Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Povo peruano é igual ao povo mineiro e brasileiro; não pode ser rotulado como selvagem

Ainda sobre o racismo no jogo de ontem: não se pode generalizar! Falar do “povo” peruano é ridículo, pois os idiotas que fizeram isso com o Tinga são uma minoria, assim como existe em qualquer país do mundo.

O Brasil é cheio de exemplos de racismo e preconceito com estados rotulando outros de isso ou daquilo, onde as maiores vítimas são os nordestinos.

Em abril de 2011 o próprio o Cruzeiro ficou em situação constrangedora e divulgou nota repudiando as manifestações homofóbicas de parte da sua torcida num jogo contra o Vôlei Futuro, envolvendo o jogador Michael, que nem foi registrado na súmula pelo árbitro ou o delegado do jogo, conforme mostra esta página do Uol, da época:

“Árbitro não relata homofobia a jogador do Vôlei Futuro e CBV aguarda decisão do STJD”

MICHAEL

http://esporte.uol.com.br/volei/ultimas-noticias/2011/04/05/arbitro-nao-relata-homofobia-a-jogador-do-volei-futuro-e-cbv-aguarda-decisao-do-stjd.jhtm

Gente ruim, de má índole está em toda parte do planeta, inclusive muito perto de nós.

Vejam, exemplo, o crime cometido por marginais contra a APAE, da cidade de Prudente de Morais, ao lado de Belo Horizonte, a apenas 6 Km de Sete Lagoas.

Sim, senhores, difícil de acreditar, mas é verdade: contra a APAE, uma instituição que só visa ajudar o ser humano, seja quem for, e onde for.

APAEPM

Foi anteontem, denunciada no facebook, pelo Amauri Amaral, cidadão revoltado com o ocorrido, inclusive com essas fotos.

APAE4

Roubaram, picharam e não satisfeitos, atearam fogo na sede e na Kombi da entidade.

APAE3

Menos mal que os bandidos, sete, três menores, foram presos pela polícia de Pedro Leopoldo, terra de craques como Dirceu Lopes, Marcelo Oliveira e tantos outros.

APAE2

Assim como o povo peruano não pode ser condenado por causa de uns sem caráter, o povo mineiro não pode ser acusado de ser demolidor e ladrão de APAEs.


» Comentar

Comentários:
63
  • wilhisson disse:

    Chico infelizmente vc esta enganado, eu em momento algum falei do povo peruano, eu critiquei a COMEBOL, que não toma medida alguma em relação as péssimas arbitragens na libertadores, que deixa tudo acontecer dentro de campo, não relata na sumula nada, a prática de racismo que deve ser condenada em qualquer país, e a própria mídia porque parece que existe um consenso na America do sul que para se ganhar a libertadores as equipes tem que passar por cima de tudo que as regras não permite>Quem de vós nunca ouviu nos programas esportivos de todo o Brasil os comentaristas, reportes e narradores dizerem o tempo todo que LIBERTADORES É ISSO MESMO, se quiser ser campeão? Parece ser entendimento que o futebol bem jogado, a qualidade técnica não é mais importante que a catimba, as péssimas estruturas dos estádios entre outras coisas, talvez este seja o motivo do péssimo futebol sul americano, onde os seu principais jogadores preferem jogar na EUROPA.
    É ISSO QUE CONTESTO.

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Sejam menos passionais, seus xiitas… Uma coisa eh sacanear um jogador com gozações de torcida rival, sem nenhum motivo aparente e outra bem diferente eh pegar no pé de uma pessoa com deboches, com intenção clara de ofender… Não se façam de desentendidos…

  • Paulo Henrique disse:

    É impressionante!!!

    O ser humano consegue levar assuntos importantes, como a homofobia e o racismo, para o lado da disputa clubística.

    Superar este atraso e garantir direitos e respeito às minorias é uma questão muito maior que a rivalidade Galo e Cruzeiro.

    São estes mesmos imbecis que jogam a culpa dos problemas da sociedade sempre nos políticos, nos empresários, nas ONGs, na imprensa…é muito facil ficar em casa, sentado na frente do computador, só criticando, mas na hora de ter um mínimo de atuação positiva, dar péssimo exemplo.

    Quanta imbecilidade!!! Tanto do lado azul quanto do lado alvinegro.

    Fiquei chocado com a notícia da APAE em Prudente. Lamentável!!!

  • Fábio disse:

    Senhores, muito boa noite…

    Após analisar o suposto ato de racismo no jogo de ontem, cheguei a uma hipótese ( uma verdade a ser comprovada, investigada):

    Dedé e Julio Batista também são negros..foi aquele cabelo exótico do Tinga que mexeu com a torcida peruana…Num país de descendência indígena, foi algo novo pra torcida..que brincou com a novidade…Não foi bem uma atitude de racismo, mas de espanto mesmo??Repito: Dedé e Júlio Batista são negros e não sofreram nenhuma injúria pela cor de sua pele. Existe aí algo de “cultural” com a forma de expressar da torcida peruana? Como não conhecemos as características da cultura daquele povo, eles teriam uma real consciência de que estavam sendo racista com a atitude tomada? Esse é meu questionamento. Eles agiram intencionalmente ou apenas acharam engraçado o visual diferente do nosso atleta? E caíram na chacota. Ressalto que Ronaldinho Gaúcho é tão exótico como o Tinga.

