Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Reportagem da revista France Football que detona o Brasil foi deturpada

Desde de janeiro milhares de pessoas estão repassando reportagem da revista France Football que detona com o Brasil, mais do que a nossa realidade do dia a dia.
Quando li a primeira vez até me assustei com o teor do texto, que me pareceu exagerado, coisa de imprensa sensacionalista, o que não é o caso dessa respeitada revista.
O Uol na Copa leu a reportagem original e constatou que houve exagero na tradução feita por quem espalhou o texto pela internet.
Mas, apenas “exagerou”, já que a realidade brasileira, de Norte a Sul, Leste a Oeste, eu, você, todos nós conhecemos muito bem.
Confira:

* “Cuidado! Texto da France Football que circula no Facebook é falso”

FRANCEFOOTBALL

Uma reportagem da revista francesa France Football, edição de 28 de janeiro de 2014, virou febre para alguns usuários do Facebook. Há quase um mês, um post já foi compartilhado mais de 200 mil vezes com informações erradas sobre o conteúdo escrito pelos jornalistas Éric Champel, Éric Frosio e François Verdenet.

O UOL Esporte leu e já relatou a reportagem nas seguintes matérias O que a imprensa internacional faz para (tentar) entender o Brasil da Copa e Blatter diz que Copa no Brasil está mais atrasada que a da África do Sul. Abaixo, você verá o confronto do que diz a matéria francesa e o post apócrifo divulgados por vários perfis do Facebook, alguns com centenas de milhares de compartilhamentos. Até o apresentador Fernando Vannucci o fez, gerando mais de 25 mil compartilhamentos.

A tradução começa com as seguintes frases “Revista francesa, resume o Brasil em todos os sentidos. 12 páginas de uma Revista Francesa (France Football) que resumem o Brasil em todos os sentidos”. Não há a menção destas frases na revista. O tom da publicação é crítico, sim. Na primeira página da matéria, o texto diz “Brasil, o medo sobre o Mundial. Atraso nas obras dos estádios, aumento dos preços, riscos de novas manifestações nas ruas, grande diferenças de temperatura entre as sedes, o Mundial do Brasil suscita inquietudes a menos de 140 dias da partida de abertura, no dia 12 de junho em São Paulo”. Mas não chega perto ao falado e escrito no texto que circula nas mídias sociais. É possível dizer que parte dos temas citados são exageros na tradução e outra parte é inventada e não encontra qualquer relação na reportagem da revista francesa.
OS EXAGEROS DA TRADUÇÃO

– “Todo o alto escalão do governo Lula está preso por corrupção, mas os artistas e grande parte da população acham que eles são honestos, e fazem campanhas para recolher dinheiro para eles”. A France Football fala, sim, de corrupção. Mas de forma genérica e não cita artistas, nem qualquer colaboração com Lula. Diz também que a inércia política atrapalha as obras da Copa. E relata, como uma forma de comprovar essa corrupção, que as empreiteiras a cargo da construções dos estádios seriam financiadoras de campanhas eleitorais.

– “O Deputado mais votado do Brasil é um palhaço analfabeto e banguela, que faz uma dança ridícula, com roupas igualmente ridículas, e seu bordão é: “pior que está não fica”. Será?  A reportagem não usa o deputado Tiririca, nem cita as roupas do parlamentar, nem as músicas. Mas, para ilustrar o tom das manifestações, descreve um homem (Eron Morais de Melo, um dentista) que se fantasiou de Batman em uma manifestação popular no dia 9 de janeiro. Aliás, logo no primeiro parágrafo.

A reportagem completa no :

FRANCEFOOTBALL1

http://copadomundo.uol.com.br/noticias/redacao/2014/02/25/cuidado-texto-da-france-football-que-circula-no-facebook-e-falso.htm


» Comentar

Comentários:
46
  • marco disse:

    mais eles estão dizendo a mais pura verdade, os fatos não mentem, somente num governo ditador os fatos são manipulados, acorda brasil

  • Raws disse:

    THIAGO e Paulo Henrique, o debate cumpriu seu objetivo primordial, pessoas civilizadas com opiniões divergentes ou não, se entenderem com o respeito a opinião alheia. Reconhecer os excessos foi fundamental e quase todos os cometemos. No final fica a impressão de um simples mal entendido, fato que em uma mesa redonda entre nós três, seria dirimido em instantes.
    Confesso que no momento em que li a crítica, não fiquei irritado, fiquei chateado, quando escrevo coisas que saem direto do coração, tenho vontade de dividi-las e no caso daquele texto eu estava muito chateado com meu comportamento com relação a desgraça alheia, simples assim. Thiago, com relação a Deus, duvido que ele falte em sua vida pois quem tem um filho transplantado sabe muito bem como isso é uma graça, perdi meu pai com 64 anos por complicações na hemodiálise e trabalhei onze anos ao lado de uma clínica dessas, convivendo com o sofrimento daqueles pacientes, ninguém merece.
    Por fim, de minha parte nada de mágoas, muito pelo contrario.
    Obs. Já brincaram me chamando de “poeta” mas é a primeira vez que me xingaram de poeta.

