Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Estamos em um mato sem cachorro e não vejo nenhuma ação concreta para barrar os criminosos mais violentos

O ano novo mal começou e já tivemos uma das piores notícias do país de todo 2014, destaque na mídia nacional: o covarde assassinato do casal de advogados, em uma das regiões mais importantes do turismo mineiro e brasileiro: Serra do Cipó/Conceição do Mato Dentro, certamente um dos destinos preferenciais de quem virá do exterior para a Copa.

A presidente Dilma bate boca com o da Fifa, Joseph Blatter, e diz que o Brasil fará “a Copa das Copas”. Só se for em violência contra turistas estrangeiros e número de ocorrências policiais nas 12 cidades sedes da competição, já que em público pagante dificilmente alguma Copa baterá o recorde de 1994: 68.982. Foi o último Mundial com estádios gigantes, cuja maioria tinha capacidade na casa dos 100 mil lugares.

A segunda maior média foi da Alemanha, em 2006: 52.401, seguida pela África do Sul em 2010: 49.670.

O Ministério dos Esportes prevê que o custo final com as obras para receber a Copa é de R$ 33 bilhões, sendo 97% bancados pelos cofres públicos.

Gastou-se mais com estádios do que com infra estrutura. Onde faltava metrô continuará em falta, as estradas continuam as mesmas e dos 12 aeroportos das cidades sedes que estão sendo reformados, oito não ficarão prontos a tempo, segundo informação da própria Infraero. Inclusive Confins!

A falta de segurança em nosso país é absurda; a violência, com requintes de crueldade chegou até a paraísos ecológicos e de sossego, como a Serra do Cipó/Conceição, abalados por este trágico acontecimento. É certo que qualquer lugar do mundo está sujeito a crimes como este. No dia 22 de julho de 2011 um maluco matou 77 pessoas em atentados na Noruega, um dos países mais calmos e seguros do planeta.

—-

O problema é que no Brasil virou epidemia, as autoridades perderam o controle, e pior: a impunidade incentiva os criminosos; veteranos, novatos e potenciais.

Os cidadãos de bem não andam armados ou foram desarmados pelo Estatuto do Desarmamento instituído pelo governo Lula em dezembro de 2003. Virou crime inafiançável! Mas os bandidos andam armados até os dentes e não se vê blitz da polícia para desarmar motoristas, motociclistas ou suspeitos nas ruas, em qualquer parte do país.

Um único crime violento contra um torcedor estrangeiro em nosso território durante a Copa vai liquidar definitivamente as pretensões brasileiras de aumentar o número de turistas no país. E não vejo nenhuma ação para estancar esta hemorragia que traz intranquilidade a qualquer um de nós até dentro de nossas casas e locais de trabalho.

Um dos melhores lugares para se caminhar ou correr em Belo Horizonte é a Barragem Santa Lúcia. Porém, li sábado, dia 11, no recém criado Blog Parque da Barragem, do conceituado jornalista Eustáquio Augusto dos Santos: “Polícia chega às 8. Os bandidos às 7hs – Os assaltos e agressões voltaram ao Parque da Barragem Santa Lúcia. Hoje pela manhã foram dois, contra um homem sozinho e outro contra um casal, segundo o Blog foi informado por caminhantes que viram ou tiveram notícia.

http://parquedabarragem.blogspot.com.br

—-

CMD

Da Serra do Cipó/Conceição do Mato Dentro . . .

Parque da Barragem

. . . à Barragem Santa Lúcia, na Capital do Estado, ninguém está livre dos piores crimes e criminosos!


» Comentar

Comentários:
0
  • Kaio Siqueira Rosa Bragança disse:

    Desarmamento é a pior desgraça que existe, sempre leva ao caos e a ditaduras !
    Povo armado é povo livre e seguro.

  • Wagner disse:

    Meu amigo Chico, estava de ferias em Conceição quando o fato aconteceu, pela manha
    Ana Maria Braga fazendo uma bela reportagem a respeito da cidade, recebi inúmeros telefonemas logo após o final da reportagem, a noite essa tragédia, e os telefonemas silenciaram.
    É gritante a falta de policiamento na Serra, eu que na maioria das vezes vou a noite, raro ver alguma patrulha. Uma fatalidade o que aconteceu, 2 marginais que infelizmente sao de CMD, sairam pra roubar ou matar, se não fosse o casal seria qualquer 1 que eles encontrassem sozinho. Lamentável meu amigo.
    Grande abraço

  • Bene Barbosa disse:

    Parabéns pelo artigo. Perfeito! Em especial a questão do desarmamento que praticamente impede que o cidadão tenha uma arma para sua defesa mas que não chegou nem perto de impedir que os criminosos continuem se armando e fazendo a sociedade de refém.

