causadora da cratera devido a um fator “desconhecido”.

Eles são donos de várias empresas de engenharia como a Direcional, Topus (do shopping Anchieta que abalou 4 prédios, sendo que um foi condenado), Edifica, entre outras. Me parece uma luta de David contra Golias.  Meu medo é esses caras, após todo transtorno que fizeram, conseguirem consertar a rua do jeito que der e viabilizarem o empreendimento tal qual estava no projeto inicial, após gastarem milhares do nosso dinheiro com essas obras emergenciais e não oferecerem qualquer contra partida para a comunidade afetada. Para relatar um pouco o que vem ocorrendo: falta de luz por 18 horas na véspera de Natal em toda a região; desvio de toda rede da Cemig, Copasa, tv a cabo na área da rua (postes arrancados e transferidos, tubulação de água rompida, etc); falta de luz novamente ontem por mais 10 horas; barulho ensurdecedor de dezenas de caminhões que jogam enormes pedras para aterrar o buraco durante todo o dia e até a meia-noite; e claro, as mais de 30 famílias obrigadas a abandonar suas residências em pleno 24 de dezembro.

O “desconforto” aos moradores alegado pelo engenheiro da obra é na verdade um transtorno que beira o caos e a incerteza dos dias seguintes. Sei que muitas regiões são afetadas por problemas parecidos em toda a cidade, ainda mais nessa época, e nós da região sul ainda somos beneficiados por ser uma área mais nobre, em que a defesa civil, bombeiros, demais serviços, e até mesmo a imprensa, sempre olham com mais atenção do que essas regiões menos favorecidas. Mas o que entendo é que esses malfeitores devem ser parados alguma hora, pois o exemplo Sérgio Naya não valeu e nunca valerá se as autoridades não caçarem os registros do CREA dessa gente, quando comprovado erros de engenharia.

CABOVERDE

Aqui a reportagem completa da TV Alterosa:

* “Construtora de obra na Rua Cabo Verde é do mesmo grupo do Shopping Plaza Anchieta”

A construtora da obra no Bairro Cruzeiro também era do grupo que fez a obra do Shopping Plaza Anchieta, bairro vizinho na região Sul de Belo Horizonte, que provocou estragos em cinco prédios e foi acionada na justiça por 79 famílias que tiveram que deixar seus apartamentos. É a Edifica Empreendimentos Arquitetura e Engenharia Ltda.

A empresa que faz parte de um grupo familiar de construtoras de três irmãos de Bom Despacho tem sede no Bairro Sion. O dono é Rogério Valadares que esteve ontem na Rua Cabo Verde. Ele alegou que o desmoronamento da rua pode ter sido provocado por algum problema já existente antes da obra, mas foi questionado por um morador. Veja:

Os moradores dos prédios da Rua Cabo Verde atingidos pelo desmoronamento estão revoltados porque tinham pedido providências à prefeitura e à Defesa Civil antes dessa chuvarada começar. Aliás há mais de ano, e nada foi feito.

http://www.alterosa.com.br/app/belo-horizonte/noticia/jornalismo/ja—1ed/2013/12/26/noticia-ja-1edicao,103357/construtora-de-obra-na-rua-cabo-verde-e-a-mesma-do-shopping-plaza-anc.shtml

CABOVERDE2

Fotos do portal O Tempo


» Comentar

Comentários:
0
  • Marcos 2014 disse:

    Pagamos impostos demais para não receber nada em conta, principalmente aqui em Minas, estado que se encontra no fundo do poço quando o assunto é infraestrutura. Impostos esses que só servem para encher as bundas das elites de dinheiro, e nada mais.
    Legados deixados pela Copa de 2014: elefantes brancos e violenta recessão econômica.

  • carlos santana disse:

    Marcio Lacerda,sem verba da Dilma não é competente.

  • Francisco Barbosa disse:

    FORA COPA 14.

  • Roger Correa disse:

    Sobre o que o Anderson Palestra disse, eu moro em Itabira e minha família é de Belo Horizonte. Por causa de um desses trechos que ele disse que não é finalizado há uns 5 anos, bateram na traseira do meu carro hoje e conheço várias pessoas que tiveram o párabrisa rachado por conta de pedras largadas pelo asfalto.

