Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Na entressafra do futebol, o torcedor também deveria ligar o piloto automático

O futebol é uma ciência inexata onde há muitos interesses inconfessáveis em jogo e por isso, neste período de entressafra da bola o torcedor também deveria se desligar ou ligar o piloto automático. E só voltar à ativa, pra valer, na semana da primeira rodada da primeira competição competição oficial do ano.

No caso do Brasil, para ser bem sincero, só mesmo na semana da primeira rodada decisiva do campeonato estadual, pois até lá, é tudo especulação e “perfumaria” .

Primeiro vem essa lenga-lenga de renovações de contratos, aquisições e dispensas de jogadores e treinadores. Se o fulano, novo ou velho, vai dar certo ou não, ninguém de sã consciência pode garantir coisa alguma. É tudo chute, palpite e muitas caras quebradas e línguas queimadas quando a bola começa a rolar.

ENTRESSAFRAFoto: Clicrbs.com.br

O suposto acabado, perna de pau ou desconhecido, costuma jogar muito e fazer diferença. A estrela, o que “foi buscado no aeroporto”, a promessa ou a revelação do ano passado, melhor jogador da temporada que se foi e outras profecias, costumam se traduzir em grandes fiascos, desses de surpreender a dirigentes, torcedores, imprensa e até aos profetas do acontecido e engenheiros de obra pronta!

Por outro lado, se o clube contrata um jogador ou treinador que a maioria da sua torcida não gostaria de jeito nenhum, o que adianta? Já foi contratado e pronto. Ou se o dirigente ou treinado quer contratar, será contratado, independentemente de pressão das ruas ou da imprensa.

Neste período a toda hora alguém aborda um jornalista ligado ao futebol perguntando quem será contratado, dispensado ou se a vinda do fulano ou cicrano será bem sucedida ou não.

Eu, por educação, respondo normalmente, que também estou de férias ou simplesmente que não sei.

Se o cidadão insiste muito, respondo perguntado: “Quem sabe?” ou “Pois então!?”.

Os que gostam de ser enganados ficam “p” da vida e até rosnam de raiva, e infelizmente é a maioria. As pessoas normais entendem e não se fala mais nisso.

Como diria Tim Maia, mais do que nunca, neste período “tudo é tudo e nada é nada!”. Às vezes nem o presidente do clube sabe o que vai acontecer, ou, já sabe de tudo, tem tudo resolvido, mas não revela naquele momento, porque entende que não é hora de revelar.

Dirigente, jogador ou treinador só deixa “vazar” notícia para a imprensa quando é de interesse próprio.

Tenho certeza que à medida que você foi lendo este texto, vieram à sua memória incontáveis exemplos, do seu time e dos rivais.

Lembrei-me de centenas do passado, mas cito apenas alguns mais recentes, tipo: Ronaldinho Gaúcho quando foi contratado pelo Atlético; Alex 10 quando retornou ao Cruzeiro em 2003; “o acabado” Vanderlei Luxemburgo quando chegou ao Cruzeiro em fins de 2002; o “salvador” Vanderlei Luxemburgo quando foi contratado pelo Atlético em 2009; Diego Souza tanto no Galo quanto na Raposa; o “tampinha” Bernard quando foi lançado no Galo; Fred quando ganhou oportunidade no time principal do América.

E o que dizer dos exemplos mais recentes? Dr. Gilvan, presidente; Alexandre Matos, diretor de futebol e Marcelo Oliveira, técnico do Cruzeiro!

E Cuca por Autuori? Em pleno Mundial de Clubes no Marrocos, só a imprensa e a torcida não sabiam?

ENTRESSAFRA1

Foto: Unoeste.br


» Comentar

Comentários:
0
  • Vinicius Campos disse:

    Começou o papinho de fofoquinha de novo.

    Pelo amor de Deus. Tem gente que não aprende mesmo.

    Por que vocês não se preocupam com o lado azul da Lagoa.

    Não tem o que falar começam a escrever besteira.

