Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Entre os torcedores dos três maiores, o americano é o mais incomodado com o time neste início de campeonato

Alguns comentários no blog, de americanos, cruzeirenses e atleticanos sobre a segunda rodada do Campeonato Mineiro jogada ontem e sábado.

Antes, o meu comentário sobre o Democrata Jacaré que estreou empatando em 1 a 1, na Arena, com o América de Teófilo Otoni: o time está melhor do que eu esperava.

Com menos de 10 dias de treinamentos o técnico Fred Incalado conseguiu por em campo um grupo forte, bem escalado taticamente, que perdeu fôlego no segundo tempo, como era de se esperar e não conseguiu segurar o 1 a 0, feito aos 14 do primeiro tempo.

O América também está com um bom time e vem treinando há quase dois meses. Empatou aos 28 do segundo tempo, com Tiago Resende.

Paulinho Guará foi o destaque do jogo.

Além de marcar o gol democratense, fez ótima partida.

DFC

Em foto do Anderson Magalhães, Paulinho Guará em ação no jogo de ontem contra o América-TO

J. B. Cruz

Resultados normais neste final de semana…

Marcio Amorim

Caro Chico!
Logo após a primeira rodada, comentei aqui no blog (parece-me que foi em uma resposta ao caro Dudu Galomaio) que o time do América que vi na primeira rodada se mostrou pior do que o time do ano passado.

A sua opinião a respeito do que viu na segunda rodada não poderia ser mais acertada. O time é fraco, mal treinado e vítima de equívocos imperdoáveis.

Fraco porque piorou em muitos setores e manteve os pontos horríveis que o time já apresentara no ano anterior. O zagueirão César Lucena (dito experiente) é fraquíssimo; o outro, Lula, ( da base ) está irreconhecível. O lateral esquerdo, Gílson, é pior do que o Danilo; o Pinga(?) não arma nada e, na frente, o (-1) continua (-1). Como é horrível.

Mal treinado, porque o que vemos é um amontoado de jogadores que correm sem saber para onde nem para quê.

Lembro-me de que no final da série B, em jogo decisivo contra o América de Natal, destaquei aqui a apatia e o desinteresse de atletas de empresários que não tinham nada com as origens do time. Hoje vimos, jogando bem contra o Atlético, um garoto da nossa base, Júnior Lemos e, ontem, vimos Élvis e o (-1) esbanjando mediocridade.

Precisamos descobrir o que está errado. Desde o início de 2012, estamos vendo uma nova e equivocada filosofia administrativa que consiste em ignorar os produtos da casa em benefício de produtos empresariais, como os dois atletas(?) citados.

Com o que vi ontem em incompetência e apatia, sei não!

Claudio Rodrigues

O Galo ainda é a cara do Cuca. Um amontoado de jogadores atacando e sofrendo contra ataques. Tardelli e Fernandinho prendem muito a bola e provocam os contra ataques adversários. Os dois volantes também sobem, mesmo sendo improdutivos no ataque e a zaga fica sobrecarregada. Sem querer desmerecer ninguém, mas o Galo não pode se submeter a adversários inferiores , jogando em casa. Sonho com o dia em que o Galo terá um time coeso, defendendo e saindo nos contra ataques, ou mesmo, um time que valorize a posse de bola, num futebol moderno feito times modernos. Este estilo peladeiro do time do Galo me assusta. É o prenúncio de um péssimo ano.
Por outro lado, o Galo que se cuide, fiquei impressionado como o zagueiro Américo do Nacional, bate, e, pelo 2º amarelo, deveria ter sido expulso ainda no 1º tempo. Há, ia me esquecendo, é time do Perrela…

Stefano Venuto Barbosa

Outra curiosidade do jogo do Galo foi o juiz terminando o primeiro tempo com 43min53seg de jogo. Cada dia piores os apitadores.

