Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Racistas continuam agindo impunemente no Brasil

Infelizmente essa praga está no mundo inteiro.

Os imbecis que ofenderam o Tinga no Peru têm semelhantes em todas as regiões do Brasil.

Um árbitro e um jogador, nas regiões Sudeste e Sul, tidas como as mais “evoluídas” do nosso país, sofreram com essa covardia, ontem e anteontem.

Confira nos sites do Globoesporte.com, Fox Sports e Lancenet:

* “O ato de racismo contra Márcio Chagas da Silva na última quinta-feira poderá resultar em punição.

marcio

Depois de o árbitro ter encontrado bananas no seu carro após a vitória por 3 a 2 do Esportivo sobre o Veranópolis, na Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves o procurador Alberto Franco vai oferecer denúncia contra o clube mandante da partida.

http://globoesporte.globo.com/rs/noticia/2014/03/procurador-fara-denuncia-por-racismo-e-esportivo-pode-perder-tres-pontos.html

– – –

http://www.foxsports.com.br/videos/184855107912-arbitro-marcio-chagas-sofre-insultos-e-bananas-sao-deixadas-em-seu-carro

– – –

* “Depois de o Santos golear pela primeira vez jogando fora da Vila Belmiro, o volante Arouca saía para os vestiários do Romildão, palco da goleada por 5 a 2 diante do Mogi Mirim, nesta quinta-feira, quando foi alvo de ato de racismo por parte de um torcedor, segundo registros de testemunhas. Minutos depois, em entrevista coletiva, o técnico Oswaldo de Oliveira se calou sobre o tema, em tom de protesto.

– A minha resposta para isso é o silêncio. Não farei mais nada – afirmou o treinador, que foi questionado sobre o ocorrido e permaneceu alguns segundos calado no local antes de dar sua resposta.”

Arouca
http://www.lancenet.com.br/santos/Arouca-racismo-Mogi-Oswaldo-protesto_0_1096690573.html#ixzz2vHx8h4X8


» Comentar

Comentários:
20
  • marcio martins disse:

    Mércio Sepulveda

    De tudo que estou lendo aqui, o que vc disse é o que mais se aproximou do que penso. Vamos separar as coisas. Primeiro ponto é punir o Racismo e combate-lo de todas as formas. Agora o segundo ponto é o que vc disse. Tem um embalo emocional, demagogico e hipócrita em pseudo-protestos. Tem muita gente que entrou neste embalo criando paginas em face e twitter fechado com fulano, fechado com ciclano, mas que se a irma apresentar o novo namorado e se ele for parecido com os atletas que foram vitimas, é capaz de surtarem na hora. Estou dizendo no caso se for parecido pq se eu citasse os proprios atletas não ocorreria oposição pq prevalece o interesse por serem famosos. Muitos que deram faniquitos no microfone são os primeiros a se incomodarem com a presença de ¨ crioulo ¨na sua rua. São os mesmos que ao passarem por um ¨escurinho¨a primeira providencia é colar a bolsa no peito e apertar o passo. Eu cresci ouvindo de vizinhos e na escola e de muitos destes que estão gritando aí que a torcida do meu time só tinha preto e ladrao e que o time deles só tinha gente bonita por serem descendentes de uma certa colonia. Quantas vezes ouvi dizer que na sede campestre ¨deles ¨ não entrava pretos. Observem que não estou citando meu time e nem apontando diretamente ninguem pq nem é necessario. A carapuça encaixa certinho. Portanto, sejam mais objetivos e ataquem o racismo na raiz, sem pirotecnia e faniquitos. Mas sobretudo com sinceridade, sem hipocrisia.

  • Dudu GALOMAIO disse:

    EU ESTAVA NO INDEPENDÊNCIA e a torcida do Galo em momento algum foi preconceituosa com o Tinga.
    Que xingaram ele, isso xingaram. Mas nada de preconceito… é cada louco que inventa besteira com sua doença clubística. Meu Deus…

  • Andrey M Lage disse:

    Paulo Afonso

    Ah Paulo Afonso , tenha Paciência neh?

    isso aqui é um assunto serio pra vc ficar tendo esses devaneios!

