Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Sindicato dos Jornalistas do Rio ataca jornalista do SBT que foi tolerante com quem agrediu marginal

A discussão é importante e precisa estar no debate dos problemas nacionais, onde está ficando cada dia mais difícil identificar com exatidão quem é mocinho ou bandido ou quem é mais bandido.

Mas entendo que este Sindicato exagerou no teor da nota contra a jornalista:

Do portal Comunique-se:

Sindicato dos Jornalistas do Rio repudia “radicalmente” comentário de Rachel Sheherazade sobre menor preso em poste

“Num país que ostenta incríveis 26 assassinatos a cada 100 mil habitantes, arquiva mais de 80% de inquéritos de homicídio e sofre de violência endêmica, a atitude dos ‘vingadores’ é até compreensível”. Com frases como essa, a apresentadora Rachel Sheherazade, do ‘SBT Brasil’, comentou o caso do jovem que foi preso por um grupo de motoqueiros a um poste no Flamengo, Rio de Janeiro.

As declarações de Rachel a respeito do episódio resultaram em críticas do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro. Em nota divulgada na noite dessa quarta-feira, 5, a entidade se manifesta “radicalmente” contra a âncora. O posicionamento aconteceu mais de 24 horas depois que o comentário da âncora foi ao ar pelo canal comandado por Silvio Santos e afiliadas.

De acordo com o sindicato, a opinião da apresentadora representou “grave violação de direitos humanos e ao Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros”, além de ela ter violado, segundo avaliação da instituição, o Estatuto da Criança e do Adolescente. A entidade, no entanto, garante que o suposto crime foi cometido durante o ‘Jornal do SBT’, noticiário que nunca foi comandado por Rachel.

O caso ainda faz o sindicato solicitar investigação por parte da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) para apurar “as responsabilidades neste e em outros casos de violação dos direitos humanos (…) que ocorrem de forma rotineira em programas de radiodifusão no nosso país”. A entidade encerra a nota, que não foi assinada, com trecho do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros e com a divulgação do debate a ser realizado no auditório da organização.

http://portal.comunique-se.com.br/index.php/destaque-home/73729-sindicato-dos-jornalistas-do-rio-repudia-radicalmente-comentario-de-rachel-sheherazade-sobre-menor-preso-em-poste

Rachel-Sheherazade

comentario-sbt-sindicato-repudio

O marginal preso ao poste com um cadeado de bicicleta


» Comentar

Comentários:
48
  • Augusto disse:

    O sindicato se abastece do suor dos outros e ainda crítica a quem lhes dá o pão…

  • GILBERTO MORAIS disse:

    concordo plenamente com a voz do brasil que a rachell, pois bem, ela fala e sustenta, agora, esses jornalista aí que criticam, é só lamentar…por questão de ética que o “brazil” está esta merda que está. quem dera se todos profissionais fossem igual a nossa rachell.

  • Cristiano disse:

    A sociedade precisa deixar de ser hipócrita. O resultado tem que ser mais importante do que os meios. Bandido tem que ser reprimido da mesma forma que reprime a todos nós. Se o estado e falho em fazer a justiça e os bandido fazem o que querem, por quê nós também não podemos?

  • Lopes de Souza disse:

    Complementando …

    A sociedade criminosa muda a partir que ela começa a temer o sistema, temer as consequências de seus atos enquanto cidadão.

    Lopes

  • Lopes de Souza disse:

    Pessoal bom dia

    A situação é polêmica .
    Fato é que a jornalista não tem perfil para ser ancora
    Deste tipo de jormal.
    Vejo que ela está sendo punida por ter expressado a opniao de 70 por cento dos eleitores deste país.
    Infelizmente a descrença nas autoridades que nos cercam tem sido combustível incessante Para a formação de grupos com e sem alienação politica e com características semelhantes a aquelas encontradas nos filmes antigos de bang bang ou mesmo de mercenários .
    O primeiro passo da sociedade seria o de apoiar políticos que defendam penas mais Severas e que imputem menos tolerância a criminosos reincidentes , penas de morte , preducao da maior idade para os 14 anos , construção de cadeias públicas e tambem de escolas, Valorizacao dos profissionais de educação e saude , também das forcas armadasarmadas .
    O pais precisa começar de novo , precisa sim de alguém ou grupo que se forme afim de estabelecer novas Regras , mexer na constituição . Que se diz super rígida mas que acaba encontrando brechas para beneficiar que não precisa tanto.
    Violência só gera violência . Concordo .
    Mas , formadores de opinião São sempre bem vindos quando quem mudar ou impactar os comandantes deste país.