  • investigar o que, se a tv mostrou os autores do crime, não há nada a investigar é só pegar as imagens e punir ( investigar;seguir os vestígios de.
    procurar.
    indagar, inquirir.
    descobrir, achar.) acorda comebola

  • Dudu GALOMAIO BH (Campeão da América) disse:

    Renato Almeida, aproveita que vc disse que fico falando dos assuntos do cruzeiro e lê essa matéria sobre o racismo do sei clube com o goleiro Jefferson… inté…

  • audisio disse:

    Engraçados esses cruzeirenses…
    Quando o Dudu usa da sua ironia e acidez nos comentários, alguns ficam ofendidos e machucados, em contra partida, outros como Thales Rosa e a turma do trem azul, como tal do Marcio Borges, falam o que querem e os atleticanos tem que ouvir calados.
    Por isso a discussão dos três temas não termina nunca!
    Política, Religião e Futebol…
    Senhores apertem os cintos e controlem seus nervos.
    Nossa solidadiedade ao Tinga! No mais queremos a vitória e com a faca entre os dentes, mencionando o cruzeirense João Vitor Xavier. Vai pra cima deles Galôôô…

  • Marcio Borges disse:

    Dudu, não me incomodo por ninguem, a não ser meus filhos e esposa. Eu nao escrevi o que escrevi por achar que afetou alguem. Nao tenho procuração para isto. Somente expressei minha opinião. Quanto a comportamento homofobico, que eu saiba, somente aquela vez no jogo de volei. No mais, eu duvido que voce nunca tenha visto a torcida do galo gritar que jogador fulano ou ciclano é viado.

    Mas isto não leva a lugar nenhum. Como já disse a visao que eu tenho do futebol é aquela onde uma pessoa não precisa ser morta somente por usar uma camisa diferente da sua. Acredito que a sua tambem….

  • Andrey M Lage disse:

    Ve o Dudu GALOMAIO BH , falando que “A torcida do cruzeiro tem histórico de comportamento homofóbico”

    é o mesmo que ve um alemão acusando os Judeus de Perseguição !

  • Junior Gam disse:

    Torcida hipocrita essa do cruzeiro, quando é com eles não pode.

  • clubismo nesse assunto é mato. o atléticano tá parecendo aquela mulher que o marido não presta atenção nela e vivi reclamando.
    aqui não é cruzeiro não! é uma situação do povo no mundo inteiro.
    calma gente a questão aqui não é volei, não é o richarlison. não é ser heterosexual ou homesexual. ” verdade todo tipo de preconceito tem que haver punição seja quem vor”
    mas a questão é cor da pele !
    alguém ae sabe me falar se uma pessoa nasce cego sabe a cor de quem é quem ?
    mas tenho certeza que ela sabe da sua sexualidade seja ele ou ela hetero ou não. sabe da sua sexualidade.
    então clubistas de plantão. principalmente os atleticanos para de falar de hipocrisia. acho certo como o paulo afonso diz: cantar o nome tinga no horto não é bem visto. é bobagem! manisfestar de outra forma é normal.
    esse dudu vai falar dos assuntos do cruzeiro lá china! vai lá preocupar com o paulo autouri, esquema tático do time do patético… falar do tinga você pode falar do cruzeiro não! rs

  • Dudu GALOMAIO BH (Campeão da América) disse:

    Sobre a acidez dos meus comentários, deve ser porque do seu lado (cruzeireiros) só devemos receber pétalas de flores, tamanha sutileza e educação da turma azul… rsrs

  • Dudu GALOMAIO BH (Campeão da América) disse:

    M Borges, claro que não me refiro a todos os cruzeirenses…
    Como eu disse antes, você precisa se doer menos.

    A torcida do cruzeiro tem histórico de comportamento homofóbico, vezes por causa, quando insulta atletas supostamente homossexuais. Melhorou pra vc?

    Abraço!

  • Márcio Luiz disse:

    Gooooooooooooooooooooooooooooooollllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll…
    >
    >
    >
    >
    >
    >
    do Real Garcilasoooooooooooooo!!!!!!!!!!!!!!

  • Marcio Borges disse:

    Dudu só para mostrar o quanto você utiliza-se de comentários para definir ou caracterizar a todos, veja que voce afirma que a torcida do cruzeiro é homofobica. Entao a torcida do galo é assassina e, se não me engano, já foi até condenada. Afinal os diretores da galoucura, que eu acredito serem atleticanos, assassinaram um torcedor rival. Eu, pelo menos, jamais disse que toda a torcida é assassina. Acredito que existam marginais e preconceituosos nas duas torcidas e tambem nas demais.

    Eu somente penso, disse EU, que os seus comentarios muitas vezes parecem querer impedir opinioes contrarias as suas. São ácidos e dispensaveis.

    E muito pelo contrario não escrevi no calor da paixao clubistica porque pode ter certeza de que se tem uma coisa que não me altera o humor é o futebol. Eu vejo o esporte como algo tem a sua importancia mas, como esporte. Como eu disse, no futebol a zoação, as brincadeiras podem e devem ser estimuladas. O mundo tá muito chato e alguem ficar impedindo o outro de falar “besteiras” aqui é demais. Ou voce acha que metade do que é escrito aqui no blog realmente acontece ou é seguido por alguem. Estamos num blog de esporte…calma.