  • Paulo Henrique disse:

    THIAGO,

    tenho uma situação pessoal parecida com a sua.

    A colocação que fez sobre imprensa foi ótima.
    Sempre pensei assim.

    Concordo que as políticas públicas citadas apresentam indicadores piores a cada dia.

    Mas veja bem!

    Eu opinie contra divulgação de notícias falsas, sem deixar de reconhecer os graves problemas do país. Apenas penso que posts falsos em nada contribuem, atrapalham e são indício de alienação.

    Aí você, sem nem me conhecer e sem saber nada da minha vida, me chama de pseudointelectual e portador de opiniões extraídas de mídia. Além disso, desdenhou do Raws pela forma “poética” de se manifestar.

    Precisava disso?

    Intolerância está em alta? Que tal canalizar isto em quem merece?

    Aqui somos apenas cidadãos comuns debatendo assuntos do dia a dia.

  • THIAGO disse:

    Como disse o caro colega Raws, sou realmente um jovem de 37 anos, sócio de uma empresa no ramo agrícola, pago impostos pesadíssimos, assim como eu e tantos outros que sangramos nossa qualidade de vida para empregar nosso dinheiro que vai para o ralo da incompetência administrativa. Pago plano de saúde pro meu filho, que e doente renal, já transplantado, e ha três anos não tiro ferias. Trabalho 12 a 13 horas por dia, não só eu mas minha esposa também e microempresaria e e assolada por enchentes de taxas e impostos ( o ultimo foi.a taxa de publicidade de 200,00) e também trabalha em torno de 12 hrs / dia.
    Como podem ver pra minha familia nada vem de graça, e agradeço por ter saúde por poder trabalhar mas vejo no meu cotidiano e nas mazelas do meu município que estamos ferrados. Estamos todos desiludidos com o ser humano e não ha como negar que todos embrutecemos nossos sentimentos, ate como defesa pois quem tem valores e caráter não aceita nenhuma virgula de coisa errada. O Brasil esta falido em todas suas formas e são raras as possibilidades de termos confiança nos setores da imprensa.
    Ouvir Reinaldo Azevedo na Jovem Pan defendendo tucanos e atacando petistas, assim como Diogo Mainardi e outros pro direitistas não seduz a minha confiança nem sequer Globo, época, Franklin Martins, e outros centro esquerdistas me fazem pensar diferente.
    E SALUTAR TER VARIAS OPCOES DE INFORMACAO PARA NAO FICAR PRESO EM UMA CORRENTE DE PENSAMENTO SO, MAS VEMOS TODOS OS DIAS EM TODOS SETORES DA SOCIEDADE COMO TUDO PIOROU EDUCACAO, SEGURANCA, ECONOMIA E SAUDE.
    Intolerância já e uma tonica da sociedade e vai piorar. Falta de humanismo ou falta de Deus, chamem como quiserem mas duvido que a maioria do povo nao esta de saco cheio.

  • Paulo Henrique disse:

    Para encerrar minha participação neste tópico, segue um texto (uma crônica, ficítica obviamente) que descreve com fina ironia os brasileiros raivosos. Aqueles que pensam que vão mudar o país ofendendo pessoas (que nem conhecem) na internet, apoiando quebradeira e chutando o balde para tudo….são os famosos rebeldes sem causa (nem conteúdo) da era virtual.