    A quem apoia um grande abraço. A quem discorda outro abraço pois sem estas pessoas não existe uma democracia ativa.

    Lopes

  • Roger N. disse:

    bandido bom é bandido morto!!

  • Diego Fleury disse:

    Esta de parabéns, belo comentário, se eu pego um ladrão na minha casa e tenho oportunidade de torturá-lo eu não chamo a policia antes de acabar com ele, pois ladrão não pensa duas vezes para matar, atirar, maltratar o cidadão de bem. Parabéns a todos que participaram dessa tortura a esse marginal.

  • Clark W. Griswold disse:

    Sempre tem alguém para passar a mão na cabeça de um marginal. Esse país não tem jeito mesmo…

  • Thiago Dória disse:

    .
    .
    Muito bom este vídeo !!!

    Bandido bom é bandido morto…claro, desde que o bandido não seja um amigo, conhecido ou chegado meu…rs

    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=NndubiXLoaU

  • Para os defensores da tresloucada Xerazade. Texto fundamental.

    http://blogdamillydotcom1.wordpress.com/

  • Marcus Cesari disse:

    Parece que a jornalista repensou e mudou de opinião. E a massa de manobra não consegue fazer o mesmo.

  • Willian Gonçalves disse:

    Eu só gostaria de saber uma coisa. Se fosse o contrário e um grupo de negros descesse do morro para fazer isso com um playboy branco de classe média que tivesse aprontado alguma por lá, ela teria a mesma reação? Ou será que iria denunciar a “barbárie” e o “descontrole da violência pelos nossos governantes”?

    Pelos comentários que ela faz no jornal, que são sim racistas, preconceituosos e abertamente conservadores, não tenho dúvidas de que ela iria condenar o ato.

    Outra questão é o hábito de dar a notícia e sempre emendar com a sua posição política, muitas vezes distorcendo os fatos e tentando induzir o telespectador a seguir a sua posição ideológica. Se quer proceder assim, deveria ficar na posição de comentarista, e não de apresentadora do telejornal, que acaba perdendo a sua credibilidade. Se bem que o estilo dela casa mais com programas policiais no estilo Balanço Geral.

  • THIAGO disse:

    Hipócritas que criticam a jornalista adotem um bandido e levem pra morar com sua familia. Quem acha que esse marginal não fez nada não viu e nem ouviu direito a reportagem que inclusive especifica que quando a policia chegou ele não deu queixa e saiu fugindo com rabo entre as pernas pois sabia que tinha furtado.

  • Nelson Henrique disse:

    Eu esqueci de especificar. Não é bem no blog, e mais nos comentários.

    noVEADOis, desde 1927

  • Nelson Henrique disse:

    É como dizem: a memória é curta e a vergonha é pouca.
    Viva a Verborragia de volta ao blog. kkkkkkkkkkkkkkkk

  • João Paulo disse:

    Sinceramente não existe apologia a violência no comentário da repórter, ela simplesmente disse que é compreensível.Hipócritas são os que dizem que não teriam a vontade de fazer a mesma coisa com o estuprador de sua filha, com o ladrão que rouba sua casa, que espanca sua família e tantos outros criminosos que temos em nossa cidade.
    #adoteumbandido

  • Hálison disse:

    Acho que tudo isso é inveja, uma imprensa comprada pelo governo, que se cala diante das impunidades, agora ficam querendo calar aqueles que se levantam contra os que trazem prejuízo a sociedade.

