Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

No ano da Copa o futebol brasileiro começa na Justiça Comum: rebaixamento da Lusa continua rendendo!

Do portal Terra:

“Por Portuguesa, advogado entra na Justiça Comum contra CBF e STJD”

lusa4sergiobarzaghigazeta

O advogado e torcedor do Santos, Delmiro Aparecido Goveia entrou com uma ação no Juizado Especial Cível da cidade de Mogi das Cruzes contra a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) em favor da Portuguesa, rebaixada à Série B do Campeonato Brasileiro por decisão do órgão.

Segundo o próprio advogado explicou, qualquer torcedor que se sentir prejudicado pode fazer o mesmo que ele, ainda que o processo se repita em comarcas diferentes.

“Qualquer torcedor, nem precisa ser da Lusa, entendendo que a decisão o prejudicou, pode entrar na justiça em sua comarca e aí devem ser juntadas todas as ações para uma única decisão”, declarou em entrevista à Rádio Globo.

A acusação de Goveia é de que os réus não teriam respeitado os artigos 35 e 36 do Estatuto do Torcedor. O primeiro prevê a disponibilização das decisões da Justiça Desportiva no site da entidade. O segundo diz respeito à possível anulação de uma decisão que não seguiu o artigo 35.

Delmiro Goveia acredita que não será o único a acionar a Justiça Comum contra a decisão que tirou quatro pontos da Portuguesa no Brasileirão, rebaixando a Lusa para a Série B.

“Eu acredito que outros torcedores entrarão na justiça pelo Brasil. Existe um movimento, o ‘Vamos à Luta’, dentro da torcida da Lusa nesse sentido para que ações sejam protocoladas, seja individualmente ou coletivamente”, completou.

http://esportes.terra.com.br/fluminense/por-portuguesa-advogado-entra-na-justica-comum-contra-cbf-e-stjd,584a681c2c253410VgnCLD2000000dc6eb0aRCRD.html


» Comentar

Comentários:
0
  • Thiago Diniz disse:

    O Campeonato Brasileiro de 1993 teve 32 clubes divididos em quatro grupos. Os A e B seriam compostos pelos clubes supostamente mais fortes, e o C e o D pelos supostamente mais fracos.

    Cairiam oito equipes, e a questão foi a definição dessas oito.

    O América-MG foi 16º na soma de pontos das quatro chaves, mas foram rebaixadas as quatro últimas dos Grupos C e D. O Coelho entrou na justiça comum para ter um lugar na Série A de 1994 pela posição geral e tentando reverter o rebaixamento. O América-MG foi punido pela CBF, ficando impedido de disputar os torneios por ela patrocinados de 1994 até 1996.

    Entretanto, em 1995 foi vice-campeão mineiro e em 1997 o Coelho sagrou-se Campeão Brasileiro da Série B, retornando à elite do futebol brasileiro no ano seguinte.

    O volante Gilberto Silva foi o destaque do time de 1997 do Coelho.

  • Marcos 2014 disse:

    É por essas e outras que há um ditado que diz: quem nasce lagartixa não pode ser jacaré. É assim o futebol brasileiro, que não serve nem pra lavar as chuteiras imundas e as camisas suadas de boleiros da Europa. Nesse país o futebol é movido à maracutaias para privilegiar alguns poucos clubes, especialmente os clubes do Rio. Vejam esse caso do Fluminense. A lei só puniu a Portuguesa para salvar o tricolor do Rio da segundona, e não para ser cumprida de fato.
    A história do futebol brasileiro sempre foi virada de cabeça pra baixo, e quando pensamos que o futebol brasileiro começa a evoluir acontece essa ‘recaída’.
    O futebol brasileiro, pra chegar ao padrão mais baixo do futebol europeu, precisaria de uns 200 anos ou mais pra isso.

  • haroldo mendonça disse:

    pode me ajudar com uma duvida?
    quanto posso pedir de aluguel para locar um quarto em minha casa na copa? devo incluir alimentação?

    – curitiba

  • luiz ibirite disse:

    li ainda que estas açoes não geram custas advocaticias pois não superam o valor de 20 salarios minimos, agora eu acho que deveriam entrar varios advogados que mesmo não trabalhando especificamente na area, mas, possuem pleno conhecimento para o fato.

  • Paulo César disse:

    Torci pelo rebaixamento do Flu, Chico. Fiquei irritado, como a maioria, pela manutenção na marra do tricolor na série A. Mas, passados alguns dias, começo a desconfiar que tem o dedo do Flamengo nesta “estória” pra lá de esquisita. Afinal, o Flamengo jogou no sábado, escalando irregularmente o jogador. Dizem que o Flu teria inclusive, a princípio, mirado o Flamengo em sua causa extracampo. Mas que, do nada, teria aparecido a Lusa. Muito estranho…

    Como o Fla é queridinho da Globo, CEF, Adidas… passo a não duvidar de mais nada.

  • Julio Cesar disse:

    Bom dia a todos ! A voce Chico ano novo com saude, paz, força e sorte extensiva a seus familiares. Vamos ver no que vai dar as ações contra a decisão de rebaixar a Portuguesa. Mas, ainda é muito estranho como que a agremiação não foi informada por ninguem !!! Esta historia esta muito mal contada.
    As especulações andam soltas e a todo vapor ! O futebol brasileiro derepente se transformou num “celeiro” de craques. Todos os comuns muito “valorizados”. Penso que valorizados por carencia e nem tanto por suas qualidades. A investida de times europeus em escolinhas visando jovens e ate crianças brasileiras vai deixar a coisa ainda mais dificil !! Entre Barcelona, Real Madrid, Porto e outros europeus contra clubes brasileiros, muitos grandes mas sem possuir nem um centro de treinamento mais profissional , a opção é clara. Assim como é claro a necessidade da disciplina por parte dos pretendentes. Por falar em disciplinado, não é que Neymar deixou aquela “baranguice” de cabelo isso e aquilo de lado ?!?! É meu amigo, devem ser as influencias!!

  • THIAGO disse:

    Fato 1: a portuguesa infringiu a lei ao escalar o jogador irregular. Fato 2 : segundo o código do torcedor ( lei federal) toda punição deve ser informada com antecedência ao clube. Pergunto : como uma lei desportiva se sobrepõe a uma lei federal???

  • Raws disse:

    Acho tudo isso muito válido, porém o que eu queria mesmo é a ação de limpeza, no caso seria dando descarga, para que essas M… da CBF, dos tribunais e dirigentes safados sumam pelo vaso.

  • Joao disse:

    Chico boa noite,
    li uma reportagem a respeito do Vinícius Araújo e o “agente” dele dizendo que tem de sair se não tiver oportunidades, esta ficando uma coisa chata estes agentes que forçam a barra para tirar jogador de clube e ainda desrespeitar contratos assinados pelos próprios jogadores, queira deus que o Vinicius não se torne outro foquinha que tinha tudo para crescer e por ganância e má assessoria saiu do Cruzeiro e deu no que deu. Espero que o Gilvan e seus assessores deem um basta nesta situação dos empresários no Cruzeiro, veja o Montillo que fez de tudo para sair e hoje não esta rendendo nada no Santos. Um abraço e feliz 2014

  • J.B.CRUZ disse:

    A JUSTIÇA requer pessoas vocacionadas, que saibam discernir o CERTO DO ERRADO e ter BOM SENSO ao dirimir PENDENGAS E DEMANDAS..

    LEI NÃO É JUSTIÇA…