    – Filho, eu descobri essas coisas no seu armário…
    – Qual é o problema de ter uma máscara do anônimos e um taco de beisebol?
    – Você usa isso?
    – Não… quer dizer, às vezes…
    – É que que estou precisando. Será que você me empresta?
    – Precisando? Pra quê?
    – É que eu li as coisas que você andou escrevendo na internet…
    – Você andou lendo o meu face?
    – Qual é o problema? Não é público?
    – É…mas…
    – Pois é, eu li o que você escreveu e …
    – Pai, eu sei que você não gostou do que eu escrevi lá , mas… eu não vou discutir, são as minhas ideias. Eu sou anarquista e…
    – Não. Eu achei legal. Você me convenceu.
    – Convenci? De quê?
    – Tá tudo errado mesmo… eu li o que você escreveu e concordo. Agora eu sou anarquista também, que nem você…
    – Você o quê? Pai… que história é essa?
    – É, você fez a minha cabeça. tem que quebrar tudo mesmo! Agora eu sou Old Black Bloc!
    – Pai, você não pode… você é diretor de uma empresa enorme e…
    – Não sou mais não. Larguei o meu emprego. Mandei o meu chefe tomar no …. Mandei todo mundo lá tomar no ….
    – Pai, você não pode largar o seu emprego. Você está há 30 anos lá…
    – Posso sim! Aliás tô juntando uma galera pra ir lá quebrar tudo.
    – Quebrar tudo onde?
    – No meu trabalho! Vamos quebrar tudo ! Abaixo a opressão! Abaixo tudo!
    – Você não pode fazer isso, pai…
    – Posso sim! É só você me emprestar a máscara e o taco de beisebol. E aí, você vem comigo?
    – Não… acho melhor não…
    – É melhor você vir porque agora que eu larguei tudo, a gente vai ter sair desse apartamento…
    – Sair daqui? E a gente vai morar aonde?
    – Sei lá! Vamos acampar em frente a uma empresa capitalista qualquer e exigir o fim do capitalismo!
    – Pai, você não pode fazer isso ! Não pode abandonar tudo!
    – Tô indo! Fui!
    – Peraí, pai! Pai! E minha mesada ? E onde eu vou morar? E meu computador, meu facebook e meu celular? Volta aqui! Volta aqui, pai!!! Voooltaaaaa!

  • Paulo Henrique disse:

    Tales,

    no que diz respeito a problemas e atraso, concordo com você. Deixei isso claro desde o início. Nunca neguei que temos milhares de problemas.

    Só penso que divulgar notícias falsas seja mais um reflexo de nosso atraso – o atraso cultural. Temos mania de ler uma fonte (às vezes falsa) e achar que lá está a verdade absoluta.

    Com todo respeito à sua experiência de morar fora, as respostas que me deu foram baseadas em opiniões pessoais, não em fatos.

    Você afirma, assim como a tradução distorcida, que a França não apóia o Brasil ter cadeira no Conselho de Segurança da ONU.

    Pois veja esta notícia…de onde tirou o não apoio?

    http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2013/12/1384609-hollande-defende-brasil-no-conselho-de-seguranca-da-onu.shtml

    E por aí vai….você está confundindo fatos com opiniões pessoais.

    Para não parecer que sou governista, segue minha lista com algumas críticas (antes que algum sem noção mal educado venha me chamar de pseudo-intelectual ou me acusar de achar tudo lindo no país) ao governo federal do PT.

    Foi populista ao aceitar a Copa sem o país estar preparado; não realizou as reformas política e tributária mesmo com amplo apoio popular; entrou no poder com discurso da ética, mas boa parte de seus membros se entregou à corrupção, como sempre fizeram os opositores; muitas obras de infra-estrutura (trem bala, por exemplo) ficaram só na promessa, etc.

    Críticas ao PSDB: manipulador de imprensa, excesso de propagandas enganosas, falta de projeto alternativo ao petismo, corrupção e incompetência administrativas veladas, etc

    Críticas à imprensa: age como partido político (seja contra ou a favor do governo), prefere confundir do que esclarecer, pouco fomento ao debate, não tem o hábito de apresentar pontos de vistas distintos para induzir o cidadão a pensar, perseguição a desafetos, lista de “mais vendidos” manipuladas, etc

    Críticas ao povo: acomodado, não procura ler sobre os temas, diz que a culpa de tudo é dos políticos, mas não perde a oportunidade de levar uma vantagem, etc, etc, etc….

    Se fosse escrever tudo que vejo de ruim no país, ficaria aqui até amanhã.

    Mas nem por isso vou defender notícias falsas e boatos infundados, mesmo que parte seja verdade, por entender que isso não ajuda em nada e até atrapalha.

  • Thales rosa disse:

    Paulo henrique pode parecer estranho o que vou dizer, mas, para conhecer o Brasil vc precisa primeiro sair do pais e conhecer outras realidades e sim vc vai ver o atraso de nosso país……

    Já visitei sete países e Morei em Everett, Massachusetts – EUA por um ano e meio, senti falta do Brasil claro, mas amigo vivemos num atraso em todas as áreas….

  • Thales rosa disse:

    Paulo henrique te respondendo:

    – França alegou “alinhamento com ditaduras” para não apoiar vaga do Brasil no conselho de segurança da ONU: o Brasil deu 2 bilhões para fidelidade Castro construir um porto em Cuba, quer alinhamento maior com ditaduras?