  • J.B.CRUZ disse:

    conclusão dos comentários:
    gostos,escôlhas e livre arbítrio, cada tem o seu…..

  • Dudu GALOMAIO BH (Campeão da América) disse:

    Ou então:
    “Significado de Demagogo

    s.m. Aquele que lisonjeia a multidão, às vezes para tirar proveito pessoal.
    Agitador que excita as paixões populares.”

    Exemplo:
    Frases com a palavra demagogo
    “O segredo do demagogo é se fazer passar por tão estúpido quanto sua platéia, para que esta imagine ser tão esperta quanto ele.”
    — Karl Kraus

    Logo, se estou criticando, como posso “jogar para a platéia”, conforme acusou-me?

    Pra mim, totalmente sem sentido ou sem cabimento do adjetivo.

  • Dudu GALOMAIO BH (Campeão da América) disse:

    Márcio Borges, quanto à sua acusação de demagogia:

    “Demagogia: técnica de argumentação política que se utiliza da semiótica para fugir à racionalização e à análise precisa de um determinado tema ou problema social; é a argumentação política que vem de encontro às paixões populares, prometendo algo irrealizável”

    Não sei qual o fundamento da sua acusação, mas paciência.

  • Dudu GALOMAIO BH (Campeão da América) disse:

    Os caras querem ser vítimas de preconceito no caso Tinga e querem se isentar de culpa no preconceito contra, por exemplo, o atleta de vôlei e ainda aparece gente pra defender essa hipocrisia.

    Antes, sobretudo, vale ressaltar para os mais emotivos e exaltados como o Márcio Borges que HÁ ENORME DIFERENÇA em dizer que a pessoa comete um ato de hipocrisia e querer definí-la como uma pessoa hipócrita, no geral.

  • Dudu GALOMAIO BH (Campeão da América) disse:

    Márcio Luiz, seu trocadilho ficou perfeito.

    Alisson Sol, permita-me dizer que você detalhou muito bem essa questão do pré-conceito. Me sinto na obrigação de elogiar seu comentário, uma vez que alguns xiitas azuis pensam que a gente só critica os torcedores rivais.

    Márcio Borges, como você escreveu pra mim claramente no calor da paixão clubística, pensei 2x se deveria responder. Acho que vc deve ler os comentários com mais calma e se de despir da posição de cruzeireiro quando for analisar os participantes do blog numa questão além-futebol.

    Eu nunca fui moderador do blog. Me sinto porém no direito de criticar opiniões que usam assuntos sérios pra disfarçar a paixão clubística (ou a implicância eterna com o rival, como é o caso). Tenho personalidade e não finjo de bom moço não, como disse equivocadamente. Aliás, uma coisa que me marca é a franqueza nas palavras, um dos motivos que incomodam principalmente os torcedores rivais. Mas fazer o quê? Sou assim. Goste(m) ou não.
    Meus comentários foram inúmeras vezes criticados e nem por isso me senti “moderado”. Ao invés de se doer pelos outros, tente ser isento na hora de ler os comentários e saber distinguir um assunto sério de uma gozação trivial do futebol.

  • Andrey M Lage disse:

    TENHO QUE DA OS PARABENS A DOIS COMENTARIOS !

    “Marcio Borges”

    Parabens, concordo e assino em baixo o que vc falou sobre o Dudu ,alias ja falei o mesmo com o ele !

    Ja cansei de falar aqui que o Dudu acha que o Mundo gira em volta dele !

    Ele quer impor a opnião dele, como se, que pensasse diferente dele, sempre tivesse errado !

    “Flavio”

    Tambem estou assustado com alguns comentarios aqui , o clubismo é absurdo !

    Gente falando que o Cruzeiro esta desviando o foco da derrota?

    como se apenas o Cruzeiro e a torcida do Cruzeiro , tivessem falando do assunto ! Foi algo que comovel e revoltou todo o Brasil !

    Esta acontecendo varios tipos de manifestações por todo brasil, que nem envolve o Cruzeiro !

    ainda querem justificar o que aconteceu com o Tinga , comparando com o caso de Volei em 2011 e zuação em cima do Richarlyson !

    Como se atleticano agora fosse santo !

    E pra finalizar, essas varias criticas ao Alexandre Mattos , logo os atleticanos que endeusam o Kalil!

  • Paulo Afonso disse:

    Primeira rodada da Libertadores 2014 teve 3 visitantes vencendo (Velez, Grêmio e Galo), 2 empatando (Deportivo Anzoátegui 1 x 1 Peñarol; Lanús 0 x 0 O’Higgins) e 10 mandantes vencendo (falta ainda jogo Independiente del Valle x Unión Española)… A maior goleada até agora foi o 3×1 que o Santa Fé-COL (do grupo do Galo) aplicou no Nacional-PAR… Início de temporada para a maioria dos clubes, mas já podemos começar a ver as dificuldades da competição, onde o mando de campo fala muito alto… Não sei quando Mineirão e Independência ficarão à disposição da FIFA (se alguém puder nos informar, agradeço), mas sei que os times mineiros precisarão fazer valer seus mandos de campo se quiserem uma ótima classificação ao final da competição…

  • Paulo Afonso disse:

    Outra coisa importante: além de mudarem o foco da derrota e do clássico, estão tentando buscar os pontos da partida? Tapetão sulamericano, é isto mesmo? Não tem competência para vencer dentro de campo, não soube se planejar para jogar na altitude e aí vai tentar o tapetão? Aí vem uns imbecis para repetirem aquela mentira de que o Atlético é vergonha internacional… Pela moralidade, tapetão NÃO!

