Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Risco do Galo esta noite é a soberba; Zamora é melhor do que se imagina

O maior risco do Atlético esta noite na Venezuela é repetir o mesmo erro fatal do Mundial no Marrocos: desprezo e falta de interesse em conhecer bem o adversário.

O jornal O Tempo de hoje publica uma fala do Tardelli, quase idêntica ao que ele falou antes do jogo com o Raja Casablanca:

“… conhece pouco do seu adversário e do local da sua estreia na Copa Libertadores, mas garantiu que esses fatores não vão afetar o desempenho da equipe nesta terça-feira, diante do Zamora, em Barinas, na Venezuela, no Estádio La Carolina…”

Ontem o Cacá Moreno, publicitário famoso e um dos maiores atleticanos que conheço, enviou-me links com o resumo dos dois jogos decisivos do campeonato venezuelano do ano passado, quando o Zamora foi campeão, empatando em casa, 1 a 1, e vencendo fora, 1 a 2 o Anzoategui, em Puerto La Cruz, cidade onde o Brasil ficou na Copa América de 2007.

Pois o Galo vai ter de jogar muito, tudo o que não jogou ainda este ano, com muita vontade, se quiser trazer um bom resultado.

O Zamora tem um bom time, com destaque para o camisa 10, Gabriel Torres, o 11, Juan Falcon, e 21, Figueroa, catimbeiro que incomoda os defensores com e sem a bola nos pés.

O estádio é um caldeirão, tipo Independência, e estará lotado, pela fanática torcida que pressiona o tempo todo.

O Zamora também é presto e branco e vai explorar a velocidade do seu ataque, pelas pontas e pelo meio.

Que o Autuori arme o esquema com alguém ajudando o Marcos Rocha a marcar. O bicho vai pegar por ali. Pior ainda pela esquerda, onde o Dátolo será de novo improvisado. E as bolas em fiadas em velocidade no miolo da zaga, serão outro pavor para o Galo esta noite.

O time vai começar com Victor, Marcos Rocha, Leonardo Silva, Réver e Dátolo; Pierre, Josué, Diego Tardelli e Ronaldinho; Fernandinho e Jô.

Confira a correria e bom futebol do Zamora nestes links. Primeiro, o jogo em casa, quando começou perdendo e empatou faltando poucos minutos para o fim.

Depois na casa do adversário quando fez 2 a 0 e tomou gol no segundo tempo, garantindo o título 2013:

Em casa:

http://www.youtube.com/watch?v=rpQ4drcL9UY

Fora:

http://www.youtube.com/watch?v=-jtZS3xWEsI

estadio

Estádio do Zamora é caldeirão – Foto do Samuel Venâncio – TV Alterosa


» Comentar

Comentários:
0
  • Paulo Afonso disse:

    Cassiano, acho que o horário era do servidor e não o horário real… Provavelmente 1h de diferença em função do horário de verão, já que escrevi depois do jogo (tanto que saiu “MAIS não deu” quando deveria ter sido “MAS não deu” pelo calo na vista)… E estava me referindo aos secadores de plantão, que abandonaram o jogo do volei para acompanhar o jogo do Galo… Resultado, perderam os 2 (Minas venceu por 3×2 e o Galo por 1×0)…

  • Cassiano disse:

    Paulo Afonso. Como assim sinto muito aos que tentaram??????? Esqueceu que aqui é Galo…….
    Jogo começa as 22:15 e vc escreve comentario as 23:18 falando que não deu? Me ajuda aí né?

  • Paulo Afonso disse:

    Sinto muito aos que tentaram mais não deu… Falei que este time era fraco… Na época do Cuca a gente teria voltado com no mínimo 5… Mas o nosso ponto fraco este ano é o técnico… O ano que vai ser arrastado…

  • THIAGO disse:

    Discordo do Chico, esse Zamora e fraquíssimo assim como o resto do grupo. O atlético tem obrigação de classificar em primeiro. Pegou o grupo mais baba, opinião já considerada por vários comentaristas da fox, ESPN e outras. E o estadio não tem o efeito caldeirão pois o campo e separado da torcida por um a pista de atletismo. Se perder não tem justificativa não. E ruindade mesmo!!!

  • Marcos 2014 disse:

    Sei não, mas depois que ganhou a Libertadores o Atlético pegou a ‘síndrome dos novatos’: levou um passeio no Mundial de Marrocos de um time local que chegou a sua primeira final, suou pra ganhar do Minas Boca que disputa campeonato mineiro e ainda perdeu no Independência(!) para Tombense que disputa campeonato mineiro pela segunda vez em sua história.
    Todo cuidado com o Zamora (nome de uma pequena rua no Jardim Industrial em Contagem) é pouco!