    Uma coisa é o clube pedir punição a outra é pedir os pontos da partida!

    O Cruzeiro não tem culpa se no regulamento as punições são essas, vc queria o que? que so por isso o Cruzeiro não pedisse punição nenhuma?

    O Cruzeiro fez a parte dele, denunciou o Clube , cabe a Conmebol analisar qual a punição adequada para o caso!

    Não vai ser julgado se o time merece ou não perder os pontos, vai ser julgado qual a punição para um ato de racismo!

    E outra, vamos aprender a interpretar as coisas, o regulamento não fala em transferencias de pontos, fala que a equipe pode perder os pontos !

    Então se o Real Garcilaso perder os pontos da partida, os pontos não vão para o Cruzeiro !

    O problema de vcs atleticanos é esse, vcs são Cínicos !

    Vcs sabem a verdade dos fatos , mas fazem questão de distorces eles !

    Volto a te pedir, poste aqui alguem do Cruzeiro falando “QUEREMOS OS PONTOS DA PARTIDA”

  • Paulo Afonso disse:

    Andrey Lage, veja estes dois link’s, por exemplo: http://goo.gl/XJb9Zg http://goo.gl/P0xksr … O regulamento fala que a punição pode ser de multa até perda dos pontos e exclusão da competição… Se o cara pede a punição mais severa, o que ele quer? Não há dúvida alguma de que o Cruzeiro pediu os pontos… Como já disse, tanto o RACISMO quanto o TAPETÃO devem ser condenados para que o mundo seja mais decente…

  • Mércio Sepúlveda disse:

    Esse negócio de racismo existe e tem que ser punido, mas o que tem de gente aproveitando do fato pra fazer marketing pessoal, não tá escrito. A frescura está no ar!

  • Andrey Lage disse:

    Paulo Henrique

    quem levou esse assunto para o lado da rivalidade foram “alguns” atleticanos aqui do grupo, que insistiram na tese,que o Cruzeiro subvalorizou o acontecido para esconder a derrota!

    por isso não me referir a todos atleticanos, disse “alguns” !

  • Andrey Lage disse:

    Paulo Afonso

    Por favor, poste aqui alguma fonte que mostre que alguém do Cruzeiro pediu como punição ao Real Garcilaso, as transferência dos pontos da partida!

    Não tente em transforma coisas da sua cabeça, em verdade!

  • Paulo Henrique disse:

    Andrey Lage, lamentável você levar um assunto tão sério para o lado da rivalidade. Eu e vários atleticanos repudiamos o que fizeram com o Tinga. Até páginas de atleticanos mais radicais, no facebook, deixaram a rivalidade de lado e apoiaram o atleta e ser humano Tinga.

    Voltando ao assunto, infelizmente acontece muito, não só no futebol. O racismo velado acontece diariamente. O explícito também acontece muito, infelizmente.

    Bom que o assunto está em pauta na mídia e muitas pessoas estão repensando seus conceitos e atitudes.

    Tomara que não fique só na hipocrisia. Preconceito é sempre lamentável, seja contra negros, homossexuais, pobres, estrangeiros, etc.

  • Raws disse:

    Apesar das fontes na internet muitas vezes não serem confiáveis, nada mais apropriado do que essa frase de um ícone:
    “O DIA EM QUE PARARMOS DE NOS PREOCUPAR COM CONSCIÊNCIA NEGRA, AMARELA OU BRANCA E NOS PREOCUPARMOS COM CONSCIÊNCIA HUMANA, O RACISMO DESAPARECE” (Morgan Freeman).
    Também penso assim, levar vantagem sem honestidade e ética, não conceber as diversidades das classes com o devido respeito, compreender que para “toda ação, existe uma reação igual ou contraria”, a vida não tem um tempo determinado, o amor não tem cor e esse mundo que estamos deixando para nossos filhos, pode ser muito parelho para os filhos que estamos deixando para esse mundo.

