Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

A surpresa Marion no Galo e a questão da lateral esquerda

O futebol e as suas surpresas.

Tomara que o Marion continue fazendo sucesso no profissional do Atlético.

Humilde e batalhador!

MARION

Jogou bem em todas as oportunidades que teve e ontem marcou o gol da vitória em Divinópolis. Totalmente diferente dos tempos em que defendeu o Democrata Jacaré.

Baiano, de Teixeira de Freitas, disputou a segunda divisão em duas temporadas pelo Democrata de Sete Lagoas, onde não se destacou. Jogou inclusive com o Bernard, na temporada de 2010.

Emprestado depois ao Villa Nova de Goiás e ano passado ao Betim/Ipatinga, chamou a atenção do técnico Paulo Autuori nos treinos, que resolveu observá-lo com mais atenção.

O Galo viaja esta noite para Foz do Iguaçu, onde se hospedará para o jogo de quarta-feira em Ciudad Del Leste contra o Nacional do Paraguai, pela Libertadores da América.

É só atravessar a ponte e chegar ao estádio.

Ao contrário do que a maioria tem falado, o treinador não vê a lateral esquerda como problema e se diz satisfeito com o rendimento de Alex e Dátolo, mesmo improvisado na posição.

Todavia, é tido como certa a contratação de Emerson Conceição, 28 anos, do Rennes, da França, para o mês de maio.


» Comentar

Comentários:
0
  • Paulo Afonso disse:

    edson dias, não estou avaliando o Alex Silva como lateral esquerdo… Estou vendo um garoto estro que foi improvisado na lateral esquerda e não sentiu a pressão… Além de ter um bom porte físico, mostrar muita força e bom condicionamento… Acho que ele será bem aproveitado na lateral direita assim que pararmos de improvisar a lateral esquerda…

  • Paulo Afonso disse:

    AlexCB, não achei notícias atualizadas sobre o Paulinho… A última era de quando ele estava no JApão (Gamba Osaka), mas parece que não está mais neste time… O que achei foi este vídeo do jogo, narrado pelo Mário Henrique (se meus ouvidos não me enganaram), que ainda não era o Caixa: http://goo.gl/ZnNSQc

  • AlexCB disse:

    Depois que eu vi o Paulinho, então atacante rápido e de drible fácil (aquele que o Cris tá procurando até hoje – Cru 1 x 2 GALO, Campeonato Brasileiro 2002, 20 de outubro de 2002) desaparecer, é melhor esperar…

    Inclusive, Chico, você poderia explicar o que aconteceu com o Paulinho? Porque não vingou?

    Saudações alvinegras.

  • Paulo Henrique disse:

    Quem viu Marion jogar no Democrata, jamais apostaria nele.

    Vamos aguardar…..e muito!

  • edson dias disse:

    Paulo Afonso e Pedro Vitor… o contrato do Richarlysson foi prorrogado até abril, meus caros. Mas a diretoria já chamou o empresário dele pra conversar e já disse que, por conta de enxugamento da folha, não vão renovar o contrato dele.

    Sobre o Alex, eu prefiro aguardar e não me empolgar, porque o nível dos adversários que ele enfrentou até agora não é pra fazer ninguém achar que o problema está resolvido. Já o Dátolo, que chegou a jogar de lateral esquerdo no Boca, tem um problema físico crônico, e sempre vai andar rondando o departamento médico.

    Honestamente, mesmo que fosse um pouco caro, eu não entendo de maneira nenhuma a não renovação com o Jr. César. Cara bom de grupo pra caramba, e extremamente regular… foi sacado do time por uma invenção do Cuca, que quase nos custou a Libertadores. Basta ver como os times deitaram no nosso lado esquerdo no ano passado depois que o Jr. César perdeu a posição pro Richarlysson.