  • Nelson Roberto B Junior disse:

    SAN Chico! O Autuori ja venceu a Libertas duas vezes, conhece os atalhos desta peleja sul americana. É o que imagino e não vai inventar como fez no camp.mineiro. Só lamento o Galo ficar improvisando o Datolo na esquerda. Isso é um absurdo e já ficou claro que não deu certo. Boa sorte aos nossos guerreiros e que honrem o manto sagrado reverenciada por toda a América e Universo.Abs!

  • Jefferson Cruz disse:

    todos os atleticanos estão preocupados com o time pela falta de contratações. Os reservas são ruins, o time não tem padrão de jogo, há carências em algumas posições, outros, almejando a seleção brasileira e não vão por suas canelinhas em riscos. Normal a entrevista do Tardelli. Não vi desrespeito nenhum. Nem torcida, nem atletas do Galo jamais são soberbos. Arrogância e soberba é do outro lado, que a tempos vem anunciando tri da Libertas, tri do brasileirão e a inventada tríplice. Soberba é do outro lado, onde atleta bichado vai ao twitter fala mal do vizinho. Cuidado com a maldição! Ninguém fala em dívidas e atrasos do cru cru. O problema é que a imprensa mineira é useira e vezeira em simular crises no Galo e espalhar esperanças do outro lado, senão, o senador corta a “boquinha”.

  • Carlos da Mata disse:

    Se for melhor que o Raja CasaBlanc ai estamos ferados!

  • Cassiano disse:

    Hoje começa…. Vai ser assim de novo http://www.youtube.com/watch?v=fZWGNQmAXbQ

    Sofrimento total

  • geovany disse:

    josue não mil vezes nao

  • Márcio Luiz disse:

    Apareceu mais uma mala-azul-sem-alça compulsivo.

    Deve estar querendo bater o recorde de comentários do tal que reside lá em Mariópolis-PR.

  • thales rosa disse:

    A real é que o kalil tinha certeza da conquista do titulo mundial e pensou: “para que planejar 2014? com essa conquista serei um deus dos atleticanos, o time pode cair ano que vem que nada arranha minha imagem”..

    deu com os burros n’agua

  • Paulo Afonso disse:

    Dudu GALOMAIO BH, vale lembrar que o Santa Fé jogou futebol de alto nível ano passado na Libertadores e manteve a base… Para mim (e para muitos que viram e comentaram), só não apresentou futebol mais encantador que o time do Galo… Merecia ter sido vice campeão, mas o destino preferiu reeditar a final sulamericana de 1992… Quanto ao Zamora, é daqueles times que só chegaria a uma próxima fase por acidente… E mesmo assim não passaria dela… O Galo não perderia pontos para este time… Já o Autuori eu não garanto…

  • Paulo Afonso disse:

    É engraçado como aparecem cruzeirenses para fazer críticas destrutivas ao time do Galo… Será que em espaços dedicados ao time celeste, atleticanos costumam frequentar para fazer o mesmo? Terei que acreditar nas respostas que aparecerem por aqui, já que não vou dar audiência ao lado de lá da lagoa mesmo…

  • Jairo Reis disse:

    Chico Maia, boa tarde!

    Ao ler as duas chamadas das estréias dos dois times na competição continental, fiquei com a impressão de soberba não na chamada do galo. Tá certo que o atlético ainda não mostrou nada desde segundo semestre do ano passado, mas falar que só a altitude pode atrapalhar o time azul é demais. Eu prefiro esperar e ver os dois times em campo para depois fazer uma análise.
    Enquanto isso, apesar dos seca pimenteira, eu sou galo.

    Abraços

  • Dudu GALOMAIO BH (Campeão da América) disse:

    Chico, por isso discordo de vc quando diz que os times do grupo do Galo são do mesmo nível dos times do campeonato mineiro.

    O Santa Fé é visitante frequente da Libertadores e Sulamericana e inclusive semifinalista da Libertadores 2013, eliminando o Grêmio e não eliminando o Olímpia-PAR nas semi por milagre.

    O Nacional-PAR é um time raçudo e taticamente frio, já deu trabalho para os brasileiros recentemente (Corínthians, por exemplo…).

    E esse Zamora, que a princípio seria o mais fraco do grupo, é o melhor time da Venezuela na atualidade (Campeão) e de um país onde o futebol vem crescendo sempre, ao contrário por exemplo do Perú, onde os times vem em decadência há anos.

    O rival azul tem um grupo um pouco mais fácil, pois o Defensor não é um time forte, mesmo jogando no Uruguai e o Garcilaso estará muito longe de casa. Já o Universidad Chile é o único com condições de aprontar, na minha opinião.