  • Paulo Cesar disse:

    Frederico Dantas,

    Acho que toda categoria tem o legitimo direito de reivindicar melhores condições de trabalho. Mas eu critico o fato de estes mesmos caras do Bom Senso FC terem “muita personalidade” aqui no Brasil, mas não demonstram a mesma “pegada” quando jogavam lá fora. Sabe por que (obviamente, na minha modesta opinião)?

    Porque, no Brasil, infelizmente, futebol continua sendo o “ópio do povo”, ferramenta de interesses escusos.

    O Bom Senso FC reivindica causas “burguesas”. Deveria lembrar-se de colocar na pauta de reinvindicações as questões de 80%, 90% dos jogadores profissionais, que não estão na Série A ou B, que defendem os clubes do interior e jogam 5 meses no ano, e precisam arrumar outra coisa nos outros 7 meses para sobreviver.

    “Caro, terá um salário de 6 digitos”.

    Mas…

    Mas como nada é gratuito na vida, ficará 5 de 7 dias por semana viajando, longe da família, durante 10 de 12 meses. Poderá se machucar e fará cirurgias. Precisará treinar debaixo de sol. Precisará se cuidar. E quando o clube chamá-lo, você precisará estar disponível. E por último, jogará, em média, 2 partidas por semana em 9 dos 12 meses do ano.

    Ponto.

  • Pedro Vitor disse:

    Epoca chata, mas todo mundo gosta que chega Janeiro…só quem esta trabalhando não sente a diferença

  • Antonio Marcos disse:

    Chico, este Elias seria ótimo para o galo. É o atleta que todo atleticano queria no time. Talvez, uma unanimidade! Tomara que dê certo sua vinda!

  • Marcelo Resende disse:

    Os calotes do cru cru ninguém comenta!
    É por isso que são chamadas de MARIAS! Ê meninas fofoqueiras!

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Concordo com o Paulo César, esse negócio de bom senso é só uma desculpa dos atletas para o mau desempenho em 2013. Com o salário que ganham eles deveriam jogar rindo. Acho esse bom senso FC uma palhaçada.

  • Frederico Dantas disse:

    A diferença entre o calendário europeu e o brasileiro, em termos de quantidade de jogos, praticamente se resume aos regionais. Em MG e RJ, mais curtos. Em SP, bem longo. Dizem que este será diferente em 2014. Não se joga isso lá como aqui. Mesmo em MG trata-se de 15 jogos pra quem vai à final.

  • Frederico Dantas disse:

    Prezado Paulo César.

    Concordo com seus comentários, exceto com o que você coloca sobre o fato dos times ingleses jogarem com intervalos tão curtos.

    O ponto crucial do Bom Senso não é este. Eventualmente pode-se jogar e joga-se, em todo o mundo, duas ou até três vezes numa semana (este fato bem mais raro).

    Mas veja quantos jogos o United fez em 2013 e compare, por exemplo, com o Atlético. A diferença é significativa e é aí que mora a questão da sobrecarga física.

  • Fausto disse:

    Para a MULA COR DE ROSA:……..

    O Kalil tem arrotado tanto caviar que a imprensa de PORTUGAL soltou essa ontem:

    Elias está próximo de acordo com o Atlético-MG, diz jornal
    Do UOL, em São Paulo
    08/01/201407h52

  • Julio Cesar disse:

    Bom dia a todos ! Quando saiu a noticia que o Galo tentava trazer Tardelli de volta, torci muito para o acerto. E conheço muita gente que era contra. Agora, Tardelli cobrar questão salarial em rede social é de uma imbecilidade so. Alias, jogador de futebol ser tratado como “trabalhador comum” é outra hipocrisia. Os caras recebem mais que um presidente de uma multinacional, mais que o presidente da republica. Nem grande empresario tem pro-labore nos valores que os caras recebem. Então Tardelli, conversa com a direção do clube como homem e profissional e para de “balangar beiço” como se estivesse no boteco.

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Tardelli já explicou, não tinha nada a ver com salário, ele só disse que o Hotel era caro pra caramba. Quando falta notícia, eles inventam.

  • Paulo disse:

    Chico,
    como ficou o caso julgamento referente as barbáries cometidas pela bandidagem azul. Acabou em Pizza?