  • Paulo Afonso disse:

    Stefano Venuto Barbosa, sinceramente eu acho que o Marion não está aí para convencer alguém… É mais aquela questão de empresários agindo e falta de opção mesmo… Mas eu o acho útil para levar seu time para o interior e representar o Galo… Contra o Guarani, por exemplo, ele correu bastante na ponta esquerda e fez até gol… Sobre o Carlos, eu acho que joga neste time do Marion, com alguma qualidade a mais… Da base para mim quem tem surpreendido é o Alex Silva… Não o via tão preparado na base como tem se mostrado no profissional (considerando que está sendo improvisado)… Pelo porte físico e qualidade, acho que pode ser o substituto no Marcos Rocha no caso de venda… Dos que não jogaram (entrar aos 44 min do segundo tempo não conta, né?) mas que eu acho que ainda podem render muito, só Gabriel (zagueiro) e Eduardo (volante)…

  • Cassiano disse:

    Stefano concordo com vc no que diz respeito ao Marion, agora quanto ao Carlos melhor aguardar um pouco, pois na base mostrou ter faro de gol. Teve uma lesão e tá voltando a jogar. Como diria alguem por ai. “Vamos aguardar”

  • Pedro Vitor disse:

    Prefiro que aposte no Emerson do Rennes, do que mais um ano no Richarlisson. E Dátolo é do mesmo nível do Richarlisson. Tecnicamente é melhor, porque em 7 partidas pela equipe titular, ja tem 3 assistencias para gol, coisa que o Rickão, em 80 partidas, no máximo tem uma ou duas assistencia. Dátolo sabe cruzar, e o Rickão, não sabe cruzar, não sabe nem bater penalti, e já foi cobrador de faltas no Atlético, e porem nunca acertou perto do gol. Fraquissimo. Jogou muito no jogo em que renovaram seu contrato, contra o Cruzeiro na ultima rodada de 2012 no Brasileiro. E o Alex, é menino, estar surgindo e bem, é aquele tipico lateral que sabe dar o ultimo passe, me arrisco a dizer, que se continuar assim, o Marcos Rocha, vai ter de jogar em alto nível em todos os jogos. E de notar que na base ele se destacava, e não sentiu ate agora o peso de jogar no profissional.

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Marion não me convence, assim como o Carlos da base não me convence. O futebol está tão nivelado por baixo, que quem tem as duas pernas é rei.

  • Paulo Afonso disse:

    Falando em lateral esquerdo, o Richarlyson deve estar passando para a transição aos gramados já… Segundo as minhas contas, jogador operou no dia 08/10/2013 e deve estar começando a preparação física para voltar a jogar, provavelmente perto da páscoa… Não sei se o Galo vai dispensá-lo após o período de estabilidade provisória ao qual ele pode ter direito (não sei se existem acordos coletivos nesta área profissional), mas acho que o ideal seria propor um contrato novo, com redução salarial e encerramento em 31/12/2014… Sei que muita gente vai assustar com a ideia, mas acho que é um jogador que pode ser muito útil neste período…

  • Bruno Silva disse:

    Total falta de planejamento da diretoria do Atlético. Como o atual Campeão da Libertadores começa o ano de forma tão desorganizada e sem nenhum planejamento? Emerson Conceição???? Já jogou onde? Quem conhece?

    Prezado Kalil, depois de tanto criticar, sua diretoria anda contratando pelo “Google”? Ou melhor, como vc diria, se for pra trazer “Muxiba”, que deixasse o Junior Cesar!!!!!

    E no ataque? Nossos reservas são Berola e Bebezão??? Bom…. é torcer para ninguem machucar.

  • Raws disse:

    Estou com o Autuori, os dois laterais que vem jogando na esquerda são cem vezes melhores que o Richarlyson, cinquenta vezes melhores que Lucas Candido e dez vezes melhores que o Junior Cesar. Eu acho é que a memoria da turma está fraca. Com relação ao André e Michel também penso que de graça eles ainda seriam caros. O Michel não tem culpa, nasceu mediano e vai continuar assim, culpa é de quem o contratou. O André sim, esse me faz raiva, custou os tubos, se acha craque, pelo que falam gosta mais de farra do que eu e ainda toma o lugar de uma revelação, só por que custou caro.
    Só orando…

  • THIAGO disse:

    UAI, e o messi-berola não deu show? Que sufoco pra ganhar do Guarani vixi!!! Eu acho que quarta as frangos as não vão guentaaaaaaa!