Thales Rosa

trofeu guara para o Kalil é brincadeira de mal gosto.. o cara deve salarios, nao fez nada de bom, restringiu a torcida do atletico a 20 mil torcedores no horto, nao ganha mais que 500 de renda por jogo e é o melhor dirigente??

Enquanto Gilvan colocou o Cruzeiro em dia, montou um elenco campeao nacional no primeiro ano, garantiu uma renda de pelo menos 1 milhao por jogo. fez o Cruzeiro ter o maior programa de socio torcedor do país… E ai?? contra números existem argumentos??? so para a midia mineira…

Carlos da Matta

Chico,

Se Atlético e Cruzeiro vão pegar na Libertadores times do nível dos que estão jogando o campeonato mineiro nessas primeiras rodadas então os dois podem colocar as barbas de molho, pois se empatar de 0 X 0 com Minas Boca e ganhar apertado de 2 x 1 de Nacional já está deixando a torcida do Galo de cabelo em pê, imagina com vai ser com jogar com esses times da Libertadores. O mesmo vale para o Cruzeiro.

Sr. Thales Rosa, para o seu governo o Galo não deve nenhum mês de salário. Inclusive o de Janeiro/2014 que deve ser pago até o quinto dia útil de Fevereiro já foi pago antecipadamente pelo Galo na última quarta-feira.

O Kalil certamente não é o melhor dirigente do Mundo, mas certamente é o melhor do Brasil. Já duvido que o seu Presidente teria o peito de fazer o que o Kalil fez contrariando os interesses da Minas Arena. Logicamente o Gilvan deve ter colocado o rabo entre as pernas e aceitado todas as condições dessa empresa por pressão do Aécio Neves e do Zezé Perella. Se você acha que o seu time está ganhado dinheiro jogando no Mineirão para uma média de 25 mil torcedores, saiba que a Minas Arena deve estar ganhando muito mais. E é contra isso que o Kalil luta.

Paulo Afonso, sobre Pelé:

Como é inegável que ele atrai a atenção da mídia e, por isto, suas palavras têm força, a única coisa boa que ele fez neste sentido foi pedir investimento em educação, pois somente isto poderia mudar o país… O resto que ele fala, não chega nem a entrar no ouvido…


» Comentar

Comentários:
24
  • Mário César disse:

    Ainda bem que não foi o América que não levou um cacete da tombense dentro do Independência. Se tivesse sido o Coelho, a crise já estaria pra lá de plantada.

    Márcio, coloquei o termo discordar no sentido da críticas ao América de uma forma geral. Ao ler sua mensagem, tinha interpretado que TUDO, absolutamente tudo estava ruim e errado. E não é por aí.

    Se não foi esse o sentido, favor desconsiderar.

    Atenciosamente.

  • Marcos 2014 disse:

    O vulto das contusões está infernizando o Atlético. Vários jogadores que seriam reservas imediatos dos titulares estão machucados. Agora o vulto tenta tirar também os titulares,como o Rever por exemplo.
    Pelo menos o Ronaldinho Gaúcho e o Tardelli ainda não foram afetados!

  • ivan junior disse:

    Esses americanos são muito iludidos! Com certeza na segundona deste ano o merrequinha vai lutar para voltar para a terceirona!!

  • ivan junior disse:

    Que matemática estranha esta! Quer dizer que minas arena e cuzeiro tiveram lucro e o estado prejuízo? Coisas da republica mineira….