  • Rodrigo Assis disse:

    Não concordo com isso de alguém ajudar o M Roch a marcar.

    Se ele não consegue que saia do time, não pode é sacrificar o tardelli na marcação pro inútil M Rocha ficar descendo pro ataque

  • Chico, assino embaixo sobre tudo o que você considera. Aliás um alerta dado por alguém que respira futebol e tem uma análise muito mais crítica do que de torcedor, tem que ser levada em conta.

    Acho que o principal adversário do time até agora, tem sido o propio time. Isso porque depois da final da Libertadores temos visto uma total falta de comprometimento. O tal do comodismo. E o pior é que vem de cima, la da sede de Lourdes. A vibração eh diferente e a consequência tem sido um time apático que já entra derrotado. A sua lembrança sobre a partida no Marrocos demonstra isso.

    Se ano passado começamos a Libertadores voando e com boas vitórias no regional, este ano a coisa é preocupante. 1 empate sem gols, uma vitória suada e uma derrota vergonhosa. E o pior, jogando um futebol sofrível. Por essas e outras é que infelizmente não da para esperar uma grande exibição do time hoje na Venezuela.

    Essa de não conhecer o adversário do mundial, é pura balela. Cuca trabalhador e cuidadoso que é mandou gente acompanhar o Raja e foi para o Marrocos munido de vídeos e farto material sobre a equipe. O que derrubou o Galo, foi o comodismo, foi a falta de garra e objetivo. Quanto ao Zamora, é bem provável que nada se saiba, tendo no comando o preguiçoso Autuori que definitivamente não eh adepto do trabalho.

    Oremos e torçamos muito para que a postura dos atletas mude, pois o esquema tático vai ficar por conta da mesmice. Assim teremos ao fim do apito no clássico já no domingo, a cara do Galo na era Autuori.

  • Paulo Afonso disse:

    Sinceramente, se este é o melhor futebol que este time pode apresentar, até o Paulo Autuori tem alguma chance de vencer… Se fossem aqueles times do Cuca na primeira fase das Libertadores de 2011 e 2013, enchia a mão lá… A dúvida toda que fica é em relação ao Paulo Autuori…

  • Julio Cesar disse:

    Comentando a lista do Felipe: por que um goleiro que se estivesse mesmo nessa forma toda estaria sendo cobiçado pelos grandes. Fica catando times de segunda divisão, alem de ficar um tempão sem jogar e é o titular. Vai que tromba com um zagueiro num lançamento pra area (como contra a Holanda lembram?), então vai chorar.

  • J.B.CRUZ disse:

    É um time bem arrumado, onde o forte é o ‘esticão’ da defesa para o ataque..O galo tem que “abrir os olhos’ , pois o 11, 010 e o 21 são velocíssimos..E como o Rever está de volta, sei não!! cheirinho de 3 prá cima….

  • Julio Cesar disse:

    Boa tarde a todos ! Desconhecer não significa menosprezar. Mas pelo link que voce deixou, o outro time, Anzoategui, tambem é bom. No primeiro jogo o juiz arranjou um penalti no final pro Zamora. O atacante foi malandro. Agora, so não marca a jogada forte deles se não quiser. Na Groelandia sabem que existe uma avenida pelo lado direito da defesa do Atletico e agora com a falta de um lateral esquerdo, outra. Pelo que vi no link é justamente la, do lado esquerdo do ataque deles que o perigo é grande. O Juan Falcon (é esse mesmo o nome) é habilidoso, rapido e forte. Desequilibra. E chutam muito de fora da area. O Atletico tera que correr muito !

  • Gustavo Dayrell disse:

    Um time que perde pra Tombense em casa, e que menosprezou o Raja, não tem o direito de ter soberba contra ninguem!!!

  • Fernando dos Santos disse:

    Acho que o adversário também tem que se preocupar com o Galo! Se eles tem fulano, beltrano e cicrano, nós temos Jõ, Tardelli, Fernandinho, Pierre e o maior de todos: Ronaldinho Galucho! Vamos Galo!!!

  • Mário Pimenta disse:

    O futebol não muda. Uma injustiça a demissão do Silas. Ele perdeu para o 2º melhor time do Brasil. A diretoria do América errou.

    Em termpo, todos sabem que o melhor time do Brasil é o time titular do Cruzeiro.

  • audisio disse:

    Situação parecida com a do Raja. Time desconhecido. Cidade motivada cultuando Ronaldinho e a sensação de que o time está disperso!
    Espero que entre para lutar. Se entrar com mêdo do adversário vai levar pancada! Se entrar confiante e partindo pra cima impondo seu rítimo e melhor futbebol tem tudo para trazer uma vitória! Um a zero é goleada! Está na hora desses caras mostrarem que realmente jogam um bom futebol!