  • Rafael Portugal disse:

    Alex e Carlos, esses eu acredito que terão algum futuro no Galo e no futebol.
    Marion não joga tão bem assim.

  • Martens disse:

    Acho que o Autuori esta crto so esta querendo motivar os jogadores pq nao tem outra opcao para a lateral, este Emerson que esta para chegar e melhor deixar o Alex na lateral tirar o Fernandinho e colcar o Datolo, acho que o Marion quando for vendido no final do ano, vai dar pra quitar a divida com o fisco.Vai ta valendo muiiitoooo!!!

  • edson dias disse:

    Sobre o Marion, tema central da opinião do Chico: vamos aguardaaaarrrr… Mas campeonato mineiro é pra isso mesmo. Eu o acho muito franzino, meio desajeitado pra correr, e de qualidade no passe ruim. Isso dá pra ser trabalhado ainda. Não acho, entretanto, que ele vá ser mais do que um Éder Luiz…

  • edson dias disse:

    Adolfo

    Em relação ao Michel: se nossa categoria de base não dá conta de revelar UM lateral direito do mesmo nível do Michel, pode fechar, porque ele é extremamente fraco. Não vou mentir, entretanto, que ele até me surpreendeu no jogo da volta da final da Libertadores ano passado, porque pelo menos não correu do jogo. Mas eu concordo com você, em relação ao seu comentário sobre ele. Mas é uma contratação daquelas, que o clube faz e o torcedor nunca vai entender o porquê.

    Já sobre o André: talvez, se demonstrasse um pouquinho mais de vontade e disposição, não estivesse no limbo que está hoje. Ele tem fundamentos que são até melhores que do próprio Jô, mas a apatia com que costuma jogar desanima qualquer um. Não sei como ele tem se saído nos treinamentos, mas pode ser por isso que já tenha sido preterido pelo Autuori. Mas isso é apenas um palpite meu. Não sei se é isso realmente que pode ter acontecido.

    Sobre o time, não dá pra ter certeza do que podemos realmente esperar esse ano enquanto Fernandinho não acordar, e enquanto Ronaldinho Gaúcho não quiser voltar a jogar bola.

  • thales rosa disse:

    ZedoGalo se fosse um jogo no final de semana ate podia ir fazer umas compras no Paraguai e de quebra secar o atletico, ver o time ser derrotado novamente diante de meus olhos… mas no meio de semana nao da…

  • ZédoGalo disse:

    Gostei muito do Alex. Tem físico, é inteligente e batalhador. Tem muito futuro mas neste ano mesmo já vamos vê-lo jogando um bom futebol. Também gostei do Claudinei. Joga sério e sabe roubar bola. O Marion também vai crescer bastante e tem bons fundamentos. Ainda temos Carlos, Eduardo, Dodo dentre outros que no futuro vão fazer parte de um Galo com um bom plantel. Alguns desses que citei serão aproveitados esse ano mesmo na Libertas.

    Olha aí pessoal, o Thales já deu a dica que estará firme e forte em Ciudad del Este vendo o Galo. Se alguém o reconhecer favor tirar uma foto.

  • Adolfo disse:

    Edson, na minha opinião, o Paulo Autuori contribuiu para a desmotivação de dois jogadores: André e Michel. Embora longe de serem craques, não são essas dragas toda que estão pintando dos mesmos. André teve uma primeira passagem regular no time de 2011 e 2012, fazendo gols importantes que contribuíram pra salvar a eminente queda em 2011 e a conquista do mineiro de 2012. É certo que os problemas extra-campo prejudicam sua carreira, assim como também é foi notório seu descontentamento com a chegada do Jô, gerando a insatisfação com o banco de reservas e culminando a sua saída. Contudo, neste ano, ele foi o último dos, digamos reservas imediatos, a estreiar. Não jogou, nem um minuto sequer, na equipe principal do Galo, sempre atuando pelo time “alternativo”. Como que um camarada pode se motivar, se sempre que é relacionado é para jogar no time reserva, sendo que na equipe principal já jogaram, ainda que por pouco minutos, jogadores como Renan Oliveira e Leonardo, que nem no elenco estão mais? Parecido ocorreu com o Michel. Na estréia do Galo no mineiro, jogou improvisado na lateral esquerda por cerda de 60 minutos, e foi mal, como já era de se esperar. Contundo, não somente foi preterido da equipe como foi descartado dos jogadores inscritos na libertadores. Mesmo sendo jogador de nível baixo, jogou a final da competição ano passado e fez parte da equipe que foi a Marrocos. Qual a motivação terá o jogador que perde seu espaço sem ter jogado em sua posição original, e fica de fora da principal competição que o clube disputará? Reitero que são jogadores de nível questionável, mas no elenco do time existem outros , do mesmo nível, que estão tendo mais oportunidade. Portanto, creio que a motivação dos mesmo tem contribuído para que o rendimento, já fraco, tenha piorado. E, na minha opinião, o Autuori possui parcela de culpa nessa situação.
    Saudações alvinegras.

  • thales rosa disse:

    Pena que não é um jogo do Cruzeiro la em Ciudad del Est… eu iria la facilmente ver o Cruzeirão, saindo de Curitiba é uma noite de viagem…

  • Michel Marcondes disse:

    É Marion no Galo e o Maricon Azul no cru cru

  • Maria Alice disse:

    Demorou mas arrumaram um Marião pro Atlético Mineiro.

  • audisio disse:

    Repetindo.

    Definitivamente não gosto da velha fracassada fórmula dos três volantes. Pensei que não veria mais disso no Galo. Tão pouco gosto do 442. Esquema que também não gosto, acho ultrapassado. Não adianta ficar trocando passes infrutiferamente na frente da grande área gastando o precioso tempo que se tem para ganhar o jogo! Essa aparente calma, que na realidade é uma lentidão que tira a adrenalina, o desejo da vitória, a intensidade, e o espírito de competição.
    O Cuca utilizava dois pontas que se alternavam, um centro avante centralizado e um meia para abastecer. Esses pontas também voltavam para auxiliar na armação e na marcação. Não se deve abdicar de um meia por um volante. Esse papo de volante que “sabe sair para o jogo” é uma chatice que nunca funcionou simplesmente porque meias são meias, habilidosos e criativos e volantes são volantes que por mais que saibam “sair” para o jogo não possuem a característica ofensiva natural. Alguns podem até contestar perguntando: “E o Ramirez”? Continua sendo um volante! Não é um Oscar nem um Ronaldinho nem um Renato Morungaba. Quando o time não anda os jogadores se desmotivam, a bola não chega ao ataque, secam as chances de gol e depois lá veem as tradicionais entrevistas tentando encobrir o tal medo de levar gols com duzentas desculpas…

    Depois de tudo que o Galo conquistou nos últimos anos NÃO HA MAIS ESPAÇO PARA RETRANCA NO ATLÉTICO!

  • edson dias disse:

    Verdade que o Autuori aparenta ter uma vantagem, que é a de valorizar e motivar todo o elenco, assumindo que todo jogador que entra tem o seu apoio e confiança para exercer determinada função. Todavia, chega a preocupar isso dele ver “tudo bem”, ver toda essa evolução que ele disse ter visto até agora. Há vários problemas a se resolver no atual time do Atlético: 1) A saída de bola não se dá mais na base do chutão pro Jô, mas ainda está LONGE de ser o ideal, pois pra mim está muito lenta. Vejo algum ganho com a entrada do Donizete no time titular, o que ainda não está sendo pensado pelo Autuori; 2) Ronaldinho não jogou ainda 20% do que pode jogar, mas o pior é o Fernandinho, que com o futebol apresentado do mundial pra cá, sequer justifica o esforço que o Atlético fez para tê-lo e mantê-lo. Muito mal até agora; 3) Quando enfrentarmos um adversário que vai sair realmente pro jogo, em especial quando jogarmos fora de casa, é que vamos ter certeza do que podemos esperar dessas improvisações na lateral esquerda. Eu acho que não temos solução nem pro banco… 4) As vitórias que o Atlético está obtendo contra os fracos adversários do interior de Minas estão fazendo muita gente pensar que nossos problemas no banco estão resolvidos. Eu acho que não estão, e quando a porca torcer o rabo é que isso vai ficar evidente. Vamos aguardaaaaaaaarrr…