  • Jonilson Moreira disse:

    Gente do ceu, fizeram até festa pra receber a equipe do cru cru e o Tinga. O superesportes utilizou mais da metade do seu espaço para mostrar as manifestações de solidadriedade ao atleta e ao clube.
    As demonstrações de racismo é abominável, ninguém coaduna com uma situação desta, mas fazer do episódio um meio de evitar crises ou pra esconder a derrota para um time fraquíssimo, é demais. É a ânsia de ocultar um fracasso e uma vitória anunciada!
    O Tinga não é o primeiro nem o último a passar por isso. Em muitos outros momentos idênticos a este, não vimos tanto escarceu que nem a diretoria cru cru arranjou. A impressão é que aconteceu um caso inédito no futebol. E o que impressiona é a sensibilidade de uma torcida useira e vezeira em desmerecer títulos e intolerantes para com outras instituições.
    Além de tudo, sem querer isentar a torcida peruana, no Peru a palavra e imitação de macacos é uma cultura regional.
    Que o fato foi lamentável foi, mas me desculpe a imprensa mineira, diretoria e torcida cru cru: mas que frescura!

  • Paulo Afonso disse:

    O Horto já viu a torcida mandante cantando nome de jogador adversário… Só que não! #AquiEhGaloPorr@! Acho justo os times entrarem com faixas contra o preconceito e a violência e a torcida aplaudir… Só isto… Jogo com torcida única e vamos gritar nome de rival? Para com isto né?

  • marcio cunha disse:

    é muito mimi, jogador de futebol é muito mimado, fosse um pedreiro ou qualquer outro daria essa repercução toda? O problema é que perderam para o real do peru, e se fosse o real madri? Muita choradeira pra nada.

  • Márcio Luiz disse:

    Dudu, permita-me:

    hipocrisia é “Mattos”, rs.

    Não queria me manifestar sobre esse assunto que já lotou o saco, mas depois da opinião do jornalista Lélio Gustavo hoje à tarde não tem jeito.

    O cara sugere que a Massa, no domingo, grite o nome do jogador Tinga.

    Peraí, nada contra o atleta, muito pelo contrário, mas quer dizer então que se aquele imbecil gesto racista de alguns torcedores do Real tivesse sido também contra o Dedé e outros “não brancos” do time azul, a Massa deveria gritar o nome de todos do lado de lá antes do clássico?????????????????

    Uma faixa ou mosaico de solidariedade a TODOS os jogadores de futebol discriminados bem, mas gritar o nome de jogador rival antes do clássico???????

    Parei.

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    No final o Alexandre Matos conseguiu o que queria, desviar o foco da derrota e da falta de planejamento para esse jogo, chegar um dia antes do jogo foi péssima estratégia.

  • Martens disse:

    E domingo e dia de MARIA !!!
    kkkkkkkkkk

  • Flavio disse:

    Mario, o Kaiu é equilibrado? Aquele que disse que tinha o sonho de destruir o Cruzeiro? Acorda cara!

  • Flavio disse:

    E quando o Wallace do Sada Cruzeiro foi vítima de racismo num jogo contra o Minas?

    Vale lembrar que os atleticanos adoram torcer pelo Minas já que não tem time de volei…

    Vocês estão colocando o clubismo acima do que aconteceu com o Tinga. Estão com medo do time peruano ser punido.

    Vocês estão doentes de tanto clubismo.

  • Alisson Sol disse:

    Belas as palavras do Stefano.

    Infelizmente, os seres humanos estão condenados a repetir a História. O ser humano tem uma capacidade inata de criar pré-conceitos por motivos de sexo, raça, classe social, poder econômico, religião, nacionalismo, clubismo, idade, etc.

    Para não falar dos pré-conceitos negativos, veja os absurdos que eu já presenciei na vida:
    – Morando em São Paulo, pude presenciar o “pré-conceito” de que todo oriental é superinteligente, dedicado e mais pontual do que os “brasileiros”.
    – Nas Universidade brasileiras, já escutei o paradoxo de que o “professor estrangeiro é melhor”. Isto mesmo que o professor estrangeiro tenha estudado em uma Universidade de péssimo ranking no exterior. Aí você aponta para um brasileiro que foi ao exterior e estudou em Universidade no topo do ranking científico, e escuta que “se fossem bons tinham ficado por lá!”.
    – Notem como as “celebridades” dos tempos atuais tem “acesso VIP” em eventos, cobertura da imprensa para tudo o que fazem, por mais mundano que seja, e inúmeras outras facilidades.

    Para finalizar: mesmo reconhecendo os grandes serviços que presta no Brasil, é preciso também citar que o modelo da APAE é obsoleto. A integração das pessoas excepcionais na sociedade não se faz isolando-as. Em grande parte do mundo já se reconhece que a presença de tais pessoas em todos os ambientes desde cedo é importante não apenas para elas, mas para toda a sociedade. Nenhuma família deve ter de esconder e suportar sozinha uma pessoa excepcional em qualquer atributo.