  • Martens disse:

    Uma das imagens que mais marcaram minha vida foi uma reportagem do jornal nacional a mais ou menos 25 anos, era uma reportagem sobre as crianças de rua, e o reporter pergunta a um garoto de rua pq ele tinha acabado de roubar a bolsa de uma senhora , com tanta brutalidade que a Senhora caiu. O garoto olhando para o reporter como se para certificar se estava falando correto disse que era ” v i t i m a da s o c i e d a d e ” , uma frase copiada e treinada, estava na cara que a reporter tinha acabado de treinar o garoto que nem sabia o que era sociedade, ou vitima. Esta imagem marcou minha vida pq resolvi fazer minhas malas, sinto muito falta da família e amigos, da cachaca dos jogos do GALO no meio da massa.Por outro lado meu filho de 10 anos sai para brincar com os amiguinhos na rua sem preoculpacao de que uma vitima da sociedade o ataque.
    Quem e a vitma da sociedade ?? Quem esta certo este tal de direitos humanos que defende o ladrao ( vitima da sociedade ) , e ninguém defende o pai de família trabalhador ???

  • Ulisses disse:

    Me desculpem mas pra mim ainda vinga a máxima “direitos humanos para humanos direitos”. Quem sabe se começarem a divulgar atos de rebeldia, dos até então cordeirinhos indivíduos de bem, contra esses facínoras a coisa mude…já que estamos em um beco sem saída. Agora seria muito boa a corrente que apoia a outra vertente do adote um bandido e tente recuperá-lo, aí fica fácil demais ver que impera mesmo é a hipocrisia.

  • Marcos 2014 disse:

    Sou fã de Rachel Sheherazade, ela é uma das poucas jornalistas que falam o que a maioria dos brasileiros pensam, embora ela marque alguns ‘gols-contras’.
    Eu entendi o que ela disse ontem, ela não estava defendendo a violência e sim explicando as consequências sofridas por um país que dá vida de rei pra criminosos e amedronta pessoas de bem.

  • J.B.CRUZ disse:

    Comentário despido de hipocrisia e demagogia da jornalista…
    AMAURI ALKIMIN-MONTES CLAROS, discorre e simplifica em seu comentário, a importância do conviver..É preciso que as autoridades, principalmente; dê o exemplo…

  • Rafael disse:

    Essa apresentadora é péssima!

    Mas aqui no Brasil menores de idade como esse aí pode roubar e matar e fica solto. E aí é absurdo alguém deixá-lo preso num poste? Rezando ele não estava, né… ia roubar um bem que alguém deve ter trabalhado para obter.

  • CHICO MAIA o povo já esta de saco cheio,são assaltados pelos ,bangueiros ,pelos políticos ainda aparece estes bandidinhos ,que quando são entrevistados morrem de rir da cara dos trabalhadores e debocham das autoridades e daqui para frente vai ser na base do cadeado de bicicleta e do poste mesmo ,e não adianta dizer que a culpa e o incentivo é desta jornalista .
    Já que não respeitam as leis CADEADO DE BICICLETA E POSTES NELES!!!!!!!!!!!!!

  • Paulo Henrique disse:

    Para encerrar.

    Legítima defesa é uma coisa!! Você é ameaçado e revida.

    O episódio é totalmente diferente. Um grupo, se fazendo de justiceiros, anda em bando e escolhe um suposto bandido para torturar. O que é crime!!

    Ao dizer que isso é justificável, a jornalista incita o crime.

    Será que quem não gosta dela então pode agredi-la na rua por isso? Quem entendeu que era crime pode aplicar pena nela?

    Vamos parar de alienação!!!

    Posso atirar no pai do Neymar que omitiu 40 milhões de Euros da Receita Federal? Isso também é crime!!!

    Será que podemos atirar nos mensaleiros, no Azeredo e na turma do trem em São Paulo?

    É isso que os defensores da jornalistas querem para o Brasil? Bagunça?

    Pedir tortura para preto, pobre e puta é fácil!!!

  • Rodrigo Galodoido disse:

    Bandido preso custa muito caro.

    Uma solução seria colocá-los com uma bola de ferro presa no pé trabalhando para reformar estradas, construir presídios (para políticos ladrões, inclusive) e, ainda, usá-los para doar sangue, lavar e varrer ruas e por aí vai.

  • Rodrigo Galodoido disse:

    Gostaria de saber se algum defensor de marginal já sofreu um assalto violento, teve algum parente ou amigo assassinado por motivo fútil (celular ou dinheiro da carteira) ou teve alguma conhecida ou parente estuprada.