  • Raws disse:

    As manifestações ocorridas meses atrás foram uma lamparina no fim do túnel, pena que os oportunistas infiltrados(de proposito ou não), esfriaram o que deveria ser só o começo. Não temos liderança, nenhum movimento alcança seus objetivos sem organização e estratégia. Se era para radicalizar e colher resultados em cima disso, que fossem para frente das casas dos vereadores, deputados, senadores e etecetera(logicamente os piores), e tirassem seu sossego. Quem pagou o pato foi o comerciante que também é vítima, o banqueiro que repassará o custo para todos nós ou seja atiramos no próprio pé. Eu não perco a fé, esse casal assim como tantos inocentes, que há todo momento se tornam vítimas, não morreram em vão, apesar de tudo aqui demorar demais para acontecer, algo vai acontecer…
    A religião que sigo, tenta me ensinar a pregar a paz, dar a outra face, perdoar sem medida e o principal, NÃO MATARÁS. Não! Estou indignado, quero também justiça, muitos merecem morrer, o perdão em muitos casos não me pertence, não tenho mais face para dar, essas aberrações criadas ou não pela sociedade tiram a todo momento a paz de todas as famílias. Não me venham com essa ideia paliativa de baixar a maioridade penal, tem criança de 12 anos com mais maldade acumulada em seu seio, do que vou adultos de 50 anos. Eu quero é pena de morte, eu quero ver essas deformações humanas com medo de destruir famílias. Haaa, mas morrerão muitos inocentes pelos erros da justiça, e quantos estão morrendo por tanta impunidade? Chega! Um basta para as “bestas”.

  • Sílvio Torres disse:

    Uai, mas não tudo não tinha sido resolvido, tudo não tinha mudado com a atuação do Batman Joaquim Barbosa mandando os mensaleiros prá cadeia? Quer dizer que foi só encenação política de olho em 2014?

  • JOSE CARLOS disse:

    ninguem quer ser policial pra ganhar a merreca que ganha e ainda enfrentar os bandidos armados ate os dentes
    professor ganhando menos ainda que policial e ainda completamente desmotivado pela classe dos politicos
    um estado sem obras e sem um metro de estrada a ser construido,as universidades com os laboratoerios completamente destruidos e sem recursos para repassar aos alunos.
    acho ate que estamos conseguindo muito com o que ai esta,esta barbarie da serra do cipo acontece todos os dias e horas da semana em todos os lugares.a dois meses atraz foi preso na estrada de araçai um psicopata que matou 2 pessoas em dois dias e roubou dois carrros distintos presos por policiais militares do destacamento de araçai.portanto o problema e escola,instrucao cultura e limites que nao se impoe ao nosso povo.
    a lei ai esta e e uma das melhores do mundo mas que ira aplica la????? e vamos fazer copa e depois olympic games!!!!!!to com saudade do joao batista!!!!!!!

  • adolfo disse:

    O problema é muito complexo e difícil de ser resolvido. Tem que haver um grande pacto da sociedade para que a situação melhore. Daqui a alguns anos. De imediato, cadeia, cadeia e cadeia!!! Punição!!! E cadeia “a lá” anos 70 e 80, não esses hotéis duas estrelas no qual os bandidos passam algum tempo. Sem regalias, conforto, ociosidade. As pessoas precisam entender que “cadeia é ruim, é punição, é pena”. Só vai pra lá quem é marginal. Que, vão, e permanecem lá aqueles que não podem viver em sociedade, por isso tem um de seus principais direitos retido: a liberdade. E essa falta de liberdade interfere no principal, que é a vida. Viver na cadeia hoje não é o fim do mundo. Deveria ser! Os tempos mudaram, a sociedade também. A longo prazo, é necessário que a sociedade reflita seus valores, que retomem a moral. Os governos são culpados por muitas coisas, não há dúvida. Mas e o sujeito? Está sendo cidadão? Está preparado para viver em sociedade? Está vivendo os valores que recebeu? E se está, que valores são esses, visto a sociedade atual? Está contribuindo para tornar a sociedade na qual vive melhor? Está, ao menos, se esforçando para não deixar que seus atos a piore? Devemos sim, cobrar dos governos serviços públicos de melhor qualidade. Pagamos impostos, muitos, e muito caros, para que a sociedade tenha condições dignas de vida comum. Mas culpar somente o governo pela nossa falta de civismo não de todo justo. A educação começa em casa. Estamos educando bem nossos filhos? Estamos repassando valores, cultura, moral e bons costumes? Estamos ensinando que além dos direitos, possuímos deveres? Estamos os conscientizando que é necessário respeitar, e que se faz necessário ser respeitado? E que não é chorando, gritando, batendo, quebrando tudo que somos respeitados? Conheço muitos, muitos mesmos, que não educam filhos, que não os “criam”, e repassam ao Estado essas funções. E reclamam que o Estado não as cumpre. E é claro o Estado, em suas três esferas, possui responsabilidades na formação de seu povo. Cobra, e caro, para desempenhar essas funções. Não as fazem a contendo. Mas, as famílias, que devem ser a base, o pilar, o principal na formação do ser humano, na formação do sujeito para que esse se torne cidadão, lamentavelmente também não cumpre seu papel. E temos um circulo maléfico que prepondera em nossa sociedade. O problema é grande e somente a conscientização, de todos, de que todos somos parte do problema, é que poderemos vislumbra um futuro melhor.

  • humberto disse:

    Tem gente que vota todo ano na família perrela, e agora vem criticar quem vota no marques, no mário caixa. É como sempre digo enrolam o rabo e sentam em cima dele.

  • J.B.CRUZ disse:

    Há tempos que a sociedade cobra das autoridades a reforma do CÓDIGO CIVIL que data de 1.940, que para mim é muito é bom;basta cumprir as LEIS DO ANTIGO CÓDIGO e extinguir as famosas filigranas e brechas na lei, inventados, para dar direito a quem não tem ….Interessante, é que a meu ver, enquanto a população de um modo geral (todas as CLASSES SOCIAIS)clama por JUSTIÇA,REFORMULAÇÕES E JULGAMENTOS JUSTOS,; a CLASSE (PROMOTORES E JUÍZES)a que está atribuida a responsabilidade de dirimir,discernir,apenar e fazer cumprir as LEIS; justamente, é a que não se vê nenhuma reação, e nem apresenta novas soluções……..

  • geovany disse:

    Eu estou com o Vinicius tambem, a partir desse ano não voto em mais ninguem, nem comparecer eu vou, nao vou perder mais meu tempo com esse bando de incompetentes e corruptos, se algum dia precisar de uma certidão negativa da justiça eleitoral prefiro pagar a multa do que votar nessa corja , chega cansei.

  • Luciano Nogueira disse:

    E nenhum candidato fala em endurecer penas, aumentar efetivo policial, cobrar produtividade das polícias, etc.
    Concordo com você. Estamos num mato sem cachorro e ninguém fala nada. Somos o país mais violento do mundo atualmente.

  • Julio Cesar disse:

    Concordo com coment Vinicius Campos: essa ideia eu passo a todos que encontro diariamente. E espero que se propague. Voto em branco !! Lembrei de Jose Saramago (Os Brancosos). Essa “alternativa” em outubro escolher nas urnas não existe. Todos os anos são os mesmos e/ou “sucessores” que são “preparados” durante anos pra que perpetuem as regras do jogo e continuem se locupletando com o dinheiro publico. Parece que as manifestações durante e apos a copa das confederações não foram suficientes. Os “representantes do povo” ja esqueceram. A copa do mundo jamais poderia ser realizada no Brasil. Ou, depois de Havelange e Teixeira serem acusados de corrupção (sem que nada ter sido feito) o Brasil se tornou o local perfeito pra realizar obras a um custo jamais imaginado num pais governado com pessoas serias. Precisamos tambem, de poder judiciario que impeça que pessoas questionadas na justiça sejam candidatos a cargo eletivo. Enquanto não se apurar tudo, o cara não se candidata. Não tem essa que se ainda não foi julgado culpado, ele tem seu “direito” a se candidatar garantido. E outras medidas punitivas exemplarmente. Cassação definitiva por exemplo de direito a se candidatar.