    – o Bom Senso é liderado por Juninho Pernambucano: Ele é um dos líderes ao lado de Rogério Ceni e Paulo André.

    – o Brasil tem serviços públicos no nível do Congo: nunca fui ao Congo mas dos países em desenvolvimento q fui o Brasil so não perde para a Bolívia em qualidade de serviço.. Ate o Panamá tem menos corrupção e burocracia..

    – a Colômbia teve quatro prêmios Nobel: o texto errou a Colômbia tem um Nobel de literatura com Gabriel Garcia Marques… Mas o Brasil não tem nenhum…

    – ninguém é preso no Brasil: tenho 26 anos foi a primeira vez q vi um político ser preso… Todos os dias vemos casos de assassinos sã solta por ai.. Se o cara tem grana para advogados ele não será preso…

    – a gasolina daqui é a mais cara do mundo: dos países que fazem parte da opepe a nossa gasolina é realmente a mais cara…

    – Brasil muda sistema de tomadas a cada 4 anos: eu vi uma mudança em 26 anos de vida.. Mas antes não tinha padrão agora temos… Cada pais tem o seu padrão ” procure o da Bélgica, é mais estranho q o nosso..

    Tudo isso é verdade? Quais suas fontes? Onde leu a respeito?
    So tinha uma meia mentira a do prêmio Nobel… O resto pesquise q vc vai ver q é verdade…

  • Paulo Henrique disse:

    THIAGO

    só para finalizar: o que eu defendi foi formação de opinião com base em mais de uma fonte. Por exemplo: se você lê apenas a Veja, ou apenas a Carta Capital, se tornará refém da corrente política defendida por elas.

    Se assiste apenas a Globo, pensará conforme o interesse dela.

    Se sua opinião é formada por posts falsos, pior ainda. Parte da sua opinião será formada por mentiras, mesmo que haja algumas verdades ao lado.

    Onde estão minhas ideias pré fabricadas por fontes de mídia? Se o que defendo é justamente que tenhamos mais de uma fonte de informação.

    E, por fim, muito boa a citação do Millor! Mas, com certeza, a carapuça não serviu. Eu tenho meus ideais, meus princípios e meus pontos de vista. Mas nunca utilizei dos meus para ganhar nada nem levar vantagem.

    Mais uma viagem que você teve no seu comentário raivoso e agressivo!

  • Paulo Henrique disse:

    THIAGO

    penso que se você não concorda com as ideias minhas e do Raws, você deveria apresentar as suas.

    Mas não! Você simplesmente tentou desqualificar pessoas que nem conhece com adjetivos como poeta ou pseudointelectutal.

    Você só fez isso até agora. E isso é muito pobre!!

    Quais são suas ideias? Escreva aqui, se realmente as tiver.

    Num enorme exercício de tentativa de compreensão (já que, convenhamos, a sua gramática aqui no blog é sofrível) entendi que para você o Brasil é uma tragédia e que por isso traduções falsas, de uma reportagem real, que misturam mentiras e preconceitos com verdades e problemas é totalmente justificável.

    É isso que você pensa? Esta é sua ideia? Se não for, diga aqui para os leitores.

    Sobre minhas “idéias pré fabricadas por fontes de mídia”, te garanto que me renderam boas risadas.

    Como também constatou o Raws, ou você é um jovem que ainda tem muito que amadurecer, ou sofre de séria deficiência em interpretação de texto. Pelo menos meu comentário você distorceu totalmente.

    Se você quiser conversar sobre ideias, mesmo que diferentes, estamos aqui.

    Se sua intenção é mudar o país por trás de um PC agredindo verbalmente quem você não conhece, e nem sequer entendendo o que a pessoa escreveu, só me resta te desejar muito boa sorte!

  • THIAGO disse:

    Posso ate estar errado mas lendo outros postos tanto de VC Paulo Henrique e do Raws fico imaginando se vcs tem sangue de barata ou acreditam que determinadas situações se resolvem com muita politica ou bom senso. Acredito que a politica brasileira assim como as instituições que dela se beneficiam esta completamente falida e o povo esta sob a lei da mordaça do politicamente correto ou do humanamente necessário. Desculpem se peguei pesado e desrespeitei diretamente a sua pessoa. Porem, continuo com o firme proposito de tolerância 0 já que a paciência já se esvaiu. Não tem nada a ver com clubismo ja que neste blog temos todos que nos tolerar e se entender quanto homens mas acredito piamente que a ideia humanista do colega Raws tem embasamento simplesmente cristão pois nada concreto tem sido conquistado com esse caminho. Tampouco vejo que as idéias pré fabricadas por fontes de mídia como o caro Paulo Henrique apoia tem efeito conciliador de idéias aponto de qualificar opiniões e teorias pois como diria Millor Fernandes, ” eu desconfio de todo idealista que ganha com o seu ideal”.
    No mais peco desculpas pelo meu exagero mas tenho que divergir das vossas ideias.