    Duvido que algum defensor de marginal covarde passou por isso.
    BANDIDO BOM É BANDIDO MORTO!!!
    Quem discordar, que adote um marginal e leve pra casa.

  • Paulo Henrique disse:

    Sobre a jornalista, acho ela tosca!! Mas não é só por esse comentário, é por quase todos.

    Vejam o exemplo do Porto Mariel em Cuba.

    O que seria um exemplo de jornalismo sério e comprometido: diante da polêmica, levaria as pessoas à reflexão, ao debate. Levaria dois especialistas, um pró e um contra, para defenderem seu ponto de vista. Ao telespectador, caberia ouvir os dois lados e formar uma opinião.

    O que a mulher (e quase toda imprensa) faz? Exibe seu rostinho bonito, decora um texto cheio de opiniões já formadas e as destila com raiva. Sempre de um lado só, sem contraditória.

    Esse tipo de jornalismo é tão baixo nível quanto nossos políticos, cartolas, etc.

  • Paulo Henrique disse:

    Foi só um desembargador falar em “adotar um bandido” que quase todo mundo repete isso.

    Repetição, obviamente, sem reflexão ou conhecimento de causa.

    Êta povão massa de manobra!!!

    E quando se deparam com quem pensa diferente, ao invés de argumentar os prós de sua visão (o que é quase impossível, pois quase sempre se limitam somente a repetir o que ouvem), partem para a agressão.

    O mesmo grupo que atacou esse menino (até agora não há confirmação de que ele é bandido) pode fazer o mesmo (se é que já não faz) com homossexuais, negros, prostitutas, etc.

    Se for olho no olho, dente por dente, a bárbarie estará instalada.

    Falam como se os presos no Brasil tivessem toda a mordomia, e que tratá-los mal resolveria o problema. Vejam o presídio de Pedrinhas no Maranhão.

    Não que os defensores de Diretos Humanos sejam sempre corretos, mas quem não concorda deveria criticá-los com conteúdo, e não com simplórias repetições, sem raciocínio, do que ouve na imprensa conservadora.

    Quero ver os defensores da bárbarie ficarem felizes quando os “justiceiros” começarem a cobrar de vocês para fazer justiça paralela. Aí lançaremos a campanha “adote um miliciano, adote um justiceiro paralelo”.

    A Justiça do Brasil é o caos, mas o caminho é melhorá-la, não criar poderes paralelos, o que só tornaria a coisa pior ainda a média prazo.

    A situação está ruim, mas pode piorar muito.

    E, se alguém ainda duvida da hipocrisia da repórter, basta assistir o comentário da mesma sobre os abusos de Justin Bibier.

  • Chico, sinceramente não vi apologia à violência e muito menos valores cristãos sendo transgredidos. Hoje em dia está cada vez mais proibido proibir, estabelecer limites ou corrigir, principalmente quando se trata desses menores (mesmo que tenham 17 anos, 11 meses e 29 dias de idade). O Brasil está virando uma anarquia com os mensalões, queima de ônibus, rolezinhos, etc. E não podemos falar nada! Não podemos reclamar dessas atitudes agressivas porque estaríamos sendo politicamente incorretos e primitivos. Meus pais sempre me corrigiram (muitas vezes com rispidez e aspereza) e não fiquei com nenhum trauma; ao contrário, agradeço a eles pela correção. O Estado precisa ser mais atuante sim e severo contra comportamentos severos, NA MEDIDA DA LEI, claro e da sensatez!

  • Alexandre disse:

    Como disse o Dep. Bolsonaro à Bendita ontem quando foi a tribuna reclamar do mal a esse “menor”>

    Senhora Deputada, adote ele, pois assim a senhora estará fazendo um bem a ele, pois esse marginal teve o que merece!!!!

    Imprensa que critica a jornalista é demagógica e compartilha com a perda de valor e principios da sociedade de hoje…..