  • Paulo César disse:

    Chico, algumas divagações sobre o “profissionalismo” que prevalece no pais:

    1) Jogador BRASILEIRO jogando NO BRASIL tende a ser muito folgado, muito cheio de “mi-mi-mi”. E o mesmo “mi-mi-mi” não se nota, quando os mesmos jogam na Europa.

    2) Lá na Europa, ficam no banco sem “fazer beicinho” (porque, se fizerem, são olimpicamente ignorados – se insistem no “beicinho”, são demitidos).

    3) Tudo bem: são culturas, comportamentos, valores e tratamentos totalmente diferentes. Mas vi o todo-poderoso Manchester United, no ÚLTIMO DOMINGO jogar contra o Swansea (sendo eliminado por este) na Copa da Inglaterra.

    4) Hoje, pouco mais de 48 horas depois, o mesmo United joga contra o Sunderland a semifinal da FA Cup.

    5) Amanhã, o City jogará outra semifinal. E também jogou no domingo.

    6) Queria ver estes caras do “Bom Senso FC” “fazendo beicinho” por lá.

    7) Ou os times campeões da Libertadores (vale para TODOS os clubes brasileiros) “se preparando para o Mundial”, como aqui no Brasil, durante 5 meses.

  • Pedro Vitor disse:

    Chico, será pode confirmar. E acho que depois do Mundial, com o Rever custando a correr, o Kalil percebeu
    Dória primeiro reforço do Atlético, em troca com Guilherme. Quem furou olho de quem?

  • adolfo disse:

    Essa época é tão chata, tosta, tão entediante, que até postagem de jogador vira “notícia polêmica” e garante mais especulações. Dá-lhe Nelson Rubens!!!! Que saudade da praia…

  • Paulo disse:

    Por falar em pagar, o cruzeirin já pagou ao Inter 5 milhões da compra do Dagoberto? Pagou ao fred ???

  • alex disse:

    Paga o Tardelli Kalil

  • thales rosa disse:

    So sei que o Kalil está comendo sardinha e arrotando caviar, Tardelli está cobrando salario na rede social.. vejam ai no site do superesportes..

    http://www.alterosa.com.br/app/belo-horizonte/noticia/esporte/alterosa-esporte/2014/01/07/noticia-alterosa-esporte,104175/polemica-tardelli-demonstra-insatisfacao-com-salario-em-mensagem-post.shtml

  • Paulo Cesar disse:

    Falaste tudo, Chico.

    Muita especulação, muito nhén-nhén nhén, muita conversa fiada. E manchetes “bombásticas” em épocas de poucas notícias. A imprensa de SP, dia sim, dia também, divulga os futuros processos na Justiça Comum a favor da Lusa.

    Se colar, colou. Falo mais: o real panorama do seu clube ao longo de 2014 só será realmente perceptível após o Carnaval. Até lá, enrolação, mesmo com a Libertadores fazendo parte do cotidiano dos dois clubes de MG.

  • Mais uma vez perfeito seu comentário, não é por acaso que você é um dos jornalistas mais conceituados do Brasil.

    Porém tudo isso que você citou é inevitável Chico, é o futebol e o torcedor e vice versa.

    Se por um lado tudo não passa de mera especulação, por outro existe o histórico de cada “aposta” feita pelos clubes.

    Usemos como exemplo o Luxemburgo tão citado por você. Seria ele hoje uma dúvida? Uma aposta? Ou uma certeza de fracasso?

    Percebi em seu comentário alguns trechos que cabem perfeitamente a alguns comentários meus. Aliás não devo ser o único, porém reafirmo com todas as letras que o maior problema no caso do Galo foi a precipitação em trazer o péssimo Autuori.

    Aliás como postei em sua página, enquanto os times já entraram em regime de concentração para pré temporada, Autuori que não sabe nem onde fica a cidade do Galo, se apresenta só dia 20.

  • Danilo de Oliveira Afonso disse:

    por favor chico da uma olhada na 5 e 6 rodada do brasileiro do ano passado e olha o jogador Rhayner. ele foi expulso na 5 rodada e jogou a 6 rodada q foi depois da copa das confederações

    Grato

    – Monte Carmelo /MG