  • Paulo Henrique disse:

    THIAGO,

    provavelmente vivo no mesmo país que você: o Brasil.

    Se você leu direito, verá que minha primeira fase reconhece que há muitos problemas graves aqui.

    Só com isso já derruba este comentário totalmente equivocado. O que você escreveu é típico de quem não sabe discutir – partiu para tentar desqualificar a fonte, ao invés de mostrar sua opinião e suas ideias.

    Um dos problemas, na minha opinião, é a desinformação. Pessoas leêm uma fonte apenas, podendo ser falsa, e compartilham isso sem ouvir outras versões.

    Apenas isso!!

    O que você escreveu não tem nada a ver.

    Talvez você precise de um curso de interpretação de textos com urgência.

  • Raws disse:

    Em tempo. Thiago, tenho uma noticia ruim, enquanto o Chico tolerar e publicar, você vai poder ler muitas “estorinhas” minhas.

  • Raws disse:

    THIAGO, apesar da ironia prefiro ficar com o poeta e deletar o idiota.
    Algumas hipóteses: Talvez você tenha lido e não entendido bem o sentido,
    Talvez você tenha lido e pela rivalidade das cores, não tenha querido entender, por ultimo, talvez você seja muito jovem e aí sim entenderei sua irritação. Não sou santo, apesar de cristão, sou a favor da pena de morte no Brasil. Sou a favor dos direitos humanos, para os humanos bons, para os maus, o dever da punição e para os que nem parecem humanos, o fim.
    Com relação as “estorinhas”, o texto veio de sentimentos comuns de pessoas do bem, no qual me incluo, devemos querer a punição mas não nos alegrarmos com ela, seria mais ou menos como ter de sacrificar um cão raivoso, porém com a tristeza de saber que um dia ele foi dócil e não um doente incurável.
    Com relação a obrigatoriedade de ouvir sandices, discordo, você tem o livre arbítrio de pular os comentários de quem considera idiota.
    Com relação a ONG, você quase acertou, se eu tivesse como abrir uma, seria para tentar ajudar as vítimas do crack, que pedem socorro por não conseguirem sair sozinhas.
    No mais, Kyrie eleison…

  • Martens disse:

    Primeiro usaram as fotos do GALO MINEIRO para para divulgar o mariao, depois trocam o nome do time agora publicam o escudo das marias de prangi ( e este o nome ??) enaguanto isto la bestia negra com rambo azul e o do bigodinho que deixa elas loucas vao como no ano anterior segurando o lugar do MINEIRO no tri CAMpeoonato do mesmo nome !!!

  • Martens disse:

    Coisa tipica do psdb do ditardorzinho mineiro.

  • Reginaldo Navarro disse:

    O Pirangi vai processar a Commenbol, se sentiu lesado e não quer ser maria.
    Já a torcida Mariense está p da vida, colocaram em seu hino que o cru cru é um grande time da cidade, enquanto o Galo joga nos gramados do mundo pra vencer. Só não ganhou do Raja, porque o Sheik meteu a mão no bolso.

  • Thiago Dória disse:

    .
    .
    Quando o J.B.CRUZ disser “governo brasileiro”, entenda “governo de MG” e quando ele disser “Brasil”, entenda “Minas Gerais”.
    Aí sim, os comentários dele se encaixarão perfeitamente e farão algum sentindo…

    A casa caiu..reaças!!!

    Se os bonitos manuais de redação dos jornalões valessem mesmo, o desfecho da AP 470 obrigaria a mídia ‘isenta’ a regurgitar as florestas inteiras de celulose que consumiu com o objetivo de espetar no PT o epíteto de ‘quadrilha’.

    Ao derrubar a acusação de quadrilha os juízes, que julgam com base nos autos, desautorizariam implicitamente o uso indevido da “teoria do domínio do fato”, que amarrou toda uma narrativa largamente desprovida de provas, que foi a AP 470.

    Se não houve quadrilha, fica claro então, o propósito político prévio, de emoldurar a cabeça do ex-ministro José Dirceu no centro de uma bandeja, cuja guarnição incluiria nomes ilustres do PT, arrolados ou não na AP 470…essa peça de ficção foi por terra.