  • thales rosa disse:

    Zamora 2 x 0 Atletico…..

  • Silvio Torres disse:

    Aleluia Chico Maia! Um jornalista consciente, fora do padrão sorvete na testa de Minas. Espero que os “jênios” que comandam o galo pelo menos estejam lendo seu blog para evitar novo vexame, como foi o do Raja. Mas, pelo histórico que conhecemos…Tomara que queimem nossas línguas.

  • Paulo disse:

    Um time com a estrutura que o Galo tem não pode faltar Planejamento. É um absurdo não ter no time um lateral esquerdo. O que o Maluf está fazendo ???

    P.S. Já se passaram QUATRO meses e até agora nada:

    Alexandre Mattos
    Antes das declarações do coronel, o diretor de futebol do Cruzeiro afirmou que o clube faz a sua parte ao não dar regalias às organizadas, e cobrou punição para os torcedores. “Vou fazer um apelo às autoridades: todo mundo está careca de saber quem são. Prendam, punam, julguem, coloquem na cadeia. Nós não damos ingresso, não damos viagem. Nós dificultamos a vida deles aqui. É o que podemos fazer”, disse Mattos.

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Hoje começa o ano pro Galo, depois de erros de programação, vamos ver como o time se comporta, acredito que a dedicação será diferente. Vi algumas fotos do gramado e achei bem ruim, mas é isso mesmo, se é ruim é ruim pros dois times.
    Se Autuori que se garantir e conquistar a torcida essa é a semana ideal, lembro que no ano passado o Marcelo Oliveira pegou um trecho assim, pegando e ganhando do Galo C e ganhando a confiança da torcida.
    Quanto ao menosprezo não acredito nisso.

  • Márcio Luiz disse:

    Não vi qualquer tipo de menosprezo nas falas do Tardelli nem agora, nem no mundial.

    Vejo sim que o CAM está virando uma nau sem rumo desde o 2º semestre do ano passado em que a falta de tato e planejamento saltam aos olhos. É só lembrar o episódio “Cuca partiu China”.

    É como se a conquista da América tivesse feito mal à estrutura do clube; um paradoxo.

    Enquanto isso, o nosso presidente fecha uma contratação pra lá de mais ou menos e corre pro twitter para provocar o adversário.

    Amadorismo puro.

  • Adalton disse:

    Outro ponto: é preciso ter muito cuidado com o campeonato mineiro, senão corre sério risco de ficar de fora na parte final; o jogo do Tupi, apesar do desentrosamento, poderia ter sido jogado com maior intensidade, pois era a chance de muitos mostrarem de podem continuar no Atlético.

  • Adalton disse:

    O que eu penso: O Atlético , ao longo dos últimos anos(com exceção de uns 2 ou 3 anos) passa a impressão de que se contenta com pouco; vejam o time do Cruzeiro(Titular ou time B) como os jogadores jogam com velocidade. O CAM precisa estar sempre mais ligado em conquistas maiores. Não pode se contentar em ganhar um título importante com intervalos grandes de anos entre as conquistas. Este 2014, foi planejado com falhas, pelo menos é a impressão que passa. Começou muito tarde a pré-temporada(poderia ter negociado com os jogadores uma folga maior no meio do ano). Não contratou um lateral-esquerdo, nem médio-volante e nem meia-armador. O treinador ainda edstá conhecendo o elenco. Este jogo de hoje, é um jogo perigoso; precisam entrar muito ligados, com forte marcação e proteção à zaga.

  • Junior Gam disse:

    Os jogos do Galo fora de seus domínios são um tormento.

  • Xavier disse:

    Mais um pouco sobre o Galo mais querido do mundo.

    Penso que o 1º semestre está perdido, Kalil e Maluf não se prepararam de forma conveniente para Libertadores e Mineiro.

    Espero estar enganado……

    Saudações Alvinegras!!

  • Mário Pimenta disse:

    Quem contratou o Autuori?

  • Xavier disse:

    Bem, hoje saberemos o que o Galo pretende em 2014.

    Estou com os dois pés atrás….

    Vamos aguardar…

    Saudações Alvinegras!!

  • Paulo Afonso disse:

    Não acho que o time esteja menosprezando adversários… Jogador não tem a obrigação de estudar adversários, quem precisa fazer isto é o técnico e sua comissão… Antes de cada jogo, o adversário é cuidadosamente estudado e os detalhes são passados… O que me preocupa é justamente isto… Quem tem que saber é o Autuori e sua turma… aí mora o perigo…