  • marcio martins disse:

    SENTINDO NA PROPRIA CARNE
    Condeno e reprovo totalmente a agressao e manifesto minha solidariedade ao Tinga. Admirei a lucidiez e equilibrio da sua entrevista. Assisti ali um cidadão sem a camisa do rival. Tenho certeza que por dentro daquela calma aparente ele estava ferido por dentro, mas ainda assim ele talvez nem tenha atentado pra um detalhe. Ele prestou um grande serviço pois se tivesse ali se expressado com revolta de forma explosiva, poderia induzir milhões de pessoas solidárias ao caso a tomarem atitudes tomadas pela revolta. Sua tranquilidade pode ter freiado ânimos de muita gente. O saldo positivo do triste episódio é que o cidadão Tinga ganhou ali milhões de admiradores em uma dimensão que ele jamais imaginava. E tenho a maior satisfação de dizer que faço parte deste grupo.
    Agora me permita Chico, fazer algumas considerações que possivelmente não agrade algumas pessoas.

    Eu cresci ouvindo de muitos cruzeirenses, geralmente vizinhos ou na escola, coisas absurdas como:

    ” Olha a diferenca, na torcida do cruzeiro vc so ve gente bonita, somos uma colonia italiana, enquanto na torcida do galo so se ve preto e favelado…” . Mesmo ainda na inocencia de uma crianca ja tinha percepcao de como isto doia na alma.

    Antes que alguem venha me acusar de estar fomentando um acirramento de animos ou promovendo rivalidade exacerbada, afirmo que é exatamente o contrario. Quem aqui tiver acima de 50 anos como eu, sabe do que estou falando e certamente ao menos uma vez ouviu estas bobagens. Isto foi mais frequente no passado quando ainda nao haviam leis mais severas p estes casos. Hj esta bem menos, mas ainda existe mais por influencia dos mais velhos do que pela cabeca dos mais jovens. Quero acreditar e torcer que o episodio no Peru, após sentir na propria carne, estas pessoas que felizmente nao sao a maioria, revejam sua postura.

    Outra coisa: o episodio e lamentavel por si so e tb pq abre espaco p alguns jornalistas demagogos e oportunistas entrar em ação. Em poucas horas depois do fato o que ja li de asneiras enche um pinico. Gritar o nome no clássico, tudo bem, desde que seja quem concorde e quem não concorde, seja respeitado. Eu particularmente não vou gritar seu nome, não vou dar mão pra ninguém, nem fazer pombinha com as mãos e nem por isto deixo de ser solidário ao Tinga ou seja racista. Minha solidariedade a ele e a todas as pessoas que sofrem com o racismo é reforçar na educação do meu filho o que não se deve fazer. Isto porque entendo que a melhor forma de combate ao racismo é passar para as crianças em casa e nas escolas porque nos adultos já contaminados, sou absolutamente cético. Não dá pra acreditar que mudem.

  • João disse:

    Falta é respeito e educação se até no comentários pessoas ofende umas as outras…. vamos dar exemplo aí Chico… não publique os comentários dessa pessoas, pode ser que não tenha mais nenhum comentário né..

  • wilhisson socorro alves da costa disse:

    Olá Chico Maia, que bom encontra-lo aui, Estou sentindo muito a sua falta na mídia televisada muito carente de comentarista coerentes e competentes como vc. Gostaria de saber por onde anda Flávio Carvalho, Valmir Pereira (gostava muito de Boites), Aloísio Martins, Gontijo.
    Um Abraço,
    Wilhisson

    – Montes Claros

  • Marcio Borges disse:

    Dudu me desculpe mas tenho que dizer uma coisa. Voce é um demagogo de marca maior. Fica se colocando como bonzinho, que fala somente o que acontece e recriminando os comentarios dos outros, como se voces fosse o mederador do blog. Cara o espaço é livre para expressar o que a pessoa desejar. O moderador, que não é voce, é quem decide. Eu não vejo ninguem dizendo “o comentario do Dudu galo maio é ridiculo, etc e tal”. Deixa de ser demagogo. O que voce fala não é a verdade assim como o que os outros comentaristas tambem não o são. Mas voce parece querer impor que somente comentarios que nao menosprezem o galo e que nao enalteça o cruzeiro são serios.

    A brincadeira, a zoação, faz parte, e muito, do futebol. Alias seguindo as suas analises voce tem feito comentarios que somente tem me feito perder alguns minutos da minha atenção. Deixa de demagogia. No blog o cruzeirense fala do galo e vice versa.

  • Maria Alice disse:

    paulo, seu comentário acabou de fazer eco com os arianos do peru, suponho que seu cabileira seja bonitinho, lisinho, lourinho e você tem direito e liberdade de usá-lo arrastando até os pés ou raspado com navalha se assim vc o desejar.
    e já que vc é entendido em cabileira feia , o r10 tem que cortar, trançar ou raspar?

  • Andrey M Lage disse:

    Apesar de respeitar, Discordo completamente de quem esta comparando o caso do Tinga com o caso do Michael em 2011 !

    Quando aconteceu aquele incidente na quadra do Sada , O Michael não era um homossexual assumido, a torcida do Cruzeiro não pegou no pé dele por que ele era homossexual , pegou no pé dele por causa do “jeito” dele, tipo a torcida do Atletico pegava no pé do Raul pq le tinha cabelo longos e usava amarelo !

    O Michael so asssumiu depois daquele jogo! Foi correto o que a torcida do Cruzeiro fez? NÃO !

    Mas essa atitude não pode ser tratada como Homofobia, ou como Crime que aconteceu ontem contra o Tinga !