  • Martens disse:

    Pq o racismo do diretor das marias contra o povo Peruano ninguem fala nada ??

  • Rafael disse:

    E lembrar que o Pelé disse há uns 3 anos que qualquer coisinha em campo naquela época era racismo, concordando com o Blatter. Falou isso comentando caso de racismo no futebol na Inglaterra, cometido pelo zagueiro John Terry, denunciado por jogadores como Ferdinand – a denúncia na época foi apoiada pelo Beckham.

  • Kleber BSB disse:

    Chico se me permite um comentário que não está relacionado com o post, mas para informação dos leitores.
    Ranking dos 5 senadores mais faltosos de 2013
    1- Jader Barbalho
    2- Zezé Perrela
    3- Roberto Requião
    4-Fernando Collor
    5-José Sarney
    Informação está no site do Globo, inclusive que sua Excelência que está em primeiro lugar foi também o campeão em gastos.
    Não esqueçam que depende de nós pra mudarmos esta triste realidade.
    abraço a todos

  • marcio cunha disse:

    Muita conversa fiada, se colocasse bananas no meu carro, eu simplesmente as comia. A partir do momento que o cara vai pra imprensa chorar ai sim, que dá ibope.

  • Flavio disse:

    O Tinga foi vítima de preconceito e xingamentos no último clássido no Independência e a imprensa mineira se calou.

    O Heverton disse no programa Os Donos da Bola que não iria comentar os incidentes do clássico. Essa é a postura da imprensa mineira. Se fosse um jogador do atlético iriam ficar semanas analisando o assunto só para agradar o Caiu.

    É triste ver a submissão da imprensa esportiva ao Caiu.

  • Cassiano disse:

    esse não vai ter muita repercussão não…. Pois aquela no Peru foi para abafar a derrota…

  • Geraldo Magela disse:

    Se levarmos em consideração que lá no Peru, antes do Tinga entrar em campo, haviam muitos negros tanto do lado do cru cru como do Garcilaso, bem como o árbitro era negro, acho que apenas tentaram zoar o Tinga por causa do cabelo. O árbitro e o Arouca parece que foi uma coisa mais direta. Esperto foi o cru cru: jogada de marketing internacional e ocultar a derrota. Assim como no caso do ator que foi preso indevidamente, acho estranho falar que o cara foi preso porque é negro, foi preso por incompetência da polícia, pois a vítima do assalto também era negra.
    Assim como a Globo vem banalizando o homossexualismo em suas novelas, é preciso analisar caso a caso e realmente detectar o que é racismo contra os negros no nosso país.
    Sou contra racismo, mas acho que o Populismo está em alta e tem muita gente e instituições querendo aparecer!

  • Paulo Afonso disse:

    Andrey M lage, não mude o foco e nem tente distorcer as coisas… Racismo existe e deve ser combatido sim… O que não deve existir em hipótese alguma, assim como o racismo, é o tapetão… Imagina que o árbitro, após o jogo, relata que encontrou bananas no seu carro do lado de fora do estádio e o Veranópolis, que perdeu a partida dentro de campo, comece a falar em exclusão do Esportivo da competição ou em receber os 3 pontos… Vamos ficar batendo palmas para o tapetão futebol clube até quando? Se houve racismo nos 3 casos, como realmente parece ter havido, que se punam as pessoas que os cometeram… Isto sim é de direito…

  • Pois e meu amigo Chico, o Brasileiro adora falar que o Brasil nao existe racismo, ai esta a prova quente e fresca para que os culpados nao saiam sem punicao! Fico triste por isso! Pessoas como essas mal intencionadas sem educacao e sem respeito ao proximo…lamentavel, ja nao bastava a corrupcao desses safados que governam o Brasil ,agora temos que nos preoccupar com essas pessoas sem nocao a prejudicar ao proximo!

  • kleber BSB disse:

    Espero que tome a mesma repercussão do caso Tinga.

  • Andrey M lage disse:

    Uai, achei que não existia racismo no Futebol!

    Alguns atleticanos Insistiram tanto que o que aconteceu no Peru era apenas desculpa para uma derrota….