  • Vinicius Campos disse:

    Como diz o eterno Capitão Nascimento ” bandido bom é bandido morto”.

    Que me desculpe quem não concorda mas estes vagabundos não tem o mínimo respeito a vida alheia, então tem que pagar sim na mesma moeda e pronto.

    Falar que vamos resolver em outubro, vamos resolver o que?

    Um povo com o perdão da palavra mas, burro, que elege por anos, anos e anos, uma família Sarney da vida, que elege por anos e anos e anos uma família Magalhães da vida, que tem a capacidade de colocar um Collor da vida de novo no poder, um Maluf da vida de novo no poder. Vai mudar o que?

    A única resposta que o povo poderia dar nas urnas é anular completamente seus votos e mostrar de uma vez por todas o tamanho da insatisfação. Eu não voto em ninguém desde 1998 e não votarei enquanto não houver uma politica séria, uma política que puna com rigor todo e qualquer corrupto, uma política que enxergue que nosso pais precisa é de hospitais, é de escolas, é de infra estrutura de qualidade e não de estádios.

    Eu não quero copa, eu quero ter saúde de qualidade sem ter que pagar por isso, eu quero ter segurança quando sair as ruas e até dentro da minha própria casa, eu quero ter educação de qualidade sem ter que pagar por isso, pois por tudo isso já pagamos e muito através da roubalheira de impostos que pagamos.

    Todos os dias quando saio de casa para o trabalho eu converso com o meu DEUS e peço fervorosamente a ele que proteja a minha família, que projeta o meu lar, que proteja os meus amigos, que me proteja a cada dia e que me dê lucidez em cada atitude, em cada decisão que eu tenha que tomar, pois da forma que está não há mais nada o que fazer a não ser pedir a DEUS que proteja a todos nós a cada dia porque ninguém mais fara isto por nós.

    Saudações a todos os amigos do blog e que me desculpem o desabafo.

  • Junior Gam disse:

    É guerra! meus amigos.

  • JOAO disse:

    voto facultativo já…..

  • Julio Cesar disse:

    Bom dia a todos ! Lamentavel Chico, a total falta de preocupação das “autoridades”, “politicos” e etc com a atual situação de nosso(?) pais. Nenhuma ação no sentido de acabar com o estado de impunidade que assolou o pais sem perspectiva alguma que algo seja feito. No estado do Maranhão a senhora filha do Sarney da continuidade ao que aprendeu com o pai. Estado de calamidade e vazou o orçamento pra manter a gastronomia desta pessoa e sua familia. Como eles (politicos) se apoderaram do estado em todas as instancias e parecem que são donos do pedaço. Então chamam os representantes dos direitos humanos pra constatarem o que os “coitadinhos dos presos estão sofrendo”. Direitos ? Essas pessoas abdicaram de seus direitos quando foram para o crime. Porque voce, eu, todos, suamos a camisa no trabalhao , na escola pra conseguir seu sustento legalmente e eles ficaram com prequiça porque não valia a pena!! E as pessoas que foram queimadas no onibus ? A menina que faleceu ? A mãe que alem das sequelas fisicas, amargara pra sempre a perda da filha ? Onde estão os direitos destas pessoas ? Os nossos direitos !! Mas os bandidos tem que ter seus direitos respeitados , pq não respeitam mais nada e ninguem: crianças, mulheres, estudantes, trabalhadores, senhores, hospitais e igrejas. Ignoram a policia e vão ao enfrentamento num estado de guerra declarado. Estamos todos correndo riscos , altos riscos diariamente. O sentimento é de impotencia. Então vem a campanha de desarmamento. Como pode ver é muita indignação ! Desculpe e obrigado pelo espaço pra desabafo porque sei que é o sentimento de muitos, da maioria.

  • Jorge Gabriel disse:

    Bom dia Chico, estou acessando o blog via celular e não consegui lhe mandar uma mensagem. Eu sei que não tem nada relacionado com esta matéria em si, mas gostaria de fazer uma observação a respeito de um jogador que se destacou sábado no jogo do Mequinha contra o Atibaia, como moro perto sempre que o América vem jogar por esses lados gosto de ir ver. O destaque é um que estava com a camisa 11, muito bom jogador e foi elogiado por todos que estavam presentes. Conhece o jogador? E uma pena os jogos do Galo serem no capital.