    Repito, não foi correto a postura da torcida do Cruzeiro naquele episódio , porem não foi algo que possa ser considerado crime, ja que ele não era homossexual assumido !

    Se for crime chamar uma pessoa que não é homossexual assumido de Gay ou Viado , a duas semanas muitas pessoas cometeram homofobia quando hostilizaram e zuaram o Luan jogador do Cruzeiro , por causa da montagem da 98 fm que insinuava que ele usava maquiagem !

    Eu so acho que, tem hora que que devemos deixar a rivalidade de lado !

  • Paulo disse:

    Pelo que ouvi e li, o Tinga é uma boa pessoa. honesta e não provova seus adversários como muitos bobões que pra fazer média com as marias fazem provocações baratas usando o Galo. ex: Cleber gladiador, Elso, Martinez, Caçapa, Guilherme pançudo, Anselmo ramon e outros…
    Por isso eu peço ao Tinga que fique tranquilo, mas que ele deixe de usar aquela cabileira feia. Se ele usa o cabelo cortadinho ninguém iria incomodá-lo. Porque os babacas do Peru não hostilizaram os negros do time: Dedé, Bruno Rodrigo e outros?
    P.s. Peço a torcida atleticana que vai ao clássico, para não entrar na onda da imprensa que está sugerindo que seja cantado o nome do Tinga. Pra que? só pra mais tarde dar combustiveis para as marias nos zuarem.
    Concordo que seja feito um minuto de silêncio e ponto!
    Dentro do jof=go é guerra. Vencer ou vencer
    Até porque ninguém foi solidário conosco no Paraguai, contra o Olimpia! No indepa , onde a bandidagem jogou de tudo na torcida Galo na veia! e por ai vai!

  • Mário Pimenta disse:

    Será que falta ao Alexandre Mattos o equlíbrio do Alexandre Kalil?
    Nunca vi tanta besteira dita em espaços tão diminutos!

  • Silvio Torres disse:

    Assino embaixo seus post, Chico. Tinga até agora parece ser o único personagem realmente consciente e íntegro nesta história de horror. Tanto os torcedores peruanos quanto as reações histéricas do dirigente cruzeirense, de grande parte da torcida azul e da maior parte da imprensa mostra que os pesos e medidas estão bem desequilibrados quando se trata de abordar alguns assuntos que tem a ver com determinadas equipes.

  • Paulo disse:

    Caro Renato, discordo de você.
    Preconceito é um juízo preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude discriminatória que se baseia nos conhecimentos surgidos em determinado momento como se revelassem verdades sobre pessoas ou lugares determinados. Costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém ao que lhe é diferente. As formas mais comuns de preconceito é a social, racial e sexual.
    Um fato bastante curioso é a atitude de grande parte da imprensa-MG, cujos seus jornalistas, radialistas, locutores, repórteres etc..estão se manfifestando…cobrando da justiça somente uma PUNIÇÃO para Clube Garcilaso: Perda dos três pontos p/ o cruzeirin etc..
    Ora, porque esses falsos Moralistas que fazem parte da imprensa Não foram solidários ao Vôlei Futuro, cujo seu atleta Michel sofreu a atitudes discriminatórias, manifestações homofóbicas por parte da torcida cruzeirense???

    Porque também não comentaram e cobraram da justiça punição para o cruzeirin e seus torcedores que xingaram o Richarlyson de : Bicha, Viado etc…

    E por último, porque esses mesmos…não cobram da justiça punição a bandidagem azul que cometeu todas as barbaridades que todos ja conhecem e n inguém até agora foi : procurado, encontrado, julgado, condenado, processado e preso???

  • audisio disse:

    Estou percebendo um tal “clima de solidariedade” no clássico de Domingo. Só para amaciar a carne. Tirar a raiva dos rivais e o espírito de competição.
    Quem é atleta sabe que a principal motivação de qualquer disputa esportiva é a rivalidade. A competição. O esporte é bom para quem pratica. Exercício físico traz benefícios comprovados para o corpo. Em se tratando de esporte de alto desempenho, a raiva que é descarregada em forma de adrenalina dentro das quadras ou campos tem fator primordial em derrotar o adversário.
    Espero que os atletas profissionais do Atlético não entrem nesta armadilha da confraternização com rivais. Que deem uma declaração não concordando com os acontecidos no Peru e pronto!
    Tardelli acendeu o sinal amarelo dizendo que a vitória na Venezuela foi boa para dar moral para o clássico. Ele mais do que ninguém sabe o que representa uma derrota ou uma vitória nesse jogo.
    O cruzeiro que vem de dolorida derrota numa estreia de Libertadores vai ter que jogar nos domínios do rival.
    Sabem que se tirarem os fatores motivacionais da rivalidade redirecionando-os para outras causas, desviar-se-á o foco e a intensidade tão necessários ao Atlético para obter a vitória.
    A palavra revanche vem do francês e quer dizer dar o troco ou vingança.
    Parece um jogo sem importância, mas de maneira nenhuma o é. Poderá definir o futuro dos dois times.
    Para o Galo poderá significar encaixar o seu jogo e reencontrar a confiança para partir rumo ao Bicampeonato da Libertadores, livrando sua comissão técnica e alguns jogadores de desconfianças e pressão.
    Para o cruzeiro, a derrota poderá criar uma espécie de insegurança natural depois de dois fracassos consecutivos para um time que vinha sendo considerado imbatível trazendo consigo as respectivas instabilidades.
    A vitória servirá de um estímulo enorme e de um apoio incondicional da sua torcida retomando um clima de confiança tão necessário para se atingir as conquistas.
    Depois do Marrocos os jogadores atleticanos devem uma satisfação à sua torcida e nada poderia empolgar mais do que uma grande vitória, se possível com uma razoável diferença de gols, para desnortear o rival nas duas competições em que é seu oponente direto.
    A imprensa não coloca desta maneira porque teme expressar diretamente contra uma ou outra corrente. Principalmente a rádio de Minas e seu chefe com suas tendências azuis.
    A torcida do Galo deseja a vitória no Domingo. Que os jogadores e técnico estejam conscientes disso e não amaciem pra cima do cruzeiro nem entrem nessa onda “pacificadora” gerada e amplificada pela mídia cruzeirense e seus interesses e por aqueles que no fundo sabem as consequências positivas ou negativas do resultado.
    Na última vez que entraram nessa foi na famosa partida em Sete Lagoas pela “Paz nos Estádios”, que na verdade nunca passou de blá blá blá, o resultado dessa desmobilização foi perder diante da própria torcida! Pra cima deles Galo!
    Para a torcida fica o apelo para não entrarem na onda de manifestações racistas se o Tinga participar do jogo, isto seria um desastre e o que muita gente gostaria que ocorresse, justificando sua ira contra o Galo, já que o mesmo está claramente sendo objeto de perseguição de autoridades por motivos políticos. O que eles mais querem no momento e fazer do Galo o vilão do momento! Sejam espertos, torcida e time!