  • Celio disse:

    De acordo com o sindicato, a opinião da apresentadora representou.” Grave violação dos direitos humanos e código de ética dos jornalistas Brasileiros”. E o Tim Lopes, teve direito de ter pelo menos uma morte menos cruel. Ah para! O Datena sistematicamente expõe seus comentário infinitamente mais pesado e ninguém fala nada. Será porque é um jornalista consagrado?

  • Rômulo Diniz disse:

    Claro que ela está buscando audiência com essas e outras declarações, que são incomuns de serem ouvidas/lidas na imprensa. Porém, analisando especificamente esse caso da reportagem, ela falou só a verdade. Bandido bom é bandido morto!!!

  • Alisson Sol disse:

    Infelizmente, pelos comentários aqui, dá para ver que, assim que se candidatar, está eleita. Vai se juntar a Ratinho e Bolsonaro na bancada do “bandido bom é bandido morto!”. O país melhorou “muito” com a eleições deles, não é mesmo?

    Depois reclamam dos políticos brasileiros, como se tivessem descido numa nave marciana…

  • Julio Celeste-Lagoano disse:

    Os “showman” Datena, Marcelo Recente e os seus derivados genéricos sempre fazem isso e ninguém fala nada!

  • JOAO disse:

    Quem tiver com peninha do menor, é só adotá-lo!

  • Carlos da Mata disse:

    Newton e Giuliano Augusto,

    Então vamos voltar ao tempo do “Olho por Olho, Dente por Dente” e virar uma nação de Cegos e Banguelos.

  • Luciano disse:

    Palhaçada pura da imprensa politicamente correta. E distorção do depoimento. Ela afirma que é compreensível, em momento algum estimula o comportamento.

  • Thiago Dória disse:

    .
    .
    Quem disse que o rapaz é bandido ?
    Qual crime ele cometeu ?
    Será que foi o mesmo crime que o índio Galdino, de Brasília ?

    Esse vídeo resume a hipocrisia dos comentários dessa moça:

    http://www.youtube.com/watch?v=582WLQ99fN8&feature=player_embedded

    A melhor frase que define a imprensa brasileira: “Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma” – Joseph Pulitzer

    Se fôssemos prender todos os policiais corruptos de MG em postes…vixi, iria faltar poste na cidade !!!

  • Xavier disse:

    Acho que ela só falou a verdade!

    A verdade no Brasil dói em muita gente.

    País do politicamente correto, para mim, hipocrisia pura.

    Saudações Atleticanas!!

  • Rodrigo Galodoido disse:

    Continuo com a campanha lançada por mim há poucos meses. É porque me cansei e perdi a esperança nesse país ridículo e incoerente. Os candidatos só pensam em si e enganam fácil o ingênuo, ignorante e “esperto” cidadão brasileiro, que sempre entra numa roubada pra se dar bem. Mas, se dá mal.

    A Campanha Adote um Marginal é para aqueles que defendem os direitos dos marginais, que os trata como coitadinhos. Para estes, sugiro adotarem um estuprador, caso tenham filha adolescente em casa. Se tiverem um filho adotem um traficante de crack. Depois de um ano podem se manifestar a respeito do tratamento que deve ser dispensado aos marginais.

  • THIAGO disse:

    Hipócritas que criticam a jornalista gostam da mentira e do politicamente correto vão as favas. Ela falou em cima da indignação de um a artista plastica que achou absurdo as vitimas se juntarem para se vingar do marginal que havia feito vários furtos. Eu gostei mais na hora que a jornalista sugeriu que quem tivesse com dó que leve o marginal pra dentro de casa. Rachei o bico de rir. Fiquei fã dessa jornalista que ao contrario de alguns aqui não e hipócrita.

  • Giuliano Augusto disse:

    Boa tarde Chico,
    Vamos parar com esse sensacionalismo puritano,,,direitos humanos tem que existir para o povo do bem,,,parem com essa palhaçada de ficar perplexo com uma opiniao de uma pessoa que como milhoes de brasileiros de bem,estao cansados de tanta violencia,e as autoridades,politicos nao fazem nada para estancar este cancer.O Brasil esta falido,,,acabou,,,nao tem mais volta!Nao temos mais esperança!

  • NEWTON disse:

    concordo com a opinião da reporter pois o pais tem de parar com esta mentira que vendem ao povo sobre segurança , isto gente e o povo fazendo o papel do estado que não compre com suas obrigações.