  • Marcus Vinicius Bragaglia de Mntenegro disse:

    Depois da palestra feita pelo Marinho Monteiro, fiquei na expectativa de que os jogadores entendessem o sentimento de nós americanos e que o time ficasse com fogo nos olhos, entrando em campo para detonar todos que entrassem na sua frente ou pelo menos que tivesse vibração, tesão, entrega, mas o que vimos contra a Tombense foi digno de dó. Um time sem alma, com um jogador a mais e sempre atrasando a jogada. Coitado do Obina. Dentro de pouco tempo a torcida como sempre começará a detona-lo porque não consegguirá marcar gols. Os inteligentes que comandam o futebol ainda não entenderam que sem um camisa 10 qualificado vamos continuar na mesmice. O nosso professor pardal Silas vai continuar insistindo com o polivalente Willians, com a enceradeira Giroto e continuando a dar chance ao Elvis que já entra em campo morto, além do PINGA ni mim. hahahah.
    Parafraseando o Brasília que diz ” como é bom ser americano” eu complemento Como sofre o torcedor americano.

  • JEREMIAS LOPES disse:

    Existe uma grande distância entre praticidade e discurso. É de impressionar, quando os homens públicos vão aos microfones. Vivemos num paraíso! Se o cru cru tivesse lucro com o Mineirão, não precisaria vender prata da casa a preço de banana. A não ser que os lucros estão indo pelos “ralos”…

  • Silvio Torres disse:

    O Atlético só fez valer o edital do Mineirão para disputar a final da Libertadores e mostrou ao Cruzeiro como fazer. Até então o time do Gilvan estava só levando rios de grana para a Minas Arena e achando lindo ter uma lojinha e fotos no museu de lá.

  • Sandro disse:

    Chico, na matéria http://localhost/victor/chico-maia-old/2014/02/02/falta-muita-coisa-para-todos-se-acertarem/, você fala que o ex-prefeito de Muriaé estaria em campanha para presidir a Federação Mineira de Futebol. Pelo o que você apurou, o senhor Jose Braz esta mesmo em campanha? Pergunto pois estranhei o fato, pois ele já é mais idoso e esta apenas tocando seus vários negócios, atualmente cuidando mais de um empreendimento imobiliário que lançou recentemente.

    – Muriaé-MG

  • THIAGO disse:

    Sobre o inicio dos times da capital da pra dar um desconto já que a pré temporada dos times do interior começou em dezembro, portanto o preparo físico deles esta sobressaindo. Com seis ou sete rodadas Cruzeiro e Atlético voltaram ao seu normal e conduziram o campeonato ao final que todos conhecem.
    Sobre os prejuízos ou lucros do Mineirão vale lembrar que as despesas que estavam sendo pagas pelo Cruzeiro a Minas Arena se encerraram quando o nosso governador corde rosa e atleticano delegou a concecionaria a iisenção das despesas na final da libertadores, dando automaticamente o mesmo direito ao Cruzeiro e lógico que as despesas seriam pagas pelo governo já que este e fiador da Minas Arena. Prejuízo para os contribuintes já que os clubes não honram suas dividas e ainda querem que o governo dê mais isenção ainda.

  • Marco Tulio disse:

    Camarada vem pro blog pra reclamar que o presidente do clube dele merecia o TROFÉU GUARÁ e não o do adversário.Como sempre afirma o grande Fred Dantas:a paixão do futebol imbeciliza a todos, indistintamente.No mais , tem que se apurar esse contrato da Minas Arena com o estado urgentemente.Cadê o ministério público?

  • Márcio Amorim disse:

    Caro Mário César!
    Primeiramente, não sou de vaiar, posso lhe garantir, já que, não me conhecendo, pode pensar que estou nessa.

    Depois, o senhor pediu permissão para discordar, só que está elogiando atletas que eu não citei nem critiquei: Leandro Guerreiro, Andrei Girotto, Marcelo Rosa, Obina, Matheus, Vitor Hugo. Todos eles jogam no meu time.

    A minha revolta é ver o técnico continuar apostando em jogadores medíocres, que terminaram o ano medíocres e começaram 2014 mais medíocres ainda.

    O senhor estaria discordando de mim se dissesse que acha que os que critiquei são craques e vão transformar o América em páreo duro para Atlético ou Cruzeiro.

    Temo novas goleadas com Élvis e o cidadão da cusparada/cabeçada (prometi não pronunciar nem escrever o nome dele, até que ele desapareça).