  • Rodrigo Galodoido disse:

    É isso aí seu Chico Maia. E, quando a polícia age, vem a turma dos direitos humanos. A impunidade aumentou depois que a nossa “querida” presidenta anistiou da cadeia os bandidos cujos crimes têm pena máxima de até 4 anos. Aí o marginal comete 10 crimes cuja pena é quatro anos e não cumpre nenhum dos quarenta anos. Essa anistia foi dada pela falta de vagas e alto custo. Não fazem escolas decentes e nem constroem presídios suficientes, inclusive para eles, os políticos.

    Por que não colocam os condenados para trabalharem na construção de estradas, entre outras obras de infra-estrutura que precisamos? Mão-de-obra gratuita, revertida em diminuição da pena. Algumas mudanças em relação aos criminosos e condenados tem que ser feitas, chega de tanta incompetência.

    Aproveito para lançar uma campanha para os representantes dos direitos humanos, defensores de bandidos: Adote um Marginal. Se o representante tiver uma filha, adota estuprador. Se tiver filho adota traficante ou ladrão. Depois de um ano, o representante poderá se manifestar sobre o assunto.

  • Marconi disse:

    A situação está tão crítica que numa página onde deveria estar falando de esportes , se fala de violencia , olha o futuro é negro

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Chico, o estatuto do desarmamento foi o maior erro legislativo da história, enquanto nós homens de bem abrimos mão do sagrado direito à defesa própria, os bandidos estão livres. Eles nem têm o receio de entrar numa casa mais. Em Juiz de Fora o exército que recebeu as armas da população estava vendendo armas, inclusive armando facções do Rio de Janeiro.
    Quando criaram essa lei absurda eu o Dr.Roberto, juiz da primeira vara cível de Sete Lagoas, discutíamos as consequências, taí o resultado. Em qualquer “boca” de Sete Lagoas você compra uma arma por 100 reais. Policiais civis já me disseram que os traficantes de crack já descobriram que ganham mais com as mercadorias que os usuários levam pra trocar pela droga, do que com a venda da mesma, aí o que eles fizeram? Armaram os viciados mais violentos, para terem condições de lucrarem com o produto do roubo.
    Eu e minha esposa deixamos de frequentar determinados locais, não saímos à noite com a mesma frequência, estamos dando preferência às casas dos amigos, porque não vamos dar mole. Hoje se mata por um celular.

  • thales rosa disse:

    Chico cabe a nos dar a resposta em Outubro, temos eleição para Presidente, 1 Senador, Deputado Estadual e Federal. É chegada a hora de mudar, em 12 anos de PT no poder muitas coisas melhoraram, é fato, mas muitas pioraram ou não sairam do lugar.

    Os governos cada dia mais gastam em propagandas mostrando seus feitos, como se fossem feitos heroicos, mas não passa da obrigação do governante fazer “coisas” em beneficio da população. Chega de gastar bilhoes por ano em propaganda, ninguem fala sobre isso, claro a que grande veiculo interessa fechar a torneira dos recursos?

    Hoje vi uma propaganda sobre a educação, que o governo fez o SISU, e democratizou o acesso a educação superior. Tem bobo que acredita nisso, democratizou o caramba, o que o governo fez foi apenas centralizar e facilitar o acesso dos ricos, que podem estudar os filhos nas melhores escolas, a varias universidades em qualquer lugar do país. Antes o mineiro que quisese estudar la em Manaus tinha que ir la fazer o vestibular, hoje o cara faz o Enem se inscreve no SISU e pronto. E dai? qual avanço isso nos trouxe?
    O avanço real seria ter escolas publicas de qualidade onde o cara que estudou ali pudesse competir de igual para igual com aquele que estudou na escola particular. isso é democratizar a educação.

    Mudança já, isso pode nos ajudar, e se nao resolver daqui 4 anos mais mudanças. Ao inves de votar em nego ligado ao futebol como Mario Caixa, Marques, Bebeto, kalil, votem naquele que voce conhece e que voce vai poder cobrar!!!!! Vote certo.