    Ninguém quer pagar o prejuízo, mas trabalhar direito que é bom, nada.

    Chico, concordo com tudo o que disse. O único legado da Copa vai ser a maturidade da população quanto ao que esses governantes fazem, porque infraestrutura é conversa pra boi dormir.

    Hoje somos idiotas, mas estamos ficando cada vez mais espertos e calejados. Um dia a coisa muda!

  • THIAGO disse:

    No Brasil a cafajestagem esta passando dos limites, depois um cidadão de bem sofre um apagão mental e descsrrega um revólver num vagabundo desse e vai ser taxado como violento. A minha paciência pra esse tipo de coisa já passou da conta.

  • Maria Alice disse:

    As eleições deveriam ser no mês de dezembro, ai eu queria ver qual “autoridade competente” teria a coragem de esfregar na nossa cara os seus feitos extraordinários.

  • Thales rosa disse:

    Todos tem culpa, governantes, engenheiros de curso a distância, e compradores de imóveis em áreas no mínimo questionáveis. Na hora de comprar so pensam no bom negocio e na valorização do imóvel, não avaliam nada, compram em ruas que mais parecem pirambeiras e depois acontece a desgraça e querem atirar para todo lado.

    Os governantes precisam por em práticas leis mais severas sobre ocupação so solo e concessão de alvarás de construção.. Aposto que os caras que concedem alvarás recebem por fora, assim como em sp e a magia do iss.. É so procurar que acham…

  • zécarlos disse:

    Cadê o CREA?????????????????

  • Eduardo disse:

    Chico,
    Sou amigo de uma das famílias que foram obrigadas a sair de casa em pleno dia 24, e ainda estão impedidas de retornar, devido à estes irresponsáveis e incompetentes.
    Portanto agradeço seu apoio ao ajudar a divulgar esta situação .
    Se possível, vamos divulgando os novos acontecimentos para que o caso não caia no esquecimento.

    Obrigado!!!

    Abs,
    Eduardo

  • Joia Rara disse:

    Uai ?!?

    Mas o Marcio Lacerda não é o melhor prefeito do BRASIL ?!?

    Como ele deixou que isso acontecesse, principalmente, em um bairro nobre ?!?

    E olha que de rua ele entende…viu!!!

    Ele já até vendeu umas ruas em BH: http://www.salveamusas.com.br

    Lacerda e o seu vice, Délio Malheiros sabem o que estão fazendo em BH ?!?

    http://www.youtube.com/watch?v=SCCMyoYJmTc

    Pelo jeito, não.

  • Anderson Palestra disse:

    Chico, você ACHA que eles se unem para nos prejudicar? Eu tenho certeza.
    Vou à Itabira todos os finais de semana. Saindo da famigerada 381, a estrada se encontra em obras para inclusão de 3ª pista já a algum tempo. Pois bem, com o período de chuva o asfalta da estrada começou a apresentar buracos. Até aí, nada de mais, já que é assim por todo o país, mas o que encabula é o fato dos buracos aparecerem no asfalto novo, colocado este ano, enquanto o velho (ruim também) tem apresentado melhor conservação.

    Ao Samuel, digo somente uma coisa. Vá esperando por longos anos uma decisão judicial. Torça para o acatamento da medida liminar para que a construtora pague aluguéis ou os coloque em um hotel, porque ela vai culpar a PBH e a Copasa, e nesse jogo de empurra, o cidadão sai desfavorecido.

    O Brasil não tem conserto.

  • A premissa na qual essas e outras empresas se baseiam é a mesma responsável por grande parte dos absurdos que vemos pelo Brasil: a certeza da impunidade.

    Assisti ao vídeo e o Samuel falou muito bem quanto a situação. Ficou óbvio que o dono da empresa simplesmente não tinha um argumento honesto para rebater.

    Espero poder usar o jornalismo para mostrar às pessoas que se indignar é um direito. E é isso o que você fez e sempre faz aqui, Chico. Por isso te vejo como exemplo.