  • Pedro Vitor disse:

    Uma outra questão é o esquema de 3 volantes. Uma coisa é você jogar com 3 volantes pra segurar resultado, outra coisa é jogar com 3 marcadores no meio de campo, pra correr atras do resultado, ainda mais contra equipes fracas tecnicamente, junta o baixo nível tecnico de uma equipe com o fraquissimo nivel da outra e um jogo horroroso de se ver. E o pior é que esta equipe formada pelo Cuca, não sabe jogar dessa forma, os volantes, foram contratados, para exercerem proteção a zaga e dar liberdade aos meias de ligação/armação, quando tira um meia e coloca um volante, você quebra a articulação, reduz a velocidade, e de quebra ainda chama o adversário pra cima de você. Seria muito legal, então colocar o Carlos pra ser uma espécie de Tardelli, nesta equipe reserva, daria muito mais liberdade ao Guilherme por exemplo imprimindo velocidade do que um volante só joga por de tras

  • Pedro Vitor disse:

    E o Paulo testou Guilherme contra a Caldense, no ataque na função do Jô, e muda radicalmente a proposta de jogo da equipe. Pode ser uma alternativa, mas pra mim o reserva do tem que ser o André. Primeiro que é um desperdicio deixar o Guilherme com essa visão de jogo, preso aos zagueiros, outra que é baixinho, pra jogadas cruzadas da linha de fundo, e a questão maior é que o André ganha muito bem pra ser o reserva do Jô. André precisa se justificar, não tem jogado bem, não feito gols, não tem lutado e isso acaba justificando o Paulo ter testado o Guilherme no ataque, mas “não deu liga” ao time. Ficou nítido que a Caldense se fechou e conseguiu com competencia esta marcação pelo fato de o Guilherme ser presa fácil por não ter caracteristica de pivo como Jô e André!

  • Pedro Vitor disse:

    Boa tarde. Tem que saber diferenciar algumas coisas, eu tambem ando bastante animado com as atuações de Dátolo e Alex. O Dátolo apesar de não ter um bom desempenho no setor defensivo, quando vai a frente sabe o que fazer com a bola, tem experiência e se entende com o Ronaldinho e Tardelli, pra mim quem não faz um bom ano, é o Fernandinho. E o Alex, entrou pra ocupar o espaço, e vem mostrando as suas característica mesmo improvisado. Agora isso só acontece porque houve um erro de planejamento da diretoria, já mais que esperado um lateral esquerdo, desde de a contusão de Richarlisson, quando o Cuca passou a testar o Lucas Candido, isso em outubro. De lá pra cá, apenas um contratado, porem machucado, praticamente, não estreiou. São erros que ainda vão custar algo ao time, por exemplo, Dátolo seria um bom reserva ate mesmo uma alternativa a má fase de Fernandinho, tendo visto, que Berola não seria titular, por conta do seu cansaço fisico durante as partidas, e o Marion, esta surgindo, uma grande surpresa, mas dái ser o nosso ponta esquerda, é verde ainda, mas pode ser testado e a ultima rodada, seria um dos testes

  • Paulo Afonso disse:

    Ganhou a vaga do Leleu… Agora é o dono do time “amigos do Marion”, time que roda o interior de Minas representando o Galo, fazendo crescer ainda mais a nossa torcida no estado…