    Não chamei o Pinga de horroroso. Não sei onde o senhor tirou isto. Disse que ele “não arma nada” e não fui além.

    A crítica ao Silas é porque a gente vê times do interior arrumadinhos em campo sem nenhuma estrela. Os nossos dois adversários dominaram os dois jogos apenas com disciplina tática. O que não temos.

    Grande abraço.

  • Paulo Henrique disse:

    Importante o que levantou o Silvio Torres.

    O contrato do Estado com a Minas Arena precisa ser mais divulgado.

    Alguns pontos:

    – caso dê prejuízo, o Estado repassa até 3,7 milhões por mês para garantir “lucro mínimo”. Repasso o máximo em todos os meses;

    – a Minas Arena não divulga seus números, diz que são “números sobre negócios”….aqui mora um grande perigo!!

    – em 2013, o ano foi movimentado. Tivemos final da Libertadores com renda recorde, jogos decisivos do Brasileiro com grandes públicos, final do Mineiro, Paul Mc Cartney, Elton John, Black Sabath, Beyonce, etc

    – os preços dos produtos comercializados subiu muito, a qualidade caiu, proibiram ambulantes nas cercanias. Tudo isso reflete em aumento do lucro.

    Alguém fiscaliza este contrato????

  • Chico, Boa Tarde!
    Todo ano é a mesma coisa, boa parte da torcida e imprensa começa com suas previsões. Este time vai ser campeão, aquele vai lutar para não cair, etc. A verdade é que os dois maiores de Minas estão bem na fita. O Mineiro serve apenas como “sparring”. Os estão credenciados a boa performances. Claro que futebol requer constante vigilância e não acomodação. Penso q o meu Cruzeirão esteja 80% dentro do desejável. O Mineiro servirá para apontar as falhas e ajuste. O resto, bom o resto é paixão da torcida que age como criança disputando O CARRO DO MEU PAI É MAIS BONITO DO QUE O SEU! Amaury – Montes Claros

  • marcio cunha disse:

    E o pior que o mineirão vai continuar dando prejuizo, sem o galo lá o prejuizo é cada vez maior. E o pior que quem paga a conta? O contribuinte né.

  • Adalton disse:

    Parece inacreditável, mas ontem o Galo tomou uns 4 contra-ataques, como tem acontecido nos últimos 2 ou 3 anos. Inclusive no lance que o Emerson se contundiu. E não levou gols por excelente atuaçãodo Vítor. PRECISA URGENTEMENTE DE DOIS ZAGUEIROS (não gostei dos dois juniores que subiram na Copa SP), UM MÉDIO-VOLANTE E UM MEIA-ARMADOR. Os garotos que achei bons são o Carlos, Eduardo, o Leonam e o Marquinhos.

  • Paulo Afonso disse:

    Para os desesperados, o “nada de bom” feito pelo Kalil foi o seguinte: Victor; Marcos Rocha, Leo Silva, Réver, Richarlyson; Josué, R10, Tardelli, André, Jô… Estes são os jogadores do time que já foram convocados para a seleção brasileira, sendo que Victor, Réver, Marcos Rocha, R10, Tardelli e Jô ainda têm seus nomes lembrados nas convocações, com alguma esperança de serem convocados até para a Copa do Mundo… Fora o Dátolo que já foi convocado para a seleção argentina e algumas outras opções como Lucas Cândido (garoto presença constante nas seleções de base), Giovanni, Guilherme, Fernandinho, Luan… É, realmente o time do Galo está muito fraco este ano, principalmente se formos comparar os elencos…

  • J.B.CRUZ disse:

    Caro Silvio torres; o Mineirão deu prejuízo foi só para o estado, em virtude do contrato feito com a Minas arena, onde tem cláusulas altamente lesivas ao patrimônio público…
    Veja a notícia do “SUPER NOTÍCIAS de hoje..
    “”A MINAS ARENA informou que que não comenta suas negociações comerciais..Mas Severiano Braga, gerente da Minas Arena disse:
    “””Não dá para quantificar,mas foi um ano bom financeiramente para MINAS ARENA E CRUZEIRO””‘
    Dá para se notar que quem levou prejuízo foi o Estado; quer dizer nós, os contribuintes…
    ‘Veja também o depoimento do Presidente Gilvan:
    “””A volta do CRUZEIRO para o ‘novo’ MINEIRÃO”, foi fundamental para o crescimento do time desde o ano passado..O CRUZEIRO atuou 26 vezes como mandante (em 2.013 e 2.014) e obteve renda média de 1,5 milhão por partida..A prova que o CRUZEIRO só levou vantagens jogando no MINEIRÃO,está nas contratações e no título de tri-campeão brasileiro…

    ———————— CRUZEIRO SEMPRE ——————————————–

  • Paulo Afonso disse:

    Alguns ficaram empolgados com o excesso de contratações do Coelho, principalmente porque alguns nomes chamaram atenção: volante paraguaio, Leandro Guerreiro, Obina… Mas o time em si é fraco… Acho que tem um bom goleiro e um centroavante fazedor de gols, mas um time precisa ter pelo menos 11 jogadores e um bom conjunto… O Silas apareceu bem no Avaí em 2008 e depois não conseguiu se firmar… É preciso repensar os rumos do clube… Fazer parcerias com clubes grandes talvez seja a solução…

  • Cassiano disse:

    É muito cedo para avaliar alguma coisa……. Mas como disse um “jogadorzinho” por ai…..

    _ Quando tá valendo tá valendo……..

  • Silvio Torres disse:

    É, os apitadores estão cada vez piores. Pênaltis de todos os tipos são marcados, menos os que favorecem os adversários do Cruzeiro. E o Marcinho sempre na telinha da Globo, prá sacramentar os “acertos” dos apitadores a favor dos azuis…rs. E, já que alguém ai em cima tocou no assunto: o Mineirão deu prejuízo de 44 milhões em 2013, pagos pelo estado à Minas Arena com o nosso dinheiro! 44 MILHÕES!! E ninguém vai preso??

  • Mário César disse:

    Marcio Amorim.

    Permita-me discordar.

    Sobre a zaga: Lucena e Lula não serão os titulares, ao meu ver. Tem o titularíssimo Victor Hugo ( aguardo a sua volta ) e o Leandro Guerreiro ( deixará de quebrar o galho na lateral com a contratação do jogador de ofício Arthur, imagino ).

    Sobre as laterais: Gilson tem condição de render mais, com o transcorrer das rodadas pode evoluir. É um jogador de mercado de série A, curriculo do mesmo a conferir. Danilo, é um promissor lateral, é mais forte, menos ofensivo. Silas pode usar ambos dependendo do perfil da partida.

    Volantes: Estamos servidos com Andrei girotto ( estava fechado com o botafogo, salum exigiu que o mesmo ficasse, uram teve de desfazer o negocio). Marcelo Rosa e o cabalero estão em fase de aprimoramento físico, como os demais.

    Meias: Pinga, ao meu ver, não é um jogador tão horroroso como o senhor apregoa. É um meia que se revelou no internacional RS, jogou na arábia e estava nos santos. É acostumado a jogar contra adversários de nível. Prefiro aguardar umas 5 rodadas para avaliar seu desempenho. Não é possível que tenha “enganado” por tanto tempo e em muitos times.

    No ataque, Obina e Lucas Silva podem se firmar, tem condições pra isso, principalmente pelo nível série B.