    Porém, o banquete longamente preparado, durante 7 anos pela velha mídia, será degustado de qualquer forma agora. Mas fica difícil afastar a percepção de que o carnaval conservador saltou direto da concentração para a dispersão, sem passar pela apoteose….rs

    O que se pretendia, repita-se, não era apenas criminalizar fulano ou sicrano, mas a tentativa de enfraquecer a mudança de curso, do então enredo que os mercados impuseram ao país de forma estrita e abrangente no ciclo tucano dos anos 90.

    Inclua-se aí a captura do Estado para sintonizar o país à “modernidade” de um capitalismo ancorado na subordinação irrestrita da economia, e na rendição incondicional da sociedade, à supremacia das finanças desreguladas.

    O Brasil está longe de ter subvertido essa lógica, nos 11 anos de governo PT-PMDB, mas não por acaso, a cada três palavras que a ortodoxia pronuncia hoje, uma é para condenar as ameaças e tentativas de avanços nessa direção.

    O jogral midiático, que é recitado a exaustão e faz muitos incautos acreditarem que ele é verdadeiro é conhecido: “tudo o que não é mercado é populismo; tudo o que não é mercado é corrupção; tudo o que não é mercado é inflacionário, é ineficiência, atraso e gastança”.

    O eco desse martelete percorreu cada sessão do julgamento da AP 470.

    Assim como ele, a condenação injusta de uma política econômica e social que tirou milhões de brasileiros da miséria e que é reconhecida e copiada mundialmente, fazia força para reverberar um clima econômico bisonho, inexistente e infelizmente, insistentemente inventado pelos “analistas” econômicos: “o Brasil não sabe crescer, o Brasil não vai crescer, o Brasil não pode crescer — a menos que retome e conclua as ‘reformas’”.

    O eufemismo cifrado, repetido diariamente pela “mídia isenta”, designa na verdade, de forma cifrada: o assalto aos direitos trabalhistas; o desmonte das políticas sociais; a volta de um novo ciclo de privatizações e a renúncia irrestrita a políticas e tarifas de indução ao crescimento.

    Daí o empenho meticuloso dos punhais midiáticos em escalpelar os réus da AP 470, pois, que legitimidade poderia ter um projeto alternativo de desenvolvimento identificado com uma ‘quadrilha’ infiltrada no Estado brasileiro?

    Foi essa indução que saiu seriamente chamuscada na decisão do STF.

    Dessa encruzilhada se esboça a disputa entre dois projetos distintos de desenvolvimento: o entreguismo quer voltar e o progressismo quer continuar avançando.

    Que continuemos avançando, pois é pra frente é que se anda…

    Para quem quiser, realmente, acompanhar e entender a política brasileira e não ficar preso as mentiras dos jornalões, rádio e tv.

    Comecem por aqui:

    http://www.diariodocentrodomundo.com.br
    http://www.ocafezinho.com
    http://www.blogdacidadania.com.br

  • THIAGO disse:

    Poeta Raws, gostaria de ouvir mais estorinhas e poesias de sua pessoa. Talvez VC possa abrir um ONG e acalentar jovens marginais que foram marginalizados da sociedade. De novo somos obrigados a ouvir as sandices alheias. Ah nein!!!

  • THIAGO disse:

    Paulo Henrique em que pais VC vive? Sera que pra saber de tudo que acontece no pais VC tem que ler em alguma fonte? VC não vê o que se passa ou onde VC mora tem qualidade de vida de primeiro mundo ? VC usa serviço publico ou não? Quanta sandice somos obrigados a escutar dos pseudointelectuais aqui, vixi maria!!!

  • ivan junior disse:

    mais conhecido como la besta quadrada purpurina.

  • Rogério Martins disse:

    Uma coisa que me irrita é essa de que no Galo, jogador faz o que quer. Enquanto no Cruzim os caras vão mordendo pra cima do Minas, no Galo, todos jogando um bolão: uns em Salvador, outros Recife, a maioria no Rio, enquanto o Cruzim entra com os titulares, o Galo vai de mistão. Pelo amor de Deus gente, o time voltou depois dos demais, precisa pegar ritmo e os caras só na folga. O Galo é mesmo uma casa da mãe Joana e não tem liderança. Esse negócio do presidente pagar de valentão é pura imaginação, a realidade é outra.