  • Dudu GALOMAIO BH (Campeão da América) disse:

    Piada: a torcida mais arrogante e homofóbica do país se doendo tanto.
    Como eu insisto: hipocrisia é mato!

    Pobre Tinga, sem culpa nenhuma nessa história toda e sendo involuntariamente símbolo do cinismo no Brasil, neste momento. O jogador merece respeito de verdade e não essas manifestações moralistas baseadas apenas na doença clubística.

  • Dudu GALOMAIO BH (Campeão da América) disse:

    Desculpa a pergunta, depois que li direito… torcedor fingindo comentar algo com a razão incluindo as palavras “patético” e “kaiu” pra se referir aos rivais. No princípio até parece que o cara está fazendo um comentário sério… 30 segundos da minha vida perdidos… kkkkkkkk

  • Dudu GALOMAIO BH (Campeão da América) disse:

    Renato Almeida, para qual clube você torce?

  • Jonilson Moreira disse:

    Repararam como o Michael é a cara do Ricardo Goulart?
    Racismo e homofobia é um profundo desrespeito ao ser humano, não existe situação menor ou pior, literalmente, é um ato ridículo e certamente, quem os exercem; tem “probrema”.
    Este barulho todo é só pra ofuscar a derrota cru cru. De todos os negros que estavam no estádio, inclusive o árbitro, somente La Bestia Negra saiu ofendida.
    Ninguém ressaltou a falta de altitude, digo atitude do cru cru no 2º tempo. A altitude não foi o problema ontem, faltou administrar o resuldado, se assim fosse, o Marcelo Moreno, que nasceu na Bolívia, teria arrebentado com o jogo. Foi um dos piores em campo!
    Amigos, sejam realistas, aceitem a derrota, que dói menos. Isso tudo para ocultar a vergonha de ter perdido para um time mil vezes pior do que o Raja Casablanca. Ninguém ganha de véspera. O Garcilaso, foi tratado como time pequeno o tempo inteiro, considerado o último colocado do grupo e a vitória cru cru era fava contada. A semana inteira foi o discurso da imprensa mineira e da torcida azul. O tri da Libertadores já estava garantido. assim como o Brasileirão 2014. Ainda ontem a tarde postaram aqui no blog, a esmagadora vitória cru cru.
    Gente, humildade e caldo de galinha, não fazem mal a ninguém!

  • Rodrigo Assis disse:

    O Senhor Alexandre Matos me pareceu covarde, pois preconceituoso que é, quis chamar os peruanos de índios, deixou isso no ar, covarde pq ao contrário deles, não teve coragem de dizer isso com todas as letras.

    Lamentável os insultos ao Ting, lamentável a declaração desse senhor.

    Louvável só a atitude do Tinga que deu uma resposta de pessoa educada e respeitosa que é.

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Renato Almeida, discordo frontalmente de você, tanto o racismo, quando a homofobia objetivam as mesma coisa, diminuir o ser humano por uma característica particular, são duas coisa abomináveis, que motivaram coisas terríveis como o extermínio de judeus, gays, ciganos na Alemanha nazista.

  • real garcilaso?!imagina se fosse o real madrid!!!

  • e não perderam para o poderoso garcilaso por causa disto!não tentem desviar o foco!

  • e na final do mineiro de 2004,quando o maldonado xingou o zé luíz de “macaco”,não me lembro de ter ouvido manifestações de solidariedade ao agredido por parte de cruzeirenses!

  • E aí, Chico!

    Enquanto assistia ao jogo do Real Garcilaso e Cruzeiro, eu vi uma bandeira grande no lugar reservado à torcida azul, que me chamou a atenção: acima do escudo do clube, sobre um fundo azul, tinha a seguinte inscrição “MACACO AZUL”.