    Não acho válido comparar uma temporada inteira ( passada ) com apenas dois jogos. Tudo bem que o início não foi animador, mas equipes muito mais qualificadas, entrosadas e já com um padrão de jogo, também não deslanchou noinício da temporada 2014, como o Cruzeiro. Mineiro não será um parâmetro, pois atletico e cruzeiro estão em nível muito superior, estão entre os melhores elencos sulamericanos, irão vencer até com facilidade. O time reserva do Cruzeiro deve ser melhor que 70% das equipes da série A. O time do atlético é muito bom também, mas está um pouco atrás, ao meu ver, nas peças de reposição. Mesmo assim é candidato aos títulos do primeiro semestre.

    Precisamos de tranquilidade para montarmos um elenco para a série B. E esperar no mínimo umas 5 rodadas nesse mineiro para ver o que esse time pode dar em termos de evolução, o que se pode ser feito.Pois não temos orçamento alto. Assim, temos de ser ainda mais precisos nas contratações pontuais.

    Equipes milionárias também passam por críticas, exemplos atuais de Corinthians, São Paulo, Fluminense. Não vai ser o América que irá começar a temporada dando show.

    Só acho que plantar unica e somente críticas, com vaias no estádio, não irá ajudar o time em termos de evolução. O resultado mais previsível será aquela chuva de contratações de última hora que nunca dão certo ( vide ano passado com 52 contratações).

    Mantenho sim a esperança pela evolução da equipe. Acho muito precoce as referidas críticas. Mas respeito quem as profere, pois a paciência do americano, em geral esgotada, provém de um processo passado a longo prazo, e não somente dessas duas rodadas.

    Atenciosamente.

  • O Galo vai levar as mesmas considerações do meu último comentário por aqui. Não se trata de começo de temporada ou de tempo para o novo treinador mostrar serviço. Vou destacar novamente o plantel, ou melhor, a falta dele.

    Ficou claro mais uma vez que se temos um bom ataque, e temos mesmo, a carência do time no meio campo e na lateral são gritantes. Mas a carência não fica só nestes setores. O plante é a continha do chá.

    A diretoria precisa acordar e buscar reforços urgentes. E reforços para brigar por uma posição, reforços que cheguem prontos para atuarem e assumir os setores. Como você mesmo citou em seu comentário, Dátolo se esforçou muito na ala esquerda, mas não eh sua praia. Tímido no ataque, abriu mão das subidas para não comprometer a marcação.

    No meio, Josué deixa a desejar e compromete muito o sistema defensivo. Fraco no desarme e marcação, não acerta passe de meio metro. O resultado é uma saída de bola defeituosa, apertada e sem qualidade. Será que vamos disputar uma Libertadores só com o Pierre de volante? Donizete que é um baita jogador, vive contundido. E quem temos no banco? Ninguém.

    Peço aos entendidos que afirmam estar tudo bem, que analisem as opções de banco do Galo, que analisem o nível técnico de cada suplente. Aguentar Neto Berola mais uma temporada aqui é duro. Analisemos o lance em que recebeu uma bola idêntica ao Jô, e a conclusão de ambas as jogadas. Definitivamente não da.

    Reserva em time que ser campeão não deve ser mera opção, tem que ser de nível pelo menos parecido com quem ocupa a posição. Tem que haver disputa. Tem que ter nível para entrar e ocupar a vaga. Acaso algum atacante vai se preocupar em não fazer uma boa partida tendo Berola ou Renan Oliveira como suplente?

    Ontem para completar a situação, perdemos o zagueiro Emerson. Uma triste fatalidade, mas ao mesmo tempo mais um alerta para a diretoria se movimentar.

    Para fechar, gostaria de falar de Guilherme; Este rapaz foi a contratação mais cara da história do futebol Mineiro. E até hoje não justificou este investimento. É de uma preguiça e uma burocracia em campo que ninguém aguenta mais. Deveriam repensar a situação dele por aqui, e usa-lo como moeda de troca em um meia atacante de qualidade em outro clube. Nem que seja por empréstimo nessa temporada. Ainda é cedo e da tempo para fazer um Galo mais forte em 2014. Acorda Kalil.