  • fernando rabelo disse:

    Desculpe J.B.CRUZ mas o buraco social já existia antes do PT e muitos outros como Collor, Sarney e os militares colocaram o Brasil num buraco. Na visão visão o PT deu mais condições a quem não tem nada, não tinha nada, bolsas escola, família e regularazação das trabalhoras de casa “empregadas” tiraram o poder da classe média de escravisar e pagar valores ridículos para mulheres e meninas. Em comparações com FHC o governo Lula criou 13 universidades e o Intelectual nenhuma – tive uma greve na UFMG na é poca de FHC que foram mais de 6 meses onde o mesmo queria sucatear as únicas universidades Federais do Pais. Diga-se de passagem que somos os únicos da américa do sul que temos tantas universaidades federais gratuitas. Não vou defender o PT porque lá também tem seu lado ruim e político como todos os partidos mas o buraco e mais embaixo.

  • Martens disse:

    Hoje e dia de GALO !!!

  • marcio cunha disse:

    As marias gostam de dizer que é a la bestia negra time mais conhecido do que o galo. Mas o que ja era vergonha nacional onde a minas arena usou a torcida do galo pra divulgar jogo delas, pois o pobrezinho não leva torcida. Não bastasse isso agora virou chacota internacional, pois a patrocinadora considera que o escudo delas é do time do rio grande do norte cruaeiro de pingui. Também faz por merecer pois muda de nome a cada sepuada que leva do galo.

  • THIAGO disse:

    Sobre o texto da revista e a síntese do fracasso anunciado. O Brasil e um fracasso moral, financeiro, social e humano.
    Sobre o Stefano, prefiro não comentar. Rsrsrs.

  • Márcio Luiz disse:

    Ôôô, Pirangiiii !!!

  • Raws disse:

    Chico, permita-me sair do tema e filosofar.

    Quando treze supostos bandidos, são executados em confronto com a policia, surge a esperança de retomada do controle.
    Quando a população insurge contra os ladrões, inclusive amarrando os a postes, surge a confirmação do basta.
    Quando morrem prováveis marginais e a definição aponta como guerra do tráfico, emerge-nos uma abstinência de preocupação.
    MAS QUANDO EMANA EM NÓS UM SENTIMENTO DE ALEGRIA E SATISFAÇÃO, PELO REVIDE, PELO MASSACRE E PELA MORTE DE SERES HUMANOS, POR PIOR QUE OS MESMOS SE MOSTREM, É A CONSTATAÇÃO DO AVANÇO DO MAL CONTRA O BEM. É A CONTAMINAÇÃO DOS MAUS SOBRE OS BONS, É A CERTEZA QUE NESSA GUERRA, A DERROTA É BILATERAL.
    É O AMOR E A VIDA, SEDENDO ESPAÇO PARA O ÓDIO E A MORTE.

  • ARMANDO ALMEIDA disse:

    Para completar ficou faltando sobre os politicos do MENSALÃO, hora ta preso hora ta solto, politicos fazem o que quer em Brasilia, e não são punidos esta CAMBADA esta acabando com o Brasil, gastando fortunas com esporte e a EDUCAÇÃO, SEGURANÇA E A SAUDE estão no fundo do poço muito depois do presal

  • Alisson Sol disse:

    Stefano: onde é que o escudo do Cruzeiro foi trocado? (algum link para a página?)

    Pensei que depois do 9×2 e do Campeonato do Gelo, iam parar de inventar coisas… Pior é que ainda acreditam no que inventam (não é o time do #EuAcredito?!). Está parecendo o colega atleticano que queria denunciar a Conmebol por favorecimento, pois na lista dos clubes campeões da Copa Libertadores já consta o campeão de 2014: “EN Desarrollo”… (seria cômico, se não fosse trágico…)

  • J.B.CRUZ disse:

    STÉFANO; não foi só essa GAFE cometida pelo patrocinador da Libertadores, não!..No Site do patrocinador, AUTUORI aparece com treinador do atrético mineiro, usando ainda a camisa do São Paulo…E aí, como é que fica…Enganos acontecem, mas o nome continua como O MELHOR DAS AMÉRICAS NO SÉCULO XX…VALEU???
    E o galo lá fora é “mineiro” das minas gerais, uai!!

  • Fernando Nogueira disse:

    A Rede Globo está h-i-s-t-é-r-i-c-a, após o seu castelo de areia ruir…rs

    http://www.ocafezinho.com/2014/02/28/e-a-perseguicao-covarde-nao-para/

    Os caras deixaram de ser presos e agora são reféns da justiça midiática.

  • Fernando Nogueira disse:

    Que isso !!!

    Que exagero !!!

    Coisas desse tipo “não” acontecem no jornalismo brasileiro:

    http://migre.me/i5jFy

  • Paulo Afonso disse:

    Renan Oliveira e Leonardo fora? Quem pena!!!