  • Paulo Henrique disse:

    A jornalista é péssima!

    Joga prá galera. Mete o pau no governo (apesar deste merecer) com análises superficiais, alienadas e preconceituosas.

    O comentário dela sobre o porto em Cuba foi uma lástima, porém repercutido e aplaudido, nas redes sociais, por quem só sabe reclamar e não entende nada das questões importantes do país (não que eu seja a favor do porto, mas até para criticar temos que ter responsabilidade e conteúdo sério)

    Faz sucesso por ser bonitinha e raivosa.

    Longe de querer defender bandido, se atitudes como estas se tornarem normais, a coisa ficará mais bagunçada do que já está.

    Ou alguém acredita que quem amarrou o bandido é justiceiro voltado ao interesse público? É da tolerância às atitudes desse tipo que nascem fenômenos como as milícias.

    Sim, a violência está cada dia pior. Vivemos com medo! Estamos ficando presos em aparatos de segurança e os bandidos soltos. Os governos (federal e estaduais) são ineficientes.

    Apesar disso tudo, repudio o comportamento da moça. Faz sensacionalismo barato em troca de audiência.

    Falar assim de preto, pobre e puta é fácil.

    Quero ver ela esbravejar contra os podres do Poder Judiciario, contra as fraudes do banco do patrão dela, contra o papel de Sílvio Santos e SBT acobertando crimes da ditadura, contra o monópolio da mídia no Brasil, contra a sonegação bilionária da Rede Globo, contra a corrupção em todos os partidos (não só de alguns), etc.

    O Brasil vai mal! Muito mal!

    Mas jornalista com essa nada tem a acrescentar. Só espalhar ódio, alienação e baderna em troca de audiência.

  • Carlos da Mata disse:

    Chico,

    Voltamos novamente naquele questão da “Liberdade de Impressa”. Esta “jornalista” tem ganhado espaço na mídia ultimamente com declarações muita das vezes polêmicas e para pessoas que não possuem um bom senso crítico podem se levar por estas opiniões nem sempre sensatas.

    Ela dizer que o Estado não nos oferece a segurança necessária, que nossa justiça é falha, etc é uma coisa. Agora, por conta disso ela estimular o ódio como paga pelo ódio é inadmissível para uma pessoa que ocupa uma posição como o dela.

    O que ele deveria fazer é romper o ciclo de maldade e não estimulá-lo.

    O mais paradoxal disso tudo é que ela se diz Cristã. No final de sua fala ela diz de forma sarcástica, se dirigindo “aos que se apiedaram do marginalzinho”: ” Faça um favor ao Brasil, adote um bandido”. Bom, ela como uma Cristã (pelo menos é o que ela diz ser) deveria saber que adotar um bandido é o Jesus Cristo mais espera que os seus seguidores façam. Infelizmente muitos se dizem Cristão mas não são o bastante para tal ato.

    Ela só diz essas besteiras porque é uma ignorante sobre as raízes da fé do qual ela se diz seguir, mas no fundo o que ela não sabe que está sendo usada pelo SBT para ser o arauto de certo segmento da sociedade. O segmento ignorante.

  • Joao disse:

    Chico boa tarde, a passionalidade da dita repórter é gritante, chega a ser abusiva, mas um sujeito como o que foi acorrentado estava rezando? Não devemos criar a política do olho por olho porém estamos em uma sociedade que vem crescendo sem lei e sem limites, necessitamos urgentemente de educação, oportunidades e o fim da corrupção em nosso país. Um abraço

  • Alexandre disse:

    Concordo com a opinião dela e direitos humanos só serve para bandido. No mais quem critica tem que dar a solução e parar de utopia!

  • marcelo disse:

    Chico, Sou jornalista a 12 anos…e essa jornalista em questão, a tempos, tem tido um comportamento pouco profissional e ferindo a ética de nossa classe…com parcialidade e com uma certa dose de auto promoção e o SBT a mantem para colher os louros de um IBOPE a mais, das alas mais radicais…até que ponto vale a pena para uma emissora rastejar assim por uma audiência a tempos perdida?