    Achei isso estranho, além do detalhe de que essa bandeira já estava lá muito antes do Tinga entrar em campo.

    Claro que uma coisa não justifica a outra (a hostilização da forma como foi feita somente sobre o Tinga e não se estendendo ao Dedé ou ao Júlio Baptista, por exemplo), mas qual a razão dessa bandeira estar lá, afinal?

    Alguém poderia explicar isso?

  • Paulo Afonso disse:

    Realmente o que salvou desta história toda foi a declaração do Tinga, que mostrou ser pessoa séria, centrada… Não se deixou levar pelo momento, pela emoção, pelo entusiasmos dos repórteres e mostrou muito preparo… Como o Chico gostar de chamar, o “cabeça-cozida” no caso foi o diretor celeste, que recebeu uma aula do jogador…

  • Chico admiro muito seu trabalho. mas não concordo com você misturar as coisas. ” o fato do tinga foi um caso isolado o que acontece com outras situações do povo. ” questão de preconceito sexual é muito diferente de questão de cor de pele ”
    acho que foi muito lamentável a situação do tinga para mundo principalmente se tratando do esporte. nascer negro é muito diferente da sexualidade da pessoa.
    e xavier o diretor de futebol do cruzeiro, falou que todo dirigente de um clube grande falaria em defesa do seu clube.
    seu fosse com o kaiu seria pior. acho que ele iria sofrer até um infarto. e no jogo de volta iria colocar o patético pra jogar lá no campo do santa cruz contra esses peruanos .

  • Rodrigo Galodoido disse:

    Esse negócio de racismo é uma ignorância descabida. Preconceito eu tenho contra políticos (quase todos corruptos), ladrões, estupradores, estelionatários e desonestos.

    Engraçado que a maioria dos jogadores em campo eram negros ou quase negros e só fizeram aquilo contra o Tinga. E o pior é que o cara é super íntegro, educado e tem história de superação exemplar.

    Assim fica até difícil comemorar a derrota do crucru. Fiquei torcendo pro Tinga dar um chutão pra arquibancada e a bola acertar um debilóde.

  • Paulo disse:

    o

    LEMBRAM DESSE FATO
    EsporteVôlei Futuro sai em defesa de jogador e reclama de homofobia da torcida do Cruzeiro
    “Tratando-se da torcida do Sada Cruzeiro, esta atuou de maneira feroz e preconceituosa, mostrando ódio, aversão e discriminação a um dos atletas do Vôlei Futuro, deixando claro o manifesto de homofobia dentro do Ginásio. O coro era de forma organizada, crianças, homens e mulheres se juntaram para cometer o tremendo desrespeito e discriminação com o atleta Michael”, diz a nota oficial do Vôlei Futuro, que traz palavras do jogador.
    “No jogo em Contagem eram cerca de duas mil pessoas, o ginásio estava super lotado e todos me chamando de “bicha”, “gay” e outras ofensas. Me senti ofendido e constrangido pelo ocorrido; não eram só alguns torcedores de torcida de futebol, eram crianças, mulheres, o ginásio inteiro gritando e me ofendendo”, afirmou Michael dos Santos.
    http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2011/04/volei-futuro-reclama-de-homofobia-e-tumulto-em-minas-cruzeiro-rebate.html
    http://esporte.uol.com.br/volei/ultimas-noticias/2011/04/05/arbitro-nao-relata-homofobia-a-jogador-do-volei-futuro-e-cbv-aguarda-decisao-do-stjd.jhtm
    http://noticias.bol.uol.com.br/esporte/2011/04/04/volei-futuro-sai-em-defesa-de-jogador-e-reclama-de-homofobia-da-torcida-do-cruzeiro.jhtm

  • anderson fabiano dos santos disse:

    gostaria de sabe se volta a televisao ? faz falta seus comentário ,e as gargalhada !
    – bh

  • Xavier disse:

    O Sr. Alexandre Matos é um guerreiro que faz parte de uma raça exemplar e sem mazelas.
    Tão lamentável quanto a atitude de alguns peruanos foram as declarações deste senhor.
    O Tinga que era o alvo e teria todo direito de estar com a cabeça quente deu um banho no “grande” dirigente azul ao comentar o ocorrido.

    Saudações Atleticanas!!

  • thales rosa disse:

    No Brasil preconceito de raça é crime inafiançavel.. a lei tem q ser cumprida. .

    Agora um ser q fa isso com uma instituição como a apae, esse tem espirito de porco e vai ter q voltar muitas vezes na terra para se redimir de seus erros… a coisa está cada dia pior nunca melhora

  • Jonathan disse:

    Chico,

    Morei 3 meses no norte do Peru, na cidade de Miraflores. O que tenho a dizer é que o povo peruano é extremamente hospitaleiro, educado e muito civilizado. O país é muito pobre sim, mas pobreza não significa falta de educação.

    A atitude daqueles torcedores ontem no estádio foram deploráveis, mas o discurso do Sr. Alexandre Mattos não ficou devendo em nada!

    O pior cego é o que não quer vê. Ao invés dos brasileiros levarem esta atitude racista isso como uma ofensa pessoal, todos deveriam refletir e conscientizar se, de alguma forma, nós também não somos racistas e agimos com esse “racismo velado” todos os dias.

  • Cassiano disse:

    Ouviu Sr. Alexandre Matos