  • João disse:

    A Inglaterra já fez uma reportagem sobre o trafico no Rio e a Copa…. http://copadomundo.uol.com.br/noticias/redacao/2014/01/08/traficantes-do-rj-projetam-lucro-para-copa-e-tv-britanica-mostra-rotina.htm

    Congresso Nacional, STF e Planalto aumentaram sua segurança durante a copa….

    A forma estrutural de estado no Brasil não dura mais 5 anos…..

  • Junior Gam disse:

    Varias verdades no texto para ser falso, não?!

  • Rodrigo Assis disse:

    Analfabetos políticos em geral, que só querem malhar o governo Dilma, sem verificar as fontes, inundaram a internet com esse texto falso.

    A liberdade de expressão é um bem, pena que nem todos saibam usá-la adequadamente.

  • Julio Ribeiro disse:

    E o Atlético continua reforçando seus adversários diretos… Um perigo. Leleu foi para o Náutico. Renan Oliveira e Leonardo foram para o Sport.
    Time grande é assim mesmo…

  • Julio Ribeiro disse:

    Por falar em verdade, quem é Mineiro? Na colômbia estão dizendo que o Mineiro ganhou do Santa Fé? Alguém podia me falar como corrigir os colombianos mal informados?

  • Paulo Afonso disse:

    Esta semana eu ia mandar um post sugerindo o seguinte time para amanhã: Lee; Alex, Jemerson, Edcarlos, Michel; Eduardo, Rosinei, Leandro Donizete; Guilherme, Berola, André. Banco: Uilson, Igor Fiúza, Gabriel, Claudinei, Dodô, Marion, Carlos… Destes, o Autuori só não relacionou Igor Fiúza e chamou Pedro Botelho (para esta vaga) e Donato… Se Deus quiser ele manda a campo o time que eu ia sugerir: Lee; Alex, Jemerson, Edcarlos, Michel; Eduardo, Rosinei, Leandro Donizete; Guilherme, Berola, André…

  • Paulo Henrique disse:

    O Brasil tem diversos e graves problemas. Isso ninguém nega.

    A revista existe e a reportagem também.

    Os problemas que a revista aborda são pertinentes.

    Alguns deles são reais e indiscutíveis.

    Alguns são discutíveis, passíveis de pontos de vistas conflitantes, pois se tratam de opiniões.

    Porém, algum falsário brasileiro, aproveitou o texto francês e o “traduziu” incluindo mentiras absurdas e preconceitos.

    Na minha opinião, outro grande problema é: o brasileiro adora ler esses textos falsos e acreditar em tudo, sem ler um contraponto, sem checar a fonte, sem discutir….falou mal do governo vira verdade automática. Pensar deve dar muito trabalho! É melhor quebrar o pau sem critério. Posam de engajados, quando na verdade não contribuem em nada e ainda atrapalham.

    Nosso sempre polêmico amigo Tales Rosa, diz que “não conta nenhuma mentira… É a mais pura realidade…”

    Pois bem Tales, comente para os humildes leitores do blog os seguintes tópicos da tradução “exagerada”:

    – França alegou “alinhamento com ditaduras” para não apoiar vaga do Brasil no conselho de segurança da ONU

    – o Bom Senso é liderado por Juninho Pernambucano

    – o Brasil tem serviços públicos no nível do Congo

    – a Colômbia teve quatro prêmios Nobel

    – ninguém é preso no Brasil

    – a gasolina daqui é a mais cara do mundo

    – Brasil muda sistema de tomadas a cada 4 anos

    Tudo isso é verdade? Quais suas fontes? Onde leu a respeito?

    Longe de querer defender governo, federal ou estadual, que têm sim muita culpa, o complexo de vira-latas do brasileiro é lamentável. Ignora o que tem de bom aqui. E, em relação aos nossos muitos e graves problemas, pensa que basta falar mal (muitas vezes agindo como marionete). Esse tipo de gente pensa que vai mudar o Brasil por trás de um notebook ou smartphone.

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Falando em mentira, o internacionalmente conhecido cruzeiro teve seu escudo trocado no site da Conmebol, não bastasse o patrocinador do clube, Bridgestone também incorreu no mesmo erro. uai? Somos o Pirangi do Sul mais temido da América e mais conhecido como La Bestia Quadrada…

  • J.B.CRUZ disse:

    Acho que a tradução está mais fiel aos fatos que acontecem no Brasil..A reportagem é que virou boato…
    O governo petista, nestes últimos 12 anos, jogou o País em um “buraco’ social sem tamanho..
    Ainda vão se passar décadas para o BRASIL voltar aos bons modos: sociais,espirituais e bons costumes de outrora…

  • Thales rosa disse:

    Como você disse Chico o texto “exagerado” da internet não conta nenhuma mentira… É a mais pura realidade…